8 de outubro de 2014

Estudo para evangelização nos lares

1 - As responsabilidades de um cristão autêntico
Estes estudos têm sido desenvolvidos para o uso em grupos pequenos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
A Bíblia pode ser acessada online através 
 Bíblia Onlinedeste site.
Quebra-gelo: Dê uma folha em branco para cada integrante do grupo. Nela, ele deverá colocar o nome de uma única pessoa pela qual se sente responsável. Em dupla, cada um deverá mostrar ao outro a sua folha e explicar por que se sente responsável por aquela pessoa.

Reflexão no pequeno grupo:

a) Quais são as principais características que você espera de um líder?

b) Quais são as principais características que você espera de um liderado?

Você tem a consciência de que é um referencial de Deus para outras pessoas? Deus já lhe tem confiado alguém para estar sob os seus cuidados? Como você tem se relacionado com essa pessoa? Como você tem se relacionado com as pessoas à sua volta? Você tem se colocado como servo dos seus irmãos e irmãs? Como você pode ajudar as pessoas que Deus coloca perto de você? De que maneiras você pode se colocar como exemplo para outros crentes?

Você já teve dificuldade de se submeter a algum comando? Como foi essa experiência? O que aprendeu dessa experiência? Por que teve dificuldade de seguir o comando? Você acha que deve obedecer cegamente a todos os 59 comandos? Que parâmetros poderíamos usar para avaliar as ordens que nos são dadas?

Você já passou por alguma situação em que percebeu ter sido quebrado por Deus? Como Deus reconstruiu você? Quais são os ensinamentos que uma pessoa recebe durante os períodos de provação e de reconstrução? Por que Deus permite que sejamos “quebrados” em alguns momentos da nossa vida? O que você acha que Deus deseja construir em sua vida?

Conclusão
A carta de Pedro tem em sua estrutura respostas para as grandes questões do sofrimento e as ferramentas necessárias para você se tornar um cristão autêntico. Como peregrino, permaneça firme na sua caminhada com Deus. Não abra mão de promessas que Deus tem para você. Ele está fazendo coisas novas em sua vida.


Lição 1
O estilo de vida do servo (Atos 13.1-3) 

Neste estudo aprenderemos como um estilo de vida dedicado a Deus pode definir nosso ministério e liderança.

Estudo da semana:

Iniciamos uma série de estudos sobre o significado de ser servo de Deus e quais características ele deve ter. Nesta semana, abordaremos os tópicos abaixo e o real sentido que eles devem tomar em nossas vidas:


LIÇÃO 2 

O CORAÇÃO DE UM SERVO – Atos 9.26-28
1 - Devemos estar abertos para acreditar nas pessoas.
2 - Devemos estar abertos para respaldar as pessoas.
3 - Devemos estar abertos para honrar as pessoas.



LIÇÃO 3
Características da vida no deserto (Dt 8.2) 

1. Motivação errada no coração

Algumas pessoas pensam que estão realizando a obra de Deus, mas estão edificando um monumento para si mesmas. O deserto instiga a manifestação de motivações erradas no nosso coração.

O deserto é lugar de sol, assim nos vemos à luz de Deus. É também local de sequidão, todo o que vive na carne é seco, árido, não tem nada para ministrar ao outro. Reconhecendo as motivações erradas poderemos avançar para a Terra Prometida. (Ex.13.3,5).

2. Ausência de Celebração

Só podemos celebrar a redenção com revelação vivenciando a plenitude da vida ressurreta.

A Páscoa era para ser contada aos filhos. Era a única maneira das crianças compreenderem o propósito de Deus. Muitos pais hoje em dia, não vivem a vida abundante de Deus, vivem no deserto. Talvez seja esse o motivo porque muitos filhos de crentes não se convertem. O Senhor ordenou a celebração de três festas (Ex 23.14-16) todas ligadas ao plantio e a colheita. O deserto não é lugar de festa, mas de tédio. Muitos crentes não conseguem celebrar, certamente por que estão no deserto.

3. Indisciplina e falta de compromisso com Deus – Dt 12.7-8

No deserto, não se semeia nem se colhe nada; logo, podemos afirmar que o crente carnal, que vive no deserto, também não possui fruto nenhum para apresentar a Deus. Isso por que só faz o que lhe parece bom aos próprio olhos. Suas ações poderiam até ser sinceras, mas sem a direção do Espírito Santo (1Co 10.5).

4. Não entram no descanso – Dt 12.9; Hb 4.9,10

Enquanto vivermos apenas para fazer aquilo que agrada ao nosso coração, jamais desfrutaremos o descanso do Senhor, razão pela qual somos atribulados por preocupações e ansiedades. Se ainda não temos o descanso do Senhor com certeza é por que ainda vivemos no deserto.

5. Não se apropriam da herança

A incredulidade impediu o povo de Israel de conquistar a terra de Canaã (Nm 13.33). A incredulidade é o único motivo que nos impede de desfrutar tudo aquilo que Deus tem para nós em Cristo.

Compartilhar: Quais as evidências de uma pessoa que está vivendo no deserto? É possível viver vagando pelo deserto e não estar ciente disso?

6. Mente mundana – Nm 11.4-8

O Maná era bom, ao servir o propósito para o qual foi enviado, mas originalmente, sua finalidade não era se tornar a dieta básica dos filhos de Israel durante 40 anos. Deus havia preparado para eles a terra de Canaã, porém, eles preferiram ficar no deserto, sonhando com o Egito.

Aqueles que, apesar de redimidos, ainda vivem no deserto, têm o apetite espiritual despertado para as coisas mundanas. O cristão do deserto, invariavelmente, é um homem mundano.

Compartilhar: Você tem experimentado uma variedade de pratos (unção, sinais, prodígios, milagres, maravilhas, dons etc) ou apenas tradicional “feijão com arroz”? O que lhe impede de usufruir do leite, do mel e das delícias de Canaã?

Conclusão
Poderíamos citar muitas outras características. No entanto, nos basta a exortação de Paulo em 1Co 10.1-13. Ele nos orienta a não viver conforme o exemplo de Israel. Quão triste e quão amarga é a vida no deserto!


LIÇÃO 4
O serviço e a restituição
Quebra-gelo: Há algum tipo de tarefa que você não goste ou tenha dificuldade de fazer para alguma pessoa, como ser acompanhante de algum paciente internado num hospital, fazer compras com alguém, cuidar dos filhos dos seus amigos, aconselhar, dentre outras tarefas?

Louvor: Músicas que falem de Cristo e sua obra.

Texto-base: 1 Coríntios 15.22,45 e Isaías 53.11.

Introdução: Jesus é para nós um recomeço dado por Deus. O primeiro Adão não cumpriu plenamente o que deveria e foi necessário que viesse o último; Cristo, para que resgatasse e concluísse o que o primeiro não conseguiu. Por meio do sacrifício de Cristo e da aceitação dele, recebemos a reconciliação com Deus e com o próximo, libertação, cura, bênçãos materiais, etc. Isaías e alguns profetas chamam o último Adão (Jesus) de: “Servo do Senhor”. Por isso, compreendemos que Jesus reconquistou de maneira sobrenatural a nossa liberdade para que possamos servir a Deus. Isso mesmo; para nos tornarmos servos, devemos nos apossar do agir sobrenatural do Senhor em nosso coração. Compartilhemos, então, como podemos mudar ou melhorar o “servir” em nossas vidas.

Perguntas:

• Barreiras naturais: Qual a origem da sua dificuldade em servir? É a timidez? Preguiça? Falta de tempo, preparo ou recursos?

• Motivação: Você entende que o ato de servir deve acontecer em sua vida em gratidão a tudo que Jesus Cristo realizou por você? Se não dessa maneira, quais serão os resultados?

• Poder: Você é batizado com o Espírito Santo? Você tem desfrutado desse poder sobrenatural? Conclusão: Sem o serviço cristão a restituição que buscamos é incompleta. Cristo nos resgatou para O servirmos e isso acontece quando mudamos nossa forma de ver a vida, pela forma como Cristo vê. É também de Cristo que vem a nossa capacitação para servir. Separe um tempo para buscar e adorar a Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário