30 de dezembro de 2014

Moisés e a Travessia do Mar Vermelho:Mito ou verdade ? (ilustrado com fotos)

Imagine que você está de frente ao oceano, do lado direito, cercado por montanhas, e, do lado esquerdo, montanhas. Estão com você quase três milhões de mulheres, crianças, animais, anciãos. Você está TOTALMENTE DESARMADO e, atrás de você o exército mais poderoso dessa terra... Parece tudo perdido, não é?
Mas não está... Veja o poder do nosso Deus testemunhado pelos arqueólogos e historiadores! 

Nessa postagem você verá fotos do/a:

· caminho que as tribos fizeram no deserto;

única saída possível;
· preparação da saída para atravessar o Mar Vermelho;
· peças que comprovam a submersão do exército egípcio; e do
· marco memorial de Salomão da travessia, no lado do mar que está no território da Arábia Saudita.
A VIAGEM E A DIREÇÃO DE DEUS

Eles partiram de Gósen, através de Sucote, veja o mapa:

Ilustração: Mapa da Terra de Gósen

Fonte: WYATT, 2011. 

Então, caminharam através desta ravina (foto), que iria dar na praia de Nuweiba. 


Ilustração: Ravina que culmina na Praia de Nuweiba, Egito

Fonte: WYATT, 2011. 
Essa não era a única ravina, mas era o único lugar na costa do Mar Vermelho, que permitiria a quantidade de pessoas, que estava com Moisés:
Ilustração: Foto de Satélite da

Praia de Nuweiba, Egito
Fonte: WYATT, 2011. 

Praia de Nuweiba no golfo de Aqaba por onde eles presumivelmente atravessaram … Grande praia para 2 milhões de pessoas, não é? Observe o mapa e veja que não havia outro lugar tão espaçoso. Verificando as medidas de profundidade no sonar, o pesquisador Wyatt descobriu uma ponte de terra subaquática exatamente entre a praia de Nuweiba e o lado saudita. 

Abaixo, uma foto do exército atual do Egito fazendo exercícios de guerra nessa porção da costa: 

Ilustração: Foto aérea da Praia de Nuweiba, Egito
Fonte: WYATT, 2011. 

A PONTE DA LIBERTAÇÃO 
Verificando as medidas de profundidade no sonar, o arqueólogo Ron Wyatt descobriu uma ponte de terra sob a água, exatamente entre a praia de Nuweiba e o lado saudita do Mar Vermelho. Sem essa ponte, a travessia, ainda que o mar se abrisse em outro ponto, seria duríssima, quase impossível para pessoas de idade ou crianças pequenas, pois desceriam e subiriam por um paredão de uma profundidade de mais de 1500 m. Ou seja, teriam que descer mais de um quilômetro e meio, em pedras, e escalar o mesmo do outro lado. Mas, quando Deus quer ser literal, Ele tem poder para sê-lo: “a vereda do justo é plana; tu, que és justo, aplanas a vereda do justo.” (Isaías 26:7). O Deus que justifica, é o Deus que guia. O Deus que guia é o Deus que conclui a vitória. 

 
Ilustração : A ponte de terra submersa em Nuweiba, Egito. 

Fonte: WIATT, 2011 

O MAR SE ABRE E O INIMIGO É DERROTADO!Deus dividiu o mar com um forte vento oriental, expondo esta ponte de terra subaquática, por onde Moisés e os israelitas passaram em terra seca! Foi assim que três milhões de pessoas puderam atravessá-lo!

Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar; e, com um forte vento do Leste, o Senhor fez recuar o mar toda aquela noite, tornando o mar em terra seca. As águas se dividiram, e os israelitas entraram pelo meio do mar em terra seca; e as águas ficaram como um muro à direita e à esquerda deles. (Êxodo 14:21-22)

De acordo com o que é relatado na Bíblia, as charretes do faraó tentaram persegui-los.

E os egípcios os perseguiram e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos, os carros e os cavaleiros do faraó. 24 Na vigília da manhã, o Senhor desde a coluna de fogo e de nuvem, olhou para o acampamento dos egipcios e os tumultuou. 25 Ele travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade. Então os egípcios disseram: Fujamos de Israel, pois o Senhor combate por eles conta os egípcios.26 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre seus carros e cavaleiros. 27 Então Moises estendeu a mão sobre o mar, e este retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram, indo de encontro ao mar. Assim o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar. 28 As águas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros e todo o exército do faraó, que haviam entrado no mar atrás deles. E não restou nem um deles sequer. (Êxodo 14: 23). 

Então Wyatt decidiu mergulhar e olhar neste local! Adivinhem o que ele descobriu… 

Os artefatos encontrados incluem rodas, partes de charretes, como também ossadas humanas e de cavalos. Vários foram encontrados, tanto na linha costeira saudita como na costa de Nuweiba, no Egito. Desde 1987, Ron Wyatt encontrou três raios dourados de rodas de charrete. Corais não se desenvolvem no ouro, portanto sua forma original foi mantida, no entanto, a madeira que estava dentro deste folheado de ouro se desintegrou, deixando-o muito frágil e impossibilitando a sua remoção. Mas, os ossos humanos foram coletados e levados à análise e foi comprovada a sua idade. 







 
Ilustração: Carruagem de Tutancamon, no museu do Cairo e roda submersa encontrada no Mar Vermelho. 
Fonte: WYATT, 2011. 

Compare a roda de charrete incrustada de coral, filmada na linha costeira saudita com esta charrete, encontrada no túmulo de Tutankamon. 

 

 

Ilustração: Ossos humanos encontrados no fundo do Mar Vermelho junto às carruagens egípcias 
Fonte: WYATT, 2011. 

A esperança de futuras expedições é explorar as águas profundas com câmeras remotas e mini-submarinos. 

Esses ossos mineralizados são um dos muitos grupos encontrados na travessia e foram testados pelo Departamento de Osteologia da Universidade de Estocolmo. Um deles foi identificado como um fêmur humano da perna direita de um homem de 1,65-1,70 m de estatura. Ele está essencialmente ‘fossilizado’ e totalmente substituído por minerais e corais portanto não pode ser datado pelo método de radio carbono, no entanto, este espécime era muito antigo. 

Não importa quantos se levantem contra você, não importa o poder, a riqueza e as armas dos inimigos. O Deus que lhe leva à libertação lhe dá vitória e o que se volta contra a vontade de Deus na sua vida será destruído, aniquilado. A prova está aí, perseverando após três mil e quinhentos anos. Literalmente, os planos do inimigo foram por água abaixo! Se levantou contra os propósitos de Deus ficou no fundo do mar, os que seguiram o Senhor, atravessaram pela ponte do milagre e da provisão de Deus em segurança. 

COLUNA MEMORIAL DE SALOMÃO 
Quando Ron Wyatt visitou pela primeira vez Nuweiba, em 1978, ele encontrou uma coluna estilo fenício, próxima à água. Infelizmente, as inscrições tinham sido corroídas pela erosão, por isso, a importância desta coluna não foi percebida, até 1984, quando uma segunda coluna de granito foi encontrada no lado oposto, na costa saudita, idêntica a primeira, exceto pelas inscrições, que estava intactas! 
 
Ilustração: Coluna Memorial no lado saudita do Mar Vermelho 
Fonte: Wyatt, 2011 

O pesquisador, então, percebeu que havia encontrado as duas colunas colocadas por um rei, como era comum no velho testamento, em ambas as praias para comemorar a travessia do Mar Vermelho! Em letras Fenícias (hebreu arcaico), ela contém as palavras: Mizraim (Egito ); Salomão; Edom; morte; Faraó; Moisés; e Yahweh, indicando que o Rei Salomão pôs estas colunas como um memorial pelo milagre da travessia. A Arábia Saudita não admite turistas e, talvez, temam visitantes não autorizados, então, as autoridades sauditas removeu a sua coluna e colocou apenas uma bandeira para assinalar o local, onde elas estavam.

 

Deus tem o seu milagre preparado. Nenhum inimigo poderá resistir. Nunca esqueça do que Ele já fez na sua vida, pois, todos os dias, Ele tem renovado sua misericórdia a nosso respeito. Não faltará caminho para seguir, não faltará força para vencer. O que está fechado se abrirá e você cantará como Moisés e Miriã, depois de passar a ponte da fé para a liberdade: 

20 A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. 21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. (Êxodo 15:20-21). 

Prepare-se para a festa porque a libertação está tão próxima quanto os montes que lhe cercam dos lados, o exército que está no seu encalço, todas as fraquezas de que se vê acompanhado e é maior do que o mar na sua frente! E se o vento começar a soprar forte, não é uma tempestade que se aproxima, é Deus chegando para lhe LIBERTAR DEFINITIVAMENTE! Aleluia! O Senhor reina! 

Você pode orar assim: 

Querido Deus, o Senhor é glorioso e manifestará a tua libertação sobre a minha vida, me fazendo passar através de qualquer obstáculo e qualquer perseguição porque o Senhor já estabeleceu um caminho para que eu andasse em segurança, eu confio em Ti, que és a minha vitória, em nome de Jesus! 

REFERÊNCIAS: 
WYATT, R. The Red Sea Crossing. Nashville, TN, EUA: Ron Wyatt Museum, [S. d.]. Disponível em <http://wyattmuseum.com/red-sea-crossing.htm> Acesso em 01 set. 2011.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Deus é fiel, justo e verdadeiro. Suas obras, inexplicáveis aos olhos humanos, demonstram quão poderoso é. Louvado seja pelos séculos dos séculos!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus é fiel, justo e verdadeiro. Suas obras, inexplicáveis aos olhos humanos, demonstram quão poderoso é. Louvado seja pelos séculos dos séculos!!!

    ResponderExcluir