15 de dezembro de 2014

Estudo Biblico-Um exemplo de fidelidade

      Itai, o geteu


Texto: 2 Sa 15. 17-21
Quem era Itai, o giteu?

Era um filisteu de Gate, guerreiro de Davi, provavelmente eles devem ter se conhecido na caverna de Adulão, período em que o Rei Davi fugia da presença de Saul.Compreendendo a história Após furtar o coração de parte do povo de Israel(2Sm 15.6),Absalão havia usurpado o trono de Davi seu pai, sendo assim era certo que todos aqueles que apoiassem a Davi correriam risco de vida, tanto que Davi e seus servos tiveram que fugir de Jerusalém. (2Sm 15.14).

No meio da fuga, Davi percebe a presença de Itai ,o giteu, e seus homens (600) eles eram estrangeiros exilados da Filistía, sendo assim o rei suplicou para que Itai e seus companheiros
não fossem com ele, mas ficassem em Jerusalém , pois sendo eles estrangeiros não corriam risco de 
vida, e poderiam terem as suas vidas poupadas por Absalão. 

Mas Itai recusa a proposta do Rei, e jura lealdade ainda que tivesse que pagar com a própria vida, aquela declaração comove o Rei, que permite que Itai e seus companheiros pudessem o acompanhar.O que podemos aprender com Itai, o geteu?

Ele foi leal ao verdadeiro Rei.O verdadeiro cristão é leal em todo tempo, independentemente da situação ele permanece
fiel, podem vir às lutas e as provas, a sua lealdade permanece intacta.

Ele não se separou do Rei. Ele poderia muito bem permanecer leal ao Rei, mas se separar do rei, poderia junto com a sua
tropa fugir para outras bandas. O verdadeiro cristão ele não se separa do seu Senhor, Ele não deixa de congregar.

Ele não deixa de participar dos trabalhos da igreja. Ele não deixa de participar da santa ceia. Ele está ao lado de Cristo o tempo todo. Ele levou a sua família. Ele poderia permanecer com o rei, mas enviar a sua família para outras bandas afim de protegê-los de Absalão. O verdadeiro cristão incentiva a sua família a permanecerem com rei (Jesus). O verdadeiro cristão não divide a sua família. (o marido congrega em uma
Igreja e a mulher com o filho em outra)

Ele renunciou coisas por causa do Rei Ele renunciou a paz temporária que teria em Jerusalém. Devemos recusar a paz temporária que o mundo oferece, a verdadeira paz está com o Rei Jesus Cristo.

Ele renunciou o conforto que tinha em sua casa. Devemos recusar as ilusões e os prazeres que o mundo oferece, o verdadeiro prazer está em servir ao Rei Jesus Cristo.
Ele estava disposto a renunciar a própria vida se possível.
Sim, se necessário, devemos renunciar até mesmo a nossa vida, pois as coisas vis deste mundo não se compara com o que está reservados para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário