12 de dezembro de 2014

CURSO - MATURIDADE CRISTÃ 1- CAPíTUlO--2 O CRISTÃO AUTÊNTICO COLOCA OS SEUS OLHOS NOS CÉUS

-----Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
-----Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.

O CRISTÃO AUTÊNTICO COLOCA OS SEUS OLHOS NOS CÉUS. 

Quebra-gelo: Coloque um integrante sentado no meio da roda. Atrás dele, uma pessoa, de pé, segurará um objeto. Outra pessoa,à frente de quem está assentado, através de mímicas, dará algumas dicas sobre o objeto. Quem está assentado tentará descobrir qual é o objeto. Quando não olhamos para Jesus, é muito mais difícil compreender a Sua soberana vontade.

ESTUDO
Texto base: 1 Pedro 1.1-13
Introdução:
Desde o pecado de Adão até os dias de hoje, o homem tem vivido sua vida olhando a sua própria condição e buscado satisfazer os desejos e necessidades do seu coração. De fato, o homem sem Cristo é totalmente egocêntrico, pois sua vida consiste em conquistar, dominar e ter prazer a partir dos seus próprios entendimentos da vida, daquilo que ele acha ser certo ou errado, mesmo sendo religioso ou não. Em Efésios 2.2-3, Paulo diz que, outrora sem Cristo, andávamos segundo
o curso deste mundo, fazendo os desejos da carne e a vontade da carne. Não havia no homem o desejo e nem mesmo capacidade de olhar para outro lugar, ou alguém, que não fosse o seu próprio ego. Pedro, em sua primeira carta aos estrangeiros dispersos na Ásia menor, nos ensina como os nossos olhos foram abertos para a possibilidade de olharmos
para fora de nós, para Deus e para o próximo. Foi Deus que nos escolheu para que, pelo agir do Espírito Santo, fossemos salvos do pecado a fim vivermos uma vida em obediência a Jesus Cristo. 


Estávamos mortos no pecado (Ef 2.1), mas nosso Deus e Pai, pela sua misericórdia, nos chamou para uma nova vida em Cristo. Pois agora, pela graça de Deus, podemos olhar para o céu e viver uma vida segundo a vontade de Deus, pelo Espírito Santo e para o louvor da glória de Jesus Cristo. 
MAS O QUE é VIVER Uma VIDa COm OS OlhOS NOS CéUS? O escritor de Hebreus, ao falar sobre uma vida com os olhos nos céus, escreveu essas seguintes Palavras:“Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos” (Hebreus 3.1). Deus nos chamou para olhar para Jesus, que se fez carne e veio ao mundo para nos levar de volta às coisas de Deus. Isso significa que a nossa vida não deve mais ser focada em nós mesmos. O nosso chamado celestial é o de fixar nossos pensamentos em Jesus e buscar uma vida semelhante a que Ele viveu. Mas o que temos que fazer para fixar os nossos olhos em Jesus?

1) DEVEmOS VIVER SabENDO Que SOmOS pEREgRINOS
Nos meados do século I, quando a Igreja já havia se estabelecido em várias regiões, o Império Romano começou
a perseguir a Igreja de Cristo, acusando os cristãos de serem
contrários ao império e ao imperador. Essa perseguição ocorreu, pois os cristãos haviam desenvolvido um novo estilo de vida, com hábitos e valores diferentes dos valores e hábitos da sociedade em geral. Os cristãos, por causa de Jesus, haviam decidido não mais participar do modo de vida mundano, e, por isso, deixaram de se envolver nas práticas idólatras, imorais e pecaminosas da sociedade. Sabedor daquilo pelo que os cristãos passavam e ainda passam, Pedro nos escreve essas seguintes palavras: “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção”
(1 Pedro 2.11-12 - NVI).

Essas palavras de Pedro nos mostram que não somos peregrinos porque estamos dispersos pelas cidades ou nações do mundo, mas sim porque sabemos que a nossa pátria não é aqui, nesse mundo.Vivemos no mundo, mas não somos desse mundo. A nossa cidadania está nos céus (Filipenses 3.20)! Uma vez que a nossa pátria e cidadania estão nos céus, nós não vivemos de acordo com as regras e leis dessa terra, mas, sim, de acordo com regras e leis que são celestiais e superiores.

Certamente, ao olharem para o nosso estilo de vida - uma vida de cidadãos dos céus, os pagãos terão duas possíveis atitudes: ou eles ficarão ofendidos (e nos perseguirão), ou eles ficarão constrangidos (e se converterão). De uma ou de outra maneira, nós estaremos testemunhando a nossa fé em Jesus e a nossa cidadania celestial!

Dentro do seu contexto de relacionamento, como você pode mostrar para as pessoas que você é um peregrino nessa terra? alguma pessoa já se sentiu ofendida por causa do seu estilo de vida? alguém já se converteu a Jesus por ter visto o seu modo de agir? Quais são as características da vida de um cidadão dos céus? A vida do cidadão dos céus se assemelha muito ao que esse cristão do século II d.C. escreveu. Segundo ele, os cristãos, “vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, e adaptando-se aos costumes do lugar quanto à roupa, ao alimento e ao resto, testemunham um modo de vida social admirável e, sem dúvida, paradoxal. Vivem na sua pátria, mas como forasteiros; participam de tudo como cristãos e suportam tudo como estrangeiros.

Toda pátria estrangeira é pátria deles, e cada pátria é estrangeira. Casam-se como todos e geram filhos, mas não abandonam os recém-nascidos. Põem a mesa em comum, mas não o leito; estão na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm a sua cidadania no céu; obedecem às leis estabelecidas, mas com sua vida ultrapassam as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, apesar disso, condenados; são mortos e, desse modo, lhes é dada a vida”.


2) DEVEmOS VIVER SabENDO QUE a NOSSa hERaNÇa ESTá NOS CéUS

O cidadão dos céus não tem medo de morrer porque ele sabe que, se morrer, ele tem a garantia da vida nos céus. Ele caminha por essa terra mantendo os olhos nos céus, o lugar onde está a sua herança. O apóstolo Pedro disse o seguinte: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês” (1 Pedro 1.3-4 - NVI).25


Em nosso mundo tão instável e tão cheio de mudanças, essas palavras de Pedro fazem muito sentido. Em um mundo em que a pessoa pode dormir rica e acordar pobre; acordar empregada e dormir desempregada; viver uma infância com recursos e uma velhice sem dinheiro; viver uma adolescência com saúde e uma juventude com enfermidades, essas palavras trazem consolo. Elas nos mostram que é uma loucura colocar a esperança nas riquezas, na força física ou na posição social dentro desse mundo. A vida nesse mundo é breve e instável.

Certa vez Jesus contou uma parábola para mostrar o quanto o acumular riquezas nessa terra é loucura, pois a vida de um homem não consiste na quantidade de seus bens (Lc 12.15). Jesus disse que um homem ganhou muito dinheiro e falou consigo mesmo: “Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?”’ E Jesus concluiu, dizendo: “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus” (Lucas 12.19-21 - NVI).26 Infelizmente, muitas pessoas estão vivendo como o homem dessa parábola. Elas colocam toda a expectativa de vida nos bens que possuem. Você conhece alguma pessoa assim? Como essas pessoas agem? por que elas são tão apegadas ao dinheiro e à posição social? De que maneira elas poderiam ser conscientizadas a não construir a história da vida delas sobre o fundamento das riquezas? Ainda que somos chamados para trabalhar e para ser bons administradores dos recursos que Deus nos dá, precisamos nos lembrar de que não podemos colocar a nossa confiança na instabilidade das riquezas. Os nossos olhos não devem estar colocados nas coisas dessa terra. Precisamos caminhar nessa terra com os nossos olhos nos céus. Precisamos entender que, se por um lado, os ladrões podem roubar os tesouros que temos nessa terra, por outro lado, ninguém pode roubar ou furtar os tesouros que temos nos céus. Seremos sábios, menos ansiosos e
cristãos mais autênticos se vivermos sabendo que a nossa herança está nos céus.



3) DEVEmOS VIVER SabENDO QUE a NOSSa SalVaÇÃO plENa VIRá COm a VOlTa DE JESUS
,
Os cristãos não são chamados a manter os olhos nos céus somente por causa da herança que eles têm nos céus, mas também para manterem viva a expectativa da volta de Jesus. A Bíblia nos diz que Jesus será visto vindo nas nuvens dos céus com poder e grande glória (Mateus 24.30). 

Assim, enquanto caminhamos com os olhos nos céus, proclamamos o desejo que temos de vermos a volta de Jesus e experimentarmos a salvação plena.

Ao falar sobre a volta de Jesus e nossa salvação, Pedro diz: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por toda provação. 

Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês
têm… é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo foi revelado” (1 Pedro 1.6-7 - NVI).

Caminhamos como peregrinos nesse mundo porque sabemos que a nossa verdadeira vida não será vivida aqui. Pelo contrário, ela começará, de fato, quando nos encontrarmos com Jesus. Por isso, diante de tudo o que passamos nesse mundo, somos encorajados a permanecer firmes na fé.As tribulações momentâneas não se comparam com a expectativa da revelação de Jesus. 
Além disso, Deus é poderoso para transformar essas tribulações em instrumentos que forjam e fortalecem a nossa fé.

Certamente você já deve ter passado por alguma experiência nesse sentido. Você se lembra de ter passado por alguma tribulação que, ao final, deixou a sua fé mais forte? Como Deus pode usar os momentos difíceis para deixar a nossa fé mais firme? por que você acha que Deus, em alguns momentos, usa as tribulações para nos fortalecer? por que não vivemos somente
momentos fáceis na nossa caminhada? Às vezes, não conseguimos compreender, em um primeiro momento, as razões pelas quais Deus nos permite passar por dificuldades. Contudo, sabemos que Deus tem um propósito final para as nossas vidas, que é a salvação plena das nossas almas (1Pe 1.9). Portanto,
não podemos ficar desanimados em nossa caminhada.

Se, porventura, estivermos nos sentido cansados ou fragilizados, lembremo-nos de que somos peregrinos nessa terra, e de que, em breve, chegaremos à nossa casa.

CONCLUSÃO
Porque somos cristãos autênticos, caminhamos nesse mundo com os nossos olhos nos céus. Nós não vivemos de acordo com os padrões deste mundo, buscando loucamente as coisas que a sociedade diz serem coisas de valor. Como Salomão, reconhecemos que viver somente para esse mundo é viver uma vida de vaidade e de corrida atrás do vento (Eclesiastes 1.1-3).

Sabemos que, como cristãos autênticos,devemos viver como embaixadores de uma pátria celestial, sendo sal da terra e luz do mundo. E como peregrinos, somos levados pelo Espírito Santo, aonde Ele quiser, sem ficarmos presos a nada que a traça pode corroer ou o fogo desmanchar. Pelo contrário, temos os nossos olhos nos céus, onde está o nosso tesouro, e de onde
aguardamos a vinda do Senhor Jesus, que finalmente nos levará para casa. Maranata! 
 Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário