14 de novembro de 2014

Qual será o segredo dos casamentos duradouros?

Recentemente a imprensa noticiou algo difícil de acontecer: um casal britânico, Percy e Florense, estava completando 80 anos de casamento. Quando um casal completa 25 anos, está comemorando Bodas de Prata. Quando chega aos 50, todos sabem que são Bodas de Ouro. E quando completa 80 anos? Pesquisei na Internet e achei a resposta: Bodas de Carvalho. Logo pensei: “Por que o carvalho?”. Procurei conhecer um pouco mais as características dessa árvore e entendi a razão.

Fiquei sabendo que o carvalho é comum no Canadá e nos Estados Unidos. É uma das árvores mais valiosas que existe, tanto pela beleza quanto pelo valor comercial. De sua casca extrai-se uma resina, o storax, de alto preço no mercado farmacêutico. Em abril, suas folhas ficam amarelas e vermelhas, em junho, elas caem e, em setembro, voltam a brotar. O carvalho é também uma árvore muito resistente a fungos.

Num site sobre botânica fiquei sabendo que o carvalho é a árvore que mais resiste às tempestades. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica. Uma tempestade, para essa árvore, é pretexto para torná-la mais robusta e suas raízes ficarem mais arraigadas ao solo. Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça.

Perguntado sobre o segredo de chegar aos 80 anos de casados, Percy e Florense deram uma receita fácil, mas que muitas vezes esquecemos no dia a dia da vida conjugal: não esticar uma discussão, beijar-se com frequência e dar as mãos para ir para a cama. Não falaram em dinheiro, em viagens constantes ou em bens materiais. Por isso, estão no livro dos recordes e comemoraram Bodas de Carvalho.


Então, do carvalho podemos extrair algumas lições para os casais que desejam vida longa no casamento.

A primeira delas é o poder renovador da árvore. Se quisermos construir um casamento duradouro será preciso saber se renovar. O que às vezes mata um casamento é a rotina. É não pensar coisas novas para alegrar o outro, para tornar o casamento dinâmico e criativo.

A segunda é tornar o nosso casamento resistente aos “fungos” invisíveis que podem se instalar na relação. São aquelas indelicadezas, aquelas palavrinhas que ferem, aquelas atitudes imaturas que vão matando, ao longo dos anos, a vida conjugal e tirando dela toda a beleza.

Por fim, para termos um casamento duradouro será necessário sabermos lidar com as tempestades que se abatem sobre ele. Ao longo da vida conjugal, tempestades, tais como, desemprego, crise financeira, enfermidade, certamente farão parte da história. Mas, como um carvalho, devemos aproveitar os momentos difíceis para fortalecermos ainda mais nosso matrimônio.

Percy e Florence, ao longo desses 80 anos, certamente tiveram motivos para se separarem. Mas com sabedoria comemoraram Bodas de Carvalho. Por que é tão difícil, muitas vezes, cultivar hábitos e atitudes que podem fazer de nosso casamento uma relação renovadora, resistente aos “fungos” e firmes mesmo diante das tempestades? O segredo, talvez, seja olhar para Percy, Florence e também para os carvalhos.

“Quem encontra uma esposa acha quem lhe traz felicidade e alcança o favor do Senhor” (Pv 18.22). “Sejam honrados entre todos o matrimônio e a pureza do leito conjugal” (Hb 13.4).
Fotos: Internet

3 comentários: