14 de outubro de 2014

Acusadores de plantão



Existe uma tendência atual ditando que nossa vida precisa apresentar triunfos o tempo todo. Na era das redes sociais, em que reina a supervalorização da imagem, a acusação é uma das mais severas armas, entre todas as coisas que o inimigo de nossas almas pode utilizar para cumprir sua missão, que é roubar, matar e destruir. Ele deseja nos convencer que somos incapazes de viver as promessas de Deus, que somos indignos de qualquer coisa boa da parte do Altíssimo. Ele quer nos fazer pensar que somos merecedores somente do juízo, do castigo do Pai e muitas vezes distorce até mesmo textos bíblicos para nos dar sugestões de que Deus está interessado tão somente em nos punir. Ele vem, ardilosamente, para tentar “jogar na nossa cara” alguma coisa do passado, ou mesmo fatos presentes, tentando nos dizer que Deus não está conosco, que o Senhor está distante e que já desistiu de nós.

Pessoas (usadas pelas trevas sem saber) podem ser agentes disso muitas vezes. Não se espante se forem próximas! Encontramos muitos indivíduos, às vezes, que têm a pretensão de achar que têm um tipo de responsabilidade de “limpar” a Igreja de Cristo, se esquecendo assim de ser Igreja. Creem que estão muito a frente em espiritualidade, mas ainda não entenderam nada… Se acham na condição de apontar quem é lobo e quem é ovelha, quem é joio e quem é trigo. Precisamos nos lembrar que a única pessoa na condição de fazer isso é JESUS CRISTO e mesmo assim Ele não o faz. Só fará no último dia.

Jesus deixa bem claro sua posição sobre isso quando, ao ser questionado sobre o que se devia fazer com aquela mulher pecadora em João capítulo 8, manda que atire a primeira pedra quem não tiver falha. Ele se coloca na posição de Advogado da pecadora. É triste ver aqueles que deveriam ser imitadores de Cristo assumindo justamente o papel inverso. Lembrando que aquela mulher foi pega no ato do adultério. Havia provas e testemunhas! Hoje, dezenas de irmãos são alvo de dedos apontados por meras suposições de que estejam em pecado.

Ninguém deve se assentar num trono de juiz que pertence somente a Jesus como aqueles religiosos do episódio bíblico fizeram. No tempo certo, seremos julgados. Agora não! Agora é o tempo da graça, em que o foco dos filhos de Deus deve ser aumentar o Reino do Senhor sobre a terra e não fazer “faxina” dentro desse Reino e catalogar quem é de Deus e quem não é. Essa “vassoura espiritual” não é minha nem sua, mas do Senhor. Quer saber o que Ele diz sobre isso? Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação (1 Coríntios 4.5).

O maior perigo dessa situação não é o desconforto que causa. É quando alguém, de tão discriminado, acha que já está completamente fora dos planos de Deus e vai se excluindo do Reino, apagando toda brasa do desejo de viver em santidade. Isso SIM é a ameaça grave! Pensar que Deus desistiu de nós nos faz querer desistir de ser dEle. Uma pessoa que começa a crer dessa forma, daí para frente, torna a mentira do acusador em verdade. O que era apenas uma sugestão maligna, vai tomando forma no mundo real.

Imagine uma bela jovem que teve vários relacionamentos que não deram certo. Ela ouve comentários de pessoas dizendo que ela, na verdade, é vulgar e quer todos os homens que puder ter. Ela começa a perceber olhares e piadinhas quando chega nos lugares, começa a dar ouvidos às críticas e a própria, pouco a pouco começa a acreditar na afronta. Até que num belo dia, ela diz: “Já que estão falando tanto, eu vou fazer por merecer isso tudo. Já falam de mim mesmo!” Pronto. Ela assume o personagem e começa a se relacionar com tantas pessoas, de modo que sua reputação fica tão arranhada que já não há forças no interior dela para voltar atrás e mudar de rumo.

Não dê atenção às bocas abertas para acusar. Elas estão confundindo sua missão. Ninguém pode dizer se você é justo ou não, a não ser Aquele que sonda e conhece os corações, Aquele que vê o seu interior. Esse sim é capaz de dizer se você é uma maçã podre ou uma maçã boa. Quem sou eu para analisar alguém e dizer que é lobo vestido de ovelha? Aqueles que fazem isso estão correndo um grande risco de ter uma bela surpresa no Dia do Juízo Final. Porque a Bíblia aconselha: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês” (Mateus 7.1-2).

Caso você esteja recebendo algum tipo de acusação, lembre-se que sua postura deve ser permanecer no SEU lugar. Quero encorajá-lo a tomar posse de Romanos 8.33 que diz: ”Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”.

Fotos: Internet

:: Renato Gabry

Nenhum comentário:

Postar um comentário