3 de dezembro de 2014

COMO VER O MILAGRE

Tendo partido toda congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do Senhor, acamparam-se em Refidim, e não havia ali água para o povo beber. Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizestes subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos? Então, clamou Moisés ao Senhor: que farei a este povo? Só lhes resta apedrejar-me. Respondeu o Senhor a Moisés: passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mãos o bordão com que feriste o rio e vai. Eis que estarei ali adiante de ti sobre a rocha em Horebe; feriras a rocha, e dela saira água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel. E chamou o nome daquele lugar Massa e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao Senhor, dizendo: esta o Senhor no meio de nós ou não? (Êxodo 17.1-7)

Moisés tinha a responsabilidade de levar toda uma nação pelo deserto até conquistarem a terra que Deus lhes havia prometido.

Este já era um desafio bastante grande para um só homem. Mas se não bastasse isso, havia o fato do povo estar totalmente revoltado, porque aparentemente as coisas não estavam dando certo. A situação estava tão critica que o povo deseja apedrejar Moisés.

A maioria do povo murmurava e questionava a liderança de Moisés. Ele estava em uma situação de vida ou morte literalmente. Um milagre seria sua única saída! Ele dependia da intervenção de Deus, para ele não morrer nas mãos daquele povo.

Neste texto vamos observar três verdades importantes para aqueles que querem ver um milagre de Deus:
Use a fé e a autoridade que Deus lhe deu.

E toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio; vai. (Êxodo 17.5 b)

A vara aqui representava a de autoridade para realização de milagres. Esta mesma vara já havia sido usada anteriormente, e tinha funcionado. Nós não temos uma vara em nossas mãos como Moisés, mas temos algo ainda mais poderoso: Temos autoridade em nossas palavras, através do nome de Jesus!

Em certa manhã em que eu estava ministrando a igreja, Deus me disse:

– Alguns se cansaram de orar, porque pensam não estar fazendo diferença. Orem, mesmo que não pareça estar fazendo diferença, acreditem que Eu estou ouvindo suas palavras.

Depois Ele me disse:

– Quando vocês oram e dizem: – Em nome de Jesus! Meu coração se move na direção de vocês, então Eu investigo seus corações buscando fé, para lhes entregar O que me pedem.

Observe o que o que diz a Bíblia:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Erga-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. (Marcos 11.22-24)
Lembre-se que você não está sozinho(a) como às vezes pode lhe parecer.

Eis que Eu estarei ali adiante de ti sobre a rocha em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. (Êxodo 17. 6)

Em muitas situações em nossa vida, fugimos dos desafios, pensando estarmos sós. Veja o que Deus nos garante, através de Sua palavra:

Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti. (Isaías 43.2)

Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mateus 28.20)

Ele é EMANUEL! Deus conosco! Deus sempre presente!
Demonstre sua fé em obediência perseverante.

E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. (Ex 17: 6 b)

Observe este outro texto bíblico:

E disse o Senhor a Moisés: Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai a rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber a congregação e aos seus animais. Então, Moisés tomou o bordão de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. (Números 20.7-12)

A rocha representava Jesus, e Deus deu a Moisés ordens muito claras sobre como ele devia agir, porém Moisés se deixou levar pelo seu próprio coração, por sua ira, e acabou por não obedecer cabalmente as instruções de Deus.

Às vezes nossa ansiedade, frustração, vergonha, ou mesmo ira – como no caso de Moisés –, nos leva a blasfemamos contra Aquele que nos ama. A não obediência de Moisés lhe custou muito. Deus quer que, especialmente nos momentos de pressão, nossas atitudes e palavras sejam de obediência e fé, e é preciso lembrar que obediência atrasada também é desobediência.

Para concluir gostaria de lembrar mais um texto:

Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar, a minha alma não terá prazer nele. Nós porém não somos daqueles que se retiram para perdição, mas daqueles que crêem para conservação da alma. (Hebreus 10.38)
O desejo de Deus é de nos abençoar, e para isso precisa Lhe obedecer de forma perseverante..

Nenhum comentário:

Postar um comentário