12 de dezembro de 2014

CURSO - MATURIDADE CRISTÃ1-CAPíTUlO-3 O CRISTÃO AUTÊNTICO VIVE FUNDAMENTADO EM JESUS

Quebra-gelo: Peça a algumas para falarem acerca de uma situação da infância ou adolescência sobre a
qual elas achavam que estavam certas e os pais errados,
mas que, hoje, sendo mais velhos, eles reconhecem que
estavam errados. O que mudou em cada um para que a
opinião mudasse? Em se tratando da nossa caminhada com Deus, nós passamos pelo mesmo processo.


-----Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
-----Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.

ESTUDO

Para Pedro ficou bem claro qual deveria ser o fundamento de sua vida e da igreja. Ele mesmo havia declarado a respeito de Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus, diante dessas palavras afirmou: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.15-18). Por essa razão, Pedro afirma que Jesus é a pedra angular (1Pe 2.5 e 6). Pedra angular, nas construções dos tempos bíblicos, era a pedra principal do alicerce da construção. O edifício era fundamentado nela e alinhado por ela. Cristo é esse fundamento sólido, essa rocha eterna, inabalável, sobre a qual construímos nossa vida. Pedro, em alguns versos de sua epístola, desenvolve bem essa ideia, especialmente nos capítulos 1 e 2. Ele mostra que o cristão autêntico vive fundamentado em Jesus. Obviamente, esse viver tem algumas características.
Uma vez que nós estamos fundamentados em Cristo,
sabemos que: 

1 - fOmOS REgENERaDOS pEla palaVRa DE DEUS 
(1pE 1. 23-25)
Antes de lermos e refletirmos sobre o que a Palavra de Deus nos fala e ensina acerca de Jesus, gostaria de lhe fazer algumas perguntas: “Em que você se sente seguro?


Na sua escolaridade, seu salário no fim do mês, sua família, nas pessoas que você conhece, em outras coisas…”

Infelizmente, muitas pessoas colocam a segurança em coisas que são passageiras, e, que, por isso, não podem trazer segurança real.

Se entendemos que Cristo é o Verbo (Palavra) que se fez carne (Jo 1.14), então concluímos que, quando falamos SIM à mensagem do evangelho, estamos dizendo SIM a Cristo, e, não, simplesmente à uma mensagem que ouvimos durante um culto
ou um estudo. Portanto, ao respondermos SIM à Jesus, experimentamos aquilo que a Bíblia chama de regeneração. Nós nascemos de novo! Somos regenerados por Cristo, que é a semente imperecível.

Pedro fala sobre isso com essas seguintes palavras: “Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (1Pe 1.23).34

Depois de falar sobre a regeneração, o novo nascimento que experimentamos por meio de Jesus, Pedro faz um contraste entre as duas realidades que encontramos no nosso dia a dia: de um lado, ele fala sobre a transitoriedade do que é humano e, de outro lado, ele fala sobre a perenidade de Cristo (Palavra). Ele diz:

“Pois toda a humanidade é como a relva e toda a sua glória como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre” (1Pe 1.24-25).

Jesus é uma rocha confiável e inabalável. Em Jesus estamos seguros. Nele, não temos nada o que temer.

Sendo regenerados por essa rocha, mantemos o seu “DNA” em nós e, portanto, a sua perenidade. Por termos sido regenerados em Jesus, também recebemos a capacidade espiritual de sustentar a nossa fé até o fim, a despeito de todas as pressões que sofremos neste mundo corrupto e mal.

Talvez você mesmo esteja passando por batalhas nesses últimos tempos. Por causa de mudanças que você decidiu fazer, algumas pessoas têm falado contra você. Quais são os tipos de pressão
que você tem sofrido nesses últimos dias?

Em que lugares você tem enfrentado as suas maiores batalhas? 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como você pode vencer as ansiedades que tentam lhe sufocar?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------
2 - SOmOS, DIaRIamENTE, EDIfICaDOS pOR  mEIO DE CRISTO
Nós sabemos que fomos regenerados pela Palavra, que é o próprio Senhor Jesus. Mas também sabemos que o novo nascimento é apenas o começo da nossa caminhada com Deus. Mesmo sendo “velhos” em idade cronológica, quando falamos SIM ao convite da Palavra de Deus, nascemos como bebês na fé. Recebemos o DNA de Deus, que é o próprio Senhor Jesus em nossas vidas, para crescermos no conhecimento de Deus e em maturidade espiritual. 

Pedro nos fala sobre isso ao escrever: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom” (1Pe 2.2-3 - NVI).36

Nós não podemos pensar que está tudo “ok” se apenas nascemos de novo e não crescemos. A pessoa que não cresce, permanecendo um bebê por muitos anos, está com problemas. 

Você acharia normal uma pessoa com quarenta anos e com corpo de bebê? O que você concluiria se você se encontrasse com uma pessoa de trinta anos e com uma mentalidade de uma criança de sete anos? Sabemos que, dentro dos padrões médicos, uma pessoa está com algum tipo de enfermidade se ela
não cresce e se desenvolve física e mentalmente. Da mesma maneira como o não-crescimento físico e mental mostra a existência de alguma anomalia no ser humano natural, o não-crescimento espiritual mostra a existência de alguma anomalia no cristão.

Nós não nascemos para permanecermos como crianças durante toda a nossa vida. Precisamos crescer e nos tornar pessoas espiritualmente maduras! Falando sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”
 (1Co 13.11 - NVI).

Existe o tempo em que somos meninos, mas existe o tempo para crescermos e nos tornarmos homens e mulheres maduros.

Você já pensou nisso? ao olhar para você mesmo, como avalia a sua vida? Quais são as características de uma criança na fé? 

Quais são as características de uma pessoa madura na fé? Você poderia contar alguma experiência de alguém que teve uma atitude que demonstrou maturidade na vida cristã?

Talvez alguém possa perguntar: “Como podemos crescer na salvação? Como podemos beber desse leite espiritual puro sobre o qual Pedro fala?” O próprio apóstolo nos apresenta a resposta. Ele diz: “À medida que se aproximam dele, a pedra vida, vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual” (1Pe 2.4-5 - NVI).

 O nosso crescimento espiritual acontece a partir do nosso relacionamento com Jesus.

Quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais crescemos em nossa vida espiritual! Nós não somente nascemos de novo quando nos encontramos com a Palavra de Deus, que é Jesus; mas nós também crescemos espiritualmente quando nos encontramos diariamente com a Palavra de Deus, que é Jesus.

Uma vez que o nosso crescimento depende de nossa aproximação de Jesus, precisamos fazer alguns investimentos no nosso crescimento. 

Gostaria de lhe perguntar: O que você precisa fazer para se aproximar mais de Jesus? Em ue momentos do seu dia você se sente mais inclinado a buscar a presença do Senhor?

Como tem sido o seu tempo devocional? 

O seu tempo de leitura da bíblia e de oração?

Você já considerou separar alguns dias para praticar o jejum e a oração?

O nosso crescimento espiritual (assim como o nosso crescimento natural) não acontece de maneira automática. Se não nos alimentarmos adequadamente, não cresceremos adequadamente. Se não investirmos em nosso relacionamento com Jesus, permaneceremos como  bebês na fé. Infelizmente, existem muitas pessoas “velhas de igreja” e “bebês na fé”; pessoas que nasceram de novo há muito tempo, mas que continuam crianças em Cristo.

O cristão autêntico sabe que o seu novo nascimento depende do encontro com Jesus e reconhece também que o seu crescimento e amadurecimento dependem do seu relacionamento diário com Jesus



3 - SOmOS bEm SUCEDIDOS pOR CaUSa DE CRISTO
A vida fundamentada em Jesus não apenas garante o nosso crescimento, mas também o nosso sucesso. Jamais seremos bem sucedidos aos olhos de Deus se estivermos longe de Jesus. Ao falar sobre isso, Pedro escreve essas seguintes palavras: 

“À medida que se aproximam dele, a pedra viva… vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (1Pe 2.4-5 - NVI).

Deus somente receberá aquilo que fazemos se estivermos
fundamentados em Jesus. Tudo o mais que fizermos, estando
fora de Jesus, será considerado “um nada” aos olhos de Deus.
Deus não aceita o nosso trabalho e nem o nosso serviço se estivermos fora de Cristo. E uma vez que Deus é o único que pode nos preencher e nos trazer satisfação plena, todo trabalho que não é aceitável para Deus torna-se um peso e um fardo para a pessoa que o pratica.Essa é a razão por que muitas pessoas vivem vazias e frustradas apesar de trabalharem tanto, envolvendo-se em tantas religiões e trabalhos sociais. Há muitas pessoas que buscam preencher as lacunas da vida nas religiões,
mas continuam vazias. Há muita gente que se envolve em trabalhos sociais e humanitários, mas permanece sem paz. Essas pessoas não conseguem experimentar a paz. Elas são totalmente mal sucedidas na caminhada dessa vida. Elas podem ser consideradas bem-sucedidas financeiramente, mas são fracassadas como seres humanos.

Como você avalia a sua vida antes de ter um encontro com Jesus? 

por que muitas pessoas permanecem enganadas, fazendo tanto e ainda assim vazias? 

Como você entende esse versículo “Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo” (Isaías 64.6 - NVI)?

Só existe sucesso aos olhos de Deus quando as nossas ações e práticas são realizadas por meio de Jesus. Sem Cristo estamos no caos espiritual. 

Não somos regenerados, ficamos sem crescimento e somos,
incapazes de prestar a Deus um serviço que o agrade. 

Por isso Jesus afirmou: “Pois, sem mim vocês não podem fazer
coisa alguma” (Jo 15.5). Jesus é o fundamento da nossa vida e nenhum outro fundamento pode ser posto (1Co 3.11). 

Por isso, Pedro afirma: “Portanto, para vocês, os que
creem, esta pedra é preciosa (grifo meu); mas para os que não creem, ‘a pedra que os construtores rejeitaram tornou se a pedra angular’ e ‘pedra de tropeço e rocha que faz cair”’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário