4 de novembro de 2014

Estudo bíblico para Adolescentes - Dois Caminhos e uma Escolha - ESTUDO N° 4

Um estudo evangelístico, em cinco partes, para adolescentes em situação de risco.
---Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial. 
---Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através 

Bíblia Onlinedeste site.

Nome:---------------------------------------------------
No último estudo, nós vemos como o Senhor Jesus chamou seus 
díscipulos - seus seguidores - a seguir-lo. Naquela época, seguir Jesus” significava caminhar e viajar com Ele, enquanto Jesus anunciava a Boa Notícia - o Evangelho - nas cidades e aldeias de Israel, e mesmo quando Ele foi preso e 
morto na cruz em Jerusalém. Os seus seguidores foram também as primeiras pessoas a re-encontrá-lo depois da sua ressurreição. O Senhor Jesus nunca escondeu dos seus seguidores o fato que o seu caminho - o caminho que leva à vida - é também um caminho difícil, que poucas pessoas escolham. 

É claro que neste trecho da Bíblia, o Senhor Jesus não está dizendo que podemos desrespeitar os nossos pais ou parentes, nem desprezar o valor da nossa própria vida. Porém, ele está enfatizando que seus seguidores devem amá-lo acima de todas as outras coisas. O livro dos Atos dos Apóstolos relata que os primeiros Cristãos se chamaram seguidores “do Caminho”

. O Senhor Jesus falou que Ele é o Caminho que todos os 

que desejam servir-lo devem seguir:

“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, a sua mãe, sua mulher, 
seus filhos, seus irmãos e irmãs, até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.”

“Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.”
Lucas 14:26-27 NVI  Atos 9:2, 19:9, 19:23, 22:4, 24:14 etc 3
João 12:26 NVI

Trabalho em Equipe 
Agora nós vamos escolher um representante de cada equipe 
para ver se eles conseguiram decorar o versículo chave do 
último estudo. 

Esta atividade vale um ponto para sua equipe se você recitou corretamente o versículo e mais um ponto se você também lembrou do “endereço” deste versículo, ou seja, o nome do livro e o número do capítulo e versículo. 


O versículo de hoje para decorar é João capítulo 13 versículo 6: 
Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” – João 13:6 NVI

Neste versículo, Jesus falou sobre quatro coisas importantes: 

• O CAMINHO e seu DESTINO 

• A VERDADE 

• A VIDA 

Nas suas equipes, respondam as seguintes perguntas, referindo-se a este versículo em João capítulo 13 versículo 6: 



1. De acordo com o Senhor Jesus, o que ou quem é o caminho que devemos seguir? 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
___________________________________________________ 



2. De acordo com este trecho, qual é o destino deste Caminho? 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
__________________________________________________ 




Atividade em Equipe (continuada) 
3. Jesus afirmou que Ele é a verdade. Você acha que é importante ou não que o caminho que seguimos, o mapa ou o guia que nos orienta, seja verdadeiro? (Lembre-se que algumas pessoas acham que não é importante o que nós cremos, mas que é importante que tivermos fé. 

Outras pessoas digam que todos os caminhos levam a Deus). 

4. Jesus também falou que Ele é a vida, e que o seu caminho leva à vida. Em João 10:10 Ele falou “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” O que é a vida que Jesus oferece? 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Conversar no Grupo 
Jesus não somente apontou um caminho para a gente tentar caminhar em nossas próprias forças; Ele nos mostrou o caminho, pelo exemplo da sua vida e os seus ensinos. Ele também oferece nos guiar pela sua verdade e nos capacitar para a caminhada com sua própria vida, o seu Espírito Santo, disponível por nos. 
Jesus é o caminho que leva a gente até Deus, o Pai. Através dele, o Filho de Deus, podemos nós tornamos filhos adotados de Deus o Pai: 

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. 

E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”.  

No próximo estudo, que é o último neste série de estudos, falaremos sobre como nós podemos entrar nesta caminhada, com Jesus o Filho de Deus, para que podermos conhecer Deus o Pai. 
João 1:12 e 13 NVI 2 Gálatas 4:6
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário