11 de outubro de 2015

Curso Maturidade Cristã-Unidade1-Lição1

EXEMPLOS DE MATURIDADE CRISTÃ
Um Santo Desejo de Crescer
Muitos pais acompanham atentamente o desenvolvimento dos filhos, e mencionam com orgulho cada sinal de crescimento. As crianças também esperam com ansiedade pelo dia em que serão adultas, quando serão suficientemente maduras para assumirem todos os direitos e deveres dentro de uma família. Do ponto de vista de ambos, pais e filhos, não há nada mais triste do que a falta de um crescimento normal.

Tudo isto é verdade e pode ser aplicado igualmente à nossa vida espiritual. Deus deseja manter um relacionamento sempre crescente com o homem. Este, por sua vez, também deseja esta comunhão com o Criador, pois sem ela, sente-se completamente perdido. Mesmo quando não compreende o que está a precisar, é essa comunhão com Deus que ele está a procurar. Porém ele nunca encontrará esta comunhão, a menos que aceite Jesus como seu Salvador. E, mesmo depois de se entregar a Cristo, só
poderá experimentar o nível de comunhão que Deus deseja ter com ele, quando aceitar o propósito divino para a sua vida. E esse propósito é fazê-lo conforme a imagem do seu Filho. Portanto podemos dizer que a maturidade cristã satisfaz o desejo de Deus e do homem.

O crescimento é algo divertido, mas difícil. Certamente se lembra de muitos acontecimentos felizes ocorridos durante o tempo do seu crescimento. Mas também não se esqueceu dos difíceis, pois não?

Este curso vai ajudá-lo a crescer, à medida que o Espírito Santo lhe for ensinando através do estudo.

Pode ter a certeza de que será tremendamente desafiado através das lições aqui contidas. À medida

que for crescendo, tornar-se-á mais consciente dos seus novos direitos e de responsabilidades mais importantes na família de Deus. E é isto que realmente desejamos que nos aconteça. Façamos de 1 Coríntios 13:11 o nosso tema: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.

Sumário da Lição
DEUS DESEJA QUE O HOMEM CRESÇA 
A Criação
Da Queda à Redenção
Da Queda à Maturidade
O DESEJO HUMANO DE CRESCER
DIRECIONANDO O DESEJO HUMANO DE CRESCER
Através da Vida de Jesus
Através da Certeza da Salvação
Através da Compreensão do Crescimento Natural
Objetivos da Lição – Ao terminar esta lição, deverá ser capaz de:
1. Manter uma comunhão com Deus que o ajudará a aumentar a sua semelhança com Cristo.
2. Compreender melhor o seu papel no crescimento espiritual, e realizá-lo de forma mais eficiente.
3. Relacionar o processo natural com o poder sobrenatural na maturidade cristã.
4. Definir maturidade cristã.
Atividades de Aprendizagem
1. Peça ao Espírito Santo que oriente o seu estudo. Lembre-se de que Ele deseja conduzi-lo a toda a verdade. (João 16:13).
2. Leia cuidadosamente as informações introdutórias contidas neste estudo.
3. Leia a parte inspiracional, o esquema, os objetivos e as atividades de aprendizagem da Lição 1.
4. Procure o significado de toda a palavra-chave que não
conheça.
5. Leia a lição cuidadosamente, respondendo às questões à medida que forem surgindo. Depois de responder a cada uma, confira a sua resposta com a resposta fornecida no final da lição e, se for necessário, faça as devidas correções.

6. Verifique as passagens bíblicas, à medida que forem surgindo na lição.
7. Responda ao auto-teste que se encontra no final da lição, e confira as suas respostas cuidadosamente. Reveja as questões que tiver respondido incorretamente.

Palavras-Chave
Compreender o significado das palavras-chaves listadas no início de cada lição será de grande ajuda para o seu estudo. Elas estão definidas no glossário, em ordem alfabética, no final deste estudo. Se tiver dúvidas em relação ao significado de qualquer palavra desta lista, poderá verificar o seu significado agora, ou quando estiver a fazer a leitura. Por favor, use o tempo necessário para procurar o significado de alguma palavra nova, uma vez que é de grande importância para uma completa compreensão deste curso.

Avaliação crescimento estatura propósito comunhão destino maturidade relacionamento crescer na dinâmica perfeita.


DEUS DESEJA QUE O HOMEM CRESÇA
Vamos começar o nosso curso de maturidade cristã a analisar as razões que levaram Deus a criar o homem. Já alguma vez perguntou porque foi que Deus criou o ser humano? Talvez até já tenha lhe feito a pergunta: “O que é que, exatamente, Deus espera do homem?”

A Criação

Objetivo 1. 
Explicar para alguém porque Deus criou o homem.
Quando Deus estava a criar o mundo, em muitas ocasiões ele parou o trabalho para apreciar a Sua obra. Todas as vezes Ele viu que o seu trabalho era bom. No sexto dia Deus criou o homem de acordo com o Seu plano; à Sua imagem ou semelhança (Génesis 1:27). Depois Deus olhou novamente para a Sua obra, e viu que era muito boa. (Génesis 1:31). Sem o homem, a criação não seria completa. A criação do homem é a consumação do plano divino. Através da comunhão entre Deus e o homem, a necessidade básica de ambos foi satisfeita e, por causa desta comunhão, o homem poderá crescer no Senhor, glorificando-o e executando o propósito para o qual foi criado.
1. Eclesiastes 12:13. De acordo com esta passagem, quais são as duas coisas que o homem deve fazer para cumprir o propósito para o qual Deus o criou?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Temer a Deus significa “respeitá-lo e reverenciá-lo”. Com certeza isto também inclui “respeitar o Seu propósito para o homem”. 

Da Queda à Redenção
Objectivo 2. 
Definir o objetivo que Deus planejou para o homem através da redenção e crescimento em Cristo. Infelizmente a história da criação não termina com o homem a realizar os propósitos gloriosos de Deus. Por causa do pecado, o homem caiu e tornou-se incapaz de manter comunhão com Deus e de glorificá-Lo. Os pensamentos do homem caído estão longe de Deus, e os seus desejos afastam-no do Senhor. As suas ações sempre foram uma ofensa a Deus. O pecado destrói o homem e mantém-no afastado da comunhão com Deus. Esta comunhão é o propósito de Deus para o homem.

Mas Deus amou o homem de tal maneira e desejou tanto ter comunhão com ele, que preparou um plano para a sua salvação. O plano de Deus era, através do sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo, restaurar aquela comunhão interrompida. Deus enviou o Seu próprio Filho para morrer pelo homem.
Assim este é redimido, podendo voltar a ter comunhão com o Senhor.

2. No plano de salvação de Deus, qual é o objectivo para o homem?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

A semelhança de Deus no homem foi prejudicada pela queda. Mas através de Jesus Cristo, Deus traz o homem de volta a esta semelhança. Este é o assunto de maior importância no Novo Testamento. Nós tornamo-nos parecidos com Deus, à medida que crescemos em semelhança com Cristo.

Da Queda à Maturidade

Objectivo 3. 
Explicar o objectivo da maturidade cristã, com base em Efésios 4:13. 

Podemos definir maturidade como sendo “o estado de ter alcançado, pelo processo natural, a perfeição em termos de crescimento e desenvolvimento”; ou, “pertencente à condição de completo desenvolvimento como homem maduro”. Como veremos a seguir, o processo natural que conduz à maturidade pode ser dificultado ou ajudado. 

A função da igreja de Cristo é auxiliar cada crente a tornar-se uma pessoa madura, semelhante a Jesus. Efésios 4:11-16, ao qual dedicaremos praticamente um capítulo inteiro, traz esta verdade básica.

3. Com base em Efésios 4:11, quais são as pessoas que Deus colocou para nos ajudar a alcançar maturidade espiritual?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________


4. De acordo com Efésios 4:13, qual é o objectivo da maturidade cristã?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Existem palavras desta passagem que se encontram na lista das palavras-chaves, não se esqueça de procurar o seu significado no glossário. A palavra perfeito (que tem o sentido de “maduro”) de Efésios 4:13, geralmente aparece noutros
lugares com o mesmo significado. (Compare Mateus 19:21 e Filipenses 3:12, com Colossenses 1:28).

A palavra perfeito é, na maioria das vezes, empregada com o significado de “completo” ou “inteiro”.

Tem também o significado de “acabado” ou “realizado”. (João 19:30).

5. Colossenses 1:28. Qual das palavras seguintes melhor define o termo maduro neste versículo?
a) Perfeito
b) Puro
c) Inteiro ou completo

Quanto mais semelhantes a Cristo nos tornarmos, mais estaremos a satisfazer o propósito de Deus para a nossa vida, e a glorificá-Lo cada vez mais. Será que compreende por que Deus deseja tanto que cada cristão chegue à maturidade, e que se torne completo e mais semelhante a Cristo? A maturidade
espiritual é o mais sublime objetivo de Deus para a vida de cada cristão. O Pai celestial deseja ansiosamente que cada um de nós desenvolva bem a sua maturidade.


O DESEJO HUMANO DE CRESCER
Objectivo 4. 

Explicar porque somente em Deus o homem encontra completa satisfação para a sua necessidade de crescer.

Existe, em cada homem, uma sede de encontrar a razão e o propósito da sua existência. Muita dessa inquietação que existe no homem, é provocada por uma constante procura de significado para a vida.

O homem precisa de um objectivo. Mesmo quando ainda não está salvo, ele sente que está preso à questão do destino e da eternidade. Ele procura e anseia por uma satisfação que apenas a comunhão com Deus pode proporcionar. A personalidade do homem só se pode desenvolver completamente no relacionamento Deus/homem, que é o que realmente satisfaz o Senhor. Enquanto o homem estiver separado de Deus, não poderá satisfazer o seu desejo de crescer espiritualmente.

Existe dentro de cada pessoa não salva um vazio que funciona como um alarme, ou um sinal, colocado lá pelo Criador.


Quando o homem não cumpre o propósito de Deus para ele, experimenta uma angústia espiritual que pode ser comparada à dor que sentimos quando perdemos um braço ou uma perna. Às vezes, no pecado, as pessoas podem até encontrar escapes temporários para esta angústia, mas são como o alívio (também temporário) que certos medicamentos trazem à dor física. 

A negação do homem da sua necessidade de conhecer e servir o Criador é um pecado que impede a maturidade espiritual.

Num sentido, o espírito humano é um espírito divino emprestado. Apenas em espírito somos verdadeiramente semelhantes a Deus, e isto é a nossa dádiva mais preciosa. É o nosso espírito que precisa de ter uma razão de viver.

6. A semelhança, ou a imagem de Deus no homem, é o seu espírito, do qual fazem parte vontade, mente, escolhas, etc. 1 Coríntios 2:10-11. Qual é a parte da pessoa que está ligada a Deus?
__________________________________________________________________________________

7. De acordo com Romanos 8:16, como é que o Espírito de Deus nos revela que somos filhos de Deus?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Podemos dizer que todos nascemos com uma necessidade de alcançar metas. 


Geralmente as pessoas sentem esta necessidade em relação à escolaridade, à saúde, ou à posição social. 

Na verdade só podemos satisfazer estas necessidades através de um relacionamento correto com o Criador, em que alcançamos à medida que nos tornamos mais semelhantes a Ele. 

Desta forma somos capacitados a termos uma verdadeira comunhão com Deus. 

A necessidade ou o desejo que todo homem tem por crescimento é uma qualidade que só se torna em desejo divino quando o homem concentra os seus anseios na questão da maturidade cristã.

DIRECIONANDO O DESEJO HUMANO DE CRESCER
Objectivo 5. 

Dizer como uma pessoa pode usar a força dos seus desejos naturais de crescimento, para se aproximar de Deus.

Já alguma vez viu alguém tentando represar um rio? Geralmente é um trabalho quase impossível, porque há uma grande força contrária, muito difícil de ser vencida, chamada dinâmica. 

É uma força interna, que exige movimento.

Deus colocou esta força dentro do homem. Contudo o Senhor permite ao homem direcioná-lo. 


O rio do desejo que existe dentro do coração de uma pessoa corre em várias direções, seguindo o seu curso. As pessoas sem Deus são conhecidas, na Palavra, como ondas bravias (Judas 13). E elas usam esta dinâmica para alcançar objetivos egoístas que, no final de contas, não as satisfazem. 

Nós, cristãos, por outro lado, devemos aprender como usar esta força para crescermos em maturidade antes de Deus.

8. Como é que a ação do samaritano, descrita em Lucas 10:3-35, permitiu que a dinâmica da sua compaixão o levasse para perto de Deus?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Através da Vida de Jesus
Objectivo 6. 

Exercitar a fé em Cristo para cumprir o verdadeiro propósito do seu desejo de crescer.

Jesus Cristo veio ao mundo como a revelação do anseio de Deus de que encontremos o nosso verdadeiro propósito. Jesus é o modelo do perfeito relacionamento Deus-homem. A sua perfeição foi o resultado de uma vida em perfeita harmonia com a sua origem. A vida de Jesus, a sua morte e ressurreição abriram o caminho para o homem satisfazer verdadeiramente os seus propósitos. Cristo devolveu ao homem tudo o que o pecado tinha tirado. Pela fé em Jesus fazemos parte da família de Deus, e descobrimos o caminho certo para a dinâmica do nosso espírito.

9. Em João 10:10 Jesus expressou o verdadeiro propósito de Deus para nós afirmando que Ele veio para
a) Livrar-nos do inferno.
b) Cumprir as Escrituras.
c) Dar-nos vida em abundância. Através da Certeza de Salvação 


Objectivo 7.
Explicar porque a base para o seu crescimento espiritual é sobrenatural.

Algumas pessoas pensam que nascer de novo é o objetivo máximo do cristão. Contudo o simples reconhecimento de que somos novas criaturas não nos garante uma vida cristã dinâmica! Esta vida implica crescimento constante. Exatamente como um recém-nascido cresce porque tem vida, assim também deve acontecer com o novo convertido. Ele agora tem condições de seguir na direção que Deus deseja que ele siga. 


O crescimento, porém, não é automático – o crente precisa de desejar crescer em maturidade cristã.

Vida em Movimento - O Crescimento do Crente - Objetivo :Ser Semelhante a Jesus Cristo

O primeiro passo em direção à maturidade cristã é crer que a morte e a ressurreição de Cristo foram necessárias para que fôssemos perdoados dos nossos pecados. 


O passo seguinte é reconhecer e confessar Jesus como o Senhor da nossa vida. A pessoa que crê e confessa recebe o Espírito de Cristo como o seu Mestre e Senhor. Depois o Espírito Santo mostra-lhe um caminho dinâmico para procurar a realização do verdadeiro propósito do homem. 

Neste caminho, o homem ainda encontrará muitos obstáculos. Contudo, através de todos eles, com a ajuda do Espírito Santo, o homem poderá progredir na busca da maturidade cristã.

Em 1 Coríntios 3:23, “... vós de Cristo...” significa que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Mestre.



10. De acordo com os textos seguintes, porque é que pertencemos a Cristo?
a) 1 Coríntios 6:20 __________________________________________________________________

b) 1 Pedro 1:18-19 __________________________________________________________________

c) Efésios 1:4 ______________________________________________________________________

11. Segundo João 3:19-20, porque é que as pessoas não reconhecem o direito que Deus tem sobre elas, através de Cristo?
________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

12. As três passagens seguintes mostram o que a pessoa deve fazer para pertencer a Cristo. Através do estudo destes versículos poderá compreender e explicar aos outros como se tornar um cristão. 

Leia cada passagem e escreva o que é necessário para ter uma nova vida em Jesus. A primeira já está respondida.
a) João 3:16-18: A pessoa precisa de crer no único Filho de Deus.
b) Romanos 10:9-10: ________________________________________________________________

c) João 1:12: _______________________________________________________________________

As respostas para este exercício dizem-nos que o homem pode saber que ele é salvo, que ele é nascido como uma criança, na família de Deus. Arranje tempo para ler 1 João 4:14-16 e fazer com que esta verdade seja especialmente real na sua vida.

13. Agora, escreva em duas frases, com as suas próprias palavras, a verdade encontrada em 1 João 4:14-16. Escreva-as como se estivesse a explicar esta verdade maravilhosa a um amigo.

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Através da Compreensão do Crescimento Natural 

Objectivo 8. 
Comparar o crescimento espiritual com o crescimento natural.
Podemos definir maturidade cristã como “um processo – semelhante ao crescimento natural – pelo qual somos levados à plenitude espiritual”. A nossa vida em Cristo é comparada a uma semente. Na Bíblia, crescimento e maturidade são sempre relacionados a plantas e plantações. É através de uma semente incorruptível que nascemos de novo. A Bíblia descreve esta semente especial em 1 Pedro 1:23.

14. De acordo com 1 Pedro 1:23, através de que é que nascemos de novo?
__________________________________________________________________________________

1 João 3:9 menciona a semente de Deus que permanece em nós, como cristãos. Em todo o tipo de vida, o potencial para um pleno crescimento está numa minúscula semente. A capacidade do pleno crescimento do milho, por exemplo, está no grão. É difícil acreditar que um pé de milho tão grande possa surgir de uma semente tão pequena. Mas é exatamente isso que acontece. A natureza da planta contida na semente só pode ser vista através do processo de crescimento. O potencial para o cristão recém-convertido ser semelhante a Cristo é a semente da Palavra de Deus. A sua nova vida é uma dinâmica que pode, através do crescimento espiritual, prosseguir em direção à maturidade cristã.

15. Em 2 Coríntios 9:10, quais são as duas coisas que Deus nos promete, em relação à nossa necessidade de sustento natural e crescimento?
__________________________________________________________________________________

Lembre-se de que, da mesma forma que Deus faz uma semente natural brotar, Ele também pode fazer com que a semente espiritual que existe dentro de nós germine. E da mesma maneira que Deus requer o trabalho do lavrador no cultivo da semente natural, ele também espera que o crente opere no
processo de desenvolvimento da semente existente no seu interior.

16. Sem ver no texto, escreva a sua própria definição de maturidade cristã. Depois reveja a definição deste termo no início desta seção da lição, e compare-a com a sua.
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

A definição de maturidade cristã que apresentamos neste texto indica que atingimos a plenitude espiritual através de um processo semelhante a outros processos naturais. A imagem de Deus no homem – o seu espírito – é uma força dinâmica que deve fluir dentro dos limites de uma comunhão adequada e maravilhosa entre a criatura e o Criador. Apesar de ter sido interrompido pelo pecado, este propósito pode ser restaurado hoje, através de Jesus.

A Bíblia diz claramente que existe uma medida para a nossa maturidade cristã.

17. De acordo com Efésios 4:13, qual é esta medida?
a) Ter habilidade para citar as Escrituras
b) Não cometer erros
c) Chegar à estatura completa de Cristo
d) Ter uma boa instrução
Talvez esteja a perguntar-se: “Porque é que o processo de crescimento espiritual é tão difícil?” E novamente encontramos a resposta na natureza. A semente tem muitos inimigos naturais: ela pode ser plantada ou muito fundo ou não suficiente fundo. Ela pode ser levada para longe pelo vento. O solo pode ser pedregoso ou espinhoso. Alguns lavradores enfrentam situações quase impossíveis para conseguir uma boa colheita. Uma coisa, porém, é certa: se tiver as condições necessárias, uma boa semente sempre produzirá frutos.

O maior inimigo da semente da semelhança de Deus no homem é Satanás. Ele é o inimigo de toda e qualquer semelhança do reflexo de Deus no mundo. Ele arquitectou a tentação que fez com que o homem se desviasse do seu propósito original. O diabo promove uma estratégia global para manter o homem longe do evangelho e da salvação. Além disto, ele tenciona manter o cristão longe do seu crescimento em semelhança com Cristo (que é o objetivo da maturidade cristã).

18. Em Lucas 8:4-15, Jesus contou uma história sobre a germinação e o crescimento da semente.

Quantos fatores que podem impedir uma semente de crescer consegue encontrar nesta passagem?
__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Acha que algum ponto mencionado na resposta desta questão é símbolo de coisas ou situações que o mantêm afastado do crescimento espiritual?______

19. Deus providenciou muitos recursos que nos ajudarão a tornar a nossa vida dinâmica. Estes recursos podem ser dons, talentos, oportunidades, etc. Faça uma avaliação de como está a usar os seguintes recursos para crescer espiritualmente.

------RECURSO - MUITO - POUCO - NADA

-----ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS

-----ORAÇÃO

---- FREQUÊNCIA AOS CULTOS DA IGREJA

---- COMUNHÃO COM OUTROS CRENTES

--- O SEU INATO DESEJO DE CRESCIMENTO

--- A SUA OBEDIÊNCIA

Não continue a leitura antes de completar o exercício de avaliação pessoal em cima. Depois peça ao Espírito Santo que o ajude a adquirir maturidade espiritual através do uso diligente destes recursos.  Se realmente desejamos glorificar o Pai na nossa vida espiritual, temos de aceitar o objetivo da verdadeira maturidade cristã. Precisamos de tentar alcançar este objetivo com a força e a determinação de uma equipa face ao seu adversário. Não podemos aceitar o segundo lugar.

20. A passagem de 2 Pedro 3:18 é muito importante para nós. Complete com as palavras que faltam.

“Antes, ___________________________________ na_____________________________________________

e ____________________________________ do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a

_______________________________________________ , assim agora, como no dia da eternidade! Ámen.”

Desejemos então a completa maturidade cristã, a qual podemos alcançar através da graça de Deus.

E que este curso nos capacite a ajudar outros a crescer em semelhança com Cristo.


GLOSSÁRIO 
Lição
acusação alguma coisa má imputada a alguém 10
adúltero que violou ou viola a fidelidade conjugal 2
alcançado adquirido; terminado com sucesso 3,10
alicerce as bases; a fundação 3,7
arma instrumento usado para ataque, ou defesa 6
arquiteto aquele que projeta uma nova construção 3
arrependimento mudar de atitude, de parecer, voltar atrás em relação a algo 3
artesão quem tem habilidade para trabalhar com as mãos 3
atitude maneira de sentir ou de pensar em relação a certas coisas 3,10
audiências ouvintes; pessoas numa reunião 6
automático que trabalha ou se move por si mesmo 4
avaliação fixar o valor de alguma coisa 1
capacitar tornar alguém capaz 8,9
carácter a natureza da pessoa revelada através das suas ações 8
ciclo conjunto de movimentos regularmente repetidos numa ordem específica 5
comparar igualar, equiparar estabelecer relação 5
comunhão companheirismo; compartilhar ideias, interesses 1
condenação censura, reprovação, indício de culpa 10
conformado ser como; feito igual a 3
conhecimento experiência, discernimento; coisas conhecidas 8
convicção o que alguém acredita ser certo 3
crescer (referente a pessoa) tornar-se mais velho 1,5
crescimento alto ou efeito de crescer 1
cultivar preparar a terra para a colheita 3,9
definitivo final, último, máximo 5
destino aquilo que sucederá ou acontecerá a alguém 1
obstáculo tudo aquilo que traz problemas ou dificuldades 4
obvio claramente perceptível; fácil de ser notado 6
opção alternativa, preferência; o que pode ou não ser feito, segundo a escolha de cada um 5
ordenar indicar oficialmente ou consagrar uma pessoa ministro de alguma igreja evangélica 7
paralisado incapacitado de se mexer 10
penitência sofrimento imputado a si próprio como sinal de pesar por ter feito algo errado 7
perfeito completo ou inteiro; sem defeito, primoroso, 
impecável 1
ponto de vista maneira de olhar ou considerar alguma coisa 3
preparatório introdutório, preparativo, prévio, preliminar 5
prevalecer vencer; tornar-se amplamente aceite como um hábito 6
procurar tentar encontrar; buscar; esforçar-se por obter 5
propósito objectivo, desejo, plano, intenção, intento, projeto 1
qualificação qualidade ou habilidade que capacita uma pessoa 9
quebrantamento abatimento na força ou no espírito; submissão, humilhação 3
questão assunto sobre o qual se precisa de chegar a uma conclusão 5
racional razoável, possível; conforme a razão 4
registro aceito ou efeito de registar; narração 10
relacionamento conexão, relação, convivência; ligação de amizade; acto ou efeito de relacionar-se 1
requerer precisar, pedir, necessitar; mandar, ordenar, exigir 7
resgatar livrar do castigo, da punição 9
responsabilidade alguma coisa pela qual alguém é responsável 3
resposta réplica, reação, efeito, retorno 6
ressurreição levantar da morte; voltar a viver 7
sagrado sacro, consagrado, santificado, venerável, dedicado 6
vital cheio de vida e de espírito; vivo 6,7
vitorioso bem-sucedido, triunfante; que alcançou vitória 8


Respostas 
1. Temer a Deus; e obedecer aos seus mandamentos 
11. Porque o homem que está nas trevas rejeita a luz. 
2. Restaurar a comunhão entre Deus e o homem 
12. a) A resposta já está dada 
b) Confessar Jesus como Senhor e crer na Sua ressurreição. 
c) Receber Cristo e crer n’Ele. 
3. Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres 
13. A verdade em 1 João 4:14-16 nas suas próprias palavras. 
4. A semelhança com Cristo 
14. A Palavra viva e eterna de Deus 
5. c) Inteiro ou completo 
15. Abundância de sementes e uma rica colheita 
6. O espírito desta pessoa 
16. Uma definição de maturidade cristã nas suas próprias palavras 
7. Através de Sua união com o nosso espírito. 
17. c) Chegar à estatura completa de Cristo. 
8. Tendo misericórdia de alguém que esteja necessitado, e ajudando-o numa atitude desprovida de qualquer egoísmo 
18. Cair à beira do caminho, ser pisada, ser comida pelos pássaros, cair sobre as pedras, onde não há 
humildade, e cair entre os espinhos. 
9. c) Dar-nos vida em abundância. 
19. A sua própria avaliação. 
10. a. Porque Jesus nos comprou 
b. Porque o preço que Cristo pagou por nós foi o sacrifício da Sua própria vida. 
c. Porque Deus nos escolheu para Ele através de Cristo 
20. crescei, graça, conhecimento, glória. 

Auto-Testes 
Após a revisão desta lição, faça o auto-teste. Depois confira as suas respostas com aquelas dadas no final. Reveja qualquer questão que tiver respondido incorretamente. 

VERDADEIRO-FALSO? 

_____ 1. A obra da criação estava completa mesmo antes da criação do homem. 

_____ 2. O homem nunca será restaurado na sua semelhança com Deus. 

_____ 3. O propósito da vida do homem não pode ser totalmente realizado sem um relacionamento verdadeiro com Deus. 

_____ 4. A experiência cristã é uma garantia de que a vida será dinâmica. 

_____ 5. A exigência para o novo nascimento é aceitar Jesus Cristo como Senhor da nossa vida. 

ESCOLHA MÚLTIPLA. 
Circule cada resposta certa. 

6. Indique o melhor significado para a palavra perfeito, ou maduro, nas Escrituras. (Pode existir mais de uma resposta certa.) 

a) Completamente crescido 
b) Sem pecado 
c) Completo 
d) Inteiro 
e) Terminado 
f) Ingénuo 

7. A parte da natureza do homem que exige um propósito ou uma razão para existir é: 

a) A sua alma. 
b) O seu corpo. 
c) O seu espírito. 

8. O propósito da vinda de Jesus ao mundo pode ser melhor explicado por duas das razões indicadas. 

Quais são elas? 

a) O homem tem de ser condenado. 
b) Servir de modelo de um perfeito relacionamento entre Deus e o homem. 
c) Conceder vida abundante ao homem. 
d) Fundar uma nova e importante religião. 

RESPOSTA BREVE. 
9. O grande inimigo da semente da semelhança do homem com Deus é 
__________________________________________________________________________________ 

10. Enumere pelo menos dois tipos de solo que Jesus descreveu em Lucas 8, que representam como o homem recebe o evangelho. 

fim da lição 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário