22 de maio de 2015

Evangelização - Compreendendo O Conceito Do Propósito Por Trás Da Visão - Capítulo 4

--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.


Compreendendo O Conceito Do Propósito Por Trás Da Visão
O Mundo Na Palavra De Deus

OBJETIVOS:
Ao completar este curso você será capaz de:
• Explicar o plano de Deus para as nações do mundo como foi proposto desde a fundação do mundo.
• Traçar esta visão como ela está revelada de Gênesis a Apocalipse.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as cousas, tanto as do céu como as da terra” (Efésios 1.9-10).

INTRODUÇÃO
A Parte Um deste curso apresentou o primeiro passo em “Estratégias da Colheita Espiritual”. Ele tratou da “Visualização” na qual a visão foi identificada. Os seus capítulos progrediram através do nascimento de uma visão, identificação da visão e vendo o mundo através dos olhos de Deus. Este presente capítulo trata com a “Conceitualização”, o segundo passo em “Estratégias da Colheita Espiritual”. Ele apresenta o conceito do propósito por trás da visão da colheita
e o tema acerca do mundo, conforme visto na Palavra, que revela o propósito global de Deus.

O PROPÓSITO DE DEUS
Desde o começo do mundo, Deus tem um divino propósito no qual Ele fundamentou Sua relação, promessas e profecias com a humanidade.

Deus tem revelado Seu propósito aos crentes, conforme vimos no Versículo-Chave. O  propósito divino, desde os primórdios do tempo, tem sido o de unificar em Jesus Cristo todas as coisas no céu e na terra. A Sua visão é global em natureza e...

“Não tarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3.9).

O Propósito de Deus é a salvação do mundo. Porque este é o Seu propósito, ele deve ser também o nosso propósito. Nós devemos fazer de Sua causa global uma prioridade em nossas vidas.

Há muitas necessidades no mundo, incluindo a fome, pobreza, doença e injustiça social. Missões tradicionais têm estado envolvidas em todas estas áreas e, realmente, a Bíblia ensina a importância de cuidar destas coisas.

Mas a visão dos campos de colheita, de ceifar homens e mulheres para o Reino de Deus, deve permanecer uma prioridade. As outras necessidades serão supridas uma vez que
comunidades de crentes responsáveis sejam estabelecidas.
Missões envolve todos os níveis de necessidades humanas, mas a colheita espiritual, ganhar o perdido para Jesus Cristo, deve ser para nós o que é para Deus: O propósito prioritário.

O ANTIGO TESTAMENTO
O propósito de Deus pode ser traçado de Gênesis a Apocalipse. A Sua Palavra é a história de como Ele tratou com indivíduos e nações para cumprir Seu propósito.

A Grande Comissão foi primeiramente dada quando Deus disse para Adão e Eva...

“Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a...” (Gn 1.28).

Adão e Eva deviam popular a terra com descendentes que seriam como eles eram:

Criados à imagem de Deus, almas viventes em comunhão com um Deus vivo.

Fisicamente eles reproduziram crianças. Espiritualmente eles reproduziriam crentes.

Depois, Deus estabeleceu uma aliança eterna com Abraão. Esta aliança foi global em natureza pois Ele disse a Abraão: “nela [a descendência de Abraão] serão benditas todas as nações da terra” (Gn 22.18). “...na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gn 28.14).

De Abraão veio a nação de Israel. Deus usou Israel como uma testemunha para todas as nações circunvizinhas. As nações da terra seriam abençoadas enquanto Deus revelasse a Si mesmo para eles através de Israel.

Durante o tempo das pragas no Egito, Deus falou a Faraó que os julgamentos seriam enviados para mostrar-lhes que Deus estava acima de todos (Êx 9.14).

Quando Israel enfrentou o desafio do dilúvio no Rio Jordão, Deus secou as águas de modo que o povo da terra pôde reconhecer Sua mão (Josué 4.24).

Quando Davi enfrentou Golias no campo de batalha, ele disse que Deus deu-lhe a vitória para que toda a terra pudesse conhecer que havia um Deus (1 Samuel 17.46).

Após o Reino de Israel ser estabelecido e Salomão pegou a visão do propósito global de Deus, ele expressou seu desejo de que...

“...todos os povos da terra possam conhecer Teu nome, temer-te, assim como faz o Teu povo Israel” (1 Reis 8.43, tradução do inglês).

Davi endereçou um apelo aos campos de colheita das nações quando ele clamou:“Anunciai entre as nações a Sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas...dizei entre as nações: reina o Senhor!” (Salmos 96.3,10)

Dois dos profetas do Antigo Testamento, Daniel e Jonas, ministraram transculturalmente.

Isto significa que eles levaram a mensagem do Evangelho para outras nações além da sua própria.

Daniel foi uma testemunha de Deus enquanto servia como um oficial na Babilônia. Jonas foi um missionário aos Ninivitas.

Isaías declarou que Israel era a testemunha de Deus entre as nações (Isaías 43.9-12). O registro inteiro do Antigo Testamento é uma história de Deus usando Israel como uma testemunha às nações do mundo.

O Antigo Testamento reflete o divino propósito de Deus enquanto Ele tratava com indivíduos e nações para trazer-lhes ao conhecimento do verdadeiro e vivo Deus.

O NOVO TESTAMENTO
O Antigo Testamento preparou o caminho para o cumprimento do propósito de Deus na vinda de Jesus Cristo. O Novo Testamento registra o ministério de Jesus enquanto Ele

cumpria a vontade e o propósito de Deus. Quando Jesus desafiou Seus discípulos com a visão da colheita, Ele disse: “Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34, tradução do inglês).

A vida inteira de Jesus foi dedicada à colheita de homens e mulheres para Deus. O propósito de sua vida foi alcançar os campos do mundo (Lucas 4.43).

Quando Jesus voltou aos céus, Ele deixou-nos com a Grande Comissão, que é o mandato por trás da visão da colheita espiritual. Ela é registrada em cinco lugares diferentes no Novo Testamento: Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-18; Lucas 24.45-49, João 20.21 e Atos 1.8. Como crentes, é nossa responsabilidade cumprir o propósito de Deus já que nós agora
somos Suas testemunhas para as nações do mundo. O livro de Atos registra o nascimento da vida da Igreja. O tema central é resumido na frase “e sereis minhas testemunhas” (Atos 1.8). O padrão deste expansivo testemunho pode ser traçado através de todo o livro de Atos:

• Testemunho aos Judeus - Atos 1.1 a 8.3
• Testemunho tanto a Judeus como a gentios - Atos 8.4 a 12.25
• Testemunho aos Gentios - Atos 13.1 a 28.31

A igreja primitiva nasceu em meio a uma grande demonstração de poder conforme registrado em Atos 2. Deus começou o processo de criar um novo corpo de pessoas, a Igreja, através do qual Seu testemunho fluiria às nações do mundo (Ef 3.9-10).

O propósito de Deus é que pela Igreja Seu plano de redenção através de Jesus seja feito conhecido através de todo o mundo.

As Epístolas no Novo Testamento explicam a posição, ordem, privilégios e funções dos membros da Igreja. Uma Igreja bem ordenada, capaz não apenas de articulação [ensino], mas também de demonstração do poder de Deus, existe para providenciar a força de trabalho nos campos de colheita do mundo, Em Apocalipse 1 a 3, João registrou o estilo de vida de sete igrejas locais no fim do primeiro século. Através deste registro nós vemos a condição da igreja duas gerações após o Pentecostes.

Algumas das igrejas tinham esquecido seu propósito. Algumas estavam frias espiritualmente e não tinham mais poder. Mas a despeito da condição da igreja refletida nestes capítulos, o divino propósito não mudou: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3.20).

Para qualquer pessoa...de qualquer nação, tribo e língua...Deus deseja revelar a Si mesmo. Desde o começo do tempo, o Seu propósito não mudou.



TESTE O SEU CONHECIMENTO
1. Escreva o Versículo-Chave de memória.
_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2. Escreva V onde for Verdadeiro e F onde for Falso.
a. ____ Deus não revelou Seu divino propósito ao homem.

b. ____ O propósito de Deus é unificar todas as coisas em Jesus Cristo.

c. ____ No registro do Antigo Testamento, Deus usou Israel como uma testemunha às nações do mundo.

d. ____ No Novo Testamento, a Igreja é o corpo de pessoas através do qual Deus deseja espalhar o Evangelho no mundo.

3. Qual é o divino propósito de Deus? Dê ao menos uma referência bíblica para suportar sua resposta.

______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

PARA ESTUDO ADICIONAL

1. Estude Apocalipse capítulos 1 a 3 que são mensagens de Deus às sete Igrejas da Ásia. Faça uma lista das qualidades destas igrejas que Deus elogiou. Como estas qualidades ajudaram as igrejas em espalhar o Evangelho?

Faça uma lista dos problemas que Deus identificou nas igrejas. Como estes problemas impediam as igrejas de cumprirem seu propósito como testemunhas às nações do mundo?

 Continue seu estudo. Durante o próximo ano, leia a Bíblia inteira tendo em mente a causa global de Deus. Identifique todos os versículos que dizem respeito aos tratamentos de Deus para com as nações do mundo. Use um lápis colorido ou um marca-texto para destacar estes versículos em sua Bíblia.

Algumas palavras que você deverá observar nos versículos são as que seguem abaixo:
• Terra
• Mundo
• Nações ou nação
• Gentios (que significa os outros povos diferentes de Israel, algumas vezes também chamados “gregos” no Novo Testamento)
• Bárbaro ou pagão

Nenhum comentário:

Postar um comentário