25 de janeiro de 2015

Bebidas alcoólicas - Alcoolismo



Efeitos do álcool

Alcoolismo é doença?
Há alguns anos, a organização mundial de saúde decidiu classificar o alcoolismo-sindrome de dependência alcoólica-como doença. Mas há pessoas que discordam desse posicionamento, considerando-o um eufemismo perigoso, pois aparentemente inocenta o alcoólatra e, consequentemente, parece animá-lo a prosseguir no vicio, em vez de vencê-lo

Se o alcoolismo é doença, o alcoólatra não é culpado por sua miséria e ninguém pode procurar impedi-lo de continuar bebendo. Raciocinam, porém, não têm razão. O propósito da organização mundial de saúde não é justificar o alcoolismo, mas sim ajudar o alcoólatra na compreensão do seu problema.

A OMS o considera doente porque, em geral, ele reage de um modo diferente as bebidas alcoólicas, como há pessoas que sentem o perfume de certas flores e têm uma crise asmática. Mas, por quê? Uma flor? Se a empregada de minha casa comer um pedacinho de abacaxi, seu corpo fica todo coberto por urticária. Mas, por quê? Uma fruta tão boa. É que determinadas pessoas reagem diferentemente a certos estímulos. O mesmo acontece com os alcoólatras.

Eles não podem ser comparados as pessoas que bebem apenas eventualmente. A maioria sente uma atração irresistível pelo álcool. Depois que começam a tomar a primeira dose não consegue mais parar. Um simples copo de cerveja abre o caminho para um segundo e um terceiro... até a embriaguez. Não há um meio termo para eles. Sofrem uma espécie de compulsão para beber.

Por quê? Ainda não se sabe. Estão estudando. É um fator metabólico? Não sei. Pode ser que o organismo dessas pessoas sinta mais facilidade em metabolizar o álcool. Deriva de problemas psíquicos? Talvez outra corrente defenda esse ponto de vista.

A verdade é que o alcoolismo é realmente, como definem os alcoólicos anônimos, é uma doença incurável, progressiva e de fim fatal. O doutor Ajax c. Silveira diz que na sua experiência, já teve com mais de cem mil alcoólatras e pode confirmar isso.

O alcoólatra é um carente e necessita de auxilio, como qualquer outro doente. Nem todos são boêmios, vagabundos ou pessoas de mau caráter. Não são indivíduos vadios. São trabalhadores, desejosos de vencer o vício. Muitos deles choram desesperados: Doutor, eu quero sair deste problema... Eu estou estragando a minha vida... Estou prejudicando a minha família... Mas não consigo parar... Ajude-me.

Essa luta contra o alcoolismo dura a vida inteira. Sei de pessoas que pararam dez, quinze, vinte anos sem beber e um dia experimentaram tomar só um pouquinho de bebida... Depois me disseram: Doutor foi um fracasso. Eu comecei e não pude mais parar.

O melhor conselho, portanto, ainda é este:Evite o primeiro gole.

Dr. Ajax c. Silveira, um dos fundadores da Associação Antialcoolica de São Paulo. Responsável pelo Ambulatório de Alcoólatras e Fumantes, mantido pela prefeitura Municipal de São Paulo. Autor do livro O Drama do Alcoolismo.
Fonte. Revista decisão. Adália Helena
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário