6 de janeiro de 2015

Oração intercessória

“Esta é uma de nossas grandes tarefas, ainda que a façamos no secreto, para sermos vistos apenas por Deus”,


“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8.26,27). A Bíblia nos mostra histórias comoventes em que a intercessão salvou um povo, uma nação, ou revelou o grau de distanciamento de Deus em que um povo se encontrava, não podendo ser salvo do iminente julgamento.

No caso da rainha Ester, houve um final feliz para a nação de Israel, que estava totalmente a mercê do rei Assuero, da Pérsia. Nessa época, os judeus tinham sido entregues à morte sem direito à defesa. O dia do massacre estava marcado e eles não tinham escape. Ester arriscou a própria vida para salvar seu povo. Entrou na presença do rei sem ser chamada e, seguindo uma estratégia divina, rogou pela vida de milhares de famílias para que pudessem se defender e viver. O rei Assuero atendeu ao pedido da rainha e julgou o opressor, o mau Hamã, que planejara o fim de Israel, movido tão somente pela ira e pela inveja de Mardoqueu, tio de Ester.

Já no caso de Abraão, que intercedeu junto ao Senhor pelas cidades de Sodoma e Gomorra, crendo que deveria haver pelo menos dez justos habitando nelas, não terminou com um final feliz. As cidades foram julgadas por suas maldades, retratadas pela violência e imoralidade e consumidas pelo fogo do céu. A mulher de Ló, ao virar uma estátua de sal, tornou-se símbolo do coração que tem prazer no mundo e não enxerga a bondade de Deus demonstrada no presente da salvação.

Atualmente, existem povos que necessitam da nossa intercessão diante do Pai Celestial. Pessoas que vivem em total ignorância espiritual e caminham a passos largos para a destruição sem saber o que as aguarda. Existem pessoas que conhecem ou conheceram o caminho e se desviaram do alvo de paz e salvação que existe na presença de Deus. São multidões que vivem robotizadas, sem entendimento das coisas espirituais e desprezam o que é santo, puro e justo.

Os cristãos foram chamados para interceder como nação sacerdotal que se coloca diante de Deus e clama por “misericórdia para os homens”, em nome de Jesus. Tiago nos ensina em sua carta: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5.16).

Vale a pena orar. Vale a pena interceder. Vale a pena derramar o coração diante do Pai Celestial, pois descobrimos que é Seu desejo salvar as pessoas, trazer-lhes livramento, outorgar-lhes bênçãos espirituais que supram sua necessidade de salvação, santificação e os leve a estar mais perto do próprio Deus.

Portanto, nunca deixe de orar, de interceder, principalmente, quando ouvir sobre tragédias, guerras, fome, pestes, terremotos. Ore! Interceda pelas pessoas, mesmo sem conhecê-las! Esta é uma de nossas grandes tarefas, ainda que a façamos no secreto, para sermos vistos apenas por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário