7 de janeiro de 2015

Estudo-Bem-aventurados os que choram (Mt 5.4)


Quebra-gelo: Em dois pedaços

de papéis faça desenho de uma gota; em outros dois, sorrisos. Entregue um para cada integrante e peça para abrir. Sempre alternando, peça para quem saiu com a gota contar uma história de quando chorou por algo triste, e o que saiu com um sorriso contar um episódio em que chorou de alegria.

Você conhece alguma pessoa que se mostra “durona”? Como a vida do dia a dia pode contribuir para que as pessoas se tornem mais insensíveis? Por que algumas pessoas tentam esconder as emoções e as lágrimas?

1- Devemos chorar por causa dos nossos próprios pecados

Em que área da sua vida você precisa mudar? Você passou por alguma situação nessa semana em que precisou fazer um conserto com alguém e pedir perdão? Como você tem lidado com o seu temperamento? Como você reage quando as coisas não acontecem do seu jeito?

2- Devemos chorar por causa dos pecados dos outros

Como você pode se envolver e se compadecer mais com as pessoas à sua volta? Como você tem lidado com as notícias ruins transmitidas pela mídia? Qual é a maior necessidade das pessoas em nosso mundo?

A Bíblia nos mostra que devemos chorar pelos pecados dos outros. Devemos clamar a Deus por misericórdia e suplicar pelo perdão dos pecados cometidos pelo nosso povo. Não podemos ser insensíveis ou ficar alheios ao que está acontecendo ao nosso redor. O mundo só será transformado e as pessoas só experimentarão verdadeira alegria quando os crentes se tornarem humildes de espírito e começarem a chorar pelos próprios pecados e pelos pecados dos outros.

Outras perguntas para compartilhamento:

1- Por que muitas pessoas não choram ou não gostam de chorar?


2- Sobre que tipo de choro Jesus está falando na 2ª bem-aventurança?


3- Por que as pessoas que choram por seus próprios pecados são felizes?


4- Sobre que tipo de situações Jesus chorou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário