6 de novembro de 2014

Não deixe que o desânimo lhe pare





O cristão passa por diversas fases rumo à maturidade espiritual. Entre idas e vindas, erros e acertos, pode surgir o desânimo quanto ao ministério. Quando esse sentimento nos acomete, surge um peso dentro de nós, algo que nos faz regredir em nossa vida com Deus. Tarefas que nos davam enorme prazer em cumprir, já nos são custosas. Em primeiro lugar, devemos refletir: o que está causando este desânimo?

Será que em algum momento tomamos em nossas mãos o controle do serviço ao invés de confiar na soberania de Deus? Muitas vezes, quando lideramos uma equipe, queremos resolver todos os problemas, mas em vez de perguntar ao Senhor qual seria a solução, tentamos resolver racionalmente ou pelas nossas próprias forças. Desta forma, ficamos cansados, pois tentamos desempenhar um papel que não é nosso.

O papel do cristão é se relacionar com Deus, ouvir a Sua voz e executar Sua vontade. Tudo aquilo que foge deste contexto, faz parte de um reino alternativo, não do Reino de Deus. Quando não temos intimidade com o Senhor, e desempenhamos papéis em ministérios dentro da igreja, tudo se torna um grande peso. Essa pode ser outra raiz do desânimo. Aquele que não conhece o Rei e não o ama, não tem prazer em servi-lo.

Muitas vezes, também nos deixamos abater por causa de pessoas que nos criticam. Damos ouvidos a comentários cruéis e maldosos. E, por isso, começamos a questionar se elas realmente não têm razão. Acredite, se o Senhor lhe colocou nesta função, Ele mesmo lhe capacitará e lhe respaldará.

Há também aqueles cristãos que não permitem que seus líderes os corrijam. Dizem que estão desanimados, pois já não suportam ouvir exortações. Contudo, aquele que está coordenando o ministério só está tentando ajudá-lo a crescer, a se aproximar de Deus e a melhorar o serviço prestado ao Senhor. A rebeldia também pode gerar este pesar em fazer as coisas de Deus, pois o rebelde não anda em consonância com aquilo que o ministério está fazendo.

Aqueles que lideram rebeldes também podem desanimar, mas é necessário ouvir a Deus. Ele sempre orientará a cada um quanto as suas dificuldades. Confie no Senhor. Além das já citadas, existem inúmeras razões que podem nos levar ao desânimo. Por isso, é necessário fazer uma autoanálise e orar sobre isso.

Entretanto, de uma coisa podemos ter certeza: o desânimo não vem de Deus. Quando Ele quer que deixemos de fazer parte de algum ministério para nos dar outro serviço no corpo de Cristo, Ele deixa isso bem claro, sem permitir que soframos por isso. Tudo aquilo que é da vontade do Senhor é confirmado principalmente pela Palavra.

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11.27-30)

A melhor solução contra o desânimo é o relacionamento com Deus. O fardo Dele é leve, e Nele estão todas as respostas. Não devemos nos entregar ao cansaço, devemos nos entregar a Jesus!
 Natália Celle

Nenhum comentário:

Postar um comentário