4 de outubro de 2015

Estudo Bíblico-A Escolha das Portas

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram”. Mateus 7.13-14.
Sabemos que portas é lugar de entrar ou sair de um lugar para outro. Sabemos também que portas são lugares de batalhas, de guerras. Podemos perder ou ganhar diante das portas, podemos entrar por portas que nos conduzem à vida como também podemos entrar por portas que conduzem à morte, tudo depende da nossa decisão, da nossa escolha.

A Bíblia nos ensina muito sobre portas. Neste texto Jesus fala de duas portas, a porta que conduz à salvação e a porta que conduz à perdição. Qual a diferença das duas portas? A que conduz à vida é estreita, o caminho é apertado e poucos encontram. O apóstolo Paulo ensinou, ao seu jovem discípulo Timóteo, como ele deveria se conduzir no ministério para que as pessoas entrassem pela porta estreita, andassem no caminho apertado da vida. Ele disse: “Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e doutrina”. II Timóteo 4.1-2. O apóstolo ensina o seu discípulo que ele deveria pregar a palavra, observe que a palavra de Deus é a ferramenta que o Espírito Santo usa para nos conduzir a porta da vida e para nos ajudar a caminhar no apertado caminho da vida.

Quando uma igreja ou ministério se afasta da verdadeira e genuína palavra de Deus e começa a ensinar ou pregar conceitos psicológicos, sociológicos, humanistas, fábulas, invenções evangelicais, está conduzindo um rebanho para a porta larga, pois somente a Palavra de Deus, pura, genuína, sem adicionais pode ajudar os crentes em Jesus Cristo, entrarem na porta estreita.

O que a verdadeira palavra de Deus pode fazer?

Ela é a doutrina pura de Deus que, aplicada às nossas vidas, nos diferencia dos que não temem a Deus. Ela é o limite, a linha divisória entre a verdade e mentira, o verdadeiro e o falso, a vida e a morte. Também ela é a única forma legítima que tem a autoridade divina para:

Admoestar – significa avisar o crente da incorreção de seu modo de agir, de pensar etc. Censurar o crente que anda em seus erros, advertir de maneira branda sobre a conduta e aconselhar, estimulando-o a agir ou pensar de maneira apropriada, de tal forma que a sua vida passe pela porta estreita e caminhe no caminho apertado da vida eterna e não se perca.
Repreender – significa admoestar energicamente, não tão brando, advertir, censurar pelos erros cometidos com o objetivo de lavá-lo ao arrependimento, à mudança de vida, a largar o pecado e voltar à porta estreita e ao caminho apertado da vida eterna.
Exortar – significa dar estímulo, animar os crentes a continuarem no caminho da vida; induzi-lo, persuadi-lo a fazer a vontade de Deus, convencê-lo e estimulá-lo a continuar no caminho apertado que conduz à vida.

Tudo isso, com o objetivo de ajudar o crente a continuar no caminho da vida, fazendo uso de toda doutrina que está na palavra de Deus, com longanimidade, persistência na difícil tarefa de suportar os incômodos e dificuldades de ajudar os crentes a continuarem no caminho da vida.

Nessa porta estreita não pode entrar o obeso espiritual. É necessário haver renúncias do pecado, do mundo e da sua aparência; renúncia da soberba da vida, da maneira vã de viver, das obras da carne, para que haja essas renúncias, fiquemos magros é necessário deixarmos que a pura doutrina de Deus faça a obra de mudança, de libertação na nossa vida. “E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ao que ele lhes respondeu: Porfiai (lutai) por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora”. Lucas 13.23-28.

Porque é difícil entrar pela porta estreita?

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”. II Timóteo 4.3-4.

Observe que Paulo fala que virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, não suportarão a palavra pura de Deus, acostumarão a se alimentar de misturas. Quando corrigidos, exortados e admoestados não aceitarão, não suportarão, sairão das igrejas e deixarão os pastores e mestres discipuladores que lhes ensinam a verdade, por achar que eles são duros. Haverá muitos crentes que trocarão de igrejas e pastores, muitas vezes, por não aceitarem a sã doutrina. Alguns ficarão em casa e farão as suas vontades, pastorearão a si mesmos – “... e apascentando a si mesmo sem temor...”. ( Judas 1.12). Não se sujeitarão a autoridades e criarão igrejas que preguem o que acham certo, ou procurarão ir a igrejas e a mestres que possam satisfazer os seus desejos, pois “... tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos...”. Esses crentes “... não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas ”. Voltarão à narração de histórias populares ou artísticas de fatos puramente imaginários, a histórias que narram as ações dos deuses dos demônios, de pessoas, desviando os olhos de Cristo; voltarão à crítica, zombaria, conversas vãs, boatos, fofocas e mexericos. Voltarão a ensinos que satisfazem aos seus desejos e procurarão mestres que ensinem e concordem com eles.

Eles dirão: Posso ficar com minha namorada ou namorado sexualmente e ser crente em Jesus? Posso beber socialmente e ser crente em Jesus Cristo? Posso ir aos shows de rock ou as discotecas dançar e ser crente em Jesus Cristo? Posso falar mentiras, ser fofoqueiro, e ser crente em Jesus Cristo? Posso ser sensual na minha maneira de vestir e de ser, e ainda ser crente em Jesus Cristo? Posso usar piercings e me tatuar, ser parecido com o mundo e ser crente em Jesus Cristo? Posso ser rebelde, fazer e falar o que eu quero sem me submeter aos cuidados pastorais e ser crente em Jesus Cristo? Posso ter outros parceiros sexuais mesmo sendo casado e mesmo assim ser crente em Jesus Cristo? Posso, posso? Então eles ouvirão dos falsos mestres que querem manter as suas igrejas cheias e vibrantes: “Podem, não tem nada a ver. Jesus lhes compreende. Ele sabe das suas necessidades, o quanto é difícil servi-Lo hoje. O nosso ministério está baseado no sim de Deus e não no não de Deus. Fique à vontade, não seja demasiadamente justo, somos uma nova geração de crentes, diferentes da geração anterior quadrada, ultrapassada”.

A porta larga é a porta das facilidades, é a porta que a pessoa pode ser crente em Jesus Cristo sem renúncias do pecado, do mundo e da sua aparência. É ser crente sem a renúncia do ego, da rebelião, do engano. É ser crente gordo da luxúria, da carne; é pastorar a si mesmo, ser livre fazer o que quer, falar e escolher o que quer. Essa porta conduz à perdição eterna, e multidões de crentes estão entrando nela pelo prazer temporal de satisfazerem a sua carne.

Infelizmente, multidões de crentes estão entrando nessa porta. Que eu e você sejamos abençoados nessa geração, servindo a Deus de todo o nosso coração, andando a luz da palavra de Deus, nos moldando através da sã doutrina, sendo admoestados, exortados e repreendidos quando necessário, recebendo as correções com humildade e alegria, sabendo que a disciplina é um privilegio de filhos e um sinal que estamos no caminho estreito – “É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos”. 

Hebreus 12.7-8.

Você sentiu tocado ao ler esta mensagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário