27 de novembro de 2015

Evangelização - Os Seus Olhos Vigiam As Nações - Capítulo 3

Curso: Estratégias da Colheita Espiritual
--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através



Os Seus Olhos Vigiam As Nações 

OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de: 

• Explicar o que significa ver o mundo através dos olhos de Deus. 
• Compreender a presente condição dos campos de colheita espiritual no mundo. 
• Fazer um compromisso pessoal para juntar-se à equipe de ceifeiros 

VERSÍCULO-CHAVE: 

“...os seus olhos vigiam as nações...” (Salmos 66.7).

INTRODUÇÃO
O capítulo anterior mostrou a importância de levantar seus olhos espirituais e olhar para os campos de colheita no mundo. 
Os discípulos não tinham a mesma visão que Jesus tinha. Foi por isso que Ele insistiu que eles levantassem seus olhos e procurassem ver as grandes necessidades como Ele as enxergava. Você deve ver o mundo como Deus vê. Isto é essencial se você quer desenvolver a visão espiritual. 

Este capítulo concentra-se nos campos de colheita do mundo. A Bíblia declara sobre Deus que “Seus olhos vigiam as nações”. O que Deus vê quando Ele olha os campos de colheita do mundo? 

FOICES ENFERRUJADAS, CAMPOS VAZIOS
Deus vê o mundo como um campo de colheita (Mateus 13.38). O clamor das pessoas do mundo sobe aos ouvidos de Deus: “Passou a sega, findou o verão, e nós ainda não estamos salvos.” (Jeremias 8.20). Os campos da colheita espiritual no mundo 
assemelham-se aos campos naturais sobre os quais o profeta Joel clamou: “Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo” (Joel 1.11). 

Quando os olhos de Deus vigiam as nações do mundo, Ele vê uma colheita espiritual perecendo porque há falta de ceifeiros. Jesus nunca disse que haveria falta de semeadores do Evangelho. Ele disse que haveria falta de trabalhadores para ceifar a colheita espiritual: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9.37). 

Estratégias Da Colheita Espiritual 
Atualmente, a América do Norte tem 94% dos ministros do mundo servindo a 6% da população. Isto significa que apenas 6% dos ministros estão tentando alcançar 94% da população do restante do mundo. Há, aproximadamente, três bilhões de pessoas representando cerca de 16.000 povos culturalmente distintos ainda para serem alcançados com o Evangelho. Há mais de 2.000 linguagens às quais não existe nenhuma tradução da Palavra de Deus. Para cada 10.000 vilas na Índia, 9.950 não possui nenhum testemunho cristão. No Japão, o total da população cristã é estimada em apenas 1 por cento. Na América Latina, há pouco mais de 5 milhões de pessoas nas selvas que ainda não foram alcançadas com o evangelho. Há 750 milhões de Muçulmanos com aproximadamente 500 missionários protestantes ministrando entre eles. As necessidades de outras nações na Ásia, África, América do Sul e no Oriente Médio são 
similares às nações destes exemplos. 

O ABISMO
A Bíblia declara: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2.5). 

A necessidade de um mediador indica que há um abismo entre duas partes que não podem aceitar uma à outra. Quando Deus olha o mundo, Ele vê multidões de pessoas permanecendo no abismo espiritual. A razão para o abismo entre Deus e o homem é o pecado. Jesus Cristo é o mediador entre o homem pecador e o Deus justo. Nenhum pode aceitar o outro sem um mediador. Jesus tornou possível ao homem ser redimido do pecado e 
aceito por um Deus justo. Multidões ainda esperam pela mensagem do mediador, que serve como ponte sobre o abismo, entre elas e Deus. A Grande Comissão que Jesus deu foi para que Seus seguidores entrassem na brecha. Ele falou para irem à Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. 

Eles começaram onde estavam e evangelizaram Jerusalém. Alcançar a Judéia e Samaria requeria evangelismo transcultural. Samaria era diferente de Jerusalém tanto cultural quanto teologicamente. As regiões mais distantes da terra representavam um desafio ainda maior. Mas cada região representava o abismo. Os primeiros discípulos de Cristo ficaram hesitantes em servir como ponte no abismo entre judeus e gentios devido às diferenças culturais e teológicas. Até que veio a perseguição eles fizeram bem pouco em espalhar o evangelho às regiões fora de Jerusalém (Atos 8.4). Se você quer cumprir a Grande Comissão e ceifar a colheita, você deve estar disposto a lançar mão de raízes culturais, teológicas e denominacionais. Talvez você tenha que deixar sua localização geográfica. Você deve entrar na brecha e compartilhar as boas novas do Mediador entre Deus e os homens. 


OUTRO ABISMO
Em adição ao abismo de pecado entre o homem e Deus há um outro grande abismo espiritual. É o abismo entre o desafio de Jesus para alcançarmos o mundo com o evangelho e a falha de Seu povo em cumprir este desafio. Até que receba a visão dos campos da colheita espiritual, você nunca compreenderá 
plenamente sua posição no Reino de Deus. A visão é a causa que dá propósito e direção à vida cristã. A visão da colheita espiritual deve ser algo central em sua vida. Para muitos é 
apenas uma preocupação menor.Nós tendemos à falar sobre as coisas que nós amamos. Nós falamos sobre nossas esposas ou maridos, amigos, esportes e passatempos prediletos. Nós também falamos sobre as coisas que nos interessam ou preocupam, tais como política, finanças e negócios. Mas quão freqüentemente nós falamos sobre almas perdidas? Quanta 
importância nós damos, cada dia, às multidões que ainda esperam no abismo, à colheita que perece nos campos? 
Paulo falou sobre usar as atividades mais rotineiras da vida, como comer e beber, para dar glória a Deus (1 Coríntios 10.31). Cada atividade de sua vida deve estar centralizada na visão da colheita espiritual. Quando isto acontece, a visão traz um novo desafio, propósito e direção à sua vida como crente. Cada dia torna-se um excitante desafio para ver como você pode ser parte do cumprimento da visão. Quando você reconhece sua responsabilidade pessoal para com as multidões no abismo e 
a visão da colheita ferve em seu espírito, você torna-se parte de uma rede de trabalho especial. Este rede de trabalho é um grupo de crentes de muitas nações que têm se juntado para ver o mundo através dos olhos de Deus e cumprir o Seu plano de espalhar o evangelho. Em épocas recentes, este movimento tem sido mencionado como “Cristãos Globais”. Eles são crentes que no fim de cada dia podem dizer confiantemente: “Eu sei que este dia de minha vida somou estrategicamente para a causa global de Cristo, especialmente para aqueles atualmente além do alcance do evangelho.” Este é o desafio da colheita espiritual. Isto é ver o mundo através dos olhos de Deus. 

PORTAS ABERTAS
Muitos vêem as nações como fechadas ao evangelho. Quando uma nação é mencionada como sendo “fechada” ao evangelho isto normalmente significa que o governo não aceitará missionários cristãos e procurará impedir que o evangelho seja espalhado em seus limites. Mas não há limites reconhecidos por Deus. Ele não vê países “fechados”. É verdade que algumas nações estão fechadas para o missionário tradicional porque o governo não garante vistos de entrada àqueles que desejam entrar no país e pregar a mensagem do evangelho. Mas quando a “porta da frente” se fecha numa nação, por assim dizer, há sempre uma “porta dos fundos”. Equipes de trabalhadores braçais estão entrando nas nações fechadas Estratégias Da Colheita Espiritual para construir escolas, clínicas e projetos agrônomos. Enquanto estão ali, eles compartilham a mensagem do evangelho. Outros crentes estão entrando nas nações como professores, médicos e instrutores em diversas categorias. Modernos meios de comunicação estão enviando a mensagem do evangelho além dos limites fechados. Equipes de intercessores internacionais estão penetrando em todo o mundo através da oração. Dentro das nações “fechadas”, crentes locais estão assumindo a responsabilidade de espalhar o evangelho em seus próprios países através de redes evangelísticas secretas. 
Os assim chamados “países fechados” não podem ser usados como desculpa para ignorar sua responsabilidade pessoal. A colheita não pode ser parada pelos governos. Os seus inimigos não são líderes políticos. A sua preocupação deve ser com os principados e potestades por trás destas coisas que estão se opondo ao propósito mundial de Deus (Efésios 6.12). 
Pegue a visão de um mundo sem fronteiras. Olhe os campos da colheita. Chore sobre as cidades como Jesus fez. Veja o mundo através dos olhos de Deus. A sua visão global e o Seu propósito é eterno deste a fundação do mundo. 


TESTE SEU CONHECIMENTO

1. Escreva o Versículo-Chave de memória. 
_______________________________________________________________________ 

_______________________________________________________________________ 

_______________________________________________________________________ 

2. Qual é o número estimado de pessoas no mundo que ainda estão para serem alcançadas com o evangelho? ___________________________________________ 

3. Quantos idiomas ou dialetos, aproximadamente, ainda não possuem a Bíblia traduzida? ______________________________________________________________ 

4. O que significa “ver o mundo através dos olhos de Deus?” 

______________________________________________________________________ 

_______________________________________________________________________ 

5. Qual é a causa do abismo entre o homem e Deus, que requer o mediador Jesus Cristo? 

_______________________________________________________________________ 

_______________________________________________________________________ 

6. Escreva V em frente de cada declaração Verdadeira e F em cada declaração Falsa. 

a. _____ Países fechados não podem ser alcançados com a mensagem do Evangelho. 

b. _____ Os principais inimigos que estão lutando para impedir o avanço do evangelho 

são os governantes que controlam as nações. 

c. _____ Jesus disse que havia uma carência de ceifeiros nos campos espirituais do mundo. 

Estratégias Da Colheita Espiritual

7. O que significa ser um “Cristão Global”?
_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

PARA ESTUDO ADICIONAL

Leia sobre a visão de Isaías (6.1-9).

Ela foi uma...

• Visão para cima (altura): ele viu o Senhor.

• Visão para dentro (profundidade): ele viu a si mesmo e sua própria condição espiritual.

• Visão para fora (largura): ele viu o Senhor.Ela também foi uma visão...

• De Santidade: Do Senhor.

• Do Inferno: “Eu sou um homem de lábios impuros”.

• Desesperadora: “Quem irá por nós?”

Observe estas palavras-chaves...

• Ai: uma palavra de confissão (v.5).

• Eis: uma palavra de purificação (v.7).

• Vai: uma palavra de comissão (v.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário