18 de novembro de 2014

Seja sábio

A sabedoria é um presente e uma arma poderosa em uma situação desconfortável. Às vezes, no meio de uma discussão, em que cada um deseja expor e provar seu ponto de vista, aquele que é sábio, certamente, será o favorecido.

Características da pessoa sábia:
- Sabe o que falar – Provérbios 12.25
- Sabe como falar – Provérbios 15.1
- Sabe em que hora falar – Provérbios 15.23
- Sabe se controlar – Provérbios 16.32
- Sabe que deve buscar a Deus em primeiro lugar para que todas as coisas lhe sejam acrescentadas – Mateus 6.33

Quando perdemos o controle da situação, Satanás entra no diálogo e nos engana. Se não tivermos discernimento, daremos a ele a oportunidade para que atue no momento do desentendimento. Nesta hora, mais do que nunca, precisamos de muita sabedoria. Sem ela, iremos travar lutas contra pessoas e, desta forma, ferir os princípios bíblicos. A Palavra de Deus nos ensina que nossa luta não é contra o nosso irmão, mas contra principados e potestades.

Acredito que, às vezes, o melhor a fazer é “engolir sapos” e “deixar quieto”. É ouvir e não responder. E, se não houver nada de construtivo a dizer, o melhor, também, é que não falemos nada.

Em Provérbios 16.32, somos orientados a exercer o domínio próprio. No entanto, em meio a situações de desentendimentos, deixamos de colocar esse ensinamento em prática. E, como justificativa para o nosso descontrole, falamos frases do tipo “não tenho sangue de barata”, “sou esquentado mesmo”, entre outras.

Mas, e aí? Será que é essa a postura que o Senhor espera de nós? Será que é essa a conduta que um verdadeiro cristão deve adotar? Será que temos agido com sabedoria nessas situações?

“Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela” (Provérbios 8.11).
Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário