3 de novembro de 2014

Para: Líderes de Adolescentes - Gravidez na adolescência.

Nossa sociedade brasileira tem se deparado com uma realidade que, durante anos, tem se tornado uma preocupação social do governo, da família e da igreja. Trata-se da gravidez na adolescência.

Quando uma adolescente fica grávida, muitas outras preocupações vêm junto, como a desestrutura emocional, a falta de maturidade dos futuros pais, as necessidades financeiras, a vida do novo ser e etc.

Diante dessa realidade, os educadores, os lideres e os pais fazem a seguinte pergunta: porque tantas adolescentes ficam grávidas? Qual é o perfil das adolescentes que se engravidam?

A primeira informação importante que ajuda a responder a essas perguntas é que a adolescência tem algumas características que podem ser facilitadoras para a possível gravidez. Como por exemplo:

Mobilização de sentimentos que envolvem medos, dúvidas e desejos.
Alternância de humor, crises de existência e uma noção de tempo particular, em que o amanhã é sempre remoto e os fatos atuais não tem consequências imediatas;
Buscam a emancipação completa na vida adulta, que na verdade é um fortalecimento de uma nova identidade;Além disso, outros fatores importantes que explicam a gravidez precoce são:

Falta de informação sobre sexualidade por parte da família;
Desejo de ser mãe – Devido ao histórico familiar e também ao interesse de testar a fertilidade, esse pensamento é muito comum nas classes mais populares;
Envolvimento sexual precoce;
Falta de prevenção através de métodos anticoncepcionais;Diante de tanta informação, cabe àqueles que lidam diretamente com os adolescentes (pais,educadores, líderes de igreja) agir e prevenir a galera, para que tenhamos uma geração livre de possíveis traumas que acabe perdendo parte dessa fase tão maravilhosa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário