22 de maio de 2015

Evangelização - TEMPO DE COLHEITA, - Capítulo 1

Curso: Estratégias da Colheita Espiritual
--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

Bíblia Online
deste site.



TEMPO DE COLHEITA, 

Elaborado para equipar os crentes para uma efetiva colheita espiritual. O tema básico do treinamento é ensinar o que Jesus ensinou, aquilo que ao chamar pescadores, coletores de impostos, e etc., transformou-os em cristãos reprodutivos que alcançaram o mundo com o Evangelho em demonstração de poder. Este manual é um simples curso que conduz os crentes da visualização através da depuração, multiplicação, organização e mobilização para alcançar o objetivo da evangelização.


Cada lição consiste de:
Objetivos: Este são os objetivos que você deve alcançar ao estudar o capítulo. Leia-o antes de começar a lição.
Versículo-Chave: Este versículo enfatiza o conceito principal do capítulo. Tente memorizá-lo. Conteúdo do Capítulo: Estude cada seção. Use sua Bíblia para procurar as referências bíblicas não transcritas no manual.Teste: Faça este teste depois de você terminar de estudar o capítulo. Tente responder as questões sem usar sua Bíblia ou este manual. Para Estudo Adicional: Esta é a seção final de cada capítulo. Ela estimula o estudo
independente do aluno.

SUGESTÕES PARA O ESTUDO EM GRUPO
PRIMEIRA REUNIÃO:
Abrindo: Abra com oração e apresentações. Conheça e matricule os estudantes.
Estabeleça os Procedimentos do Grupo: Determine quem conduzirá as reuniões, o horário, os lugares e as datas para as sessões.
Louvor e adoração: Convide a presença do Espírito Santo em sua sessão de treinamento.
Distribua os Manuais aos Estudantes: Introduza o título do manual, o formato e os objetivos do curso proporcionados nas primeiras páginas do manual.
Faça a Primeira Tarefa: Os estudantes lerão os capítulos determinados e farão o teste para a próxima reunião. O número de capítulos que você ensinará em cada sessão dependerá do tamanho do capítulo, conteúdo e das habilidades de seu grupo.
A SEGUNDA E DEMAIS REUNIÕES:
Abrindo: Ore. Dê as boas-vindas e matricule a qualquer novo aluno e também dê o manual. Veja quem está presente ou ausente. Tenha um tempo de adoração e louvor.
Revisão: Apresente um breve resumo do que você ensinou na última reunião.
Lição: Discuta cada seção do capítulo usando os TÍTULOS EM LETRAS
MAIÚSCULAS E EM NEGRITO como um esboço do ensinamento. Peça aos estudantes que façam perguntas ou comentários sobre o que eles têm estudado. Aplique a lição às
vidas e ministérios de seus estudantes.

Teste: Reveja com os estudantes o teste que eles completaram. (Nota: Se você não quer que os estudantes tenham acesso às respostas, você pode tirar as páginas com as respostas que se encontram no final de cada manual). Para Estudo Adicional: Você pode fazer estes projetos numa base individual ou em grupo. Exame Final: Se o grupo está matriculado neste curso para os créditos e Diploma você recebeu um exame com este curso. Dê uma cópia para cada estudante e administre o exame na conclusão deste curso.
MATERIAL ADICIONAL NECESSÁRIO
Você necessitará apenas de um exemplar da Bíblia, p


referencialmente da Tradução de Almeida, Edição Revista e Atualizada, mas outras versões também poderão ser usadas,
embora isto talvez represente alguma pequena dificuldade para o aluno acompanhar alguns textos bíblicos deste curso.

Curso: Estratégias da Colheita Espiritual


INTRODUÇÃO
Capítulo 1
                  O Nascimento De Uma Visão 

OBJETIVOS:
Após completar este capítulo você será capaz de: 
• Definir “visão espiritual”. 
• Explicar o processo de nascimento de uma visão espiritual. 
• Comparar o nascimento espiritual de uma visão com o processo do nascimento natural.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Onde não há visão, o povo perece” (Provérbios 29.18, tradução do inglês). 

INTRODUÇÃO
“Onde não há visão, o povo perece”.
A visão mencionada se refere a uma visão espiritual. Visão espiritual produz direção. Providencia desafio e estrutura para a vida. Sem ela, o povo se torna espiritualmente morto. Desenvolver visão espiritual é o processo de reconhecer o propósito para o qual você foi trazido para o Reino de Deus. Neste capítulo, este desenvolvimento é chamado de “O Nascimento de uma Visão”. 


POR QUE VISÃO ESPIRITUAL?
Por que visão espiritual é necessária? Por que o povo perece sem ela? A resposta é encontrada em um dos muitos exemplos bíblicos da visão espiritual. Leia a história do Profeta Eliseu e seu servo Geazi em 2 Reis 6.15-17.

O povo de Deus, Israel, estava cercado pelos inimigos da nação da Síria. Havia muitos soldados, cavalos e carros de guerra. Quando o servo de Eliseu, Geazi, viu a grande força do inimigo, ele temeu. Ele clamou a Eliseu, “O que nós faremos?” Eliseu disse-lhe: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”(v.16).

Então Eliseu pediu a Deus para que abrisse os olhos de Geazi e permitisse-lhe ver o mundo espiritual. O pedido foi atendido e Geazi viu as forças espirituais de Deus rodeando Israel.
Neste exemplo, Deus realmente deixou Geazi ter uma visão espiritual com seus olhos naturais. Mas o ponto importante é que sem visão espiritual o povo de Deus não pode ver além das circunstâncias naturais da vida. Como Geazi, eles são derrotados pelos poderes 


Estratégias Da Colheita Espiritual
Do inimigo que vêem operar no mundo natural em volta deles. A visão deles está focalizada em seus problemas e suas vidas se tornam um ciclo de clamar “o que faremos?” Sem visão espiritual eles não podem ver e compreender o divino plano de
Deus.

DESENVOLVENDO VISÃO ESPIRITUAL
Antes de nascer de novo, você estava cego pelo pecado. Através da salvação pelo sangue de Jesus sua cegueira básica foi curada. Agora, então, Deus quer desenvolver sua visão espiritual.

Este processo é um paralelo espiritual de um incidente no ministério de Jesus, como está registrado em Marcos 8.22-25. Este milagre foi uma cura física que Jesus operou durante

Seu ministério terreno. Por que o primeiro toque de Jesus não curou o homem completamente? Jesus não tem todo o poder? Não era Ele o Filho do Deus vivo? Jesus estava providenciando um exemplo natural de uma verdade espiritual. Jesus quer tocar você espiritualmente assim como Ele fez naquela cura natural. Primeiro Ele quer limpar a cegueira básica do pecado em sua vida. Depois Ele quer desenvolver sua visão espiritual.

O QUE É VISÃO ESPIRITUAL?
Visão espiritual envolve ver além do mundo natural para o mundo espiritual. É compreender o divino propósito de Deus e reconhecer sua parte no plano Dele.

Crentes que estão espiritualmente “perecendo” estão em uma das seguintes categorias:
• Eles não têm visão espiritual.
• Eles receberam uma visão espiritual mas têm sido desobedientes a ela.
• Eles têm uma visão, mas não sabem como cumpri-la. Eles têm tentado e falhado ou talvez nunca tenham tentado de fato.

Visão espiritual providencia uma clara imagem do que Deus quer que você faça e então dirige cada passo de sua vida cristã para realizar este objetivo.

A VISÃO DE PAULO
O apóstolo Paulo tinha visão espiritual. Ele disse: “...não fui desobediente à visão celestial” (Atos 26.19).

A visão celestial [espiritual] tornou-se a força impulsionadora na vida de Paulo. Ele reconheceu que ter uma visão não é suficiente. Uma ação deve ser tomada para realizar a visão.

Uma visão pode permanecer apenas como algo “visionário”. Isto significa que ela nunca se torna uma realidade, porque você nunca age para realizá-la. Quando Deus dá uma visão, Ele também providencia estratégias espirituais e práticas para cumprir a visão.


Quando Deus deu a Paulo uma visão espiritual, Ele deu-lhe coisas específicas para fazer na realização da visão. Leia Atos 26.16-18. Deus deu a Paulo visão espiritual com o propósito de fazer dele testemunha e ministro do evangelho. Seu ministério seria voltado para um grupo especial de pessoas, os Gentios. O termo “Gentios” refere-se a todos

Estratégias Da Colheita Espiritual
aqueles que não são judeus; portanto, Paulo seria um instrumento de Deus em todas as outras nações do mundo.
Deus deu a Paulo objetivos para realizar a visão. Paulo deveria:
• Abrir seus olhos espirituais e conduzi-los das trevas para a luz.
• Convertê-los do poder de Satanás para Deus.
• Guiá-los ao perdão dos pecados.
• Revelar sua herança espiritual, que se torna possível pela fé.

O NASCIMENTO DE UMA VISÃO
Deus quer dar-lhe visão espiritual assim como Ele deu a Paulo. Deus também quer revelar os propósitos e objetivos que lhe capacitarão a cumprir a visão.

Quando experimentar “o nascimento de uma visão”, você se tornará um participante e não um mero espectador no divino plano de Deus.

O processo do nascimento natural que traz um bebê humano ao mundo é similar ao

processo do nascimento de uma visão no mundo espiritual. Você experimentará os seguintes estágios para gerar a visão espiritual.

CONCEPÇÃO:
“Concepção” significa criar. Uma visão espiritual é criada por Deus em seu espírito.

Quando Deus deu a Paulo visão espiritual, Ele identificou a fonte. Ele disse, “Eu sou Jesus” (Atos 26.15). Deus concebeu a visão de Paulo.

DESENVOLVIMENTO:
Quando você recebe a visão espiritual, ela vem primeiramente na forma de um “embrião”. Um embrião é a célula básica da vida. Assim como no desenvolvimento do embrião humano, Deus desenvolve sua visão espiritual enquanto você cresce Nele.

A célula básica da vida no bebê humano é o embrião; a partir dele são desenvolvidos todos os aspectos básicos do ser humano. Se você tentar mudar o embrião, deformidade ou morte pode ocorrer à criança.

Deus concebeu a visão espiritual básica em você. A visão deve manter o embrião do qual todos os outros aspectos se desenvolverão. Se você tentar mudar a visão, ela ficará
deformada em relação ao perfeito plano de Deus ou ela poderá ser abortada.

Quando a visão explicada neste curso é concebida por Deus em seu espírito, ela deve sempre permanecer a mesma, embora você possa realizá-la de diferentes modos.

A visão crescerá e se desenvolverá enquanto você crescer espiritualmente. O seu aspecto pode não ser o mesmo de ontem, da última semana ou do último mês. Mas você nunca deverá esquecer que a visão básica é o divino propósito para o qual você foi chamado.

Estratégias Da Colheita Espiritual
Este desenvolvimento da visão será uma experiência de crescimento, assim como é no mundo natural dentro do corpo de uma mãe. Se a visão não se desenvolver dentro de você, ela morre.

Assim como a mãe carrega sua criança dentro do seu corpo, quando você recebe esta visão, ela fica constantemente com você. Ela torna-se uma parte viva e vital de você mesmo. Ela flui de sua própria fonte de vida, assim como também da divina fonte que a concebeu.

Enquanto o bebê é desenvolvido, a mulher grávida negará a si mesma certas coisas.

Enquanto sua visão espiritual se desenvolve, você também poderá ter que fazer isto.

Você pode ter que negar a si mesmo os seus próprios planos e ambições. Você pode ter que deixar de lado tesouros terrenos. Você terá que sacrificar tempo para jejuar e orar.

TRABALHO DE PARTO:
Eclesiastes 5.3 declara: “Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos”.

A palavra hebraica para “trabalhos”, seria mais bem traduzida como “dores de parto”.

Isto significa que um sonho ou visão vem através de “muitas dores de parto” ou grandes dores de parto.

No nascimento natural há fatos sobre as dores de parto que são paralelos das dores do parto espiritual que faz nascer uma visão. As dores de parto naturais são um tempo de intenso e concentrado esforço para dar à luz a criança. Este tempo também é chamado de “trabalho” de parto.

Assim como no nascimento de uma criança, uma visão espiritual nasce de intensa concentração mental, física e espiritual. Enquanto você estuda este curso, concentre-se no que Deus quer gerar em seu espírito.

No mundo natural, durante o trabalho de parto, aquela que vai dar à luz deve deixar as forças naturais tomarem o controle. Forçar fisicamente o nascimento da criança pelo canal do nascimento antes dele abrir pode matar a criança.

O mesmo é verdade no mundo espiritual. Deixe Deus tomar o controle de sua vida. Se você tentar dar à luz a visão por suas próprias forças ela será abortada no plano de Deus.

Cada coisa dentro de você pode clamar para empurrar e levar a visão espiritual por suas habilidades naturais. Mas por seu auto-esforço você poderá destruir a visão.

Pedro disse a Cristo “...retira-te de mim, porque sou pecador” (Lucas 5.8), quando ele reconheceu o que Cristo estava chamando-lhe para fazer. Ele sabia que a visão era muito grande para ele realizar por suas próprias forças e habilidades naturais.

Assim como uma mulher no trabalho de parto está oculta dos olhares do público, assim também aqueles que estão em trabalho de parto espiritual deverão estar a sós com Deus.

Estratégias Da Colheita Espiritual

O TEMPO DE TRANSIÇÃO:
No processo do nascimento natural há um tempo durante o trabalho de parto conhecido como o “tempo de transição”. Ele é o tempo mais difícil do parto que acontece exatamente antes do canal do nascimento se abrir para permitir a passagem da criança.

Isto é semelhante ao nascimento de uma visão no mundo espiritual. Quando Deus gera em você uma visão espiritual, você experimentará um tempo de transição.

Transição significa mudança. Quando Deus dá a você esta visão espiritual, ela requer mudanças em sua vida. Ela chamará você para um novo compromisso e dedicação.

Você deve experimentar pressão em cada área de sua vida. Tudo dentro de você pode clamar pela liberação do nascimento do que Deus está trazendo à luz.

Este é o ponto onde muitos falham em receber a visão. Vez após vez Deus tem trazido Seu povo à ocasião do nascimento de Sua visão dentro dele.

Mas porque a transição é muito difícil, muitos têm desistido. Eles não podem suportar a pressão na hora mais difícil. O nascimento da visão requer mudanças em seus padrões de
pensamento e estilo de vida, o que muitos não estão dispostos a permitir. Eles não podem abandonar o auto-esforço e suas tradições. Eles não podem colocar de lado suas ambições e desejos para abraçar o plano de Deus. Isto foi o que aconteceu à nação de Israel, como lemos em Isaías 26.17-18.

O Trabalho de parto traz dor, mas ele leva ao nascimento, que traz alegria (leia João 16.21).

Isaías 53.11 nos diz que Deus testemunhou as dores de Jesus Cristo e ficou satisfeito.

Uma visão foi cumprida naquele dia no Calvário...Uma visão que tinha sido prometida desde a queda do homem em pecado (Gênesis 3.15). Através das dores de Cristo, a visão da redenção do pecado tornou-se uma realidade.

O trabalho de parto é uma experiência dolorosa, mas é somente através dele que a visão pode nascer (leia Isaías 66.8-9).

O NASCIMENTO:
O desenvolvimento de uma visão espiritual tem um fim esperado, assim como o embrião humano. O fim é o nascimento. Nascimento prematuro ou com atraso pode resultar em morte, tanto no processo do nascimento natural quanto no nascimento da visão espiritual.

Após o nascimento no mundo natural, a criança continua a crescer e desenvolver-se.

Após o nascimento da visão espiritual, ela continuará a crescer e desenvolver-se. Ela terá novos aspectos e forma, mas tudo foi desenvolvido a partir da célula básica da vida espiritual que é a visão.

A VISÃO DE ABRAÃO
Abraão tentou cumprir a visão que Deus lhe deu através do auto-esforço, pelo nascimento de Ismael. Ele sabia que Deus queria fazer-lhe uma grande nação, mas ele pensou que não poderia ter um herdeiro através de sua esposa Sara.

Estratégias Da Colheita Espiritual
Então ele fez algo a respeito e Ismael nasceu. Mas qual era o poder que estava por trás de Ismael? O poder de Abraão ou o de Deus? A visão foi cumprida através de Ismael, do homem, ou de Deus?

Você pode trazer um Ismael ao mundo através dos seus próprios esforços. Ismael representa seus planos e métodos de tentar fazer a vontade de Deus através de habilidades naturais. Mas a visão celestial, representada por Isaque, deve ser gerada por Deus.

Quem é a fonte da visão espiritual? Quando lhe perguntaram “o que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”, Jesus respondeu, “A obra de Deus é esta: que creiais Naquele que por ele foi enviado” (João 6.28-29), indicando que Ele mesmo era a
fonte.

Deus não queria que Abraão fosse a fonte da visão espiritual, assim como Ele não quer que nós sejamos, através de nossas visões criadas e organizadas pelo homem.

Deus é a fonte da visão espiritual. A visão que você receberá neste curso é Seu plano. Ela não é o plano de um homem, de uma denominação ou organização.

A Escritura não registra Deus falando para Abraão outra vez senão treze anos após o nascimento de Ismael. Deus não falou com ele até que fosse humanamente impossível para Abraão ter uma criança. A partir daí foi que Deus começou a mover a visão dentro dele outra vez. Pois agora, o auto-esforço havia morrido. Então veio o nascimento de uma visão, pois no tempo exato de Deus, Isaque nasceu miraculosamente. Mas, com o nascimento do plano de Deus (Isaque), Ismael (auto-esforço) deveria ser expulso.



Este é o tempo de seu Isaque (o plano de Deus) nascer em seu espírito. Para que isto aconteça, Ismael deve ser expulso. Esta experiência de expulsar seu esforço próprio,

seus planos, ambições, tradição e programas organizacionais, é dolorosa. Mas Deus está dizendo para você o que Ele disse para Abraão: “Não te pareça isto mal por causa do moço (auto-esforço), pois em Isaque será chamada a tua descendência” (Gn
21.12). Em Isaque a fonte da visão era Deus!

VOCÊ ESTÁ PRONTO?
Todo nascimento requer mudança. No mundo natural, a criança deve deixar a segurança do ventre materno.

Quando você nasce de novo, você abandona a velha vida de pecado. Você deixa Jesus mudar seus pensamentos e padrões de comportamento.

Dar à luz a visão espiritual também requer mudança. Requer coragem para caminhar do conhecido para o desconhecido.

Você está pronto para receber a visão espiritual? Você está disposto a experimentar dores de parto para gerar alguma coisa nova e vital em sua vida cristã? Se você não está disposto, você deve parar este estudo aqui mesmo, pois uma vez que você tenha vislumbrado a visão compartilhada nestas páginas, sua vida nunca mais será a mesma outra vez.


Estratégias Da Colheita Espiritual

TESTE
1. Escreva o Versículo-Chave de memória.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2. Defina “visão espiritual”.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

3. Olhe atentamente os nomes das pessoas na Lista Um, depois leia o que está escrito na Lista Dois. Escolha o número da sentença da Lista Dois que está relacionada à pessoa na Lista Um e coloque-o no espaço em branco providenciado. O primeiro já está respondido como um exemplo para você seguir.

Lista Um Lista Dois

2 Paulo 1. Tentou realizar a visão através de Ismael.

___ Geazi 2. “Não fui desobediente à visão celestial”.

___ Abraão 3. “O que faremos?”

___ Deus 4. “Não sou eu quem faz nascer...”.

___ Jesus 5. “Retira-te de mim, pois sou pecador”.

___ Pedro 6. Deus testemunhou Suas dores e ficou satisfeito.

4. Leia as sentenças na Lista Dois. Coloque o número da sentença que melhor define a palavra na Lista Um no espaço em branco providenciado em frente da palavra. Lista Um Lista Dois

___ Concepção 1. O tempo durante o qual a visão cresce dentro de você espiritualmente.

___ Desenvolvimento 2. Vem antes do nascimento. O tempo mais difícil quando você deve cessar o esforço natural e deixar Deus trazer a visão.

___ Dores de Parto 3. O começo da visão em seu espírito quando ela é plantada por Deus.

___ Transição 4. Um tempo de intenso labor físico, mental e espiritual.

PARA ESTUDO ADICIONAL
1. Aumente o seu conhecimento do processo de “dores de parto” estudando as seguintes Escrituras:
• João 16.21 – ele traz dores, mas leva ao nascimento, que traz alegria.
• 1 Tessalonicenses 2.9 – ele gera trabalho, tanto no mundo natural quanto no espiritual.
• Gálatas 4.19 – ele resulta em Cristo sendo formado em nós.
• Romanos 8.22-25 – ele traz esperança.

Estratégias Da Colheita Espiritual

• Isaías 66.7-9 – é o desejo de Deus de que as dores de parto no mundo espiritual resultem em nascimento (reprodução espiritual).

2. Pense sobre esta declaração:
“Uma visão sem uma tarefa se torna visionária. Uma tarefa sem uma visão é apenas um trabalho penoso. Uma tarefa com uma visão é o que faz um missionário.”

3. Homens ímpios geram planos maus – Salmos 7.14.

4. Ser “estéril” no mundo natural significa que você é incapaz de gerar filhos. Você tem sido espiritualmente “estéril”?

Algumas mulheres da Bíblia que foram estéreis por anos geraram grandes filhos após Deus tocá-las:
• Sara gerou Isaque
• Raquel gerou José
• A mulher de Manoá gerou Sansão
• Ana gerou Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário