16 de março de 2015

Amigos Na Necessidade


O Poeta Samuel Taylor Coleridgi descreveu certa vez a amizade como uma "árvore protetora". Quão bela descrição desse relacionamento especial! Ao ler essas palavras, penso nos meus amigos como grandes árvores frondosas, que estende os seus ramos sobre mim, oferecendo sombra, cuja presença é uma proteção contra as rajadas do vento de inverno e da solidão. Uma grande árvore protetora; isso é um amigo”.

Durante anos, uma determinada igreja que freqüentei na juventude, foi ensinado que se você for realmente maduro não precisa de mais ninguém; que é só o individuo fraco que necessita de outros. Como esse ensinamento estava errado! Ninguém pode ignorar o fato de que Jesus, nosso Senhor, tinha muitos amigos ao seu redor durante sua estada na terra. Além disso, ele possuía pelo menos três amigos íntimos. Se ter amigos é um sinal de imaturidade, porque Jesus teve tantos?

A verdade então é esta: Não é um sinal de fraqueza e imaturidade ter um amigo ou precisar de um amigo. Mas é um sinal de imaturidade pensar que você não precisa de um amigo. Coleridgi tinha razão: Os amigos são como árvores protetoras.

UM HOMEM QUEBRANTADO
Ao observar os estágios na vida de Davi, encontramos um homem que não tinha apenas uma árvore protetora, mas um bosque cheio delas. Vamos, porém, examinar primeiro a situação em que Davi se achava.
Pessoalmente estava cheio de culpa. Ele cometera adultério com Bate-Seba e depois matara o marido dela. Por causa disso viveu muitos meses como hipócrita. Como resultado disto, perdera o filho recém-nascido e sentia o seu mundo desmoronar. A culpa o corroia. Os Salmos 32 e 51 confirmam isto.
Domesticamente, seu lar estava destruído. Havia ira, amargura, estupro, assassinato e rebelião entre seus filhos; agora crescidos culminaram na conspiração liderada por Absalão contra ele. Existe sofrimento pior do que os conflitos familiares?

Politicamente, Davi perdeu sua autoridade e o respeito do povo. Ele só não havia perdido. O contato com a família, como também o número de críticos crescia no país. O seu herói tinha pés de barro.

Pessoal, doméstica e politicamente ele estava então ferido. Neste ponto surge a revolta de Absalão seu filho contra ele.

" Depois disto Absalão fez aparelhar para si um carro e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele. Levantando-se Absalão pela manhã, parava à entrada da porta; e a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? Ele respondia: De tal tribo de Israel é o teu servo. Então Absalão lhe dizia. Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens que te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra! Para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça". 2 Samuel 15: 1-4.

Ele parece estar pedindo votos, não é? Era exatamente isso que ele fazia. Sua técnica se baseia no engano e traição. Seu pai é o rei, e ele fica no portão aonde as pessoas iam para resolver suas reclamações ou buscar o conselho do rei. É ali que Absalão espera para interceptá-las com mentiras e insinuações. Ele dizia: espere um pouco, você sabe que lá encima ninguém se incomoda com o que você tem a dizer. Mas eu me interesso. Oh, se alguém desse valor à minha sabedoria e ME deixasse ocupar esse cargo, eu mostraria o que é realmente justiça.

"Também quando se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava dele, e o beijava. Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo, e assim ele furtava o coração dos homens de Israel". 2 Samuel 15:5-6.


O plano de Absalão funcionou às mil maravilhas! Ele foi aos poucos destruindo a reputação de Davi e construindo a sua, até que ficou pronto para o seu grande golpe.

" Enviou Absalão emissários secretos por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão é rei em Hebron". 2 Samuel 15: 10.

Foi exatamente o que eles fizeram. Um toque de trombeta e Absalão se pôs ao caminho.

"Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: Todo o povo de Israel segue decididamente a Absalão". 2 SamueI 15:13.
Com um suspiro, esse homem bom sente o espírito quebrantado, fraturado. Não só o filho o traiu, como também a sua sensação é de que não possui um único amigo.

“Disse, pois, Davi a todos os seus homens que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos e fujamos, porque não poderemos salvar-nos de Absalão. Daí-vos pressa a sair, para que não nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada”. 2 SamueI 15:15-17.

Imagine a cena. O ante poderoso rei Davi andando aos tropeções pelo palácio, jogando algumas coisas na mala, preparando-se para fugir do próprio filho. Depois de todos aqueles anos, ele estava novamente fugindo para salvar a vida. Com certeza lembrou-se dos anos que viveu como fugitivo, para livrar-se de Saul. Tudo se repete. Se havia um homem que precisava de uma árvore protetora, esse era Davi.

"Então os homens do rei lhe disseram: Eis aqui os teus servos, para tudo que determina o rei nosso senhor. Saíram o rei e todos da sua casa o seguirão... Tendo, pois, saído o rei com todo o povo após ele, pararam na última casa". 2 SamueI 15:15-17.

Que emoção e tragédia estão envolvidas nessa poucas palavras. Davi estava deixando a grande cidade de Sião; a cidade que leva o seu nome, a cidade de Davi. Ao chegar ao final dela, na derradeira casa, ele parou e ficou observando a metrópole dourada que vira Deus construir durante os últimos anos. Seu coração devia estar partido enquanto ficava ali olhando para traz, com a mente repleta de lembranças. À sua volta o povo de sua casa passava correndo, levando animais de carga empilhados de pertences, fugindo para salvar a vida.

Ele se achava na última casa e precisava de uma árvore para dar-lhe abrigo. Alguém que lhe dissesse: "Davi, estou aqui com você. Não tenho todas as respostas; mas, posso assegurar-lhe isto, meu coração quer o melhor para você". Quando as coisas vão mal, não há ninguém para firmar você e a sua armadura não resiste, não há mais muletas para se apoiar, nenhuma reputação a qual se apegar, e todas as luzes estão se apagando, enquanto a multidão segue uma outra voz, é surpreendente como Deus envia uma árvore protetora. De fato, o Senhor não concede a Davi uma só, mas cinco delas. E interessante notar que a maioria das pessoas jamais ouviu falar de qualquer uma dessas árvores.

As árvores Protetoras são tipos de amizade que Deus nos envia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário