24 de novembro de 2014

Ouve, Senhor, a minha oração

Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais. Salmos 39:12

Todos nós passamos por momentos nos quais situações requerem uma solução rápida. Nesses momentos nos refugiamos aos pés do Senhor, na busca de uma resposta imediata. Mas nem sempre é o caso, e para algumas pessoas, parece que a resposta nunca chega. Qual seria a razão para isso? Será que tem a ver com intimidade com Deus? Tempo de igreja? Ou simplesmente Deus não está disposto a responder nossas orações?


Deus quer responder suas orações

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Isaías 59:1

Antes mesmo de entrar no mérito da questão, é bom saber que Deus está sempre pronto para nos responder e nos acudir em nossas necessidades, mas para isso devemos saber orar. Jesus se ocupou em ensinar aos seus discípulos como orar e não é atoa que vemos através do livro de Atos dos apóstolos uma série de orações respondidas à semelhança da oração do profeta Elias.
Quer você também fazer cair fogo do céu?

Quer que Deus responda suas orações mais rapidamente? Então experimente seguir este padrão, assim tenho recebido a resposta daquilo que peço ao Senhor muito mais rápido. Mas antes mesmo de começar a orar, quero que saiba que nem sempre você terá aquilo que quer, mas terá sempre uma resposta.


Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. Marcos 11:24

Apenas tenha em mente três coisas importantes para que suas orações sejam sempre respondidas:

1. O que eu estou pedindo é algo que eu preciso para mim ou para outros. Seja específico. As vezes queremos algo para impressionar os outros, não porque realmente precisamos.
2. Se é para mim, qual o motivo que eu quero? Seria uma necessidade real ou algo que eu simplesmente quero? Deus quer responder-lhe quando clama, mas seus motivos estão acima de tudo.

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:3.

3. Se Deus me responder de forma positiva? Isto irá edificar a minha vida, glorificar a Deus e cumprir sua vontade? Você foi criado com um propósito específico. Você existe para a glória de Deus, e se esse for seu motivo maior, então certamente Ele te atenderá.
Se sua resposta for correta para cada uma destas perguntas, com certeza Deus lhe concederá seu pedido, pois o mesmo é justo e fiel em seus propósitos. Ele ama você e quer que seja feliz. Ore sabiamente. Deus responde orações.
Como Deus responde à Oração?

O ensino básico a respeito das orações tem sido que Deus responde de três formas especiais: Sim, Não, Espere. É muito simples para Deus responder assim, pois em sua multiforme sabedoria Ele consegue ver os resultados de uma oração respondida de forma positiva ou negativamente. De qualquer modo, Ele possuiu este conhecimento inerente e se reserva ao direito de negar um pedido por uma questão de misericórdia e conveniência para aquele que lhe pede. Não é propósito de Deus lhe fazer nenhum mal.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11

Assim como um pai amoroso que não permite que seu filho brinque com uma fogueira para evitar que o mesmo acabe se queimando, do mesmo modo Deus, por uma questão de preservação, não responde a um pedido de oração. Embora para você uma resposta positiva seja tudo que você gostaria para resolver um problema ou atender a uma necessidade, Deus pode ver em uma resposta positiva que você poderá ficar vulnerável e sofrer danos ainda maiores. Portanto, como livramento, Deus se reserva ao direito de responder negativamente.

Mesmo que nem todas as coisas boas possam ser prejudiciais, para Deus uma coisa só é realmente boa se for recebida na hora certa. Uma oração que poderá ser respondida positivamente é propositadamente retardada para que o tempo oportuno de conceder o bem ou solução desejada chegue onde o valor daquilo que se pede alcançará seu ponto mais elevado tanto em valor, utilidade como durabilidade. Mesmo que seja uma palavra apenas.

Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Provérbios 25:11

Esperar no Senhor é a solução mais viável neste caso, pois quando Ele responder, os resultados serão tão abrangentes e mais maravilhosos que contando ninguém vai querer acreditar.
Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.Lamentações 3:26

É necessário ter fé

A fé é elemento essencial para qualquer oração ser respondida e é próprio do Senhor responder mais rapidamente conforme a fé daquele que lhe pede. Embora tenhamos toda a fé do mundo, precisamos ter paciência para esperar a ação de Deus. Você pode estar vivendo uma situação que exige uma resposta imediata, mas nunca imagine que Deus não esteja ciente disso ou que não se importa com seu sofrimento.
Seja Específico em Seu pedido, não Impositivo

Não resta dúvida de que seja necessário que você comunique bem o seu problema e até aponte a solução desejada, mas acima de tudo, coloque nas mãos de Deus a resposta final para que Ele “faça conforme a sua vontade, não a minha vontade.” (Jesus Cristo).

Mesmo que sua vida no momento esteja em condição indesejável e sua necessidade seja aparentemente sem solução, considere sua oração como o ponto de partida da sua situação e não o seu fim propriamente dito. Quando orar você deve ter em mente que no momento que você tratar de um assunto aos pés do Senhor, será o momento que marcará o início de uma questão.

Da mesma forma que uma questão é iniciada aos pés do Senhor sua solução deverá também ser recebida aos pés do Senhor. E o fim será melhor, quando você o glorificar e dar testemunho dos seus feitos.

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. Eclesiastes 7:8

Confie no Amor de Deus

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmos 34:8

Amor é atributo divino. A palavra “atributo” como substantivo masculino significa qualidade própria e inerente. É uma faculdade. sinal distintivo (algo que se destaca). Deus se destaca pelo seu amor através da Bíblia. Amou na criação, amou no Eden, amou no dilúvio, amou em Ur da Caldéia, amou no Egito, amou no deserto, amou na terra prometida, amou nos reis e profetas, amou no silêncio, amou lá na Cruz, e te ama agora. Este amou é a razão “de não sermos destruídos todos os dias”.

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Lamentações 3:22 NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário