30 de dezembro de 2014

A arca de Noé e a Arqueologia (ilustrado com fotos e vídeo)

As colocações inseridas aqui são resumidas ou traduzidas do site do Museu Ron Wyatt. As referências estão no final da postagem. Estimulamos aos que dominarem a língua inglesa a visitarem o referido site para outras oportunidades de conhecimento. No final há um vídeo em espanhol apresentando a expedição.

A narrativa bíblica diz que Deus mandou Noé, sua família e pares dos animais existentes entrarem na arca e Ele mesmo a fechou por fora. Choveu, então, durante 40 dias e 40 noites (Gênesis 7).

Em Gênesis 8: 4-5, 13-14, a Palavra diz:

4 E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.

5 E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.[...]

13 E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.

14 E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.(Gênesis 8:4-5, 13-14)

A pesquisa do arqueólogo Ron Wyatt investigou o texto bíblico detalhadamente e verificou que o texto diz "[...] sobre os montes de Ararate." Então, examinando os manuscritos hebraicos do Gênesis compreendeu que a arca estaria sobre as montanhas de Urartu (toda a cadeia de montanhas da região oeste da Turquia.)

O exército da Turquia tem continuamente enviado expedições para procurar restos da Arca, mas o monte Ararate está sempre sob neve em deslocamento. Além de haver estado sujeito a erupções vulcânicas no início dos anos 1800 que resultaram na formação do Monte Ohura Gorge, no lado noroeste do monte. Apesar disso, é a área onde se têm focado até agora as explorações em busca da Arca.

Aos 17 anos, Ron Wyatt e milhares de pessoas, leram o artigo da revista Life sobre uma estranha forma de barco em uma altura de quase 32.000 metros, nas montanhas de Ararate. Não no Monte Ararate, mas nas montanhas de Ararate, uma distância de 32 km do Monte Ararate.

A Revista Life escreveu:

Forma de Barco é vista próximo ao Ararat - Enquanto examinava rotineiramente fotos de seu país, um capitão turco repentinamente visualizou a foto mostrada abaixo. Nela, uma montanha a mais de 32 km ao Sul de Ararate, a aportagem bíblica da Arca de Noé, havia uma forma de barco de cerca de 152,1 metros de comprimento. 

O capitão reportou e rapidamente uma expedição que incluía cientistas americanos foram até o sítio.

Aos 2.133 metros, no meio dos escombros e deslizamentos de terra, os exploradores encontraram uma área clara e verdejante como um barco e margeada pelos lados com terra íngreme. Suas dimensoes estavam próximas àquelas descritas no Gênesis:

"14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro." (Gênesis 6:14-16)

Isto é, teria a grosso modo, 137,16 x 22,86 x 13,71 metros. Uma rápida pesquisa de dois dias não revelou sinais de que o objeto fosse feito por mãos humanas. Contudo, um cientista no grupo disse que nada na natureza poderia criar uma forma tão simétrica. Uma escavação poderia ser realizada no ano seguinte para resolver o mistério."

Em agosto de 1977, Ron Wyatt viajou à Turquia e examinou pessoalmente o "objeto em forma de arca" mostrado na Revista Life e encontrou grandes pedras, utilizadas como âncoras na época. Essas pedras-âncoras possuíam características muito específicas que foram identificadas positivamente. Elas não serviam para manter o barco parado, mas estabilizado para resistir às ondas altas. Eram comumente encontradas no Mar Mediterrâneo.

Em 1978, um terremoto expôs mais do que os nove metros que estavam expostos do "objeto em forma de barco". E em agosto de 1979, Ron Wyatt retornou ao sítio após o terremoto. Agora, a figura parecia um grande naufrágio. 

As paletas de madeira da estrutura do barco podiam ser vistas à volta da forma. Incluindo uma forma que poderia ser o suporte horizontal do deck. 

O terremoto também havia quebrado o objeto de "ponta a ponta", e Ron foi capaz de recolher amostras de dentro. Amostras de material de fora do objeto também foram tomadas para comparação.

Ron mediu o objeto achado e ele tinha 157 metros de comprimento. 156 metros, além de 0,91 metros, do comprimento da seção que tinha quebrado. Note que 300 cúbitos reais egípcios equivalem a 157 metros. A unidade de medida que Moisés, que escreveu o livro de Gênesis, seria o Cúbito Real egípcio. Esta é a mesma unidade de medida utilizada na construção da Grande Pirâmide no Egito. Este côvado era empregado até pelo menos o tempo do Rei Salomão, a exemplo dos portões construídos por ele, em Israel, que são baseados nesta unidade de medida.

Escaneamento com radar em junho e julho de 1985

Ron Wyatt, Dave Fassold e John Baumgardner pesquisaram o sítio com detectores de metal e localizaram um objeto que tinha a a aparência de pesos de arremessos de ferro. Foi registrado por Dave Fassold que a análise semi-quantitativa das amostras de ferro, que foram recolhidas por John Baumgardner, possuíam entre 60 a 91,84 de FE2O3. Bastante incomum na natureza sem manipulação humana.

Radares subterrâneos analisaram o sítio e revelaram uma estrutura em forma de barco abaixo da superfície.

Em agosto de 1986, Joe Rosetta, vice-presidente do Geophysical Survey Systems, (criadora do radar subterrâneo) revisou os escaneamentos. Sua conclusão foi: "Não é um objeto natural. Os reflexos ocorrem muito periodicamente para ser uma interface natural.[...] Você nunca verá algo como isso na geologia natural… Algum ser humano construiu essa estrutura, quem quer que tenha sido."

“A arca de Noé foi encontrada!”, é oficial, em fevereiro de 1987

Wyatt encontrou-se com o Governador do Distrito de Agri, o Sr. Sevket Ekinci. Em dezembro de 1986, a decisão foi favorável – era a decisão oficial dos membros do Ministério de Assuntos estrangeiros, dos Assuntos Internos e dos pesquisadores da Universidade de Ataturk, entre outros que a “formação em forma de barco” realmente continha os restos da arca de Noé.

Foram feitos planos para a dedicação oficial do sítio, que incluiria Ron Wyatt como convidado de honra, como o descobridor do fato de que era realmente a arca de Noé. Foi erigido um centro de visitações no local, cerimônia coroada pela demonstração do radar subterrâneo. 

Nessa experiência foi encontrada pelo radar uma estrutura e realizada uma escavação, que foi documentada no rádio e na tv. O material seguiu para os laboratórios nos EUA para estudo. Os compostos encontrados possuíam características de que um dia fora madeira viva. 

Já haviam sido observados objetos de metal dispostos lado a lado na estrutura do barco, mas não podiam ser movidos para não provocar a destruição do sítio. Aproveitando a escavação realizada na inauguração do monumento, em junho de 1991, com muito cuidado Wyatt e sua equipe puderam descobrir um rebite bastante grande. Prova de que a construção era humana e pela disposição de peças como essa, era um barco.

Isso possibilitou a solicitação de uma escavação completa ao governo turco.

Enquanto esperava na licença, Ron Wyatt, Richard Rives e Marvin Wilson dos Estados Unidos e Allen Dr. Roberts, de Sydney, Austrália, foram tomados como reféns. Na mira da arma, eles passaram 21 dias escalando montanhas no leste da Turquia enquanto seus agressores evitavam as forças turcas que tentavam resgatá-los. 

Richard Rives, conseguiu que as indústrias de metalurgia analisassem o rebite nos EUA. A corrosão por água foi detectada na peça. Foi compreendido que era um metal fossilizado que havia antes estado inserido em madeira e que estivera sob muita água. 

O rebite continha titânio na liga e isso lhe dava grande resistência, inclusive à corrosão. Todas as análises mostraram haver associado ao Titânio, Alumínio, Manganês, Vanádio e Cromo, os elementos que hoje são conhecidos como a melhor liga para o titânio.

Deus é o Engenheiro do Universo… Ele instruiu Noé na Arca e deu o caminho para a salvação da sua família e um novo recomeço para o seu mundo. Ele pode fazer a mesma coisa agora e sempre! Creia!
WYATT, R. The Search for Noah's Ark. Nashville, TN, EUA: Wyatt Museum, 1991. Disponível em: <http://wyattmuseum.com/noahs-ark-04.htm> Acessado em: 04 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário