29 de dezembro de 2014

Originais do Mar Morto - O Velho Testamento autenticado!

 
Talvez você já tenha ouvido falar dos Manuscritos do Mar Morto. Os primeiros foram encontrados por pastores de ovelha beduínos em 1947 em cavernas de Qmram, região próxima do Mar Morto. Outras escavações encontraram 11 cavernas e 950 rolos. O maior número de rolos foram encontrados na quarta caverna, no centro da foto. Os romanos os tinham danificado, mas muitos ainda estavam intactos.

E o que tem de grande sobre esses manuscritos?

Nessa matéria você verá:
A importância dos manuscritos encontrados nas cavernas de Qmram;
O projeto de digitalização e disponibilização on line desses manuscritos (vídeo e link);

Muitos incluíam livros inteiros da Bíblia. Antes de serem encontrados, os livros da bíblia conhecidos mais antigos datavam da primeira parte do décimo século. Os manuscritos de Qmram são aproximadamente da época de Cristo e anteriores e quase todos os livros da bíblia hebraica (Velho Testamento) estava presente.

Nossos textos bíblicos atuais são quase idênticos aos manuscritos de Qmram. As diferenças constam apenas de erros ortográficos, palavras que se soltaram dos manuscritos (tinta ressecada), palavras com ordem invertida, etc. Tudo de menor importância. Os manuscritos sobreviveram milhares de anos por causa do clima seco.

O que significa?

Isso comprova que o Velho Testamento como temos hoje é igual ao que Jesus lia e mesmo de antes dele. é prova da autenticidade do texto do Velho Testamento.

Os essênios

Sempre que se fala nos manuscritos os essênios são citados. É crido que fossem um grupo religioso que viviam em comunidade. Na comunidade dos essênios foi encontrada uma grande quantidade de canetas para cópia dos manuscritos. Esta é uma foto das ruínas do Scriptorium, onde eram feitas as cópias:

 
Apesar da dúvida de que sejam as ruínas de uma comunidade religiosa, não se pode afirmar que fosse para outro fim, pois nem é rica o suficiente para ser uma vila de opulentos, como querem afirmar alguns, nem é forte suficiente para ser uma fortificação, como outros dizem.

Segundo o historiador Josefo, os essênios eram celibatários e respeitavam códigos estritos de pureza, Separaram-se dos outros judeus porque achavam que aqueles não estavam seguindo a lei.

Disponibilização On Line

Cinco dos manuscritos originais do Mar Morto foram digitalizados e estão disponibilizados on line.

A matéria do The Christian Science Monitor de 27.9.2011, fala da sua digitalização e disponibilização diz em resumo o seguinte:

Após 70 anos de descobertos, os manuscritos do Mar Morto finalmente entram na era digital.

Estão disponibilizados 5 manuscritos dentre os 950 encontrados que se acredita datarem de 200 a. C. e do ano 68. Incluiu-se o Grande rolo de Isaías, que foi descoberto em 1947 e é considerado o mais completo e mais bem conservado.

Eles fornecem uma visão do complexo background histórico do tempo de Jesus.

Esse projeto representa uma parceria entre o Google e o Israel Museum em Jerusalem, que presenteia o público com a visitação aos rolos desde 1965. O museu exibe os 950 rolos descobertos nas 11 cavernas ao noroeste do Mar Morto em 1947 e 1956.

Pelo fato de os rolos haverem sido descobertos em diferentes expedições, eles não estão armazenados em apenas um local.

Os primeiros sete rolos estão confiados ao Israel Museum e são propriedade de outros museus em Israel, Amman, Paris e também de colecionadores privados.
Nenhum desses rolos foi visto fora de seus locais de depósito até agora. O link para visitar o site está no final da postagem.

O lançamento on line precede uma mostra pública no Times Square in New York City, em 28 de outubro apresentada pelo Israel Antiquities Authority, que será acompanhada pela exibição de mais 500 artefatos da antiga Israel. A organização espera ter uma exposição online similar em 2016.Skip to next paragraph

Os ensinos que se acredita serem dos essênios eram muito próximos aos de jesus, diz Elaine Pagels, uma estudiosa de religião da Princeton University em New Jersey. Eles são apreciados como artefatos históricos e também são importantes para os estudiosos religiosos tentarem compreender o judaísmo e o cristianismo.Os cinco livros que aparecem on line incluem o Grande Rolo de Isaías, que contém o livro de Isaías, – significando que o o livro era pelo menos 1.000 anos mais velho do que se pensava.

Os usuários podem ler o livro de Isaías linha por linha linha através de caixas de menus suspensas que contém a tradução para o Inglês. Lupas permitem o zoom do texto – uma caraterística dada pela resolução digital que permite zoom até 200 vezes mais alta do que uma câmera digital.
O Israel Museum disse planejar fazer o upload de mais rolos nos anos que vêm até criar um arquivo completo disponível ao público.
"Não se pode pensar em conteúdo e informação que é mais importante do conteúdo relacionado à cultura e à herança religiosa de tantas pessoas no mundo" disse Yossi Matias, o gerente diretor do Centro de P&D da Google em Israel.
Para ver os Manuscritos expostos no Museu e seus trechos traduzidos clique nesse link:
http://dss.collections.imj.org.il/isaiah#66:21Aqui está um vídeo (com legenda em inglês) sobre os manuscritos:

DOIL, L. The Dead Sea Scrolls Caves. San Antonio, TX, EUA: Site Dig the Bible, 2007. Disponível em <http://www.digbible.org/tour/dsscaves.html> Acesso em 02 out. 2011.

GUARINO, Mark. Dead Sea Scrolls online: a window on Judaism in the time of Jesus (VIDEO). Boston, MS, EUA: The Christian Science Monitor, 2011. Disponível em <http://www.csmonitor.com/USA/2011/0927/Dead-Sea-Scrolls-online-a-window-on-Judaism-in-the-time-of-Jesus-VIDEO> Acesso em 02 out. 2011.

ISRAEL MUSEUM. The Digital Dead Sea Scrools. Jerusalém: Israel Museum, 2011. Disponível em: <http://dss.collections.imj.org.il/> Acesso em 02 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário