23 de julho de 2016

Estudo Bíblico - A Mensagem de Jesus Cristo


Sumário
1 - Introdução
2 - O Novo Nascimento
3 - O Batismo no Espírito Santo
4 - Um Outro Mundo está Aqui

---Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

1 - Introdução
Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?
- Salmo 85:6

Neste blog nós temos colocado informações sobre grandes avivamentos, avivamentos do passado, o novo mover de Deus que está acontecendo hoje, e diversos recursos, incluíndo estudos Bíblicos e outros arquivos.

Que Deus te abençoe enquanto buscamos juntos o verdadeiro avivamento para nossa nação e as nações.


/////////////////////////////////////////////////////////////////////////2 - O Novo Nascimento
Aqui nós vamos explicar, de uma forma bem resumida, o Evangelho (ou, seja, a Boa Notícia), que o Senhor Jesus anunciou.

A Bíblia diz que todos nós já nascemos com um problema sério, aliás, uma doença espiritualmente fatal: o pecado. E o problema é que os nossos pecados nos separam de Deus:

Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. - Isaías 59:2

Se continuarmos nesse estado perdido, passaremos toda eternidade separados da presença de Deus, porém Ele quer que nós vivamos com Ele para sempre no céu:

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor. - Romanos 6:23

Por causa do Seu amor por nós, Deus enviou Seu Filho Jesus, que morreu na cruz, e ressuscitou da morte:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. - João 3:16 e 17

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. - Romanos 5:8

Porém, para podermos desfrutar da salvação, da vida nova e eterna que Deus nos oferece, precisamos entregar a nossa vida a Ele:

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu. 

- 2 Coríntios 5:15

Para se tornar um seguidor de Jesus, um filho adotado na Sua família, um soldado no Seu exército, precisamos arrepender de nossos pecados, crer no Senhor Jesus, confessar a nossa fé nele, e começar a viver a vida nova que Ele nos oferece:

Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. - Romanos 10:9

Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. - Romanos 12:1 e 2

É assim que nós começamos essa maravilhosa aventura de servir e seguir o Senhor Jesus aqui neste mundo, enquanto esperamos para aquele dia enquanto estaremos com Ele para sempre. A Bíblia chama está experiença do "novo nascimento".

Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. - João 1:12 e 13

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como é, o veremos. - 1 João 3:2

Se você ainda não começou uma nova vida com Jesus, e gostaria de entregar a sua vida a Ele neste momento, repita uma oração como a seguinte:

Senhor Jesus Cristo, obrigado porque O Senhor  morreu por mim na cruz e ressuscitou da morte.

Por favor, Jesus, perdoa os meus pecados e faz de mim uma nova pessoa. A partir deste momento, seja meu Senhor, meu Salvador, e meu melhor amigo.

Ajuda-me a viver cada dia de acordo com a Sua vontade, pelo poder do Seu Espírito Santo. Obrigado Jesus, amém.

Se você orou esta oração agora e gostaria que nós te ajudarmos na sua decisão de seguir e servir o Senhor Jesus, você pode falar conosco. Também, nós temos alguns Estudos Biblicos que podem te ajudar.



Nestes dias Deus está levantando uma geração para espalhar a Sua presença ao redor deste mundo, como tem acontecido nos grandes avivamentos do passado, porém numa escala e uma intensidade ainda não vistas nas páginas da história.
     
***************************************
3 - O Batismo no Espírito Santo
O Senhor Jesus mandou que seus discípulos esperassem "na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lucas 24:49). A grande tarefa da evangelização mundial não poderia ser feita – nem mesmo por estes homens que tinham sido discipulados pelo próprio Senhor Jesus - sem a capacitação do Espírito Santo:

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." - Atos 1:8

No dia de Pentecoste, depois de dez dias esperando pela "promessa do Pai", os cento e vinte seguidores de Jesus ficaram cheios do Espírito Santo. Além das manifestações sobrenaturais daquele dia - incluindo a manifestação do dom de línguas, permitindo que os discípulos proclamassem as obras de Deus nos idiomas natalícios dos visitantes estrangeiros que estavam na cidade - nós vemos também a transformação das vidas e dos ministérios daqueles que receberam o poder do Espírito Santo.

Pedro - que poucas semanas antes tinha negado diante de uma menina que ele conhecesse Jesus - agora pregou com unção e ousadia para uma multidão de pelo menos três mil pessoas. No seu discurso, Pedro explicou que essa promessa do Espírito Santo estava disponível para os seus ouvintes e seus filhos:

"Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." - Atos 2:38-39

A promessa do batismo, do enchimento, do Espírito Santo foi predita por João Batista e confirmada pelo próprio Senhor Jesus:

"Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."- Mateus 3:11

"E, certa ocasião, estando comendo com eles, ordenou-lhes: Não vos ausenteis de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." - Atos 1:4-5

Em Atos 2:38 Pedro explicou como nós podemos receber o batismo, a promessa, do Espírito Santo:

"Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo."

Aqui nós vemos três passos essenciais para que possamos receber a promessa:

a. "Arrependei-vos"

O arrependimento - uma mudança em nossa forma de pensar que traga uma mudança em nossa forma de viver - é o primeiro passo para que nos tornemos filhos adotados na família de Deus. O Senhor Jesus Cristo começou Seu ministério pregando o arrependimento:

"Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." - Marcos 1:14-15

Junto com o arrependimento - podemos dizer que há o outro lado da mesma moeda - é a necessidade de crer no Evangelho, na Boa Noticia sobre Jesus e Seu Reino:

"Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." - João 1:12-13

b. "E cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados"

O batismo nas águas é uma identificação pública com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, uma confissão de nossa fé nele, e o "sepultamento" de nossa vida velha.

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." - Romanos 6:3-4

Em Atos 19 versículos 1 a 7 vemos que na cidade de Éfeso Paulo encontrou doze homens que tinham sido batizados no batismo de João Batista, mas que não conhecerem Jesus nem tinham recebido o Espírito Santo. Paulo mandou que estes fossem batizados nas águas no nome do Senhor Jesus e depois, através da imposição de suas mãos, eles receberem o batismo no Espírito Santo. Aqui nós vemos a importância do batismo nas águas como um pré-requisito para que possamos receber o batismo no Espírito Santo.

Mas o que acontece se nós não pudermos ser batizados nas águas? No caso de menores de idade, por exemplo, que precisariam da autorização dos seus pais, possivelmente não crentes, para serem batizados; ou no caso de membros de igrejas que ainda não os liberaram para serem batizados nas águas? Será que estes podem receber o batismo no Espírito Santo?

A resposta a esta pergunta é SIM! Estas pessoas poderiam receber o enchimento, o batismo do Espírito Santo. Mesmo que Deus tenha ordenado estes três passos - arrepender-se e crer, ser batizado, e receber o Espírito - Ele mesmo pode “pular” o segundo passo em algumas situações.

Nós temos um exemplo disso em Atos capítulo 10 quando Pedro foi persuadido pelo Espírito Santo a pregar na casa de Cornélio, o Romano. Nesta época, Pedro não entendia que os gentios - os não judeus - podiam ser salvos, e ele provavelmente não teria terminado a sua pregação com um apelo para salvação! Contudo, os seus ouvintes foram batizados no Espírito Santo enquanto Pedro pregava, e começaram a falar em línguas e profetizar. Vendo isso, e entendendo que o batismo no Espírito Santo foi uma confirmação de sua fé salvadora (Atos 11:17), Pedro mandou que estes fossem batizados nas águas.

Lendo Atos capítulo 9, versículos 17 e 18, podemos inferir que o Apóstolo Paulo talvez tenha recebido seu enchimento com o Espírito Santo antes de ser batizado nas águas.

c. "E recebereis o dom do Espírito Santo"

O terceiro passo é de receber o dom do Espírito Santo. A palavra "receber" é um verbo, é algo que nós precisamos fazer. Falaremos mais sobre como receber o Espírito Santo no próximo estudo, mas primeiro precisamos voltar ao assunto da necessidade do batismo nas águas, como uma proclamação pública de nossa fé no Senhor Jesus Cristo.

O Novo Testamento mostra que quando alguém recebe o batismo, ou enchimento, do Espírito Santo, há alguma evidência externa de que tal coisa aconteceu. Em alguns trechos nós vemos que a evidência do batismo no Espírito Santo foi a manifestação dos dons de línguas ou de profecia, em outros casos a Bíblia não especifica exatamente qual foi a evidência.


*****************************************************

4 - Um Outro Mundo está Aqui 
Em janeiro de 2009, nono Fórum Social Mundial em Belém do Pará. Durante cinco dias, uma multidão de mais que 90.000 pessoas de diversos lugares no mundo se reuniram através de mais que 2.300 atividades, todas focalizadas no tema "Um Outro Mundo é Possível".

Todo tipo de movimento social e revolucionário estava presente, desde os marxistas e movimentos da esquerda às fundações sociais de grandes bancos estatais; da revolução Cubana aos índios do Pará e os Palestinos da Faixa de Gaza. Projetos de conservação ambiental e reflorestamento da Amazônia dividiram o espaço com os rostos de Ché Guevara e Lenin, e protestos contra o capitalismo, a guerra e a crise econômica atual.

Houve também alguns poucos cristãos presentes, alguns dos quais se focalizavam na evangelização no acampamento dos jovens, enquanto outros discutiam sobre o papel dos evangélicos na politica e as ações sociais.

Vendo tantos propósitos, ideais e ideologias sobre a criação de um outro mundo - um mundo de paz, justiça e igualidade - me levou mais uma vez a refletir sobre a mensagem que o Senhor Jesus pregou, sobre o Reino de Deus (também chamado do Reino dos Céus).

Desde então começou Jesus a pregar: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. - Mateus 4:17

Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho. - Marcos 1:14 e 15

Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus, porque para isso fui enviado. - Lucas 4:43

Quando nós falamos sobre o Evangelho - a boa notícia - do Senhor Jesus, normalmente pensamos na mensagem sobre a Sua morte na cruz e ressurreição1 ,
 a Sua propiciação (pagamento) pelos nossos pecados2. Pregamos sobe a necessidade de crer no Senhor Jesus3  e aceitá-lo com nosso Senhor e Salvador4. 

Sem dúvida, tudo isso faz parte na mensagem, da Boa Notícia, porque é através do novo nascimento que nós entramos no Reino de Deus5, como Paulo explicou em Colossenses 1:12 a 14:

dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.

Mas, a mensagem do Reino de Deus é mais do que apenas a mensagem sobre a salvação. O Senhor Jesus proclamou a presença do Reino, o fato que o Reino de Deus está presente hoje, e que nós podemos participar nele aqui, neste mundo:

Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! porque o reino de Deus está dentro de vós. - Lucas 17:20-21

A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele. - Lucas 16:16

Mas se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. - Lucas 11:20

O que exatamente é o Reino de Deus e que é o significado da sua presença aqui neste mundo?

Sabemos através da Bíblia que Deus é o criador da terra e de tudo que existe. Ele é "o Rei de toda a terra"6, o "grande Deus, e grande Rei acima de todos os deuses"7. Porém, quando Ele criou este mundo, Ele o deixou aos cuidados das pessoas, dos seres humanos: "Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens"8.

Com a queda do homem no Jardim de Éden - o primeiro pecado, o primeiro ato de desobediência a Deus - essa autoridade, de "sujeitar a terra e dominar"9 foi entregue ao inimigo Satanás. Desde então, o "mundo inteiro jaz no maligno"10, motivo por ele poder mostrar ao Senhor Jesus "todos os reinos do mundo" e falar-lhe: "Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, pois a mim me foi entregue, e a dou a quem eu quiser"11.

A primeira vinda do Senhor Jesus mudou este cenário. Quando Ele veio anunciando que "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo", Ele estava dizendo que Alguém maior que o inimigo estava presente, restaurando o reinado, o governo, de Deus nesta terra. Aqueles que cressem nesta mensagem serão "libertados do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus"12, assim se tornando cidadãos do Reino dos Céus: "Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus"13. E o Reino de Deus - a extensão do Seu governo, o exercício da Sua soberania - se estendesse na terra, através das vidas que foram entregues ao senhorio do Rei Jesus.

Uma profecia do Antigo Testamento, em Isaías capítulo 9, mostra como o Reino de Deus veio com a primeira vinda do Senhor Jesus, mas crescerá e continuará eternamente:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. - Isaías 9:6 e 7

A proclamação da presença do Reino é uma declaração de guerra contras as forças do maligno. O Senhor Jesus "se manifestou... para destruir as obras do diabo"14; Ele "andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele"15.

A salvação, a libertação e a cura são atos de guerra contra as obras do inimigo, contra seu reino. Estas obras confirmam a realidade do Evangelho, da proclamação da presença do Reino de Deus. O Senhor Jesus explicou que Ele expulsava demônios como prova do fato que Ele tinha vencido o "valente" Satanás e que o Reino de Deus tinha chegado16:

Os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Está possesso de Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. Assim Jesus, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar a Satanás? .... Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em casa, se primeiro não amarrá-lo. Então saqueará a sua casa. - Marcos 3:22-23,27

Há algo intrinsecamente subversivo sobre o Reino de Deus, que vem invadindo este mundo tenebroso, derrotando as forças de Satanás e trazendo a presença dos Céus aqui na terra. O Senhor Jesus descreveu o Reino como sendo "o grão de mostarda que... cresceu e fez-se árvore" e o "fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou"17. O profeta Daniel o viu como sendo "uma pedra que... encheu toda a terra", "um reino que não será jamais destruído... mas esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre"18.

Vemos, então, que mesmo que o Reino está presente neste mundo hoje, e está crescendo, ainda ele não chegou na sua plenitude. Hoje nós vivemos num campo de batalha, na cena de uma guerra entre o Reino de Deus e o reino do maligno. Somente quando o Senhor Jesus voltar, depois que "este evangelho do reino será pregado em todo o mundo"19, o Reino estará completo:

Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Então virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois convém que ele reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo dos seus pés. - 1 Coríntios 15:23 - 25

Finalmente haverá um dia quando será proclamado que "Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre"20.

Porém, até então, nós já podemos viver neste mundo, nesta vida, como cidadãos do Reino de Deus. Podemos proclamar e presenciar a manifestação de Seu poder aqui, provar "os poderes do mundo vindouro"21, e ver "ter chegado o reino de Deus com poder"22. Podemos orar, como o Senhor Jesus nós ensinou, "venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"23, e ver a manifestação do poder e da presença do Seu Reino, revelando-se através de salvações, libertações, curas, e sinais miraculosos. Também devemos trabalhar para promover este Reino, que "não é comida nem bebida" (rituais religiosos), "mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo"24.

Podemos proclamar e demonstrar, não somente que "um outro mundo é possível", mas que um outro mundo, um outro reino, já está aqui.

Pois o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. - 1 Coríntios 4:20


1. 1 Coríntios 15:4
2. 1 João 4:10
3. João 3:16
4. Romanos 10:9
5. João 3:3
6. Salmo 47:7
7. Salmo 95:3
8. Salmo 115:16
9. Gênesis 1:28
10. 1 João 5:19
11. Lucas 4:6
12. Romanos 8:21
13. Efésios 2:19
14. 1 João 3:8
15. Atos 10:38
16. Lucas 11:20
17. Lucas 13:19-21)
18. Daniel 2:35,44
19. Mateus 24:14
20. Apocalipse 11:15
21. Hebreus 6:5
22. Marcos 9:1
23. Mateus 6:10
24. Romanos 14:17


Pr Paul David


                          
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário