16 de março de 2015

Oração

O que é oração?

A Bíblia pode ser acessada online através 
Não podemos fazer nada no Reino de Deus apenas por fazer, tudo quanto fizermos para o Senhor precisa ter um propósito, um objetivo, um alvo a ser alcançado. Temos que fazer a obra com zelo.

Mas por que começar falando disso? Orar está ligado a propósito? SIM, orar tem TUDO a ver com propósito!

Para entender isso é preciso primeiro entender o que é oração; seriam apenas palavras?

Oração é atitude!


“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6.5-6).

Orar é ter uma postura de intimidade e humildade, reconhecer que precisa de conselhos, de ser guiado e de que não pode caminhar sem o direcionamento de Deus. Esta deve ser a motivação da oração, chegar cada vez mais perto do Espírito Santo para ouvi-lo.

Não pode haver uma comunhão verdadeira com Deus sem oração, e não há uma oração pura sem um coração aberto e disposto a obedecer a voz de Cristo Jesus. E quando oramos e nada acontece. Estamos fazendo algo errado?

É verdade que às vezes oramos e nada parece acontecer, como se Deus não estivesse ouvindo nossas orações, como se o céu estivesse fechado para nós, mas isso não é o fim do mundo, e muito menos quer dizer que Deus não se importa com você e que Ele não está lhe ouvindo.

Persevere, tenha fé, não desanime, Deus espera que você se dedique a ouvi-lo, a buscá-lo como se sua vida dependesse completamente Dele, lembre-se que a sua fé é o que fará a diferença para Deus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

Cuidado com a reza!

O que seria uma reza? Grosso modo, reza é a repetição de palavras decoradas que nem sempre expressam o verdadeiro sentimento do coração, não apenas as orações decoradas são consideradas reza, mas qualquer coisa pode ser uma reza, você pode orar a mesma coisa todos os dias e sem perceber isso acaba se tornando a sua reza, pessoas oram dizendo: “Deus me abençoe, eu preciso de um carro, Deus me abençoe, eu preciso de um emprego, Deus me abençoe… me abençoe … me abençoe…” e isso acaba ficando tão mecânico que não gera nenhum relacionamento com Deus, não há diálogo, não há intimidade, e se você parar para observar com atenção, não há adoração nessa oração. Por isso, pare para cumprir simplesmente o que a Bíblia diz e você verá mudanças consideráveis em vários aspectos de sua vida. Da próxima vez que orar, experimente dizer: “Jesus, o que o Senhor tem para mim hoje? Por quais caminhos devo seguir para ver o seu agir em mim? Cumpre o seu querer em minha vida, usa-me como instrumento seu!” Mas onde está escrito isso na Bíblia? Veja Salmo 37.5.

Corra das orações decoradas, rezas repetidas, saia daquela oração mecânica em que a mesmice o impede de ter um relacionamento íntimo com Deus e abra o seu coração para Ele, fale sobre o que você precisa, mas, sobretudo, nunca se esqueça de agradecer e adorar a Deus. Não existe fórmula para orar, derrame-se e quebrante-se para Deus e já será um grande avanço para uma intimidade verdadeira com Ele.

Que o Senhor Jesus abençoe você e toda sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário