22 de maio de 2015

Evangelização - A Visão - Capítulo 2

Curso: Estratégias da Colheita Espiritual
--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

Bíblia Onlinedeste site.

A Visão 


OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de: „ Explicar o significado de “paralelo natural de uma verdade natural”.
„ Identificar o exemplo natural da colheita como um paralelo espiritual da visão de Deus gerada em seu espírito. „ Explicar os passos que levam a receber a visão.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.”(João 4.35).

INTRODUÇÃO
O capítulo anterior descreveu o processo do desenvolvimento da visão espiritual. Este capítulo identifica a visão que Jesus quer que nasça em seu espírito e explica como recebê-la.
A visão é a mesma com a qual Ele desafiou Seus discípulos cerca de 2.000 anos atrás. Para compreender o significado da visão é necessário identificar um dos princípios básicos da Palavra de Deus. Este princípio diz respeito a paralelos naturais de verdades espirituais. Este capítulo define este princípio e aplica-o à visão que Deus quer conceber em você.

VERDADES NATURAIS E ESPIRITUAIS
O registro escrito de Deus, a Bíblia, focaliza seus temas em pessoas, promessas,

profecias e princípios. Grande parte da Bíblia é o registro de pessoas, de como Deus tratou com elas e com elas responderam a Deus. Há também uma grande parte da Bíblia que registra profecias de futuros eventos e há muitas promessas dadas ao povo de Deus. A Bíblia também contém importantes princípios que você deve identificar para compreender o que Deus está dizendo para você através de Sua Palavra. Um destes grandes princípios é aquele que trata dos paralelos naturais de verdades espirituais. A palavra “paralelo” significa “similar a alguma coisa”. Quando nós falamos de um “paralelo natural de uma verdade espiritual”, nós queremos dizer que Deus usa exemplos naturais para explicar ou representar verdades espirituais.
As parábolas de Jesus foram exemplos naturais de verdades espirituais. Numa parábola Ele usou o exemplo natural de uma mulher colocando uma pequena quantidade de fermento em três medidas de farinha. O espalhar-se do fermento através de toda a massa ilustrou o crescimento do Reino de Deus no mundo

Estratégias Da Colheita Espiritual
Este é apenas um dos muitos exemplos nos quais Ele usou um exemplo natural para ilustrar uma verdade espiritual. Este princípio de paralelos naturais e espirituais é explicado em 1 Coríntios: “...Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Pois assim está escrito: o primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.” (1 Coríntios 15.44-46). Este é um grande exemplo de um paralelo natural de uma verdade espiritual. O primeiro homem criado por Deus foi o homem natural. Seu nome era Adão. Jesus, que é
mencionado como sendo o último Adão, foi um homem espiritual. Adão era um exemplo natural da verdade espiritual de que Deus se revelaria através de Jesus Cristo. Pelo homem natural veio o pecado e a morte. Pelo homem espiritual veio a
salvação e a vida. Aquilo que é natural é alguma coisa que você pode observar com seus sentidos. Você pode ver, ouvir ou tocar. Aquilo que é espiritual somente pode ser observado com os
sentidos espirituais. Exemplos naturais podem ser reconhecidos com os sentidos físicos, mas paralelos espirituais somente podem ser reconhecidos através da revelação do Espírito Santo.
Compreender este princípio de paralelos naturais de verdades espirituais aumenta sua compreensão da Palavra de Deus.

A COLHEITA
A visão com a qual Jesus desafiou Seus discípulos e que Ele deseja gerar em seu espírito foi revelado por um paralelo natural de uma verdade espiritual. Jesus disse aos Seus discípulos: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à
ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” (João 4.35).
Jesus não estava falando da colheita natural nos campos que se estendiam diante deles quando Ele falou estas palavras. Ele estava falando de uma colheita espiritual. Ele usou o exemplo da colheita natural para dar aos Seus seguidores uma visão que daria significado e direção espiritual para suas vidas.

O QUE ELA SIGNIFICA?
O que este exemplo da colheita natural significa na realidade espiritual? Leia João 4.3-35. Jesus estava passando através de Samaria a caminho da Judéia. Quando Ele descansou próximo de uma fonte, Seus discípulos saíram em busca de alimento. Enquanto eles foram, uma mulher Samaritana se aproximou da fonte e Jesus compartilhou o Evangelho com ela.

Estratégias Da Colheita Espiritual
Quando Seus discípulos retornaram com o alimento, Jesus disse-lhes: “Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis...A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.32,34).

A coisa mais importante para Jesus - mais urgente do que o alimento natural e as necessidades da vida - era fazer a vontade de Deus e realizar a Sua obra. Foi neste ponto da conversa que Jesus usou o exemplo da colheita natural. Ele usou-a para ilustrar o que Ele tinha dito para Seus discípulos: A coisa mais importante na vida é fazer a vontade e a obra de Deus.

A VONTADE DE DEUS E A SUA OBRA
Qual é a vontade de Deus? Qual é a Sua obra? Isto é revelado na visão da colheita. Jesus disse aos Seus discípulos para levantarem Seus olhos e olhar os campos naturais prontos para a colheita. Ele usou estes campos como um exemplo dos campos espirituais de multidões de homens e mulheres ao redor do mundo que estão prontos para serem colhidos para o Reino de Deus. A mulher Samaritana com quem Ele tinha falado era um exemplo desta grande colheita espiritual. Ela estava pronta para receber o evangelho e aceita-lo com grande alegria.
Através de “ceifar” esta mulher, uma cidade inteira veio a conhecer Jesus (João 4.39,42).

A VISÃO HOJE
Enquanto permaneciam no meio dos visíveis e naturais campos de colheita, os discípulos experimentaram o nascimento de uma visão espiritual. Esta é mesma visão que Jesus quer gerar em seu espírito. Ele quer dar a você uma visão dos campos de colheita espiritual do mundo que estão prontos para serem ceifados para o Seu Reino. Quando você reconhece a realidade desta visão e compreende a sua responsabilidade em cumpri-la, sua vida nunca mais será a mesma. Jesus declarou claramente: “O campo é o mundo...” (Mateus 13.38).

África, Ásia, Austrália, América do Norte, América do Sul, Europa, as Ilhas do mar...Os campos de colheita do mundo estão maduros com multidões que já ouviram as boas novas do Reino de Deus. A visão não mudou. É a mesma de quando Jesus gerou-a nas vidas de Seus discípulos. A vontade de Deus é a mesma porque a obra de Deus ainda não está completa.
Há incontáveis milhões que ainda não ouviram. A visão ainda é sobre os campos de colheita do mundo.

POR QUE A COLHEITA?
Por que Jesus usou o exemplo da colheita para ilustrar a visão espiritual que Ele queria dar aos Seus seguidores? Há muitos outros paralelos que Ele poderia ter usado. Por que Ele escolheu a colheita?

Estratégias Da Colheita Espiritual
A colheita foi um exemplo com o qual Seus discípulos poderiam facilmente se relacionar. A história do povo de Deus, Israel, data desde a época de Adão, que foi o primeiro a cultivar a terra. A agricultura continuou a desenvolver-se na época de Moisés quando ela tornou-se a base da economia. Na época do ministério de Cristo o ciclo econômico de Israel estava centralizado na agricultura. A colheita era a atividade contínua durante todo o ano. A colheita do linho e da cevada acontecia em Abril-Maio, a colheita do trigo era seis semanas depois em
Junho-Julho. Maçãs, figos, amêndoas e as primeiras uvas eram colhidas em Junho. Olivas e figos de verão eram colhidos em Agosto e Setembro; romãs e pistácias em Outubro. Azeitonas do nordeste da Galiléia e figos de inverno eram colhidos em Novembro.Não somente a economia estava centrada na colheita, mas também o próprio coração do sistema religioso de Israel. As três principais festas religiosas que Deus estabeleceu para
Seu povo estavam relacionadas à colheita. A Páscoa acontecia na época da colheita da cevada (Êx 23.16). Sete semanas depois, na época da colheita do trigo, havia a festa de Pentecostes (Êx 34.22). A festa de Tabernáculos era observada no sétimo mês que era o período da Festa da Colheita (Êx 34.22). Desde que o calendário inteiro, a economia e o sistema religioso revolvia-se ao redor da colheita, os discípulos podiam facilmente compreender este exemplo. O mais importante, porém, é que havia certas diretrizes para semear e colher que afetavam a colheita natural. Estas leis naturais também podem ser aplicadas à colheita espiritual. Os discípulos de Jesus poderiam facilmente aplicar estes princípios à colheita espiritual por causa de sua familiaridade com eles no mundo natural. Se aplicassem estes princípios naturais espiritualmente, isto traria uma abundante colheita espiritual. Nós estudaremos estes princípios depois neste curso. O mais importante é que os discípulos reconheceram a urgência representada no exemplo da colheita natural. Quando o grão estivesse maduro, ele deveria ser colhido imediatamente ou ele ficaria arruinado. Era uma questão de colher ou apodrecer. Se a colheita fosse grande e não houvesse suficientes obreiros para ceifa-la, o grão estaria perdido. Fazendo um paralelo espiritual deste problema natural, Jesus disse: “A seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9.37).

RECEBENDO A VISÃO
Quando Jesus falou aos Seus seguidores sobre a visão da colheita, Ele esboçou cinco passos para capacita-los a receber a visão:
(1) “Não dizeis vós 

(2) que ainda há quatro meses até à ceifa? 
(3) Eu, porém, vos digo:
(4) erguei os vossos olhos e 
(5) vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” (João 4.35).

PASSO UM: “Não dizeis vós...”
Muitos crentes gastam sua vida inteira falando sobre a colheita. Eles são como um grupo de ceifeiros tentando reunir a colheita sentados no celeiro. Eles vão ao celeiro [a igreja] cada manhã de domingo e estudam mais e mais métodos de agricultura [da colheita espiritual]. Eles afiam suas foices e então voltam para casa

Estratégias Da Colheita Espiritual
Eles voltam à noite para estudar melhores métodos de agricultura, afiam suas foices e outra vez retornam para casa. Eles voltam para uma reunião no meio da semana para
aprender maiores e melhores métodos, afiar suas foices e retornam para casa. Eles fazem isto semana após semana até que as semanas se convertem em meses e os meses em anos, porém ninguém vai aos campos para colher. Quando Jesus disse “Não dizeis vós”, Ele estava dizendo que falar sobre a colheita
espiritual não é suficiente. Você deve envolver-se no exato processo de colher. Isto não significa que todos devem deixar seus trabalhos, procurar suporte financeiro da igreja e
viajar para outras nações como pregadores do evangelho. Mas cada crente deve estar envolvido de algum modo na colheita. Para alguns, será nos campos ao redor de seus lares e igrejas. Serão os campos da escola, do local de trabalho e nas ruas de sua comunidade ou vila. Para outros, a colheita será no campo estrangeiro. O ponto principal é que cada crente deve estar participando e não apenas falando a respeito da colheita.

PASSO DOIS: “...que ainda há quatro meses até à ceifa?”
Para tornar-se parte desta visão do tempo de colheita você não pode atrasá-la. Você não pode esperar até alguma época futura para envolver-se. Almas estão morrendo em pecado agora. Para muitos, o amanhã será tarde demais: “Lançai a foice, porque está madura a seara; vinde, pisai, porque o lagar está cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão” (Joel 3.13-14).

PASSO TRÊS: “Eu, porém, vos digo”Os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos do homem (Isaías 55.8-9). Os
homens falam sobre a colheita espiritual. Eles atrasam-na. Mas o que Deus diz é diferente do que o que o homem diz. Ele diz...

PASSO QUATRO: “...erguei os vossos olhos”
Os olhos dos discípulos estavam distraídos. Eles não estavam focalizados na visão dos campos de colheita. Para receber esta visão espiritual você deve tomar uma ação pessoal. Você deve levantar seus olhos espirituais das distrações naturais da vida. Você deve levantar seus olhos de seus problemas pessoais, do desencorajamento, dos negócios e preocupações mundanas. Você deve erguer seus olhos das circunstâncias da vida e...

PASSO QUINTO: “vede os campos”
Tirar seus olhos daquilo que o distraem dos campos da colheita não é suficiente. Você deve realmente olhar os campos. Você deve ver o mundo através dos olhos de Deus. Muitos não têm visão espiritual porque eles não têm realmente olhado. Eles não têm reconhecido sua responsabilidade pessoal para com os campos de colheita. Eles não têm considerado as condições dos campos de colheita do mundo hoje.

Estratégias Da Colheita Espiritual
PARA RECEBER A VISÃO...
• Você não deve apenas falar sobre ela.
• Você não pode atrasa-la.
• Você deve ouvir o que Deus diz, o desafio que Ele apresenta quando clama “À quem enviarei e quem há de ir por nós?” (Isaías 6.8).

• Você deve levantar seus olhos das distrações do mundo que desviam seu olhar dos campos de colheita.
• Você deve olhar os campos do mundo através dos olhos de Deus.

TESTE
1. Escreva o Versículo-Chave de memória.
_______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2. O que significa “um paralelo natural de uma verdade espiritual”?
_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

3. O exemplo natural que Jesus usou para dar aos Seus discípulos uma visão espiritual foi o exemplo da ________________________.

4. No exemplo da colheita o campo é o ________________.

5. Liste três razões porque Jesus escolheu o exemplo natural da colheita para dar aos Seus seguidores uma visão espiritual.
______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

6. Liste os cinco passos dados em João 4.35 que capacita-nos a receber visão espiritual.
_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

PARA ESTUDO ADICIONAL
Este capítulo enfatizou o envolvimento pessoal na visão da colheita.
Leia a conhecida história do “Bom Samaritano” em Lucas 10.25-35. Esta parábola ilustra atitudes de envolvimento com as necessidades humanas. É um exemplo das diversas atitudes dos crentes para com a visão dos campos de colheita espiritual do mundo.

Estratégias Da Colheita Espiritual
Preste atenção as atitudes do salteador, do sacerdote, do Levita, do dono da hospedaria e do Samaritano. Também observe a atitude do doutor da lei que originalmente levantou a questão que resultou na parábola contada por Jesus.

Personagem Atitude
O Doutor da Lei Viu apenas uma questão para discutir.
O Ladrão Viu uma pessoa para explorar.
O sacerdote e o Levita Eles viram a necessidade como um
problema para se evitar e ignorar.
O Dono da Hospedaria Viu um consumidor; teve a atitude de “o
que eu posso ganhar dele?”
O Samaritano Viu uma pessoa morrendo, uma colheita
perecendo, e respondeu à necessidade com envolvimento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário