27 de outubro de 2014

Curso Maturidade Cristã - Introdução

--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através
ÍNDICE
Introdução ao Curso
UNIDADE 1: Exemplos de Maturidade Cristã 
Lição
1 Um Santo Desejo de Crescer
2 Jesus Cristo: Um Exemplo de Crescimento
3 Outros Exemplos de Crescimento
4 Obstáculos e Ajudas ao Crescimento
UNIDADE 2: Progressos na Maturidade Cristã
Lição
5 Motivações para Crescer
6 Elementos que Levam à Maturidade Cristã
7 Indo para além das Verdades Fundamentais
UNIDADE 3: Provas de Maturidade Cristã 

Lição
8 Provas de um Carácter Cristão
9 Provas de um Ministério Frutífero
10 Provas de Transformação Espiritual
Glossário
Respostas  

Auto-Testes


INTRODUÇÃO AO CURSO 
A maturidade cristã é um objectivo sempre presente na vida de todo o cristão; isto é, alcançar a “...medida da estatura completa de Cristo.” (Efésios 4:13). Embora nenhum cristão, durante a sua vida aqui na terra, consiga alcançar uma completa semelhança com Cristo, a Bíblia coloca isto como o 
objectivo de todos os cristãos. É melhor fixar um objectivo muito alto e aproximar-se o máximo possível, do que fixar um muito baixo, e conseguir muito pouco. Como a natureza do assunto aqui estudado requer que este curso seja solidamente baseado na Bíblia, durante todo o curso haverá constantes referências às Escrituras. 

A primeira parte do curso apresenta exemplos de crescimento, enfatizando o de Jesus. Contém ainda descrições do crescimento natural para exemplificar o espiritual. Há também comentários sobre alguns obstáculos e ajudas ao desenvolvimento espiritual. Depois o curso trata do progresso no crescimento espiritual. 

Uma vez que o amadurecimento em Cristo é um processo longo, separamos os objetivos que o cristão deve ter para o presente, daqueles que podem ficar para o futuro, os quais são um pouco mais difíceis. Também enfatizamos que o nosso progresso inclui cooperar com o Espírito Santo e falar da nossa fé com os outros. 

Por último, enfatizamos as provas de maturidade cristã,
mostrando que, ao aproximar-se do exemplo de Jesus, o carácter do cristão e o seu ministério se tornam provas de crescimento espiritual. O curso acaba por enfatizar a transformação efectuada pelo Espírito Santo na vida do cristão. 

O principal propósito deste curso é auxiliar o aluno a tornar-se mais semelhante a Jesus, bem como encorajá-lo a ajudar outros a fazerem o mesmo. Que através deste estudo o Senhor o abençoe e o ajude a alcançar a maturidade em Cristo. 
Descrição do Curso 
Maturidade Cristã é um estudo introdutório ao tema do crescimento do cristão. O estudo foca o papel do serviço cristão no amadurecimento do crente.

Uma abordagem bíblica permite que o curso seja utilizado mesmo junto a um público internacional.

O estudo leva o aluno a uma constante interacção com a Palavra de Deus, que é a base deste curso.

O estudo é de natureza prática, e enfatiza como o aluno pode crescer em semelhança com Cristo, tanto no seu viver de cada dia, como no serviço cristão. Exemplos bíblicos em relação ao crescimento cristão e lições centradas na Palavra de Deus fornecem ao aluno material que poderá ser usado no seu próprio ministério.

Objectivos do Curso – Quando terminar este curso, deverá ser capaz de: 


1. Explicar a propensão ao crescimento, inerente à vida espiritual, e permitir que isto o ajude a crescer em Cristo.
2. Relacionar maturidade espiritual com vida de cada dia, de maneira a fazer distinção entre o bem e o mal, e a aplicar as passagens bíblicas.
3. Explicar porque o cristão não é capaz de crescer se não tiver comunhão com Deus.
4. Explicar maturidade espiritual em termos de conclusão e aperfeiçoamento, em oposição à perfeição absoluta.
5. Descrever o papel do Espírito Santo na nossa maturidade cristã.
6. Explicar as experiências pessoais para analisar o progresso obtido no exercício da sua vontade, visando desenvolver-se espiritualmente.
7. Experimentar maior maturidade cristã, aumentando, de modo geral, a nossa participação no ministério, na igreja e na ajuda a outros.
A Bíblia é a única fonte necessária.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário