8 de fevereiro de 2024

SEMINÁRIO BÍBLICO PNEUMA


PNEUMATOLOGIA COISAS PERTENCENTE AO ESPÍRITO SANTO 
Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através



Sumário:
1 - DIVERSIDADES DOS DONS :
2 - Deus Trino-Uno
3 - Tricotomia do Homem 

3 - Tricotomia do Homem
SEMINÁRIO BÍBLICO PNEUMA




COISAS PERTENCENTE AO ESPÍRITO SANTO 

1 – O HOMEM É UM SER TRI-UNO: 


O VOSSO ESPÍRITO - ALMA - E CORPO SEJAM PUROS, ÍNTEGROS, CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS NA VINDA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (I TESS. 5.23). 

ESSA É A CONDIÇÃO QUE DEUS REQUER DO SER HUMANO Á ENTREGA TOTAL DO ESPÍRITO, DA ALMA E CORPO, QUE SEJAM ÍNTEGROS E CONSERVADOS COMO TAMBÉM IRREPREENSÍVEIS PARA TER O DIREITO DE PARTICIPAR DAS COISAS FUTURAS E CELESTIAIS .. 

1-1-DEUS COLOCA EM ORDEM: O espírito,a alma e ocorpo.                     http://www.youtube.com/watch?v=hzZn3aeZgFI 
a- Em primeiro o espírito. Deus destaca o espírito (Jo 4.24). Somente um homem espiritual poderá ter contado com Deus que vive na dimensão Espiritual e receber Dele bênçãos espirituais sem medidas (Mal.3:10),esse contato é feito pela Terceira Pessoa da Tri-unidade , O Espírito Santo .
b-EM SEGUNDO LUGAR – A alma . Deus coloca a alma que é a sede dos afetos e ela é dominada pelo espírito e pode tornar-se doente se estiver sendo controlada pelos desejos do corpo (carne). 

c- EM TERCEIRO LUGAR - O corpo. Em último lugar, ficou o corpo, que para Deus também têm o seu valor. Porque ele é a casa do homem interior, e este homem pode se renovar dia após dia (2 Co 4.16). Na condição do corpo ser o templo de Deus e a morada do Espírito Santo. 

a- É NO CORPO, onde se localiza as tendências tanto física como moral, 

d- O CORPO FOI FEITO, para receber as substâncias espirituais, como os afetos, os sentimentos, como também é a casa de Deus e o Templo do Espírito Santo. Sendo que no espírito está a razão. - Agora, pois. já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. -1-Duas coisas distintas. espírito e alma.

a- ESTE É UM ASSUNTO POLÊMICO, espírito e alma. Estas são as duas coisas distintas de Deus no homem, Deus criou o homem, usando três substâncias, uma delas Ele criou da matéria e as outras são espirituais, sendo que a espiritual é o ESPIRITO E ALMA, sendo que somente o espírito possui vida e a alma pode declinar-se para o Espírito para participar das coisas espirituais, como também pode declina-se para o corpo e participar dos desejos da carne. Estas são as duas coisas distintas em uma só substância de Deus em nós, o que os separa é a Palavra de Deus. (Heb.4.12). 

b- SE O ESPÍRITO E A A ALMA , fossem a mesma coisa de modo algum poderiam ser divididos. (Heb. 4.12). Uma das coisas que comprova a separação do espírito e da alma é falar pelo espírito e a mente (alma) ficar sem entender. (I Co .14.2 e 14),isso são coisas do espírito. 

............................................................................................................f-1

3-1- CRIAÇÃO DO HOMEM (Gen 1.26). 
 Disse Deus na criação do homem :” Façamos o homem nossa imagem conforme a nossa semelhança.” e assim foi feito.

1-3- No Princípio, Deus: para criar o Universo, Ele como Deus Trino - Uno, usou a palavra “BARA”(criar algo do nada). Mais quando Deus” EL_ELOHIM “, veio construir o sistema humano Ele usou duas palavras .”ASAH e BARA”

a-A palavra "ASAH" . Esta palavra trás o sentido de Deus fazer algo da matéria já existente. (1Pe.3:7). A substância do que foi feito o corpo do primeiro homem já existia” o pó” assim foi feito o homem. (Gen.1.26 - 2.7). Esta substância Deus criou no Princípio da Criação do Universo (Gen. 1.1).

b-A Palavra “BARA” Quando a Bíblia se expressa a palavra "criar" é usada a Palavra "BARA" que significa criar algo no nada (Heb.11:3).exemplos:

1-Criação dos animais.(Gen .1:21).
2- Criação da alma vivente.(Gen :2.7). 

3 - Criação do Céu e Terra.(Gen .1:1)

c-FOI CRIADO O ESPÍRITO E A ALMA.

Pelo sopro de Deus foram criados o espírito e a alma (Gen 2.7) -Neste termo Deus usou a palavra hebraica "Bara" que traz o sentido de criar algo nada. Deus criou o espírito e alma no mesmo tempo de uma só substância Espiritual o fôlego de vida “O Espírito de Deus” e recebendo o homem esta substância se tornou-se

alma vivente no início da vida humana. O homem torna-se a semelhança do Ser Vivo "Deus", quando recebeu o fôlego da vida porque, Deus é espírito e somente um espírito podem entrar em contato com um espírito.

4-1- Etimologia da Palavra Deus

1-5-. ONDE SE ENCONTRA O HOMEM - Etimologia da palavra Deus. a- Colocação do homem em Deus, acha-se entre a Divindade e a Santidade. assim o homem vive na dependência do Espírito Santo. -O EU tem que estar entre o D. e o S. D de Divindade e S de Santidade . 

..........................................................................................................

f-2

5-1-AS TRÊS CLASSES DO HOMEM. 

1-6- O APÓSTOLO PAULO EM SUA SABEDORIA CLASSIFICA O HOMEM EM TRÊS CLASSES .

a)- PRIMEIRA CLASSE: o homem natural Adâmico, O que ainda não recebeu o renovo do espírito pelo novo nascimento (Tiago 3.15 - Judas 19) seus sentidos são puramente sensuais, físicos, de adoração a criatura e não ao Criador e completamente materialista pode ter ou não tendência carnais . b)- SEGUNDA CLASSE: fica para o homem cheio do Espírito Santo, homem é renovado e atualizado nas coisas Espirituais, que tem plena comunhão com Deus (Ef 5.18-20),é escolhido por Deus (Sal.101:6), fiel aEle.

c)- TERCEIRA CLASSE: é para o homem carnal .(Gr. Sarkikos) esta classe é para o homem renovado que tem tendências carnais, nunca chega á maturidade cristã permanece como uma criança nas coisas espirituais (I Co 3.1-4) este tipo só consegue entender as coisas mais simples da vida (I Co 3.2). Não busca e nem compreende o valor das coisas espirituais. Compreende-se que essa classe de crente tem colocado Cristo do lado de fora ficando assim com suas ordenanças (Apoc.3:20), deixando de adorar O Criador para adorar a si mesmo a criatura, Só dar valor os que não são espirituais (Tiago.3:8a15).                                                                          6- 1-A NATUREZA DO HOMEM . , O homem tem três naturezasA natural” que é o homem sem Deus,Natural – espírito Morto a espiritual” que é o homem renovado e Espiritual – espírito Nascido deNovo a carnalque é a natureza pecaminosa a qual se declina para o pecado Carnal –espírito Nascido de Novo Sem sabedoria, (Criança)

O Homem 

2-5-O HOMEM TEM DOIS SISTEMA DE VIDA . O livre arbitrio o direito de escolha que Deus deixou para o homem. O homem pode escolher o desejos espirituais que é manifestado pelo Espírito Santo nos dons espirituais, como pode também escolher os frutos do corpo que é o desejo da carne que ficou para o homem natural que são 18. 

a- PRIMEIRO SISTEMA,- vida natural-vida do homem no mundo físico, que podemos chamar de alma animal, o sangue e corpo (soma-psiquikon), o corpo que se mantém pela alma (intelecto é o psico). 

b- SEGUNDO SISTEMA,- vida espiritual -(soma-pneumatikon). Por esta vida recebemos Comunicação de Deus, pelo o Espírito Santo para vivermos na eternidade.

7-1- OS ELEMENTOS DA PERSONALIDADE HUMANAO homem sendo uma tríade composta de espirito, alma e corpo (I Tes 5.23) também possuí personalidade semelhantes aos da Pessoa da Divindade. 

1-PENSAMENTOS,(Gen 2.19 e 20-3.8),. 
2-SENTIMENTOS,(Gen 3.6),
3-VONTADE, (Gen 3.6 e 7), 

4-NATUREZA MORAL (Efe 4.23 e 24 - Col 3.10). criou vontade de comer o fruto -vontade de pecar-. 

2 1-2- O ESPÍRITO 

a- PNEUMA.-A natureza do espírito; O espírito é o canal que faz a ligação do homem á Deus, para o homem natural esta ligação não existe porque o espírito deste é morto, esta aproximação é para homem nascido de novo que possui a comunicação direta com Deus pela fé, o espírito passou pelo novo nascimento, é por este canal que as bênçãos são derramadas sobre o crente edificando-o na Rocha - Jesus Cristo. O Senhor, através da sua Palavra.( Em outro termos o espírito é a razão). O crente ele pode participar dos mistérios de Deus pelo o Espírito que leva ele a profundezas espirituais . 

b- O Espírito Santo. Segundo as Escrituras, somente os crentes, aqueles onde o Espírito Santo habita, são “espiritualmente vivos” (I Coríntios 2:11;Hebreus 4:12; Tiago 2:26). Os não -crentes são “espiritualmente mortos” (Efésios 2:1-5; Colossenses 2:13). Nos escritos de Paulo, o “espírito” é de central importância para a vida espiritual do crente (I Coríntios 2:14; 3:1,15:45; Efésios 1:3; 5:19; Colossenses 1:9; 3:16). O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem. 

c-Torne-se espiritual-A espiritualidade é para sua alma aquilo que o alimento é para o corpo. Antes que você possa expressar sua alma, deve nutri-la. Um homem faminto não pode ganhar uma corrida, e uma alma faminta não pode expressar-se. Para alimentar sua alma, dê-lhe espiritualidade. LEIA A BÍBLIA.

d-Para a maioria dos cristãos, o Espírito Santo é a TerceiraPessoa daSantíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho - e é DeusOnipotente. Ele é visto por esta maioria como sendo uma das Pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou Seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja. O Deus Triunose manifesta como Três "Pessoas" (grego koinéhypostasis) de uma única substância Divina (grego antigoousia) chamada DeusEle é pessoalmente e totalmente Deus, Co-igual e Co-eterno com Deus Pai e Deus Filho. Ele é diferente do Pai e do Filho, pois procederia do Pai (ou, segundo acláusula filio que, do Pai e do Filho) como descrito no Credo de Niceia 

.............................................................................................................f-4

2-2- O CORPO

- A CASA DO ESPÍRITO.

1 No corpo onde se localiza as tendências tanto física como moral, o corpo foi feito para receber as substâncias espirituais, recebendo essas substâncias da alma como também do espírito, como os afetos, os sentimentos, como também o corpo é a casa de Deus e o Templo do Espírito Santo. Sendo que no espírito está a razão.

a - O espírito do homem e o único conhecedor de Deus (I Co 2.11), a única substância diretamente vindo do Criador, ele é o que se comunica e percebe Deus (Jó 32.5 - Pv 22.27 - SI 18.24).O espírito conhece até o interior do corpo e da alma. (Pv20.27). teve uma grande participação. 

a-O Verbo de Deus quando foi encarnado no mundo físico, como Jesus Cristo foi também uma tricotomia, teve espírito,alma e corpo.

Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito ,                    

contemplado por anjos ,(parte A do versículo ( I Tim.3:16).

O espírito como sendo uma substância sobrenatural extraída do Criador é totalmente espiritual para uma produtividade futura do homem para com Deus, recebendo o corpo Pneumático como é o de Cristo Jesus depois da ressurreição essa substância prevalece totalmente na Vida Eterna, 

- Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona. (Isso é a morte - a separação entre corpo e alma).

2 - O INÍCIO DA VIDA NO MUNDO HUMANO


No primeiro homem, encontramos o início da vida física, iniciada pelo sopro de Deus no pó, esta vida nasceu imortal, pelo pecado esta passou a ser mortal. O homem deixa o corpo físico “a carne”e volta ao pó de onde veio , e o espírito volta para Deus que o deu, (Ec.12:7) .

a - O SIGNIFICADO ESPÍRITO;

1- A palavra usada para o Espírito Santo;Vindo do Hebraico.

a- No Velho Testamento é "RUACH", vindo do hebraico.

b- No Novo Testamento vindo para o grego"PNEUMA",(Gen 41.8 -1 Co 5.5).

b- O SIGNIFICADO DA ALMA; 

A palavra usada para a alma 

1-No Velho Testamento é "NEPHESH", vindo do hebraico.

2- No Novo testamento passado para o grego "PSYCHE", (Dt 6.5 e 14.26 - 18.1 20.4 e 

17 - Jó 14.22 - SI42.6 ) .

c- As vezes são traduzidas. 1 - Para animais (Gen.2:19). 

2 - Para pessoas (Atos.2:41)

3-A LIGAÇÃO: 1 -A Ligação do espírito com corpo e a alma. Deus através do espírito refrigera a alma(Sal-23)"e considera o corpo como sua morada e templo do Espírito Santo 

2 - O espírito forte com Deus- torna-se a alma alegre, limpa, sadia e com uma consciência tranqüila tudo vai em mil maravilhas.(Sal.91:1) 

3 - O espírito longe de Deus, a alma torna-se aflita (SI 23)....................................................................................................................f-5

3 1 –3- A ALMA 

É impossível dar uma definição concreta da alma, pois a alma não é uma entidade concreta mas abstrata. Não é matéria - é energia - mas também não é energia física.e sim espiritual , energia Divina, um pedacinho de Deus dentro de você.

a- A alma foi feita da mesma substância do espírito, sendo que a comunicação com Deus é feita pelo espírito, por que a alma tem a tendência do pecado e não recebe o novo nascimento. 

b-Alma como sede dos afetos; pode declinar-se para a carne quando o homem adia-se na posição de carnal, mais quando o crente ele é espiritual . a alma produz frutos espirituais. c-A alma sendo uma substância divina, nascida no mesmo tempo do espírito pelo sopro do Criador El - Elohim. (Gen. 2.7). d-Alma conduz o corpo através dos afetos, desejos, emoções, e pela vontade humana (Mat 11.29 -26.38 - João 12.27). Essa é a essência de Deus na comunicação do corpo ela pode pender-se. para o desejo da carne onde sujem a escolha do bem ou do mal. (Tg.1:21).

2 -3- A- O NASCIMENTO DA ALMA HUMANA .

a-Encontramos na criação do homem o nascimento da alma feita da mesma substância que foi feito o espírito para esta finalidade Deus usou simplesmente a palavras em hebraico " BARA.

1-Com a palavra "BARA" Deus criou o homem alma vivente (Gen. 2.7) 
b-Com a palavra "ASAH"Deus fez o homem natural do barro que já existia. 
3-3 O Alimento da Alma- Nada é mais poderoso e nutritivo para a alma que o estudo da Palavra de Deus Quando você estuda A Biblia Sagrada está lendo a mente de Deus. Sua alma eleva-se, fortalecendo-se com grandes energia espiritual, que pode usar para realizar outras coisas espirituais. 
a-PARA O BEM – Quando o homem é agradecido a Deus e fiel, a alma declina para o bem criando fé na conservação para a salvação (Heb. 10.39), pelo o poder da Palavra. (Tiago1.21).para edificação espiritual . 
b-PARA O MAL –A alma - pode pender-se para prática do mal, pela a vontade do corpo (carne) e reproduzir o fruto da carnalidade. A carne e o Espírito entra em uma eterna contenda pela conquista da sede dos afetos (Gal.5:17ª21),e produz o pecado se a carne for vencedora, ou o fruto do Espírito se a alma declina para o Espírito (Mat. 16. 26 - Eze 18.4 - Miq. 6.7).Quando a alma está distante do Espírito o fruto da carne se manifesta. 
c-A ALMA NÃO PASSA-pelo processo do novo nascimento como passa o espírito. Ela só recebe renovação pelo ouvir a Palavra vivifícada pelo Espírito Santo (Rom. 12.1 e 2).Todas as almas são de Deus (Ez.18:4), a diferença entre a alma e o espírito se encontra também no pecado e na morte a alma pode entrar em juízo e têm um preço de redenção (Miq.6:7-Mt.16:26). 
d-A ALMA NÃO TÊM- a mesma evidência que o espírito tem; O espírito ora é fala em outro idioma “Dom de Línguas” e ela não entende. (mistério do espírito) (I Cor 14.2 e 14). 
e-A ALMA, A palavra alma é encontrada na Biblia Sagrada mais ou menos 600 vezes a-Mais de 500 vezes no Antigo Testamento.b-mais de 30 vezes no Novo Testamento.

.............................................................................................................................f-6

4-3 - A ESSÊNCIA DA ALMA. A alma também têm a sua essência, como ela sendo a sede dos afetos e dos sentimentos do homem ela produz a essência que transmitem fortes relacionamentos.

a- - COM DEUS ,Quando está no estado de declinação para o Espírito. 
a- Deseja Deus ,(Sal. 42.1 - Isa. 26.9) Suspirando pela palavra de Deus .
b- Prospera com Deus (Deut.14:26). 
c- Regozija com Deus , pela a Salvação (Agradecida) (Isaias 61. 10). d- Engrandece a Deus (Luc. 1.46). 
e- Confiando em Deus (Sal. 57. 1) (sobre refúgio).
f- Adora a Deus(Sal. 86.4 - 104. 1).
b - COM O PECADO, Quando a alma se declina ao corpo. 
a- Pecando contra Deus (Jer. 44.7 - Miq. 6.7 ) O fruto do próprio corpo . 
b- Pecando contra o corpo (Gal. 5. 1 7 a 2 1) (O fruto da carne).
c- COM O SENTIMENTO. 

a- De aflição e angustiante (Gen. 42.21 - Lev. 16. 29).De aborrecimento e desânimo isso é a alma no estado de declínio para o desejo da carne. (Sal107.18 ).

5-3 – A ALMA ENCONTRA-SE EM DOIS ESTADOS.

a-PRIMEIRO ESTADO " Corpo Físico.

Em algumas passagens das Escrituras encontramos declarações que nos leva a crer, que são divisíveis quando é usado no sepultamento do corpo, morre o corpo e é sepultado como corpo natural “Corpo Alma “(Gr. SOMA-PSUCHIKON) O Corpo Físico"(Mat.10:28-l Cor.15:44). 

b-SEGUNDO ESTADO " Corpo Espiritual. Quando fomos ressuscitadosreceberemos o corpo espiritual . (Gr. SOMA PNEUMATIKON). Depois daressurreição aparece este novo corpo. (Ap6.9 e 20.4ª6-Mat.28.6ª9).

6-3- A ALMA DIFERENCIA. 

1-DO CORPO, o corpo morre volta ao pó de onde veio, fica a alma (Mt. 10.28). 

2-DO ESPÍRITO, o que se separa o espírito da alma é a Palavra de Deus. (Hb.4.12).

7-3-A ALMA ANTES E DEPOIS DA MORTE FÍSICA 

. 1- A ALMA ANTES DA MORTE FÍSICAEncontra-se em processo de salvação pela pregação da Palavra de Deus Antes da morte física : 

a- A alma não tem as mesmas evidências que têm o espírito, o espírito fala em outro idioma, e ela não entende - espírito usa o mistério- (I Cor.14.2 e 14).

b- A alma não recebe um novo nascimento como o espírito ela recebe um renovação de afetos pelo o processo de ouvir a Palavra Vivificada pelo Espírito Santo (Rom. 12.1 e 2). Para apresentar o corpo como sacrifício vivo. 

8-3- NA ALMA ESTÁ

1- O caráter,

2- A personalidade, 
3- A alta consciência,
2- A mentalidade, 
5- As emoções, 
6- A vontade e os desejos, 
a-Por isso qualificamos a alma como sede dos afetos,Tudo isto é controlado pelos cinco sentidos que a ciência chama-se a entrada da alma.

c-A alma do crente ela vive pela fé, não pelos sentidos (II Cor5.7).

9- 3-A MORTE FÍSICA . 

a-A morte física e uma consequência do pecado (Gen.3:19 ). A universalidade da morte prova a universalidade do pecado (Rom.5:12ª14). 
1- A morte física afeta apenas o corpo e não a cessação da existência da consciência (Hab.2:5- Luc.16:23-Apoc.6:9e10). 
2- Toda a morte física termina na ressurreição do corpo (Gen.5:24-Jo.19:25-ll Cor.5:1-Fil.1:23- Jo.19:25-). 
3- Sendo a morte física uma consequência do pecado, ela não é inevitável para os remidos (Gen.5:24-l Cor.15:51e52-lTes.4:15ª17). 
b-A morte física têm para o cristão uma qualificação peculiar que é chamada de “Sono” porque o corpo pode ser despertado a qualquer momento (Fil.3:20 e 21 lTes.4:14ª18).
c. A alma e o espírito vivem, independentemente da morte do corpo que é descrito como um Tabernáculo no qual é o “EU” habita e pode ser despido (ll Co..5:1ª8- a intenção (ll Ped.1:13ª15”. 

d- Na morte do cristão ele está, imediatamente” com o Senhor “e o seu corpo aguarda a ressurreição na volta de Cristo Jesus (llCor.5:1ª8- Fil.1:23 lTes.4:13ª17)

10-3- A ALMA DEPOIS DA MORTE FÍSICA .Para a alma, a morte física é simplesmente uma mudança de localidade ela deixa o corpo físico (Gr.SOMA PSYCHIKOM), e recebe um novo corpo espiritual(Gr. SOMA PNEUMATIKOM), (Mt 10.28 - Ap 6.9 - 20.4). 

1-NOVO CORPO, Este novo corpo recebemos na ressurreição surgi para todos os crentes entrarem na Presença do Senhor Deus (Jeová O Senhor ) (Heb.9.8- Mat.27.52), no mundo espiritual. 

2-NOVO NOME O novo nome receberemos depois que deixarmos este corpo físico. Receberemos uma pedrinha branca e sobre esta pedrinha escrito um novo nome, só quem conhece é o recebedor (Apoc. 2.17 - 3.12).

11-3-AS SETE PRENDAS PARA O VENCEDOR.a-PRIMEIRA PRENDA,- Alimentar-se da árvore da vida (Apoc. 2.7). b-SEGUNDA PRENDA - Não sofrerá o dano da segunda morte (Apoc. 2.11).c-TERCEIRA PRENDA,- Receberá do Maná escondido e um novo nome ( 2.17). d-QUARTA PRENDA- .Receberá autoridade sobre as nações (Apoc. 2.26).e-QUINTA PRENDA -,Será vestido de branco e o seu nome escrito (Apoc. 3.5). 

f- SEXTA PRENDA -,Será coluna do santuário (Apõe. 3.12). 

g- SETIMA PRENDA,- Ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo (Cristo ) no meu trono(Apoc. 3.20) .

Obs.: Esta é a vida do homem que se dedica a Deus. Vida depois da primeira morte - morte física. Esta vida é totalmente espiritual.

------------------------------------------------------.f-8

4 Cinco Sentidos da Alma 

A-ALMA - SEDE DOS AFETOS

a-Na alma está o caráter, a personalidade, a auto-consciência, a mentalidade, as emoções, a vontade e os desejos do homem. Por isso chamamos a alma, a sede dos afetos. Tudo isso é controlado pelo cinco sentidos que a ciência chama-se a entrada da alma. A alma do crente ela vive pela fé não pelo sentimentos. ( II Cor. 5:7). 

1-4 A alma

Visão Audição Paladar Tato Olfato

b-Esses sentidos é ; O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos. Ele é a crença religiosas ou uma propostafilosófica que defende que a pessoa têm o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença. 

2-COMENTÁRIO Obs-Do ponto de vistada biologia e ciências cognitivas,- os seres vivos são dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior , utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. Tambem é conhecido como a entrada do mundo físico para a alma 3- Os animais a- Os animais normalmente têm órgãos especializados para essas funções. No Humano, são geralmente considerados cinco sentidos e os órgãos onde residem: A visão, Audição, Paladar,Tato e Olfato. 1- Visão a - A visão- reside na retina, transmitidos por neurônios até o centro da visão na parte posterior do cérebro. é a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação. 
2- Audição 
a-A audição- reside na cóclea, no ouvido interno, é a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som; 

--1“A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Os sons ou barulhos são originados pelas ondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na freqüência de cada onda sonora ouvimos diferentes sons. 

3-Paladar 

a-O paladar-reside nas papilas gustativas da língua, Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios; 

4- Tato a- O tato reside nos terminais nervosos da pele, É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade;

b- O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção do toque, termoceptores responsáveis pela percepção do frio e do calor e terminações nervosas livres responsáveis pela percepção da dor que muda apenas de intensidade.

5- Olfato- a- O olfato reside na pituitária, dentro do nariz, Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação. 

b1-O olfato é um dos cinco sentidos básicos originado por estímulos do epitélio olfativo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido diretamente ligado às emoções e ao depósito de memórias.

9-4 C- PSICOLOGIA -Estudo da Alma.

a-NEPHESH" no hebraico quer dizer alma, em si mesmo "NEPHESH", implica a vida da consciência humana. Por ser feito "Imagem citada como a fonte de todas as sensações e sentimentos humanos, além de ser a responsável da comunhão humana com Deus.e semelhança de Deus, imagens encontram-se no fato do homem pessoal, racional e moral.(Efe.4.23e24)-Um novo homem. Segundo a Bíblia, a alma pode perder-se, ser salva e existir após à morte do corpo. Ela também é

b-Se Deus criou o homem sua imagem e semelhança. podemos acreditar que Deus tem alma (NEPHESH-PNEUMATIKON) do sopro de Deus o homem torno se alma vivente. Sua imagem e sua semelhança (Gen. 1.26 – Jo 4.24).

c-"PSUCHE" palavra grega encontrado sua tradução no Novo Testamento, de onde surge a palavra psicologia - Estudo da alma-"A palavra psyche, do grego, muito usado nas Escrituras Sagradas gregas (Novo Testamento), é traduzida para o português como alma, mas não deve-se achar que esta palavra tenha um significado único. Usualmente significa "vida" ou "vitalidade", ou, as vezes "o ego"

d-Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é aciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área dapsicologia comparada, também desempenha um papel importante

PSICO-ALMA 

e-PSICILOGIA ESTUDO DA ALMA

LOGIA-ESTUDO

f- O homem sendo uma tríade composta de espirito, alma e corpo (I Tes 5.23).também possuí personalidades semelhantes Aos da Pessoa da Divindade.

1 - Pensamentos, (Gen 2.19 e 20-3.8),a intenção de Adão era de se esconder por que estava com sentimento de culpa. 

2 - Sentimentos, (Gen 3.6), sentiu desejo. 

 3 - Vontade,(Gen 3.6 e 7),criou vontade de comer o fruto - pecar - 

4 - Natureza moral, (Efe 4.23 e 24 - Col 3.10).

10-4-OUTROS TIPOS DE ALMA (SANGUE).

1-4– ALMA COMO CRIATURA VIVA.

Esta interpretação de alma como criatura viva”O ser humano uma pessoa” refere-se ao homem como trie (Gen 17.14 - Num 9.13) que poderá ser separada dos outros.

2-4-ALMA CARNE-O SANGUE ,( vida física animal.)

O sangue é uma substância distinta do corpo físico conhecida como alma (Gen 35.18) da vida animal (Gen 2.7). Saiu o sangue acabou a vida do animal, (Lev. 17.14 - Deut. 12.23).A Bíblia não diz que os animais são dotados de “Psiche-alma” somente o homem pode possuir o PSICHE, através da Pneuma”coisas do Espírito” movido pelo “RUACH” que é a Terceira Pessoa da Trindade ou Tri-unidade – de todos os animais o homem é o único que pode ser dominado pelo sistema pneumático, coisas do espírito,(Gen.2:7-35:18).

a- NO VELHO TESTAMENTO.

Encontramos a maneira de expiação - "o sangue do animal" era comparado com a sua própria vida (Alma-sangue). Restaurando a vida humana. A alma sangue restaurando a alma espiritual. (Lev. 17.11 e 14) . 

b- A EXPÍAÇÂO DO SANGUE DO ANIMAL. A salvação nesta ato Tipifica o valor e o poder restaurador do sacrifício de Cristo na cruz. Que Deu o Seu Sangue para obtermos a nossa nova aliança. 

c- O ÚLTIMO SACRIFÍCIO DE EXPÍAÇÂO. O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os pecados ( Heb 9.13 e 14). O sangue em sacrifício vivo purificando a alma espiritual preparando-a para uma vida espiritual Eterna (Jó 1.17- Apoc. 7.14) 

11-4- A IMORTALIDADE DA ALMA O ensino da imortalidade da alma é uma história grega que surgiu alguns séculos antes de Cristo. Dir-nos que os egípcios foram as primeiras pessoas que ensinaram a imortalidade da alma humana . 

a-CIÊNCIAS EGÍPCIAS. A alma foi criada alma imortal, o pecado que a fez de mortal. Esse ensino egípcio é uma filosofia, que a doutrina do NovoTestamento não dá afirmação, pois trás o ensinamento da vida eterna tanto para os bons como para os maus. Se existe a eternidade para os maus, não seria necessária a Segunda morte para os maus.. 
b- A BÍBLIA NÃO NOS ENSINA , que haja uma eternidade de vida para os maus, fala a Bíblia do castigo ou morte, que os espera (Eze. 18.4 e 20 Rom.6.23 de Deus). 

c-O HOMEM É A CRIATURA, que recebeu a imagem e semelhança de Deus, esta personalidade, é misteriosamente permanente- (Mat. 22.31 e 32). Deus não é Deus dos Mortos, mas sim dos Vivos.



12-4- A ALMA SE TORNA IMORTAL 1-5- Quando se converte aceita Cristo como Salvador Eterno, a alma torna- se imediatamente imortal. A alma que não se converte morre (Eze. 18.4). Antes do pecado a alma seria imortal. Em contraste com o corpo (Isaias.5:10a18- Apoc.20:4). 

a-A ALMA TORNOU-SE MORTAL, no momento que Satanás derrubou o primeiro homem, Adão, introduzindo o pecado no mundo. A alma que pecar, esta morrerá (Gen.3:3ª6). A alma é naturalmente imortal, tornou-se mortal pelo pecado,
b-A BÍBLIA NOS LEVA A CRER -em uma vida futura depois da ressurreição (Grego SOMA-PNEUMATIKOM). Alma espírito para isto não falta passagem bíblica que nos leva a crer. a-A parábola do Rico e Lázaro.(Luc.16 ) 
b-A parábola festa nupcial do Rei ( Mat.22.1).

c-A parábola dos talentos( Mat 25.14- 26.64- Luc 9.26 e 27). 

13-4- DEPOIS DA PRIMEIRA MORTE. .

a- É muito importante sabermos do futuro estado da alma e das diversas interpretações que estão relacionadas com este assunto da alma humana entre morte física, e a ressurreição. 
b-SHEOL . No Velho Testamento encontramos mais de 60 vezes a palavra Sheol que é traduzida por: - COVA SEPULTURA - (Gen. 37.35-Ez,32:21e22-Sal.16:10) - o fim da alma sangue (corpo),(Jô.5:28e29). 
c-SEPULTURA, ESCURIDÃO , INFERNO .(Deut. 32.22 - Hab. 2.5 - Luc. 16.23), Lugar para onde destina-se o corpo (Luc.16.23-Isa.14:9).

d- SHEOL- é uma palavra hebraica vindo do Velho Testamento, que tem o mesmo sentido da palavra grega "Hades" no Novo Testamento (Sal. 16.10-.Atos 2.27 a 31). Sheol significa lugar que fica depois da morte e antes da ressurreição, o melhor entre a morte e a ressurreição. Lugar para onde vão todos os que morrem sendo eles salvos ou não salvos. (Sal. 16.10-Num 16.30). Obs. Não quero aqui referir-me ao Hades ou Sheol. O meu assunto é sobre o estado do espírito e da alma.

14-4- COMPREENDE-SE HAVER UMA SEPARAÇÃO:

1- compreende-se haver uma separação depois da morte física dos bons e dos maus (Luc. 16.26),”o direito de salvação termina na morte” Hades o paraíso (João 5.25 e 28 e 29).

a- COMPREENDE -SE QUE O HADES, seja o lugar entre a morte física e a ressurreição que é o destino de toda a humanidade pelo único caminho que se chama morte física (primeira morte). (Luc. 16.26). 
b- PARAÍSO - LUGAR DOS SALVOS, depois da morte de Cristo (Luc 16.22 e 23 – Jô.5:28-Atos 7.59 - II Cor. 5.8 - Filp. 1.23). estes não participarão da segunda morte - a "morte eterna", e sim da vida eterna. 

c- HADES TAMBÉM É LUGAR DE TORMENTAS, para os não salvos. Estes ficarão em plena consciência e possuem o pleno poder de suas faculdades e memórias (Luc. 16.24), e continuarão em tormentas até o julgamentos final dos perdidos (II Pedro 2.9 - Isa 14.9 e 17 -Eze. 32.21).

EL-ELOHIN SEJA LOUVADO

................................................FIM ......................................................

Pr.Isaias Ferreira da Silva.




*********************************************************************************
2 - DEUS TRINO UNO
SEMINÁRIO BÍBLICO PNEUMA


Pneuma: Coisas Pertencentes ao Espírito Santo
............................................................................................................


                                                                                   

ESCATOLOGIA,
PNEUMATOLOGIA
DIVERSAS
SEITAS-HERESIAS

1-.
1-A Pessoa do Esp.Santo
1-Seitas e Heresias


2-Ministério da Injustiça
2-Coisas do Esp.Santo
2-Igreja


3-Globalização
3-Tricotomia
3-Sete Julgamentos


4-666
4-Deus  Tri-Uno
4-Oito Alianças


5-Apocalipse
5-Nomes da Divindade
5-A família


6-Nova Era
6-Orações











O QUE DIZEM
1 -Stanley M. Norton
 


"As opiniões não trinitarianas, tais como modalismo e o arianismo. reduzem a doutrina da salvação a uma charada divina. Todas as convicções básicas que se centralizam na obra da Cruz pressupõem a distinção pessoal dos membros da
Trindade. Refletindo, podemos perguntar se é necessário crer na doutrina da Trindade para ser salvo."

2 - O. S. Boyer


"Trindade. A união de três pessoas. Pai. Filho e o Espírito Santo, em uma só Divindade. As três pessoas são distintas, iguais e por conseqüência, co-eternos econsubstanciais em uma só individual natureza. Cada uma dessas pessoas é Deus. E no entanto só há um Deus. O vocabulário não se encontra nas Escrituras. Mas veja: Mt. 28:19; I Cor 12:4-6; II Cor 13:13; Ef 2:18, 3:14-17, 4:4-6; II Ts 2:13-15; Hb 6:4-5; I Jô 3:23-24; Ape 1:4-5."
3 - Dr. C. I. Scofield
 
"No progresso da revelação do único Deus Verdadeiro aparece claramente no Novo Testamento. Existindo em três pessoas divinas: chamadas aqui 'o Pai, o Filho e o Espírito Santo'; compare também Mt 3:16-17; I Cor 12:4-6; II Cor 13:14; Ef 2:18, 4:4-6, 5:18-20; I Pé 1:2; Jd v 20-21."

4 - Pr. Isaías Ferreira da Silva
"Nós cremos e estamos diante de um Deus divino que nas suas manifestações,apresenta três pessoas ilustres e também divinas, agindo em suas distintas,operações para salvar a humanidade. O 'Pai', o 'Filho', e o 'Espírito Santo' temíntegra participação na obra de redenção salvadora de cada Cristão."

5 - Igreja Evangélica Assembléia de Deus


"A evidência doutrinária Bíblica Assémbleiana ensina nos primeiros itens do seu credo, que cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: O 'Pai', o 'Filho', e o 'Espírito Santo' (Dt 6:4; Mt 28:19; Mc 12:29). No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e o Espírito Santo, conforme determina o Senhor Jesus Cristo (Mt 28:19; Rm 10:13, 3:24-26; Hb 5:9, 7:25)."

6 - Igreja Adventista do Sétimo Dia
"Quando Cristo chegou ao Jordão para ser batizado, João recebeu uma nobreza e pureza que nunca vira antes. Sua presença irradiava santidade, compaixão, amor divino. Jesus era Deus e Homem quando batizado por João, saiu da água e recebeu o Espírito Santo, na forma de uma pomba, e a voz do pai o recebeu como '... filho amado' (Mat 3:16-17)."
O Espírito Santo não é uma entidade neutra, um robô que executa a vontade doPai. Ele é DEUS, com intensa simpatia, gênio criativo e iluminado, nos ajuda nas fraquezas e intercede por nós com gemidos que as palavras não podem explicar (Rm 8:26) (Lições para os pequenos grupos)

A TRINDADE
Palavra introdutória
Diante da crise atual muitos tem se afastado da fé Cristã genuína, desprezandoos bons costumes e os princípios, deixando-se envolver com vento de doutrina, com espíritos enganadores e doutrinas de demônios, deixando o Evangelho da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo para se envolverem com outro evangelho, que não é outro mais são muitos que vós inquietam transtornando o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (Gl 1:6-9). Nós os salvos devemos estar preparados com todas ferramentas como está escrito em Efésios 6:13. Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal. e. depois de terdes vencido tudo permanecer inabaláveis.Estais pois firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz; abraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis

Pai
DEUS CRIADOR - ELLOHIM Filho Um só Criador
Espírito Santo
- PRIMORDIOS DA PALAVRA TRINDADE 


Aparece a Tri-Unidade pela primeira vez em Gêneses 1:26, quando El-lohim, disse "façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança".Apalavra El-lohim traz o sentido na palavra no plural, no relacionamento humano com mais de uma pessoa que, forma a Divindade. Encontramos aqui a primeira palavra no sentido plural escrita na Bíblia Sagrada. (Gen 1:26), encontramos nesta apresentação a Tri-unidade - Trindade.

1-2 - NO ÉDEM: Dispensação da Consciência

A respeito do homem após de ter pecado surge a dispensação da Consciência,disse Deus: "Eis que o homem é como um de nós" (Gen 3:22). A palavra nós se encontra no plural, nesta palavra nós encontramos com certeza mais de uma personalidade e não podemos dizer que sejam os anjos porque os anjos foram criados por essa Divindade, O Pai, O Filho e o Espírito Santo.

2-2 - NA TORRE DE BABELhttp://www.youtube.com/watch?v=TT4ALyZ4HG0
No relato bíblico lingüístico, na confusão das línguas na torre de babel, lemosduas palavras que as suas pronúncias se encontram também no , a palavra - desçamos e confundamos -, por se achar estas palavras no plural só dizer que encontra-se aqui mais de uma pessoa. Esta apresentação de Deus "Trino-Único" apresenta a Santíssima Trindade, O Pai, O Filho e o Espírito Santo. "Eia desçamos e confundamos ali a sua língua". (Gen 11:7)

3-2 -NA CHAMADA DE ISAÍAS
http://www.youtube.com/watch?v=QIm-eRBqjLoNa chamada de Isaías para o seu ministério profético, messiânico, Deus Trino-Uno se manifesta usando palavras pluralizadas. Quanto à chamada Messiânica de Isaías, lemos as seguintes palavras: "quem enviarei, quem há de ir por nós" (Is 6:8). A palavra nós se encontra no plural onde podemos encontrar mais de uma pessoa o Pai, o Filho e o Espírito Santo - a Trindade.

3 - Primórdios da palavraTrindade -teológico
Aparece a palavra trindade pela primeira vez por Teófílo na forma Grega, e por Tertuliano forma latina no fim do segundo século, depois de Cristo. Tertuliano não foi o inventor da doutrina da trindade e sim ele conjugou as coisas e criou o vocábulo "Trindade" para descrever a união divina e harmoniosa de três pessoas em uma só Divindade. Essa atitude não foi uma invenção e sim um reconhecimento de um Deus Trino-Uno, a Trindade já existia em toda a Bíblia, na triunidade Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, já existiam desde o princípio de todas as coisas. (João 1:1)

FALTA UMA FOLHA
6-3 MONARQUIANISMO
1-De 250 - 350 AD surgiram os chamados Monarquianismo, assim chamado por Tertuliano aos opositores da doutrina do Logos os Alogoi, os que rejeitaram o Evangelho de João. Os Monarquianismo se dividem em dois grupos os quais são: J,- o monarquianismo dinâmico, que dizem que Deus deu força e poder para Jesus adotando-o como filho, negam a divindade absoluta de Jesus e também a trindade, negam a eternidade de Jesus, pois considera Cristo um deus de segunda categoria igual aos ensinos dos Testemunhas de Jeová.-OMonarquianismomodalista, que ensinava que as três pessoas da Trindademanifestavam-se de vário modos (por isso que se chamam demodalistas), ensinam que o Pai nasceu e sofreu e que Jesus era o Pai (por essa razão são chamados de Patripassianistas no Ocidente). O Pai encarnou-se em Cristo e sofreu com ele. O Bispo Sabélio foi quem mais destacou esta heresia, segundo esta doutrina, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas três aspectos da Divindade, sendo portanto uma só pessoa (ensinamento da Igreja Pentecostal Unida do Brasil), hoje chamado de Sabelianismo ou modalismo.

7-3 ARIANISMO
http://www.youtube.com/watch?v=oux4lENQXaY#t=121
Fundado por Ário, já no terceiro século, entre 321-325, Ário pregava que o filho Jesus era criatura (doutrina advogada hoje pelos Testemunhas de Jeová). Esta inovação sacudiu o Cristianismo da época, esta encrenca nasceu em Alexandria, Egito, e terminou no primeiro concilio da História, no concilio de Nicéia, onde pela primeira vez se reuniram os Bispos do Oriente e do Ocidente para discutir a causa arianista, na cidade de Nicéia onde foi condenada esta doutrina.

8-3 MONOFISISMOhttp://www.youtube.com/watch?v=oux4lENQXaY

http://www.youtube.com/watch?v=oux4lENQXaY#t=121

Esta doutrina defende uma única natureza de Cristo, só a divina ou divina humana. No século IV esta doutrina foi condenada no Concíclio da Calcedônia, em 451, esta decisão foi rejeitada por Jacó Baradeus, e seus seguidores que continuaram a ensinar no século V, por isso essa doutrina ficou conhecida como jacobitas. Os jacobitas negam o poder natural de Jesus como Deus. Até hoje muitos ensinam que Jesus abdicou de sua deidade quando esteve na terra como homem que os poderes sobrenaturais eram oriundos do Espírito Santo. Refutação: como fica a adoração de Jesus?
- Jesus foi adorado (mt 2:2-11, 14:33; Marcos 15:19)
- Nunca recusou adoração (Mat 8:2, 9:18, 15:25)
Os discípulos adoraram Jesus (Apõe 19:10, 22:9-10)

4-IGREJA APOSTATA.(Poc.17:.1ª7-18:1ª8,20ª24)
Uma onda de heresias e seitas (falsas igrejas) tem se levantado no mundo trazendo a ressurreição das seitas antigas. Hoje estas apresentações com nova roupagem abrindo assim caminho para o ditador religioso que preste está, a sua apresentação no mundo como líder religioso; apoiado por todas estas Igrejas, que ensinam tais doutrinas como o modalismo, sabelianismo.patripassianistas. Cristissianistaseunicistas.Vejamos

1-4 MODALISMO MODERNO
Depois de passado mais ou menos cem anos em Roma, Ásia Menor, Síria e Egito, o sabelianismo. Em 263 AD, Dionísio de Alexandria enfrentou o próprio Sabélio,derrotando o sabelianismo o qual foi também repudiado pelo cristianismo da época. Desaparecido completamente da história depois deste combate. Depois de muitos séculos, esse ensinamento retornou das profundezas do inferno (isso mesmo), por John G. Schepp fundador da seita, em 1913, "só Jesus". Esta seita ensina que o Batismo salva, como os ensinos da Congregação Cristã no Brasil, e deve ser realizado só em nome de Jesus, seus adeptos não seguem a fórmula batismal "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"(Mat 28:19). Por este motivo, essa seita tem provocado muitas divisões nas igrejas evangélicas.A seita "Só Jesus" depois se dividiu em várias facções, entre as quais nasce aIgreja Pentecostal Unida do Brasil, que também é modalista e batiza só em nome de Jesus.

2-4 TABERNÁCULO DA FÉ
Fundado em 1906 trazendo a doutrina modalista, pois seguem o ensino de seu líder William Marrion Branham, chamado pelo seus adeptos de "Profeta do Século" e "mensageiro do Apocalipse", William Marrion Branham como os demais fundadores de seitas, arroga para si a mesma autoridade de profetas e Apóstolo da Bíblia e nega a doutrina bíblica da trindade e o batismo nas águas é realizado só em nome de Jesus.                            

3-4 VOZ DA VERDADE


É uma seita que colocou o nome da Igreja o mesmo nome do conjunto Voz da Verdade. São uma seita e atacam a doutrina bíblica da Trindade, e batiza nas águas só em nome de Jesus e brigam pela doutrina umicista. Ele e a Igreja Pentecostal Unida do Brasil estão matando o Pai só querendo o Filho e menosprezando o Espírito Santo.Usam suas músicas para ingerir seus ensinos como pescadores de aquário em nossas igrejas. Muitos pastores não se deram conta desta gravidade. Suas músicas são cantadas sem restrição alguma.http://www.youtube.com/watch?v=3yp-4FRUVYY

4-4 TESTEMUNHAS DE IERROCUA

Este movimento foi fundado em 1987 em Curitiba, Paraná, por Ivo Santos deCamargo, que afirma nunca ter pertencido a uma igreja evangélica, diz ter recebido uma revelação de Deus sobre a pronúncia do tetragrama (YHWH). Nesta - ensinamentos já estão até no Rio Grande do Norte, negam a doutrina da trindade mais chamamos de josuelitas como as Testemunhas de Jeová deRuselitas, diz o Senhor Ivo que j defende a deidade absoluta de Jesus. Mas são sabatistas, guardam o sábado como os Adventistas do Sétimo Dia. São sabelianistas como a igreja e conjunto Voz da Verdade

5-4 IGREJA LOCAL


Witness Lee (李常受 Lǐ pinyin: Chángshòu) (Chefoo1905 —Anaheim9 de Junho de 1997) nasceu em Chefoo, Província deShandong, na China, em 1905. Se tornou um cristão em 1925, participando inicialmente de agrupamentos pentecostais e dos Irmãos Unidos (United Brethren), aderindo mais tarde ao ministério do conhecido cristão chinês Watchman Nee. Convidado por W. Nee, Witness Lee mudou-se para Xangai onde trabalharam juntos em cooperação. Em 1933, Lee transformou-se num cooperador de tempo integral de Watchman Nee. Nadécada de 1940, com o avanço do Comunismo na China, Witness Lee foi enviado por Watchman Nee para Taiwan para continuar ali o ministério. Durante os anos 50, Lee trabalhou também com Theodore Austin-Sparks, com quem teve conferências em Taiwan em 1955 e 1957.

Tem como fundador e líder mundial Witness Lee, percorrem o Brasil em seuônibus que é uma biblioteca ambulante conhecida como "Expor-livro Arvore da Vida" e seu jornal "Árvore da Vida". Eles não evangelizam os descrentes, procuram desfazer das outras igrejas: a Igreja Local adota uma estratégia de trabalho de evangelização, evangelizando as pessoas que já são crentes pertencentes a outra igrejas evangélicas (Gal 1:6). Muitos tem se debandado de suas igrejas e ingressando no movimento de WitnessLee, acreditando que desta vez encontraram a verdade. CAPITUlO - 2

O GENESE
O princípio criou Deus os céus e a terra (Gen1.1). Aqui está o Gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou (Gen 2:4).

1-1 O UNIVERSO QUE O SENHOR DEUS OS CRIOU - "JEOVÁ EL-LOHIM"Os astrônomos calculam que a Via - Láctea, a galáxia a que nossa terra e o nosso sistema solar pertencem, contém: -30.000.000.000 de sóis, muitos deles imensamente maiores do que o nosso que é um milhão de vezes maior do que a Terra. -A Via -Láctea tem a forma de um delgado relógio, medindo seu diâmetro 200.000 anos luz
-Ano -luz é a distância que a luz percorre em um ano, à razão de               300.000 km por segundo. -Há, pelo menos, 100.000 galáxias como a Via - Láctea, algumas das quais a distância de milhões de anos-luz umas das outras.Obs.: tudo isso pode ser apenas um tênue argueiro no além do infinito, na extensão infinita do espaço. (Manual Bíblico Henry H. Halley, Pg. 59).http://www.youtube.com/watch?v=t8ewB2oxXic

2-1 EL-LOHIM "DEUS CRIADOR"

El-Lohim o primeiro nome da manifestação da divindade, esta manifestação nos dá um aliado muito forte, que nos revela a primeira manifestação da trindade na criação, por isso a palavra El-Lohim, se apresenta ao plural e no mesmo tempo no singular..No plural e que podemos afirmar a existência de mais de uma pessoa .

3-1 No singular –Nesta forma encontramos a imagem de uma só pessoa a eterna e santíssima trindade”DEUS”(O Pai, O Filho e o Espírito Santo).(Gen.1;27,como autor de todas as coisas(Gen.1;1)

4-1 No Plural - Na forma plural surgi ai o aparecimento de mais de uma pessoa ,podemos aqui confirmar e dizer que aqui encontramos pela primeira vez Deus na forma tri Uno “EL-LOHIM” no plural. O Senhor Criador (Gen.3;22-Jo.1;1)

5-1 A palavra El –LOHIM o nome da manifestação de Deus Criador ,encontra se na Bíblia Sagrada mais de 2600 vezes ,principalmente no Velho Testamento ,onde a Tri-Unidade se manifestou-se como riador..
6-1
7-1
2-OBRA DA SALVAÇÂO
1-2- O OUTRO;
Deus filho roga a Deus Pai para enviar outro Consolador para estar com seus servos para sempre (João 14:6), este outro não deixa de ser a pessoa do Deus Espírito Santo. O Espírito Santo permanece conosco para sempre nos dirigindo, guiando, ensinando, consolando e advogando nossas causas, e assim completada a obra Salvadora. Para este (completar).
2-2- A- DEUS;
Eu particularmente acredito em Deus. £ste Ùnico, Verdadeiro, Criador de todas as coisas, Altíssimo, Eterno, todo Poderoso, Senhor "Adonai e Jeová", como ele é único para que nome? Estes nomes acima citados são nomes de suas manifestações, Os nomes servem para o mundo físico para identificação de uma pessoa entre outras pessoas, e não para o mundo moral Espiritual, no relacionamento IxJrn Deus.
3-2 DEUS VERDADEIIRO;Cada pessoa da Trindade é Deus Verdadeiro a Bíblia diz que há um só Deusverdadeiro (Deut 4:35-38; Is 44:6-8, 45:5ÍÍV46:9). A mesma Bíblia afirma que cadaparticipante da trindade é Deus verdadeiro. Vejamos O Pai é chamado Deus verdadeiro(João 17:3;- I Cor 8:4-6;- Ef 4:3-6) O Filho é chamado Deu Verdadeiro (João 1:1; Rom 9:5; Heb l :8-9) O Espírito Santo é chamado Deus Verdadeiro (At 5:3-4, 7:5 ££'*J j •
4-2 DEUS DE ISRAEL;
A Bíblia Sagrada comenta que a existência de um só Deus de Israel (Deut 5 : l .6-7). Nela mesma se encontra escrito que cada pessoa da Trindade é Deus de Israel. O Pai é Deus de Israel (Sal 72:18) Senhor Prometido O Filho é Deus de Israel (Ez. 44:2; Zc 1:16-17) O Espírito Santo é Deus Israel (II Sam 23:2-3)
5-2 ORGANOGRAMA ; Casca - Película forte - Casca – Pelic forte
O Ovo Gema - Produto - O Fruto Polpa - Produto Clara - Produto - Semente - Produto

CAPITULO-3
AS MANIFESTAÇÕES DE DEUS
TRINO-UNO NA DIVINDADE
l- Procuraremos revelar com bastante zelo e reverência os nomes de Deus Tri -uno nas suas manifestações na Divindade: só há um Deus. Por ele ser único e verdadeiro /opera na sua tri-unidade, este Deus não é três deuses, sim um Deus na tri -unidade de três pessoas distintas, podemos compreender que não há um nome diretamente pessoal e sim nomes de suas manifestações nas comunicações com o mundo que vivemos e com o relacionamento da divindade com o homem. Vejamos os nomes de suas manifestações que aqui apresento não nomes pessoais, porque? Por que ele é o único, por ser único não é necessário ter nomes. Os nomes que levam Deus Tri -uno são nomes de atributos e manifestações. Vejamos os nomes de suas manifestações.
1-3- Deus Criador
Esta é a primeira manifestação de Deus Trino-Uno como criador, a BíbliaSagrada, traz um grande comentário sobre o princípio de todas as coisas o Gênesis -princípio - onde inicia-se toda história da raça humana e do mundo onde vivemos. O Alfa e o Omega, do primeiro versículo de Gênesis ao último do Apocalipse. Deus trino preenche todo espaço começando pela manifestação datriunidade como Criador (Gen 1:1).ELOHIM: esta é uma palavra pluralizada onde encontramos a revelação de­ mais de uma pessoa participando da criação Isaías 45:- 18). O senhor Jeová apresenta-se como Deus verdadeiro por que só existe um Deus - Uno (v. 18). A Bíblia apresenta umsó criador porém a mesma Bíblia afirma e ensina que as pessoas da trindade participaramda criação. a- O Pai participou na criação (Gen.2; 4-Sam.2;8-Jo14;1Rom..1;20). b- 0 Filho participou da criação.(Jô.1;1-Mat..11;27-Luc.1;32-Col..1;15) c- O Espírito Santo participou na criação.- & ~23 •'-t-
2 -3- DEUS ALTISSIMO 
A segunda manifestação de Deus Tri-Uno, ele se manifesta como Deus Altíssimo. Esta manifestação aconteceu quando surgiu a rebelião no Céu sobre o comando de Lúcifer onde foi preciso Deus triuno se manifestar como Altíssimo, expulsando Lúcifer do Céu. A Bíblia Sabrada relata que só existe um Deus Altíssimo porém ela mesma afirma que cada pessoa da Santíssima Trindade é Deus Altíssimo operando na triunidade Deus. a- Deus Pai é Altíssimo *^& fV.2 ~ jíogu b- Deus Filho é Altíssimo (Mar 5:7) c- Deus Espírito Santo também é Atíssimo
3-3-DEUS ETERNO
Na terceira manifestação de Deus Tri -uno a divindade manifesta-se como Deus Eterno (Gen 21:33). Que não tem princípio nem terá fim. O mistério é tão grande os profetas e os homens de Deus no passado que já estão na eternidade para nós e o nosso sistema de vida já se passaram muitos anos mais na eternidade o tempo é agora. O Pai o Filho e o Espírito Santo participam da eternidade porque são eternos, a Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é eterno (Is 40:28, 41:4, 43:10-13, 44:6-, ' Pedro 3:8), do mesmo modo a Bíblia ensina e afirma que cada pessoa da trindade são eternas.a- Deus Pai é eterno ( Sal. 90: l -2, 93: l -2)b- Deus Filho é eterno (Is 9:6; Mq 5:2; João 1:1-8,Apõe 1:17-18)c- Deus Espírito Santo também é eterno (Gen l :2; Heb 9:14)
4-3-DEUS TODO PODEROSO
Para a quarta manifestação de Deus Tri -uno como Deus todo poderoso - EL-SHADDAY - Jesus Cristo usa este nome quando lhe foi dado todo o poder tanto no céu quanto na terra. A Bíblia Sagrada apresenta que somente Deus é poderoso (Sal, 89:6-8; Is 13:3; Jer 10:6). Ela também afirma que cada pessoa da trindade são onipotentes. Deus todo poderoso - EL-SHADDAY. a- O Pai é Deus todo poderoso (Is 14:27; Ef l: 17-19) b- O Filho é Deus todo poderoso ( Mat 28:18; Fil 3:21; Apc.1:8, 3:8) c- O Espírito Santo também é Deus todo poderoso (Zc 4:6; Luc 1:3.5; Rom 15:13
5-3YHWH—ADON-ADONAY"
Na quinta manifestação de Deus Tri -uno na Divindade traz o relacionamento dó Senhor.Não podemos deixar de apresentar o valor dessas quatro letras que é o principal significado do nome "SENHOR" como "Adon, Adonay", e também como Jeová, sendo que o relacionamento como Adonai aplica-se no Velho Testamento do homem com a Divindade "Deus Tri -uno" (Gen 24:9-10 e 12), e do Servo para seu Senhor, quando a letra é minúscula na palavra senhor refere-se relacionamento humano, quando a letra é maiúscula o relacionamento está se referindo a uma das pessoas da tri- unidade "DEUS". a- Senhor Deus Pai b-  Senhor Deus Filho c- Senhor Deus Espírito Santo
6-3-JEOVA-O SENHOR
sexta manifestação de Deus Tri -uno como "Senhor Jeová"O
principal significado do nome "SENHOR" em português Jeová tirado dapronúncia "YAHWEH" é o Auto-existente: literalmente, aquele que é o que é.portanto é o eterno EU SOU. É significativo que o primeiro aparecimento do nome Jeová nas Escrituras segue-se à criação do homem. Foi Deus Tri -uno (Eloim). O primeiro relacionamento da Divindade com o homem foi feito por JEOVÁ ELOIM e seguem o relacionamento de Deus com o homem.
7-3- Relacionamento de Deus com o homem O relacionamento do homem com Trino Uno muito forte para com o homem nas seguintes manifestações: 1-7- JEOVÁ: JIREH - O Senhor provará O significado desta palavra o Senhor o provera este foi o nome que Abraão deu, ao lugar onde iria sacrificar Izaque, e o Senhor providenciou o carneiro para o holocausto "Monte do Senhor provera" (Gen 22:12-14). 2-7 - JEOVÁ RAFA - o Senhor que cura - Êxodo . 15;26. O Ministério da cura foi constituído pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz Foioutorgado aos seus servos (Mat 10:1; Mar 16:17),. os que crerem. Este ministério que e a libertação. ••Este nome indica a cura do corpo físico ,como também esta ligado a cura da alma. 3-7 - JEOVÁ NISSÍ - O Senhor é a minha bandeira Há um costume entre os crentes de fazer votos, e quando é atendido ele dá um culto de ações de graças. Moisés sendo vitorioso edificou um altar a Deus e colocou o nome "o Senhor é a minha bandeira" (Ex 17:1 1-15) 4-7 -JEOVÁ SHALOM - A paz do Senhor Paz era a saudação de Jesus Cristo e dos Anjos quando visitava alguém, Pazseja convosco, deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. A paz seja contigo, foi a saudação oanjo que tranqüilizou Gideão (Jz 6:22-23).5-7 - JEOVÁ SHAMAR - O Senhor está presente Ez.48;35 Este nome significa a presença de Deus entre nós (Exo.33;14e15 ) , nos cultos e nas reuniões o Senhor sempre está presente (JEOVA -SHAMAR). Quando O Senhor tinha deixado Jerusalém depois voltou para ficar Ezequiel disse (JEOVÁ-SHAMAR) a presença de Deus em nós). O Senhor está presente (Ez. 43:2a5 -Mat 28:20; Heb 13:5-Jo.14;16e17) 6-7--JEOVÁ TSIDKENU (ZIDEKENU) - O Senhor é a nossa justiça O Senhor é a nossa justiça, foi o título sabiamente do rei que disse. "Ê" o seu nome se chamará "O Senhor justiça nossa" (Jer 23:6, 33:i6. 32:39-40). Como também está escrito em .Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.7-7 - JEOVÁ MICADISKIM - O Senhor que nos santifica A ordem que Jesus Cristo deu sede santos porque eu sou santo.Santificar e tornar-se sagrado, separado do mundo e do pecado, consagrado oque vive para Deus. a- A santificação por Deus (I Tess 5:23: Ez 37:28) b- A santificação por Jesus Cristo (Jo 17:19:*1 Cor l :2-30) c- A santificação pelo Espírito Santo (Rom 15:16; I Cor 6:11; II Tess 2:13; I Pedro1:2)Obs: esses são os relacionamentos da Divindade com o homem para o ajudar, santificar para preparação da ida às regiões celestiais. Além desses Jeová possui outros relacionamentos como "Jeová Sabão*' Senhor dos Exércitos, e outros mais.
8-7 – SENHOR A Bíblia afirma que só existe um Senhor "Jeová" (Mar 12:29) entre a .Divindade no entanto as mesmas Escrituras Sagradas afirmam que cada pessoa da Trindadeé Senhor. Vejamos:a- O Pai é Senhor (Mal l;6- Mat 21:9, 22,37)b-  O Filho é Senhor"(. Ron.10;11,12- l Cor. 12:3; Ef.4;4,6- Fil 2:11)c- O Espírito Santo é Senhor (Ez.2:1,33;ls 6:8-10; At.28:25,27;- João J4:14-17)

CAPITULO 4
ATRIBUTOS PESSOAIS
DE DEUS TRINO-UNO
l - Como já citamos várias vezes neste periódico Bíblico, que Deus ele é Tri-unoapresentado por três distintas pessoas, e todas estas pessoas são independentes um do outro .no cante ao relacionamento humano cada um em sua função distinta.Deus criou o homem, o homem tentado por Lúcifer saiu da presença de Deus foi para as trevas a maneira mais lógica que Deus pai achou para recuperação do homem foi mandar Deus Filho para a obra da restauração da humanidade que a mesma acha-se nas mãos de Satanás. O Espírito Santo capacita o homem lhes dando os dons espirituais para o seu elevo espiritual, advoga suas causas, ensinando e ajudando nas horas difíceis e também cooperando nas orações.As coisas de Deus Tri-Uno não são tão difíceis de entender, vejamos que está escrito na carta do Apóstolo Paulo quando ele colocou a Igreja de Corinto em ordem através do ensino - doutrina - vejamos o que o apóstolo escreve (I Cor 12:1). Os bojis operacionais de Deus Tri-uno em cada pessoa da trindade observamos os seguintes:
1-4 DONS DE DEUS OPERACIONAIS
No versículo seis predomina as operações mais o mesmo Deus que opera tudo em todos. Este é o ministério operacionais de Deus Pai no corpo que é a Igreja. Vejamos: - operações de Deus:
Criar;
Restaurar - (enviou Jesus);
Salvar;
Sós;
2-4-OS DONS DE CRISTO:-- MINISTERIAIS --
No versículo cinco já encontramos a apresentação de outra pessoa com funçãodiferente, e esta pessoa é o Filho (Jesus Cristo). ''O SENHOR" que se apresenta navariedade de Ministério mais o Senhor- Jeová - é o mesmo: - Ministério de Cristo:
A postolado;
Evangelismo
Profético -
Pastorais
Doutorado — ensino
Estes dons tem a função de restaurar o homem das mãos de Satanás. para o reino de Deus, distribuído pela operação do Espírito Santo.
3-4OS DONS DO ESPÍRITO SANTO - DONS ESPIRITUAIS
Já no versículo quatro encontramos a terceira pessoa, a pessoa do Espírito Santo apresentando as evidências espirituais, também neste versículo encontramos a mudança da pessoa como também da função:
3 – Dons de Revelação
3-Dons Vocal
3- Dons de Poder
1-Dom da palavra da sabedoria
1-Dom de profecia
1-Poder
2-Dom da palavra da ciência
2-Dom de línguas
2-Fé
3-Dom de discernir espíritos
3-Dom de interpretar línguas
3-Cura
Todos esses dons e manifestado por uma distinta pessoa da triunidade como ele quis, quando quis e quem quis usar (I Cor 12:11). 

CAPITULO -5 
 Cada pessoa da tri-unidade possui seus atributos pessoais A Bíblia Sagrada nos deixa um grande respaldo sobre este assunto dos atributos de cada pessoa da trindade, todos são onipresentes, oniscientes, onipotentes, santíssimos, verdadeiros e são unidos e ambos tem vida próprias. Vejamos:
 1 -5-ONIPRESENTE A Onipresença como já tenho citado que é um dos Atributos da tri-unidade. Todas pessoas da trindade são Onipotentes: 
 a- Deus Pai é onipresente
 b- Deus Filho é onipresente 
 c- Deus Espírito Santo é onipresente
 2-5 ONISCIENTEA Bíblia nos ensina que somente Deus Tri -Uno é onisciente (I Reis 8:39; Dn 2:20-22; Mat 24:36). Porém ela mesma também nos ensina que cada pessoa da Trindade é onisciente. Vejamos: 
 a- a onisciência de Deus Pai 
 b- a onisciência de Deus Filho 
 c- a onisciência de Deus Espírito Santo
3-5ONIPOTENTE.A Bíblia Sagrada nós apresenta um Deus Trino-uno, todo poderoso e único "El -Shaday" e só ele é Deus. No entanto ela também afirma as Escrituras Sagradas que cada pessoa da trindade é onipotente. Vejamos: 
 a- Deus Pai é onipotente 
 b- Deus Filho é onipotente 
 c- Deus Espírito Santo é onipotente
4-5 SANTÍSSIMO Deus é santo e é dessa santidade que todo aquele que crer verdadeiramente fazem parte. A primeira letra da palavra Deus é a letra "D" de divindade, a última é "S" de santidade e no meio ficou a palavra "EU" que representa o ego de cada pessoa que tem que se achar entre a divindade e a santidade. O destino do Espírito avivado é a santidade para se tornar eterno, como assim tem que ser cada crente. Sede santo por que eu sou santo. Foi palavra de Jesus, vejamos: 
a- A santidade de Deus Pai 
b- A santidade de Deus Filho 
 c- A santidade de Deus Espírito Santo
5-5 VIDAQuando Deus tri-uno fez o homem. Ele como a fonte da vida sendo ele a própria vida. Assoprou nas narinas de Adão dando-lhe fôlego de vida. O movimento donovo sistema mundial "Nova Era" para confundir os Cristãos ensina que Deus é a vida. Temos que ter muito cuidado o com certos ensinamentos pois estamos vivendo na época das seitas e heresias. A Bíblia é bem clara a dizer que Deus é a fonte da vida, como também afirma que as três pessoas da trindade são também vida. Vejamos: 
 a- Deus Pai é vida 
 b- Deus Filho é vida 
 c- Deus Espírito Santo também é vida 
 6-5 VERDADEIRO O assunto de deuses é muito grande e muito discutido por muitas seitas e cada uma trás o seu deus e proveta, e o ideal deles é atacar o Cristianismo certo dia perguntei a um budista se Buda é Deus a resposta foi sim tornei a perguntar ele venceu a morte ressuscitou a resposta foi não ele não ressuscitou. Não é verdadeiro porque verdadeiro só existe um/Jesus Cristo e este morreu e no terceiro dia ressuscitou: "e ele venceu a morte".A Bíblia afirma que só há um Deus verdadeiro e nele está toda a verdade. Ela a Palavra de Deus também afirma que cada pessoa da trindade também são Deus verdadeiro e da verdade. Vejamos: 
 a- a verdade de Deus Pai
 b- a verdade de Deus Filho
 c- a verdade de Deus Espírito Santo.
 7-5 UNIÃO: UNIDOS Um dos maiores desejos de Jesus Cristo na oração de interseção é de entrega que ele orou ao Pai foi revelada união que há entre ele e o pai. Tenhamos por exemplos nesta oração o termo de união "Eu e o Pai somos Um". A Bíblia afirma que nas três pessoas da trindade há união. Vejamos: 
a- a união entre Deus Pai e Deus Filho
b- a união entre Deus Filho e Deus Espírito Santo 
c- a união entre Deus Espírito Santo e Deus Pai
8-5 UM SÓ Cremos em um só Deus, como nos ensina a Santa Palavra de Deus a BíbliaSagrada, um só Pai. um só Filho, um só Espírito Santo o qual esses três fazem a unidade "DEUS", como também cremos em um só Evangelho em vários livros, em um só amor como também podemos compreender que só existem um só. Vejamos.
a- um só Deus Pai
b- um só Deus Filho 
c- um só Deus Espírito Santo
d- um só Deus Trino –uno
9-5 OS NOMES A manifestação de Jesus Cristo no nosso mundo se deu em três tempos: como homem, como filho de Deus e como Deus, como homem recebeu o nome de Jesus Cristo, como Deus recebe os nomes de suas manifestações. Deus Pai recebe vários nomes, nomes de suas manifestações principalmente "EU SOU O QUE SOU", Jeová, "O SENHOR", quanto ao Espírito Santo recebe vários nomes dentro da Parakletologia. Vejamos,
a- Espírito Santo Espírito consolador Advogado Espírito de doação Espírito de santificação 
1-11-Fórmula 
2-11-A fôrma Batismo Mt28:19) apostólica Co13:14)
3-11 -A formada bênção 
4-11 - A forma da salvação (Ef l :4) (Jo3:16), o Espírito Santo operou pela palavra profética 
5-11 - Deus prometeu Jesus (I Pé 1:10)
12-5- Não podemos confundir:
l -12 - Quanto ao ser Deus é um 
2-12 - Quanto à personalidade Deus é três 
3-12- Deus na operação (I Co 12:6) 
4-12 - Cristo no Ministério (I Co 12:5) 
5-12 - O Espírito Santo nos Dons Espirituais (I Co 12:4)
13 A Bíblia afirma que os três são um:
1-13 - Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a palavra (Jesus Cristo) e o Espírito Santo. Estes três são um. 

CAPITULO-6 A pessoa do Espírito Santo
1-6 O Espírito Santo como uma pessoa da Divindade O Espírito Santo é revelado como uma pessoa Divina (Gen 1:2; Jo 14:1617,26;16:7,13). O nome Espírito Santo, estas duas palavras Espírito e Santo identificaapersonalidade pessoal do Espírito Santo 
1-2 Espírito, no Grego — Pneuma - que quer dizer: vento, sopro, óleo, vida, poder,respiração e todo o quanto estamos estudando neste capítulo. 
1-3 Santo - palavra Grega - Hagios - que quer dizer venerável, digno, sem pecado, puro,reto e o oposto do pecado. O Espírito Santo não é uma força ativa como dizem as Testemunhas de Jeová. Ele é uma pessoa da divindade que participa da Santíssima Trindade.
2-6 - O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade 
1-2 Ele é uma pessoa, como o Pai e o Filho (Mt 3:16-17, 28:19) 2-2 Ele é uma personalidade, com quem podemos nos comunicar e nos familiarizar (Fp 2:1;II Cor 13:13 3-6- Ele cooperou nas obras com Deus(Sal104:30) 
1-3-Na criação do sistema humano.(Gen.1:1e2) 
2-3 Na formação do homem(Jó33:4 3- 3 Na restauração do mundo(Gen2)
4-3 Na inspiração da Bíblia (II Ped l :21) 
5-3 No nascimento de Jesus (Luc l :35) 
6-3 Na dispensação da graça (At 2:1)
4- A 4-6- obra do Espírito Santo
l -4 A tarefa do Espírito Santo é
2-4 Liderar a Igreja (At 8:29-30; 13:2-4; 16:6-7). Como evangelizamos e como Podemos fazer o trabalho (At 16:6-7) 
3-4 Advogar "consolar" no Grego é o paracleto. aquele que ajuda (Jo 14:16-17,15:20-16:7-11) e advoga nossas causas. 
4-4 Destrói o mal e expulsa os demônios (Mat 12:28) para que podemos chegar ao Reino de Deus Deus. 
5-4 Convence do pecado (Jo 16:8-11) e deste mundo e nos livra do Juízo Final 
6-4 Regenera (Jo 3:5) O crente tem vida dirigida, regenerada e renovada pelo Espírito Santo. 
7-4 Nos dá vida (Rom 8:11-13), dá ao homem natural o direito de ser espiritual (I Co.5:45)
8-4 Santifíca (Rom 15:13) para sermos ministros da sua palavra e pregadores do Evangelho ;(Rom 15:16-19)
5-6 -trabalho junto ao Pai e ao Filho 
1-5 No ato batismo (Mt 28:19) fazendo parte da Santíssima Trindade (Mt :16-17; I Cor12:
4-6; II Cor 13:14; Ef 2:18, 4:4-6, 5:18-20; I Pé 1:2; Jd 20:21) 
2-5 na bênção apostólica (II Cor 13:14), três coisas importantes juntas: -O amor de Deus; --- -A graça do nosso Senhor Jesus Cristo - -A comunhão do Espírito Santo 
6-6- na saudação apostólica (I Pé l :2) nesta saudação está: 
l-6- A paciência de Deus Pai 
2-6- A aspersão do Sangue Jesus
3-6- A Santifícação Espírito Santo
7- 6-Os atributos do Espírito
Santo 
1-7 Ele tem atributos iguais ao do Pai e do filho 
 2-7 Eterno: o Espírito Santo ele é sem mácula (Hb 9:14) 
3-7 Onipresente: O Espírito Santo ele está em todos os lugares ao mesmo tempo e Ninguém poderá se esconder da sua presença (sal 139:7-10) 
4-7 Onisciente: o Espírito Santo conhece todas as coisas e os mistérios de Deus (ICor.2:10) 
5-7 Onipotente: O Espírito Santo ele distribui o seu poder como ele quer (I Cor 12:11) OBRIGADO SENHORPr.Isaias Ferreira da Silva.



******************************************************
1 - Apostila número 1 do kit Pneuma
PNEUMATOLOGIA COISAS PERTENCENTE AO ESPÍRITO SANTO
1-DIVERSIDADES DOS DONS :

CAPA

1-DIVERSIDADES DOS DONS : 

a- O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS

O Apóstolo Paulo querendo acertar as coisas na Igreja de Corinto, ensinou o povo a “Perfeição”se referindo as boas maneiras espirituais e a buscar os Dons do Espírito Santo para melhorar a convivência dos irmãos de Corinto. 

b-O APÓSTOLO PAULO APRESENTA- uma relação de nove manifestações do Espírito Santo para a Igreja: sabedoria, ciência, fé, cura, milagres, profecias, discernimento de espíritos,variedades de línguas, interpretação das línguas.

(I Cor. 12.8-10 ), Os dons do Espírito Santo são coisas individuais para cada crente, naquilo que para o crente for útil. (I Cor. 12.7).

c- ESSA DIVERSIDADE DE DONS - são para a Igreja local, operando individualmente a cada um como o Espírito Santo lhe conceder. (I Cor. 12.11).

d- ESTES DONS SÃO - divididos em três grupos. 
1-Dons de Sabedoria 
2-Dons de Expressão Vocal
3- Dons de PoderO PROPÓSITO DOS DONS SOBRENATURAIS.

1.- Para um fim proveitoso ( I Cor. 12.7 ).

2.- Para unificar o corpo e os membros, (I Cor. 12.11, 26, Ef. 4.11,16). 
3.- Para edificação da Congregação. (I Cor. 14.3, 5). 
4.- Para julgar ( I Cor. 12.24, 25 ). 
5.- Para ensinar e consolar, (I Cor. 14.31). 
6.- Para aperfeiçoamento dos santos. (Ef. 4.12, 13).
7.- Para participar da natureza Divina. (2 Pd. 1.3). 
8 - Para assegurar Sua Presença em nós. (I Jo. 3.24, 4.13) -Em uma chamada para o dom vocasional (Ef,4;4. 
9- A vocação destribuida (Rm,12;4) -A Distribuição com perfeição (Hb.2;4).todas essas manifestações depende da terceira pessoa da santissima Triunidadde,Quanto a segunda pessoa se manisfesta mais nos dons ministeriais( Rm.12.-Efe.4.11) -Na responsabilidade ministeriais
-No cuidar da Igreja sua noiva(Cl.12;5). e a primeira pessoa dessa santissíma Trindade opera na manifestações e todas operações. OBS .TODAS ESTAS MANIFESTAÇÕES 
ADORNAM A IGREJA E A EDIFICAM.

2-1 - DIVISÃO DOS DONS -(ICor.12:71) a-PRIMEIRO 
GRUPO, dons de revelação - revelando a sabedoria de Deus. 

1- - O dom da palavra da sabedoria. (V.8). 

2 - O dom da palavra da ciência.( V.8). . -REVELAÇÕES. 

3 - O dom de discernir os espíritos.( V. 10 )
b-SEGUNDO GRUPO

— Dons de expressão vocal. Transmitem mensagens nos dando o falar sobrenatural.

1- O dom da profecia. (I Cor. 14. 1-10). 

2- O dom de variedade de línguas.( V. 10 ) . . - PROFECIAS. 

3- O dom de interpretação de línguas.( V. 10 ).

c- TERCEIRO GRUPO - Dons de Poder. São para demonstrar o Poder de Deus sobrenatural. 

1-O dom da fé. (V.9). 

-2- Os dons de cura.( V.9 ). -MILAGRES. 

- 3 O dom de operação de maravilhas.( V. 10 ) .

d- A MANEIRA CORRETA DE USO DOS DONS. Ou são usados com, amor ou serão ineficazes para a Igreja 

(I Cor. 12.7).

3-1 PRIMEIRO GRUPO 
1 - Dons de revelação sobrenatural
1- DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA: Revelação ou expressão de Deus.(2 Pd. 3.15; Tg. 3.17-comp.II ), a manifestação desse dom, nos dá uma visão e compreensão, das profundezas e da sabedoria de Deus. ( Ef. 3.4 ). 
a- O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA, deixa o crente habilitado na obra de Deus para: 

1- Pregar e ganhar almas (V. 11.30), 

2- Convencer a consciência (2 Cor. 4.2- II Cor.2:12), 3- O crente fica com o conhecimento (Lc. 1 .77,1 Tm. 2.14). 

b-.DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA, é uma força nos trabalhos da Igreja: 

1- Capacita os crentes para o ministério. (I Cor. 12.28),

2-Desenvolve a obra da Assistência Social (I Cor. 12.28), 

3 - Com esse Dom toda a Igreja Funciona muito bem. 

2- DOM DA PALAVRA DA CIÊNÇIA. 

a- O DOM DA PALAVRA DA CIÊNCIA: “conhecimento do oculto” nos leva às profundezas de Deus nos fazendo conhecer o sobrenatural (Ef. 3.3) pelo qual podemos saber aquilo que pelo entendimento humano jamais podemos conhecer. (Ef. 17.19. 1 Cor. 2.9 e 10), por esse dom nos é revelado

1- A ciência do saber. (Ef. 1.17-19), 
2- A ciência do conhecimento. (Ef. 3.18,19) 

3 - A ciência do ensino. (Tt. 2. 11-Mat.28:19 e 20).

4-A ciência da escrita(1 Jo.2;1- Apoc.1;11)

b-Este Dom: é um dos dons que nos leva o conhecimento do mistério Divino, isto é, uma pessoa que descobre algo de Deus pelo impulso do Espírito Santo. (Jer. 33.3, I Rs. 18.17,24 v 30-36).

3- O DOM DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS.

a-POR MEIO DESTE DOM, o Espírito Santo revela que Jesus tem seus olhos como chama de fogo e por esse olhar Ele conhece o nosso íntimo. (Apoc. 1:14). e nos dá o conhecimento para discernir de onde provém os espíritos e as inspirações se é do Espírito Santo ou se vem de outra fonte. (Ap. 2.2, Gl 1.6-8, Jd.12, 15, Mt. 7.19). 

b- O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS, nos revela de onde vem as inspirações: 

1-Das ações (At. 5.1-11, ll Rs. 5.26,27);

2 -Das doutrinas (Cl. 2. f 6-18, 23- Ap 2:8,14ª20); 

3 -Das revelações e milagres. (At. 16.16-18, ll Rs. 2.9,). 

4 -Das manifestações proféticas se ela vem da inspiração Divina,(ICor.14:3-At.15:22-16:16ª18.) ou de pensamentos do coração ou de fontes impuras. (IJo.2:18, Ap. 2.20-24, Jr. 23.13, I Rs. 22.19-24) .



OBS. É BOM QUE OS PASTORES, levem a Igreja a buscar o Dom dediscernimento de espíritos. Pois constítui uma grande proteção Divina e a Igreja fica livre das más influências e dos falsos profetas que têm muitos tentando nos enganar 

( IJo.2:18 ). 
4-1 - SEGUNDO GRUPO 
DONS DO FALAR SOBRENATURAL
1-O DOM DE PROFECIA,
a- O dom de Profeçia nos transmitem mensagens nos dando poder para falar sobrenaturalmente
( I Cor. 14.3). Operando em vários sentidos.
1 - Na palavra de edificação. ( I Cor. 14.3),

2 -Na palavra de exortação. (I Cor. 14.3),

3 - Na palavra de consolação (I Cor. 14.3) 

4 - em alguns casos na predição do futuro. (At. 11.27-30). 

b- ESTE DOM. Sendo usado na direção e na orientação bíblica a Igreja é mais abençoada preparada para a batalha.( I Cor.14.8,Os 12.9-13) e faz o povo evitar a corrupção.(Pv. 29.18). 

c- O DOM DE PROFECIA - é limitado no uso natural ( I Cor. 14.29-3). A profecia não deve ser usada como fonte de consulta nem meio de obter direção de vida. Cristo é quem nos dirige.


d- O DOM DE PROFECIA - é sujeito à pessoa que o possuí. Na hora em que o profeta está falando em profecia não é Deus falando, e sim o homem estar transmitindo a mensagem que de Deus recebeu pela manifestação desse dom pela Pessoa do Espírito Santo ( 1-Cor. 14.20-33). Se fosse o próprio Deus que estivesse falando não era necessário ser julgada a mensagem profética. ( I Ts. 5.19-22, I Cor 14.29).


2- O DOM DE LÍNGUAS 

a- O FALAR EM LÍNGUAS; é o fato que ocorre quando alguém recebe o batismo com Espírito Santo é chamado Língua do Sinal, que é uma prova do recebimento do batismo com o Espírito Santo.


b-ESTE DOM É COLOCADO EM DUAS CATEGORIAS; "sinal e dom". á ocasião que a pessoa recebe direto o Dom de Língua e não o sinal. 




c- ESTE DOM ; possibilita uma profunda comunicação com Deus. (ICor.14:2), a pessoa que o possuí torna-se um poliglota o Espírito Santo pode usa - la em vários idiomas, por isso é chamado dom de línguas e traz um progresso de intímidade de vida e fé pessoal com Deus. (I Cor.14:29). 




d –ESTE DOM; em conjunto com o Dom de Interpretação tem o mesmo efeito que o Dom de Profecia ( I Cor 14.13 ). Este dom é uma porta que torna a oração e o Louvor mais profundo ( ICor 14.15- II Cor.14:22). Falar em línguas como sinal cessam, para poder continuar falar em língua é necessário receber as línguas como Dom. 




3- DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS 




a- O DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS, depende muito da condição de santidade, fé e de oração daquele que está interpretando, para que não entre fontes impuras. 




b- O DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS; é necessário que o intérprete esteja em profunda comunicação com Deus, para que não entre interferência de pensamentos pessoais do intérprete ou influência do diabo na interpretação.




c-ESTE DOM;; se manifesta de várias maneiras: - A mesma pessoa é usada em Línguas pode ser usada no dom de interpretação das línguas ( I Cor. 2.13, 14), como também pode ser usado por duas pessoas , uma em línguas e outra na interpretação das línguas.
5-1 TERCEIRO GRUPO 

DONS QUE MANIFESTAM O PODER DE DEUS POR MEIOS SOBRENATURAIS .

1-DOM DA FÉ 

a- Esta fé não se trata da fé para salvação nem da fé para receber o batismo com o Espírito Sano. (At. 16.31, II Ts 1;3) ( fé com recheio de amor, I Cor. 4.13).


b- O DOM DA FÉ - Traz o impulso muito grande e rápido implantado pela oração do Espírito Santo e nos da ação rápida daquilo que Deus determinou para fazermos, Nos dá a convicção de que tudo agora é possível (Jo. 11.41,42, Mc. 9.23, Jesus se refere a este dom em Jo. 14.12). Para o crente tudo é possível;.


c-ESTA FÉ - Pode ser do tamanho de um grão de mostarda tem a capacidade de resolver todos os nossos problemas, tanto material como espiritual. (Mt. 17.20).- É tão forte que vai além da imaginação do homem é produzida de tal modo que grandes milagres podem ser realizados por Deus.


d- ESTE DOM - É a alavanca que mexe a mão de Deus e dá o direito a quem o possuí de participar dos outros dons. (Jo. 14.12, Tg.5:17). 


2- DOM DE CURAR 


a-. OS DONS DE CURAR, agem através do Espírito Santo mas o poder curador que entra no doente pertence à Cristo pelo Sacrifício na cruz, O Profeta Isaias profetizou isso ( Is 53:2 ). Pedro em seu ministério de cura confirmou e deixou bem claro que o poder curador que recebemos faz parte do sofrimento de Jesus na cruz. (I Pd, 2.24).


b- O MANDAMENTO QUE JESUS, deixou antes de ser arrebatado ao céu refere-se á expulsão de demônios e a cura, pois estes estão ligada à pregação do Evangelho ( Mc 16.15,18- Mt.10:1). 




c- OS DONS DE CURAR, não significa uma capacidade pessoal que o possuidor possa curar, como e quando, essa capacidade só pertence à Cristo e o único Glorificado. (At. 3.12, At. 14.13-15) e o Espírito Santo age da maneira como Ele quer (I Cor. 12. 11). 




d.- ESTE DONS, estiveram no passado com os homens de Deus: 




a - Estevão (At. 6. 8 



b - Filipe (At. 8.7); 



c - Pedro (At. 4.6, 7 á 10); 



d - Paulo (At 14,8-10). 



e- A OPERAÇÃO DOS DONS DE CURAR, hoje é muito grande entre os homens e mulheres de Deus, na operação do Espírito Santo. (Jl. 2.28, Jo. 20 22). 



3-DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRE (MARAVILHAS) 



a- O DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES. tem as características do dom de curar, sendo que este dom opera no impossível. Jesus usou este dom. 




1 - Transformando água em vinho. (Jo, 2.7 8).




2 - Ressuscitando os mortos. ( Jo. 11.35-40).




b- O DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES. 



este dom é a interferência de Deus nas leis da natureza,- 



1- Abertura do Mar Vermelho,



2 - O Sol parou ,



3 - O relógio voltou os graus,



4- O machado que boiou. 



c- O DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES, operando no Velho Testamento. 




1-Na lepra de Naamã ,




2- Na ida de Jonas para Nínive, 



3- No vale dos ossos secos. 

d- O DOM DE OPERAÇÕES DE MILAGRES nos discípulos 

1- A sombra de Pedro curou, 

2-O arrebatamento de Paulo até o terceiro céu,

3- O lenço de Paulo curou. 

e- O DOM DE OPERAÇÕES DE MILAGRES, nos dias de hoje Deus tem usado muitos dos seus servos neste tão glorioso Dom. 

2 Os Símbolos do Espírito Santo. 

Óleo - Água- Vento - Fogo- Pombo - Selo– Chuva

1-2 -ÓLEO 
a- ÓLEO- (Azeite) –A Unção dado a Igreja como símbolo do Espírito Santo no (At. 1.8, Ex. 27 20 - Mt.25:6ª10). ÓLEO , produz luz no candelabro (Cristo) e no crente (Jo.1:4ª9, Ex. 25.31}. No tabernáculo havia dois lugares:
b-LUGAR SANTO (CANDELABRO) ,Cristo a cabeça da Igreja (Ex.25.31 Zc.4.2-6 
c- LUGAR SANTÍSSIMO TABERNÁCULO, a Igreja (A Glória de Deus manifestada a Shekínah na Igreja da oliveira (Cristo) (Ex.30.24). Essas duas oliveiras falam de Cristo de onde sai o puro azeite (Za.4.2a6) ,a pura e Verdadeira Palavra esta unção é produzida do fruto da Oliveira CRISTO. 
2-2 - ÁGUA


a- A ÁGUA TRATA DE LIMPEZA: lava o corpo, limpa os utensílio pertencentes ao ser humano, para viver em higiêne. Assim é o Espírito Santo que nos lava com o sangue de Jesus Cristo. Para perdão dos nossos pecados.
b- EZEQUIEL VIU EM VISÃO, dois rios, que a sua nascente que saía do altar (Ez. 47.1). Isso nos diz que do Gólgota nasceu dois rios:
1-O Rio do Sangue O Sangue de Jesus Cristo, seu Filho, que nos purifica de todo o pecado (I Jo.1:7) .
2-O Rio da Água Símbolo da Palavra de Deus e a Unção do Espírito Santo. (Jo., 19.34).
c- A ROCHA,

                                 
Em Ex. 17.6, encontramos a passagem da Rocha que na primeira vez Deus mandou Moisés ferir a rocha (Cristo Jesus). 
Na Segunda vez, Deus mandou ele falar e não ferir a Rocha. (Num. 20.8ª11) (Cristo não poderia se ferido duas vezes). Deus queria que o povo soubesse que para obter Água da Rocha não precisava mais ferir e sim falar à Rocha ( I Cor. 10.4). A Rocha é Cristo. 
3 - 2 - VENTO (Sl.104:4) 
 
a- O VENTO É SOBERANO, assopra onde quer e como quer ( Jo. 3.8 ), muda o clima, afasta a poluição e renova o oxigênio para melhorar o ar que respiramos e a nossa vida.
b- O VENTO É INVISÍVEL, nós não o enxergamos e é mais poderoso e podemos sentir o seu assopro ele assopra e não sabemos de onde vem nem pare onde vai (Jo. 3.8). o vento é indispensável na vida do ser vivente, nas flores, nas verduras e na vida do ser humano.                                                                        c-O VENTO É IRRESISTÍVEL, o vento forte pode derrubar grandes árvores e telhados. Espírito Santo derruba as barreiras de nossas vidas e faz muitas maravilhas. 
d - O SOPRO DO ESPÍRITO SANTO VIVIFICA ,(Jo. 6.63, II Cor 3.8). Teve Ezequiel uma visão : O Espírito Santo dando vida aos ossos secos (Ez 37 9,10).

4-2-FOGO 
 
a- É COM FOGO QUE RECEBEMOS O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO (Mt. 3.11), e é com este fogo que são queimados os nossos pecados e descobre pecado. (Hb. 5.13). 
b- O FOGO ILUMINA, o Espírito Santo também (Ef. 1:17,18) e faz glorificar a Jesus (Jo. 16.14).
c- O FOGO QUEIMA, e faz arder nossas lâmpadas (Mt. 25.6-10) e ensina a amar os nossos inimigos. (Rm 12.19,20).

d- O FOGO INCENDEIA.NO CRENTE E O FAZ FERVOROSO,(Sal.104.4, Lc 24.32, Ct. 2.3).
 5-2-POMBO - 
 
1-5-JESUS CRISTO, SENDO BATIZADO NO JORDÃO, recebeu a visita do Espírito Santo em forma de um pombo. (Lc. 3.21e22-Jo. 1.32-Mt 3.16). 
2-5- O POMBO SIMBOLIZA, a noiva de Cristo (Ct 2.14) e também simboliza vida (Gn. 1.1,2) e da Paz.
 3-5- POMBO É UMA AVE SOFREDOR. O que simboliza,”A IGREJA”,(Gn.15.9) e também um portador de mensagem. (Ap. 2.7). 
4-5- E TAMBÉM É SÍMBOLO DA PAZ E DA PUREZA, (Gn. 8.8 ).
 6-2- SELO -
 1-6- O ESPÍRITO É O PRÓPRIO SELO, (Ef. 1 .7 - 13). O selo significa: 
1 - CONSUMAÇÃO.(Jo.1 7.4 - 19.30), 
2- NEGÓCIO FEITO,(Jr.32.9 - 10), 
3-DOMÍNIO ,(Jr. 32.11,12-II Tm2.19). 
4- SEGURANÇA,(Et.8.8,Dn.6.16-Ef. 4.30).
2-6- SELAR COM ANEL. Autoridade do rei simboliza a autoridade do Espírito Santo como Rei. Autoridade do Rei ( Ageu 2.23). 
3-6- COISA SELADAS NÃO PODEM SER REVOGADAS, 
(Et 8.8), pois o Espírito Santo é o nosso Fiador. ( II Cor. 1:22).
                                    7-2 - CHUVA
1-7-ELE SERÁ COMO CHUVA. sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra" (SI. 72,6), 
2-7- E ELE NOS VIRÁ COMO A CHUVA, como a chuva serôdia (Os. 6.3). O lavrador espera o fruto da terra, até vir as primeiras chuvas. (Tg. 5.7). 3-7- A PRIMEIRA CHUVA DO ESPÍRITO SANTO, foi no dia de Pentecostes onde todos foram cheios do Espírito Santo. (At. 2.2). 
3-Relacionamento Triplo do Espírito Santo e o crente   
1-3 COM 
a- PODEMOS DIZER QUE COM  ESTE RELACIONAMENTO,Cristo apresenta um relacionamento triplo do Espírito Santo com o crente para o bom andamento da Igreja, que são COM, EM e SOBRE 
b- COM significa a ação do Espírito Santo nos primeiros passos da fé de uma novo convertido como também na vida de um crente carnal que não cresçe na fé, continua sendo menino. ESPÍRITO SANTO COM O CRENTE) ,indica a aproximação de Deus cuidando da alma, começando a obra do livramento. (Jo. 16:8e 9). Convencendo do pecado e apresentando Cristo como objeto de fé,(Jo.14:16),com objetivo de. 
1- Conceder fé (Ef.2:8 c- ) 
2- Conceder regeneração viva,(Mat.3:11-Mar.1:8-Jo.1:33-),nos batismos
3- Conceder amor para a Palavra de Deus e vida eterna (Jo.3:16) 
4- Sendo cuidado com amor pelo Espírito Santo, (Jo.14:16 e 17). 
d- O ESPÍRITO SANTO COM O CRENTE ,abre-se, o entendimento (Jo. 36.12 - 14) para o crescimento espiritual do homem regenerado pelo batismo da água e do Espírito Santo (Jo.16.12ª14).
1- No batismo em águas (Mc. 1.8, Jo. 1.33). 
2 -No batismo com Espírito Santo (Mat.3:11-Jo.1:3
e-COM- LEVA , O novo convertido as orações para ser selado com o batismo com Espírito Santo e este ato os leva á dimensão no Espírito, fazendo-o viver nadando no oceano do Espírito. 

f- ESTA É A CONVIVÊNCIA , do crente com o Espírito Santo antes de fazer o compromisso batismal como os crentes de Éfeso antes de conhecer a Paulo (At. 19.4 á 6). 

g-COM É O RELACIONAMENTO , antes do crente receber o batismo com o Espírito Santo. 
7. 2 EM (Efe.6:18)

  
a- O CRENTE .que vive em Espírito torna-se companheiro do Espírito Santo, convive direto com Ele (I Cor. 6.9-14,Gal. 5.14), tudo que ele faz o Espírito Santo assina em baixo essa é a descrição da presença permanente do Espírito Santo no crente ( I Cor.6:11,19),e lhe dá:
1 –Caráter Cristão,(Gal. 5.22, 23),
2 -Vitória sobre a carne , (Rm 8.2-4), 
3- Cura e ajuda nas enfermidades, (Rm. 8,26), 
4 - Inspira na oração , (Ef. 6.18), 
5 -Tem acesso a Deus, (Ef. 2.), 
6 -Aplica-se às Escrituras, (Ef 5.26), 
7 -Torna-se escolhido, (eleito) (ll Ts. 2.13, Ef. 1.2),
8 - Revela á Cristo , (Jo. 16.14),
9 -Conforta e intercede , (At. 9.31, Rom.. 8.26),
- O CRENTE, QUE ANDA, em Espírito jamais satisfaz a vontade da carne (Gl. 5.16). Ele é lavado, purificado e emergido no oceano do Espírito. "EM" ESPÍRITO, o crente batizado com o Espírito Santo é cheio da plenitude de Deus, tendo-O como seu Companheiro. 
3 "SOBRE" a-ESTE ATO É USADO NO RELACIONAMENTO , do Espírito Santo e Cristo (Lc .4: 8. 24:49 Mt.2:16,Jo. 1.32,33).A união do útil com o agradável.
1- No derramamento do Espírito Santo. (Lc. 24.49. At. 2.4),

2- No impulso da operação dos dons. (I Cor 12.4),

3-No nascimento de Jesus. (Mt. 3.16).

4-Na encarnação de Jesus. (Lc. 1.35).

b NO RELACIONAMENTO COM OS DISCÍPULOS ,(At.11:15,2810:44.) 

1-Os discípulos em Éfeso, (At.19.6)- 

2-Nos salvos de um modo geral ,(Luc.24.49,At.1.8). 

c- O ESPÍRITO SOBRE OS SANTOS, é a união do útil com o agradável, tornando uma unção para um serviço todo especial prestado a Deus (Dom de Deus) (Lc .4.18). 

d- O HOMEM É USADO DE UMA TAL MANEIRA, extraordinária eles viviam em Espirito, como: 

1- Pedro que sua sombra curava ( At. 5:1 5),

2- Paulo que seu lenço curava (At. 19.12), 

3- Jesus na ressurreição de Lázaro,( Jo 12 : 41, 43 ) 

4- Jesus Cristo manifestando o sopro nos seus discípulos (Jo. 20.22). Sua convivência é totalmente espiritual..

e-O ESPÍRITO SOBRE O CRENTE, É o crente que nada no oceano do Espírito Santo, recebe impulso sobrenatural. A santidade operando no crente. 

8 .4- O FRUTO DO ESPÍRITO

1 -AMOR -( A VIRTUDE DIVINA (Jo. 3.16). 

a-DE TODOS OS DONS O MAIOR E O MAIS EXCELENTE É O AMOR. (Jo.3.16, I Cor. 13,.2). 

b-"AINDA QUE EU TIVESSE ACAPACIDADE, de possuir todos os dons,e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria"( I Cor. 13.2).

c-AINDA QUE EU DISTRIBUÍSSE , toda riqueza aos pobres e sacrificasse meu corpo e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria". ( I Cor. 13.3).

d-O AMOR- É PACIENTE E BENIGNO, nunca é invejoso ou ciúmento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tão pouco rude. Não é irritadiço. nem melindroso. Não guarda rancor e difícilmente notará o mal que os outros lhe fazem. (I Cor 13:4,5). 

2 -GOZO - ( A VIRTUDE DAS BEM AVENTURANÇAS. ) 

a-O GOZO FAZ PARTE DA PERFEIÇÃO DIVINA. ( I tim.1:11).Jesus se alegrou. (Lc, 10.21.Hb.12.2). 

b-ESSE GOZO NASCE NO CRENTE,(IICor 8.1.2) e traz alegria (At.8.8.16.34)"Porque os nossos nomes estão escritos nos céus" (Lc.10.20). 

c-PORQUE ESTE GOZO É DO ESPÍRITO SANTO, e tenho certeza que vou morar no céu (At. 13.52, I Ts. 1.6, Hb. 1.9). 
3 -PAZ - ( A VIRTUDE DA GRAÇA.

a-ESTA PAZ NASCEU NO GÓLGOTA, através da cruz (Ef. 2.14,17-Cl.1.19,20},é Pela salvação que a paz entra na vida do crente (Rom. 5.1 - 5, Mt.1 .29). 

b-O ESPÍRITO SANTO FAZ AUMENTAR A PAZ DO CRENTE.(Rm 8.6,Ef. 4.3).esta Paz faz do crente um pacificador (Mt. 5.9). 


c-QUATRO REFERÊNCIAS DA PAZ: 


1-PAZ COM DEUS, (Rm 5.

2-PAZ DE DEUS ,paz no interior você e a Tri-Unidade em completa Paz, é o estado a alma do crente que tem entrado na paz com Deus e entregue todas as suas ansiedades a Ele pela oração, súplica e ações de graças. 

3-PAZ UNIVERSAL ,esta Paz operará durante o Milênio (Sal.72: 7- 85: 1o, Is .9.6-7, Is. 11. 1,2),



4-PAZ DE JESUS , essa Paz é uma saudação para os santos.
4- LONGANIMIDADE.(A VIRTUDE DA PACIÊNCIA. ) 

a- É TER ÂNIMO LONGO, Deus é longânimo (I Pd. 3.20, II Pd. 3.15). 

b- A LONGANIMIDADE ,é uma parte ,do fruto de Deus derramado em nossos corações pela instrumentalidade do Espírito Santo. (Rm. 5.5). 

c- ESTA VIRTUDE AJUDA OS CRENTES: 


1-nas comunicações com os irmãos (Ef 4.2), 


2-na hora de sofrimento (Rm. 12.12),

3-no serviço (I Cor. 6.6, II Tm. 4.2, Pv. 15.18),

4-na exortação (II Tm. 4. d-JESUS MOSTROU TODA LONGANIMIDADE, para nos salvar (I Tm. 1.16), Jesus foi mestres nisso, e Paulo também ( I Pd. 2.21-23, II Tm. 3.10). 

5 - BENIGNIDADE - ( A VIRTUDE DO BEM.) 

a-BENIGNIDADE É UMA VIRTUDE, que nos dá: boas maneiras, carinho e meiguíce. (Lc 6.35) , 

b-A BENIGNIDADE FAZ PARTE, das substâncias das riquezas (Rm 2.4), e das grandezas (Sal. 5.7), nos eleva até os céus (Sal. 108.4),

c-A BENIGNIDADE DE JESUS. é desta fonte que o Espírito Santo transmite a benignidade como fruto, ( I Cor. 10.1ª4), O ESPÍRITO SANTO NOS QUER REVESTIR DA SUA BENIGNIDADE,(Cl.3.12, 13) 

6- BONDADE - ( UM DAS VIRTUDES DO AMOR, ) 

a-O ESPÍRITO SANTO TRANSMITE, esta virtude como um fruto para saboreamos o bem (Lc. 6.45),

b-BARNABÉ DEU EXEMPLO DESTE FRUTO , pois tornou-se um bom homem. Que abriu o seu coração para dar (At. 4.37). o crente que possuir este e fruto é feliz (Pv.14:14). Pode ser uma benção para outros (Rm. 15.14) e sente favor de Deus (Pv. 12:2). Deus deu valor à bondade (Mt. 25.23). 

7 - FIDELIDADE - (A VIRTUDE DE SER FIEL)


a- DEUS É FIEL E JESUS TAMBÉM. (I Cor.1:9, Ap. 19.11) e essa fidelidade permanece para sempre (II Tm. 2.13-Sal.101:6) 


1-Na chamada - para ser salvo deve ser participante da comunhão de Jesus Cristo, seu filho (I Cor 1.9), 


2-No perdão - Ele é fiel e justo para nos perdoar (I Jo. 1.9), 




3-Nas tentações e na santificação (I Cor. 10.13,-ITs. 5.23,24). 




b- A FIDELIDADE OPERA, pela santa unção do Espirito Santo que penetra até o nosso espírito (Pv. 11.30). 




c -DEUS BUSCA ESTE FRUTO NO MEIO DO SEU POVO. (SI.101.6). 




d-A FIDELIDADE É INDISPENSÁVEL, nas nossas atitudes para com a Igreja (Hb.3.5).e para com os irmãos, e nosso serviço (ICor.4.2, 1 tim.1:12, At.20.24;)


Obs.: sejamos fiéis até á morte para alcançarmos a coroa da vida.



 8 - MANSIDÃO ( A VIRTUDE DO AMOR.) 



a-COM O QUAL NOS CONSERVEMOS PACÍFICOS. 



b-CRISTO FOI MANSO,(II Cor.10:1). Ele disse: "Aprendei de mim que sou manso"(Mt. 11.29), e humilde de coração. 



c-O ESPÍRITO SANTO FAZ, com que a mansidão aparece como fruto (Rm. 5.5).Os servos de Deus devem possuir este fruto (Tg. 3.13) nas recepições, bons tratos com verdadeiro amor-Amor Ágape-. 



9 –TEMPERANÇA ( A VIRTUDE DO DOMÍNIO PRÓPRIO,) 




a-SERVE PARA O FREIO, (Tg. 3.2). Deus nos deu o Espírito Santo de moderação (llTm. 1.7). freia a carne (Gl 5.17, o crente subjuga seu corpo (I Cor,9.27),e governa seu espírito (Pv. 16.32).



b-DISCIPLINA O CORAÇÃO, (Pv. 23.12). faz andar em espírito (Gl. 5.25), o Espírito Santo , faz aparecer este fruto para o crente rejeitar o mal (Sal.. 141:4-Dn. 1.8), liderar domínio próprio para não permitir algo contra deus, coroa o crente com a coroa incorruptível (l Cor .6;12-9.25) o domina 




( Cor. 6:12- 10.23). 



5- OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO A BÍBLIA USA VÁRIOS NOMES IMPORTANTES DA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO: http://www.youtube.com/watch?v=IXqgBQs8yS0 




a- O ESPÍRITO SANTO, entre os três membros da Santíssima Trindade, exerce a função de santificador e purificador. Ele é que produz a santidade, nos ama (I Ts. 4.4,8). Este nome aparece mais de 80 vezes no Novo Testamento (Ef .1:13). 



1-NOMES QUE REVELAM A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO b-COMO DE DEUS ; É natural que o Espírito Santo , seja chamado Espírito de Deus (Jo. 15.26, Ef. 4.30, Gn. 1 .2,- 1 Cor, 2.11), porque: 1 - Deus age através do Espírito Santo para salvar o pecador (Jo.6.44), 




2 - Para revelar a verdade (Mt. I:25),



3 - Para guiar os crentes (Rm. 8 .14), 



4 - É enviado aos seus (Jo. - 5.26). 

c- ESPÍRITO DE VIDA. (Rm. 8.2). 1 - Esta vida que o Espírito apresenta é vida eterna (Ap 22.19) 

2 - A obra encarnada de Cristo (Jo. 1 .4), 3 - A entrada para a vida eterna (Jo. 3.3a5-15), 4 - A vida de Deus que está no crente é injetada na videira (Jo- 5:26a29). 

d-ESPÍRITO DE GLÓRIA, (I Pd. 4.14), 

1- De todas as dispensacões esta é a maior em glória ( II Cor. 3.7,8,11). 

2- O Espírito Santo nos revela a glória futura (l Pd. 1.11, 12), 

3- O Espírito Santo nos dá conhecimento das glórias da nossa herança (Ef.1.17, 18, Cl. 1.27). 

e-O ESPÍRITO DE PODER, (II Tm. 1.7), O poder pertence a Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Sl. 62.22, 68.35, Mt. 28.18, Rm. 1.16, Ap. 19.1). 

1- este poder está ao alcance de todos ( I Cor. 1.24,25), por meio do Espírito Santo(At. 1.8) 

2- OS NOMES QUE REVELAM A NATUREZA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO. 

a-ESPÍRITO DE VERDADE, (Jo. 16.13) 1-Deus é a verdade (Jr 10.10), 2-Jesus é a verdade (Jo.14.6). 

b-ESPÍRITO DE AMOR, (II Tm 1.7). Assim, como Deus é amor ( I Jo 4.8).Jesus é amor (Ef. 3.19), o Espírito Santo tambem é amor (Rom. 5.5). 

c-ESPÍRITO CONSOLADOR, Aquele que dar conforto(Jo.15:23),refrigério e é chamado para ficar ao lado da pessoa que está em dificuldade, veio para ajudar o crente no ensino e na vida diária (Jo. 14.26, 1526, 16.7),resolver os problemas. 

1. Paracleto Consolador – advogado. 

2-Advogado para os que pecarem. 

d-ESPÍRITO DE FÉ, (ll Cor 4 ;2). O que concretiza as promessas e nos aperfeiçoa (Hb 11.39). 

1- Na salvação a fé e a confiança (Rm 5:14e15). 

2- Na oração a fé e a confiança que temos em Cristo (I Jo. 5 :4, 15), 

3- Pela fé, o invisível torna-se visível e transforma-se em milagres 

(Hb. 11,1-3). 

3. OS NOMES QUE REVELAM O CARÁTER DO ESPÍRITO SANTO: 

a-ESPÍRITO DA GRAÇA (Hb. 10.29, Zc. 12.10). A graça e a benignidade de Deus que nos salvou através de Jesus Cristo (Jo. 1.17-Tt. 3.4-7) 1-Graça, a dispensação da Igreja, 

2-Graça, Dons gratuitos (Rm. 4.3-5, Ef. 2.8). 

b- ESPÍRITO DE ADOÇÃO DE FILHOS. (Rm. 8 15) 

1 Na regeneração, recebemos a natureza de Filho de Deus (Ef1.5), 
2 Cada cristão recebe o nome e o lugar de filho quando aceita Cristo como seu Salvador (Gl 3.25,26, 4.6 ,Jo 1: 12). 

c-ESPÍRITO DE SÚPLICA,(Zc.12. 10) 

1.O Espírito Santo faz nossa oração subir com poder (Tg.5:15, Sl14:1e2),

2-O Espírito Santo é a força da nossa oração (I Cor. 14.15, Jd.20),2. 

3. O Espírito Santo geme conosco (Rm. 8.26,27). 

d-ESPÍRITO DE PROMESSA, (Ef. 1. 13-2;, 4.5). 

1. Esta promessa é para todos quantos o Senhor chamar (At.2.39), 

2.Esta promessa nos dá autoridade para anunciar o evangelho (At.4.7-9). e-ESPÍRITO DE SABEDORIA ,(Ef 1.37), 

1-AO ESPÍRITO SANTO, foi dado a Onisciência para penetrar em toda a carne, (I Cor. 2. 10), por meio do Espírito Santo nós somos unidos a Cristo onde está todo o tesouro da sabedoria e da ciência (I Cor. 1.30), 


Nenhum comentário:

Postar um comentário