14 de janeiro de 2015

As muralhas de Jericó


Vamos aprender algumas lições espirituais com esta conquista.


Jericó era considerada invencível, suas muralhas eram indestrutíveis, e a confiança deste povo estava depositada toda nela, essas muralhas era símbolo de fortaleza, transformado os seus moradores em pessoas orgulhosas e prepotentes.

Mas apesar de parecer invencível Deus entregou aquela cidade nas mãos de Josué.

“Olha tenho dado em tua mão a Jericó” (Jo 6.2)

A CONQUISTA DE JERICÓ

1.1 – Um povo submisso a Deus

“Que diz meu SENHOR ao seu servo” (Js 5.14)

Josué era experiente e conhecedor de estratégias de guerras, mas quando aquele ser celeste se apresentou Josué se submeteu a sua autoridade e compreendeu que aquela batalha dependia do Senhor.

Por mas que sejamos capazes e experientes necessitamos ser totalmente dependentes de Deus, pois as estratégias do homem são falhas e errôneas, mas as estratégias do Senhor dos exércitos nunca falham.

1.2 - Um povo obediente a Deus

Josué obedeceu a Deus em todos os detalhes, ainda que parecesse loucura aos olhos humanos.

Todo Israel deveria marchar ao redor das muralhas durante seis dias seguidos, e no sétimo dia deveriam repetir a mesma volta por sete vezes. Os sacerdotes iam à frente conduzindo a arca da aliança junto com os que tocavam buzinas e logo atrás vinha todo o povo de Israel.

a) A arca da aliança

O povo de Israel jamais alcançariam vitória se arca da aliança não estivesse presente, pois ela era símbolo da presença de Deus.

Jamais triunfaremos sobre as forças malignas se a presença de Deus não estiver conosco

b) Os sacerdotes

Os sacerdotes eram autoridades constituídas por Deus, por isso Deus havia ordenado que marchassem à frente do povo.

Muitas pessoas por falta de conhecimento menosprezam as autoridades espirituais constituídas por Deus, devemos ter humildade e respeitar as autoridades espirituais que Deus constituiu acima de nós, pois somente assim chegaremos as grandes vitórias.

A ordem do silencio

Imaginem por quanta zombariam e humilhação eles passaram, eram xingados e menosprezados .

E eles não podiam revidar, pois Deus havia ordenado que marchassem em total silencio

Mas mesmo assim foram obedientes em tudo e provaram a sua fé no Senhor.

As muralhas não caíram por terra por causa das sete voltas, mas sim por causa da fé e obediência do povo de Deus.

Às vezes o que Deus nos pede parece loucura aos olhos humanos, mas ainda que parece algo incomum devemos obedecer a voz do Senhor, pois Ele tem tudo sob o seu controle e quer sempre nos dar vitória.

A queda das muralhas

No ultimo dia, quando povo Deus escutasse o sonido da trombeta todos de uma vez só deveriam gritar com alarido. O grito foi dado e as muralhas caíram.

Não se preocupe, quando Deus está no controle Ele sabe o momento certo de nos conceder as bênçãos, na hora certa você poderá extravasar e desfrutar das bênçãos do Senhor.

Mefibosete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário