13 de novembro de 2014

Adolescentes Conectado ou Desconectado - Moisés, o cara escolhido por Deus

Moisés é um típico cara em que Deus resolveu investir pesado. Para você ver o nível, ele nasceu num período em que Faraó tinha mandado matar todos os recém-nascidos do sexo masculino, mas ele não morreu. A mãe dele arrumou um esquema com sua filha mais velha (Mirian), colocou Moisés num cesto e ela acompanhou até Moisés ser pego por alguém.

Procure o texto de Êxodo 2:5-10 e identifique, no texto, pelo menos três coisas que demonstram o cuidado de Deus com Moisés.

1- ______________________________________________

2- ______________________________________________

3- ______________________________________________

Moisés passou seus primeiros 40 anos de vida no palácio de Faraó, onde adquiriu muito conhecimento. Mas na sua infância teve contato com sua mãe verdadeira (Ex. 2:7-10), mesmo que isso tenha acontecido num pequeno período de tempo. Durante este período, com toda certeza, sua mãe ensinou para Moisés muitas coisas a respeito do Deus dos hebreus e de toda sua história. Portanto, Moisés sabia que era Hebreu. Lembre-se: procure aproveitar o seu tempo. Aprenda coisas que você guardará para o resto de sua vida. Depois disto, ele viveu até completar 40 anos na casa de Faraó. Porém, um dia ele estava andando e viu os hebreus trabalhando como escravos e também viu um hebreu tomando uma surra de um egípcio. Moisés, apesar de ser um cara aparentemente tranqüilo, seu sangue não era de barata, então ele pegou o egípcio, deu uma surra nele e o matou.

Ele não era bobo; viu que as coisas não estavam boas para o lado dele. Depois disto, pegou suas coisas e saiu fora do palácio. A parti daí, ele começa a passar por vários momentos importantes. Vejamos alguns:

1- Ele encontra, em Midiã, sua esposa ( Zípora). Ex. 2:15-21

2- O Senhor aparece a Moisés através da sarça ardente. Ex. 3:1-22

3- Deus concede poderes a Moisés. Ex. 4:1-17

Discuta e comente qual seria a sua atitude se você fosse Moisés e Deus colocasse tantas responsabilidades em suas mãos.

Apesar de todas estas provas que demonstrava que Deus estava com ele, Moisés bateu o pé, dizendo para Deus que ele não dava conta, que isso não era para ele. Ele chegou a dizer que era gago e por isso não podia ser usado por Deus para o ministério que o Senhor queria para ele. Muitas vezes, a gente faz o mesmo com Deus, joga o ministério por causa de um fato (namoro, complexo de inferioridade - acha que não dá conta, problema mau resolvido com o líder ou alguém do ministério e outros). Deus não te escolheu à toa. Ele tem os seus propósitos. Procure não fugir do seu chamado.

Faraó ouviu Moisés e Arão, porém não atendeu seus pedidos; além disso, aumentou o serviço para os hebreus. Ex. 4:18 a 5:21. Deus, então, anuncia a Moisés que Faraó terá que deixar o povo ir para fora do Egito, se não o Egito iria ser invadido por grandes pragas, e foi isto que aconteceu; Faraó não deixou e começa, então, uma sucessão de dez pragas (Ex. 7 a12). Tirando a última praga, a minha pergunta é: qual você acha que foi a pior?

No capítulo 13, Faraó deixa o povo sair do Egito, também depois de toda burrice. Deus, então, começa a realizar grandes milagres através de Moisés para abençoar o povo.

1º travessia do mar Vermelho - Ex. 14:10-31
2º Deus manda Maná e carne – Ex. 16
3º Água jorra da rocha – Ex. 17
4º Moisés recebe, no monte Sinai, os dez mandamentos – Ex. 20

Depois destas coisas, muitas outras aconteceram com Moisés (outras leis, bezerro de Ouro, novas tábuas da lei e outros). Vale ser destacado que Moisés desobedeceu à ordem de Deus junto ás águas de Meribá (Nm. 20) e por isso não entrou na terra de Canaã, ele só conseguiu vê-la e morreu (Dt 34). Um único vacilo fez Moisés não entrar na terra prometida.

É claro que através de Moisés podemos aprender grandes ensinamentos. Por isso, monte com sua equipe cinco aplicações que o nosso personagem bíblico nos dá como ensinamento para o nosso dia-a-dia. Depois de ter feito isso, comente com sua equipe como você pode aplicar de forma prática algum destes ensinamentos em sua vida. Esse é o grande desafio! Fique ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário