12 de dezembro de 2014

CURSO - MATURIDADE CRISTÃ1-CAPíTUlO-1 OS INIMIGOS DO CRISTÃO AUTÊNTICO

Quebra-gelo: Coloque, em um papel, debaixo de três cadeiras antes dos integrantes chegarem a pergunta: “Se Jesus é o “nosso herói” que nos traz a paz, qual foi o “vilão” que tirou a sua paz nessa semana?” Então, antes do estudo, peça para todos conferirem embaixo da cadeira. Os “sorteados” deverão responder a pergunta. A partir dessa discussão, nós poderemos identificar os inimigos que têm atuado em nosso meio.

-----Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
-----Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.


 ESTUDO:
Introdução:
Em uma certa ocasião, Jesus disse aos seus discípulos: “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso, o mundo os odeia” (João 15.18-19 - NVI). Ainda que essas palavras sejam difíceis de ouvir, elas são a verdade. O mundo odeia Jesus. E porque nós somos de Jesus, o mundo nos odeia também. O apóstolo Pedro escreveu a sua primeira carta com essa ideia em mente. Ele havia ouvido dizer que os irmãos estavam sofrendo muita oposição e que estavam sendo perseguidos em diversos lugares. As batalhas estavam sendo duras e difíceis. Muitos irmãos se sentiam sozinhos e, por isso, desanimavam. Por essa razão, o Espírito Santo levou Pedro a escrever para essas pessoas e para nós. O Espírito Santo quer que saibamos que não estamos sozinhos. Mas ele também quer que identifiquemos os inimigos contra quem estamos lutando.

Muitas vezes, nós perdemos algumas batalhas porque não conseguimos identificar os inimigos contra quem lutamos. Por não identificarmos os inimigos, lutamos de maneira errada e sofremos inúmeras derrotas em nossa caminhada. Nesse ano da restituição, precisamos recobrar o entendimento correto. Não podemos perecer por falta de conhecimento (Oséias 4.6)! Precisamos entender que existem inimigos que se opõem à nós simplesmente porque somos crentes! E o apóstolo Pedro fala sobre isso em sua carta.

1 - SOfREmOS OpOSIÇÃO DO mUNDO!
                          
Os cristãos para os quais o apóstolo Pedro escreveu essa carta estavam sofrendo oposição por causa da fé em Jesus. Aqueles crentes estavam sendo afrontados e perseguidos pelas pessoas no meio das quais eles viviam. Os empregados (naquele tempo, muitos crentes eram escravos), por exemplo, estavam sofrendo nas mãos dos patrões simplesmente porque eram cristãos! Eles eram chicoteados e sofriam por causa da consciência que tinham para com Deus (1Pe 2.19-20)! Você já lidou com alguma situação semelhante? Você já experimentou oposição e perseguição simplesmente por causa da sua consciência para com Deus? Alguém já riu e zombou de você ao saber que você havia se tornado cristão? Alguém já provocou e agrediu você por que soube que você era crente?
Esse é um tipo de oposição que sofremos do mundo! O mundo tenta nos intimidar e afrontar porque somos de Jesus.Mas Pedro mostra que outros cristãos estavam sofrendo porque haviam decidido fazer o que era correto e justo. Pedro escreve essas seguintes palavras: “Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes” (1Pe 3.13-14 - NVI). Pedro parece retomar a fala de Jesus no Sermão do Monte, que diz “Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça” (Mt 5.10). Jesus nos mostra que quem procura fazer o bem - mesmo sabendo que por causa disso terá sofrimento - já é considerado por Deus como alguém abençoado. Contudo, ainda que experimentemos a bênção de Deus em nossas vidas, o nosso coração sente
tristeza quando sofremos nas mãos dos outros por termos feito o que é certo. Você já passou por alguma experiência desse tipo? Você já foi perseguido por que decidiu fazer o que é
certo no trabalho? Na escola? Em casa? Saiba que, ainda que o choro dure uma noite, temos a promessa da alegria que vem pela manhã (Salmo 30.5) e da bênção de Deus sobre as nossas vidas (1Pe 3.13; Mt 5.10). Pedro nos mostra que o mundo irá se opor ao cristão e que devemos estar conscientes disso. 

Porque o mundo odiou Jesus, o mundo nos odeia também. Pedro também nos mostra que é preferível que um cristão
padeça diante da oposição do mundo por defender o bem e santificar seu coração, do que reproduzir o mal que o mundo lhe impõe. Agindo assim, os cristãos não somente testemunham que é possível viver a vontade de Deus em um mundo mau, como também confundem os seus perseguidores e caluniadores, mostrando-lhes que carregam a presença e o poder de Deus com eles.

2 - SOfREmOS a OpOSIÇÃO Da CaRNE
Nós não apenas sofremos a oposição do mundo. Nós sofremos também a oposição da nossa própria carne. A nossa carne é um dos inimigos mais terríveis contra quem temos que lutar. Quando a Bíblia fala de carne, ela não fala do nosso corpo físico, mas de uma natureza má e corrompida que ainda existe em nossos corações. Apesar de já sermos cristãos, nós ainda não fomos completamente transformados. Por saber disso, Pedro nos escreve essas seguintes palavras: “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma” (1Pe 2.11 - NVI).
A força e o poder de destruição da carne são tão terríveis que Pedro usa uma expressão militar para se referir às ações da carne. Ele diz que os desejos carnais GUERREIAM contra a nossa alma. A nossa natureza pecaminosa monta estratégias de guerra com o propósito de reconquistar o nosso coração para o mal. E, infelizmente, muitos cristãos não têm consciência do quão fortemente a carne tem guerreado contra os seus corações. Por isso, o apóstolo Pedro nos alerta contra as artimanhas da carne, dizendo nos outra vez: “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância” (1 Pedro 1.14 - NVI).
“mas como a carne pode fazer guerra contra o meu coração? 

Como a minha carne pode reconquistar o meu coração para o mal?”, você pode estar se perguntando. Deixe-me fazer-lhe outras perguntas: “Como você reage quando uma pessoa dá uma fechada no seu carro? Como você reage quando perde o ônibus e chega atrasado no seu compromisso? Como você tem respondido ao seu cônjuge naqueles momentos difíceis? Como você tem falado com os seus colegas de trabalho ou de escola quando eles zombam da sua fé?”. A nossa carne se mostra viva e ativa na guerra contra o nosso coração especialmente nesse momentos de “crise”. Se, no meio das crises, nós reagimos com ira, agressividade, gritaria, murmuração, reclamação, discórdia, egoísmo, inveja, embriaguez, impureza, imoralidade sexual e coisas semelhantes a essas, então, é sinal de que a nossa natureza pecaminosa está avançando para reconquistar o nosso coração para o mal. Nós não podemos ignorar os ataques e a oposição da carne contra nós. Pedro nos escreve essa carta para nos animar. Ele nos chama a resistirmos e a perseverarmos firmes na confiança em Deus diante das dificuldades que encontramos dentro do nosso coração. Podemos ter a certeza de que Deus está edificando uma obra que Ele mesmo, por causa da sua fidelidade, irá terminar em nosso coração. Ainda que soframos essa oposição da carne, podemos ter a confiança de que Deus nos dará a vitória e nos transformará completamente até o dia de Jesus Cristo (.Filipenses 1.6)

3 - SOfREmOS a OpOSIÇÃO DO DIabO
O Diabo é o último inimigo sobre o qual Pedro fala. Escrevendo aos cristãos, ele diz que, “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” (1Pe 5.8-9 - NVI).

Pedro nos mostra que o Diabo está constantemente com os olhos em nós. Ele nos vigia, buscando uma oportunidade para nos atacar. Em geral, ele nos ataca quando percebe que estamos fragilizados e sufocados por causa de alguma situação difícil. Aqueles momentos em que estamos sofrendo são os momentos em que o Diabo mais nos ataca. Por isso, Pedro diz que o Diabo é como um leão, pois o leão sempre ataca o animal mais fraco de um rebanho.Geralmente, o Diabo não aparece com chifres e um tridente, mas com acusações e opressões contra nós.

Certa vez, um homem de Deus estava passando por um momento dificíl. O Diabo então levantou pessoas para oprimirem esse homem. A situação tornou-se tão terrível, que esse homem escreveu: “Até os meus ossos sofrem de agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus?” (Salmo 42.10 - NVI).Você já passou por algum ataque desse tipo? Já houve alguma vez em que as pessoas à sua volta começaram a questionar se Deus estava com você? alguma vez, alguém sugeriu que você abandonasse a sua fé em Deus? 

Esses tipos de ataques são promovidos pelo Diabo. É ele quem tenta nos afastar de Deus. É ele quem tenta colocar dúvidas acerca de Deus no nosso coração.Mas a palavra de Deus para nós não é palavra de derrota, mas de vitória. Pedro se volta para nós, cristãos, que estamos passando por um período de sofrimento, e nos encoraja com essas palavras: “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante um pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém” (1 Pedro 5.10-11 - NVI).

CONCLUSÃO
Porque somos cristãos autênticos, nós sofreremos oposição do mundo, da carne e do Diabo. Não podemos nos esquecer de que o mundo nos odiará porque somos de Jesus. Contudo, também não podemos nos esquecer de que o Senhor Jesus já venceu o mundo, a carne e o Diabo. Ele mesmo, que venceu, está conosco e nos dá forças para que possamos vencer todo e qualquer tipo de oposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário