23 de outubro de 2016

Faça como Jacó e se posicione para a mudança

Posicione-se contra o Labão em sua vida
“Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho, dez vezes me mudaste o salário” (Gênesis 31.41)

Prosperidade

Jacó levou vinte anos para estabelecer algo. Depois de sair da casa de seu pai com a bênção que havia recebido do próprio Deus, o encontramos no capítulo 31 de Gênesis sem conseguir estabelecer qualquer tipo de conquista há vinte anos, sendo enganado por Labão. Nada acontecia, até que Jacó faz uma oferta de sacrifício. A oferta traz dentro de si um poder sobrenatural para romper a escassez, a miséria, a pobreza e as limitações financeiras em todas as áreas. Deus quer manifestar em nossa geração não apenas a adoração extravagante, mas a prosperidade abundante também. Nós precisamos hoje começar a romper com esse espírito de opressão.

Ninguém critica quando você está na prostituição, quando você usa drogas, quando você pega o seu dinheiro e gasta com bobagens, mas, quando se fala de dízimos e ofertas na igreja, todos criticam. Satanás sabe que a igreja de Jesus precisa de recursos para avançar na implantação do Reino de Deus, por isso, impõe tanta resistência ao ensinamento dessa poderosa verdade.

A primeira vez que Deus pediu uma oferta ao seu povo, ele ainda era escravo na terra do Egito. Deus fez isso por que havia um propósito: aquela oferta iria mover no sobrenatural a favor deles, e eles não sairiam do Egito de mãos vazias.

Se temos a bênção, por que a prosperidade não se manifesta? É necessário mudar nossa mentalidade. Prosperidade é a manifestação visível do favor de Deus em direção à nossa vida, assim como aconteceu com José em Gênesis 39.23: tudo o que José fazia o Senhor abençoava.

Por que algumas pessoas formadas, com ensino superior, não prosperam? Isso acontece por que essas pessoas não têm uma alma próspera; são mesquinhas, brigam por pouca coisa, dão apenas aquilo que não lhes serve mais. Mas todos nós podemos aprender e mudar. Vamos aprender como mudou a situação dele.

Primeiro, ele toma a posição de reclamar a bênção que havia recebido (Gn 30.31-43). Pessoas são abençoadas por sua causa, mas a bênção não se manifesta na sua vida. A partir de hoje, quando você estiver ofertando o seu melhor, estará trabalhando pela sua casa e pelo seu futuro. Assim como Jacó, você precisa tomar uma posição porque nada o impedirá de desfrutar do favor de Deus.

Deus quer reverter a sua situação. Chegou o tempo de você também prosperar, crescer e viver a provisão de Deus. Mas para que isso se torne uma realidade, você precisa reclamar a bênção que está sobre a sua vida. Jacó decidiu romper com a opressão (31.11). Enquanto estava debaixo da opressão nenhum anjo apareceu para ele, mas quando decidiu romper, tudo mudou.

Jacó parte, mas Labão vai atrás dele. No capítulo 31.34 descobrimos por que Labão vai atrás de Jacó: na hora de ir embora, Raquel leva os ídolos de seu pai. O inimigo vai tentar pressionar você com o intuito de mantê-lo debaixo da opressão, da escassez financeira, das limitações financeiras, mas você não deve permitir.

Como Jacó, definitivamente, tem vitória sobre essa situação? O capítulo 31.54 diz que Jacó ofereceu uma oferta de sacrifício. Depois desta oferta, Labão vai embora no verso 55, Jacó se reconcilia com seu irmão, tem um encontro com o anjo de Deus e tudo o que Deus havia prometido no capítulo 28 começa a se manifestar no verso 34. Novamente, Jacó levanta um altar ao Senhor.

Quem é o Labão que está segurando as finanças da sua vida? Você já reparou que as pessoas que não servem a Jesus têm mais liberdade de dar o seu dinheiro do que aquelas que dizem servi-Lo? Nós precisamos entender que não podemos estar na Casa de Deus apenas para receber e sair cheios, mas precisamos levar algo precioso e colocar no altar do Senhor.

Assim como foi com Jacó, Deus tem um tempo de libertação para você. O Senhor abençoará toda obra das suas mãos; você emprestará a muitos, mas de ninguém tomará emprestado.

DESAFIO DE FÉ: Faça como Jacó e se posicione para a mudança. Aja com ousadia e ofereça um sacrifício ao Senhor para ver a transformação entrar em sua vida.
Eu e minha casa posicionamos para mudança assim como fez Jacó. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário