17 de outubro de 2014

Dependência emocional

Todos nós precisamos criar e desenvolver vários tipos de elos e ligações uns com os outros. Precisamos de relações amorosas, criar vínculos, laços de carinho e amor. Contudo, devemos estar atentos quando esses vínculos e laços nos levam a insatisfação, insegurança, infelicidade, rejeição, ressentimento e dependência. Significa que o amor levado a um extremo pode conduzir ao sofrimento e desgoverno, o que podemos designar de dependência emocional.

Muitos de nós passamos por dependência emocional. Hoje, muitas pessoas estão presas em seu mundo interior. As prisões de alma são um dos maiores males que têm consumido o ser humano, até mesmo os cristãos. Essas prisões causam angústias, depressão, solidão. Pessoas se fecham em seu mundo interior, a desconfiança e a frustração passam a ser os sentimentos mais vividos. Essa é a fase do constante crescimento e aprendizado para sermos moldados.

O processo para alcançarmos o que Deus tem para nós, e alcançarmos a verdadeira libertação nem sempre é fácil, a caminhada muitas vezes nos prepara surpresas, nem sempre nosso caminho será plano, muitos são os espinhos que teremos que pisar, mas que estes não venham nos fazer desistir.

Seremos aperfeiçoados, libertos e restaurados para realizarmos os planos de Deus. Mas quando falamos de restauração, de liberdade, de cura, falamos de dor. Sentimentos internos e mal resolvidos podem deteriorar a alma e o coração. Somente o verdadeiro amor que vem de Deus pode trazer a verdadeira libertação.

A inteligência emocional está relacionada a habilidades, tais como: motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas. A maioria das situações de trabalho está ligada a relacionamentos entre as pessoas. Dessa forma, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

Deus quer nos ensinar a administrar nossas emoções, mas temos que estar dispostos a renunciar as atitudes do velho homem, e colocar o nosso coração, a nossa vida à disposição do Pai, aprender a viver na dependência Dele e não depender emocionalmente das pessoas e ser verdadeiramente livre, adquirindo novos conceitos que procedem segundo o coração de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário