4 de outubro de 2015

Espírito Santo - O Capacitador

Atos 1:5,8 " Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."

Jesus anunciou aos discípulos a promessa do derramar do Espírito, conhecida pelos crentes através do Livro do Profeta Joel 2:28,29: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito."

Mas quem eram estes homens, como viviam, até serem revestidos do Poder de Deus?

PEDRO O mais velho dos discípulos. Pescador, originário de Betsaida. Seu nome original Simão Bar-Jonas, isto é, "filho de Jonas", ou "filho de João". Jesus o apelidou como "Cefas", que significa "Pedra". Em grego, foi traduzido como "Petros", até o original Pedro. Tinha um caráter impetuoso, porém, era o mais apavorado. Era Pedro que respondia sempre pelos discípulos. Era ligado a Jesus, mais do que todos os outros discípulos. Vivia em Cafarnaum com o irmão, André, sua mulher e sua sogra. Jesus morou com Pedro por muito tempo.

ANDRÉ Era irmão de Simão Pedro, e como ele, pescador em Cafarnaum. Dos doze, o primeiro a ser tirado das tranqüilas e fecundas águas do lago de Tiberíades para receber o título de pescador de homens, foi justamente André, seguido logo de João.

TIAGO Filho do pescador, Zebedeu e Salomé. Irmão mais velho do evangelista João. Era chamado "Thiago, o Maior". Os dois irmãos tiveram de Jesus o apelido, entre elogio e reprovação, de "filhos do trovão".

JOÃO O mais jovem dos apóstolos. Irmão de Thiago Maior. Ocupa um lugar de primeiro plano no elenco dos apóstolos, provavelmente por se assemelhar a mãe, Salomé, mulher enérgica de fé sincera, que mais tarde se uniu aos discípulos de Jesus. Apesar de simples e não instruído, é evidente que o jovem conhecia o ensinamento dos essênios (ordem religiosa de João Batista), o que acentuou suas tendências apocalípticas. Ouvindo a pregação do Batista, João se convenceu da aproximação do Reino de Deus.

MATEUS Seu nome era Levi Bar-Alfeu, ou filho de Alfeu. Matheus era o apelido dado por Jesus, originário de Matajja, isto é, "dom de Deus". Era o cobrador de impostos dos publicanos. É provável que tenha sido o próprio Matheus quem primeiro começou a colocar por escrito as palavras de Cristo, mais tarde. Abandonou o dinheiro para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã.

BARTOLOMEU É apresentado com o nome de Natanael Bar-Tholmai, isto é, filho de Tholmai, da cidade de Caná. Em hebraico, Tholmai quer dizer "arado ou agricultor".

FILIPE Grande amigo de Bartolomeu, morava em Betsaida e sabia grego melhor do que todos. No relato da milagrosa multiplicação dos pães é a Filipe que Jesus dirige a bem conhecida pergunta: "Onde compraremos pão, para que esta gente possa comer?" Filipe não entende o significado da pergunta e depois de haver dado uma olhada para a multidão disse: " Duzentos denários de pão não seriam suficientes para que cada um receba um pedaço."

TOMÉ Mais um pescador. Tinha o apelido de dídimo, em aramaico. Logo em seguida, traduzido para o grego "Thomé", que significava "gêmeo". Segundo a tradição, seu nome verdadeiro era Judas.

JUDAS TADEU É chamado por muitos "o irmão do Senhor". Dado a notoriedade de Thiago na Igreja primitiva, Judas era sempre lembrado como irmão de Thiago de Alfeu. O breve escrito de Judas Tadeu é uma severa advertência contra os falsos mestres e um convite a manter a pureza e a fé.


TIAGO DE ALFEU São Tiago, que o evangelista Marcos chama " O Mentor" para distingui-lo de Thiago, irmão de João, entra em cena como bispo de Jerusalém, após o martírio de Thiago, o Maior, no ano 42 D.C., e após o afastamento de Pedro de Jerusalém.

SIMÃO O Zelote, que para seguir a Cristo, abandonou um partido de extremistas armados, nada sabemos das circunstâncias que se referem a sua vocação. Simão, o desconhecido, é sempre um apóstolo do Senhor que trabalha a vida toda na lavoura do Senhor e combate nas trincheiras da fé, não tendo em vista uma menção de honra, mas para o triunfo do Reino de Deus.

JUDAS ISCARIOTES Seu nome verdadeiro era Judas de Simão. Era originário da cidade de Kerioth. Todos os chamavam de "Ish-Keriot", que significava, "da cidade de Keriot". O que se deu o nome de Judas Iscariotes.

Homens simples sem letras, não eram doutores, nem ocupavam posição de honra, porém possuíam a única coisas que Jesus precisava:DISPOSIÇÃO.

Os discípulos foram participantes do ministério de Jesus aqui na terra, no entanto eram muitas vezes assim como nós, homens falhos, limitados, néscios, e até mesmo incrédulos.

Tomamos por exemplo a vida de Pedro. Horas antes da cruscificação Pedro ainda não tinha entendido o propósito do sacrifício de Jesus:

Na última ceia Pedro não queria que Jesus lavasse seus pés: João 13:8

Pedro tentou impedir que os soldados capturassem Jesus: João 18:10

Pedro nega Jesus por três vezes: João 18:25

Porém após o cumprimento da promessa a vida destes homens é transformada pelo poder sobrenatural de Deus.

O mesmo Pedro levanta para pregar com autoridade e ousadia a Palavra de Deus Atos 2:38,47

Atentamos para as características desta igreja: Perseveravam na doutrina, na comunhão, no partir do pão, nas orações, tinham tudo em comum, unânimes, comia juntos com alegria e singeleza de coração.

É muito maravilhoso desfrutarmos da presença e do poder de Deus, mas melhor ainda é receber o batismo para sermos o que o Senhor nos ordenou ser: SUAS TESTEMUNHAS, capacitadas para o IDE de Cristo Marcos 16:15

Para sermos testemunhas para a glória de Deus, existe um preço a ser pago, Jesus nos alertou sobre o preço do discipulado Mateus 8:20

Os embaixadores do Reino de Deus, têm outros valores, outros interesses , não mais desta terra, mas da pátria celestial.

Jesus ainda nos fala sobre perseguições Mateus 10:22

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Rom 8:37.


Em todos estas coisas somos capacitados pelo Espírito Santo de Deus Marcos 16:17,18

E ao findar da carreira proposta receberemos a coroa de glória 1 Pedro 5

Não temas o Senhor é contigo, Ele te sustenta e te fortalece, Ele te ensina e te capacita, tudo o que Deus precisa é sua disposição porque a obra é do Espírito Santo de Deus -O Capacitador.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário