17 de dezembro de 2015

O que você tem nas mãos?

E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara” (Êxodo 4.2)

O que você tem nas mãos? Essa foi a pergunta que Deus fez a Moisés em uma conversa emocionante, no monte Horebe. Moisés, antes de responder, provavelmente deve ter se lembrado de tudo que já teve nas mãos: riquezas, posição social privilegiada, status na corte egípcia. Lembrou-se também que já teve vontade de libertar seu povo que sofria nas mãos de seus senhores egípcios e que até havia tentado liderá-los para a liberdade, mas não teve nenhum apoio e muito menos sucesso.

Cavou um pouquinho mais nas lembranças e descobriu a tristeza por ter sido rejeitado, toda segurança que tinha foi transformada em medo, evidente pelo fato de ser pesado na voz e pela fuga para o deserto.

Assim, depois de pensar bem, descobriu que tinha quase nada, apenas um cajado, que usava para apascentar as ovelhas que, aliás, não eram suas. Então, enfim, respondeu: um cajado.

Moisés apresentou para Deus o que ele tinha: apenas um cajado e a habilidade em pastorear ovelhas. Mas foi o cajado nas mãos de Moisés que Deus usou para abrir o mar vermelho e só assim o povo escapou dos seus opressores.Com ele, entre outras coisas, Moisés tirou água da rocha para o povo não morrer de sede. Com esse cajado Moisés liderou um ajuntamento de escravos e transformou-os em uma potente nação. Apenas um cajado, disposição e fé na Palavra de Deus!

E você, o que tem nas mãos? Esta pergunta segue ecoando cada dia, quando somos confrontados com nossa triste realidade cotidiana. Muito pouco: respondemos. Mas quem disse que Deus precisa de muito para fazer um grande milagre?

Use o que você tem nas mãos com fé, ainda que julgue mínimo. Comece, faça algo por seu semelhante, mesmo que seja pouco. Apresente os meios, deixe o milagre para Deus! Doe!

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. (Isaías 1.17)
Nilma Gracia Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário