2 de dezembro de 2014

O Milagre da Colheita: João 4.27-38

IntroduçãoO que é um milagre?
R.N.Champlin diz que: “A palavra milagre vem do latim, mirari, (admirar-se). Mirus é um adjetivo latino que significa maravilhoso, admirável. Miraculum é alguma maravilha, um prodígio, um milagre. Se os eventos miraculosos são aqueles que ultrapassam daquilo que se poderia esperar de circunstâncias naturais e usuais, então esses acontecimentos são chamados milagres. Os teólogos tem discutido se pode ocorrer alguma coisa que não esteja dentro dos limites do natural, pelo menos do ponto de vista de Deus. Aquilo que consideramos acima do natural, ou que parece quebrar alguma lei natural, por uma definição mais lata ainda poderia ser tido como natural. Assim sendo, um milagre pode ser aquilo que apenas parece ter ultrapassado do que é natural, embora seja algo que apenas ultrapassa nossa compreensão... Estritamente falando, é um evento dentro do mundo natural, mas que aparentemente está fora de sua ordem normal, podendo ser explicado somente através de algum poder sobre-humano ou divino” (E.B.T.F, Vl 4, p266)

Wayne Grudem diz que: “milagre é um gênero menos comum da atividade divina pela qual Deus desperta a admiração e o espanto das pessoas, dando testemunho de si mesmo”. (T.Sist. p286)

Para Augustus Strong: Milagre é um evento perceptível aos sentidos, produzido com um propósito religioso, pela atuação imediata de Deus; portanto, um evento que, apesar de não contrariar qualquer lei da natureza, se plenamente conhecida, não se explica sem a atuação direta de Deus”. (T.Sist. p183)

*Assim, milagre não é nada sem propósito. Por isso Strong refaz sua definição adiante dizendo: “Milagre é um evento na natureza em si mesmo tão extraordinário e tão coincidente com a profecia ou a determinação de um mestre religioso ou um líder que garante plenamente a convicção da parte dos que o testemunham que Deus operou com o desígnio de certificar que o mestre ou líder foi comissionado por ele” (T.Sist. p185)

E Grudem destaca que “um dos propósitos dos milagres é certamente autenticar a mensagem do evangelho.”, assim como no contexto em Jo 3.2 - "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".

Desenvolvimento:

Destaco aqui que o natural está presente quando uma flor desabrocha lentamente, mostrando a cada dia traços de vida, beleza e perfume. Mas se esta flor desabrochar num instante, isso seria um milagre, ou seja, o processo natural acelerado, se e apenas se, apontar para o evangelho, o poder de Deus para salvar o homem.

Não é isso que diz o texto que lemos?

*v35 - Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.

Ou seja: Este será um milagre cotidiano, sempre que pregarmos o Evangelho. Os campos estão maduros...

O texto que lemos nos diz que a mulher samaritana, depois de reconhecer que Jesus era o Cristo volta para a cidade para anunciar sobre o cumprimento da promessa da visita de Deus a este mundo (v28,29). Os discípulos de Jesus estão trilhando a direção contrária. Enquanto ela vai anunciar, eles voltam com comida para Jesus (v27;31). Enquanto ela vê o sobrenatural, eles estão preocupados com o natural.

Alguns vivem apenas o reflexo do que deveriam viver em Deus!

Mas Jesus diz que seu alimento não é desse mundo, e que há um milagre para acontecer, se eles entenderem qual é a participação devida a eles, e a nós, neste processo.

Aplicações:
1. Alimente-se de fazer a vontade de Deus.
Todo o alimento que Jesus precisava, e que nós precisamos, é fazer a vontade de Deus, e tudo o mais nos será acrescentado (Mt 6.33 - Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.)

Quando invertemos estes valores, não vemos os milagres acontecerem, e impedimos as pessoas de verem o Evangelho em nós, no mundo, na vida.

Responda: O que mais preocupa sua mente? O que mais preenche o seu dia? Onde você deposita suas melhores forças?

O que vivemos atesta ou afasta o milagre de Deus sobre as nossas vidas.

Siga o lema: Deus, cuida da minha vida, enquanto cuido de cumprir a Tua vontade.

2. Abra os olhos e veja!
Os campos estão prontos para a colheita: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.” Lc 10.2

Só verá o milagre da colheita, quem estiver trabalhando nela.

Deus realiza o milagre da maturação. Ele amadurece os corações e mentes para receberem na medida em que seu Evangelho é pregado.

Não espere quatro meses, quatro dias ou quatro minutos. A hora é agora. Esse é o milagre.

O texto diz que aquele que colhe já recebe o seu salário, e colhe fruto para a vida eterna (v36).

Como é triste não saber para quem se está trabalhando...

*Portanto, siga o lema: Deus, faze-me enxergar com Teus olhos, enquanto abres os olhos dos que nos enviares.

3. Alegre-se tanto na semeadura quanto na colheita!

Um semeia e outro colhe, mas quem dá o crescimento é Deus. (Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; 1 Coríntios 3:6)

Muitos podem semear, e alguns até semeiam equivocadamente.

Muitos podem colher, e a aqueles que roubam o resultado da semeadura de outrem.

No Brasil, não é preciso nem semear, muitas vezes, e se colhe mesmo em detrimento do esforço alheio.

Mas o milagre não está em semear ou em colher, mas em ver crescer... E o fruto deste milagre é a alegria, tanto de quem semeia quanto de quem colhe.

E essa alegria, a oportunidade de vivenciar este crescimento, passa pela Igreja.

Se você não está crescendo, pare e repense...

*Assim, siga o lema: Deus, enquanto semeamos e colhemos, faz-nos crescer miraculosamente.

Conclusão:
O que é milagre, para você?
Você está disposto a participar do propósito de Deus? Se está, verá milagres todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário