2 de janeiro de 2015

Está faltando alguém?

 “Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui.” (1 Samuel 16.11)
As coisas não estavam boas em Israel, então Deus mandou Samuel ir à casa de Jessé e ungir o novo rei que Ele já havia escolhido. Obediente, Samuel pegou um chifre de óleo de unção, um novilho para o sacrifício e foi com a expectativa em saber quem seria o novo rei sobre a nação. A unção de um rei: esta é a proposta para uma festa, não é mesmo? Afinal não é todo dia que um rei é ungido.

Toda a família de Jessé estava reunida para a celebração, todos esperando o veredito final do profeta. Quem seria? A ansiedade, o coração acelerado… Cada filho de Jessé se imaginando com a coroa real. Assim, foram passando os sete, um a um, até que Samuel olha para todos e pergunta a Jessé: Estão todos aqui? Não está faltando alguém?

Nós também fomos convidados para uma grande festa. A Festa: a melhor bebida, a melhor comida, a melhor música e sem hora para acabar! E o melhor mesmo é que não temos que pagar para entrar nela. É de graça. Arrumamos, colocamos o melhor perfume, conferimos o nosso “ingresso”. Tudo ok! Mas de repente ouvimos uma voz perguntando: Não está faltando alguém?

Alguém da nossa família, nossos vizinhos, o colega da academia… O motorista do ônibus, a vendedora de picolé, aquele que revira o lixo da nossa casa… Será que estamos nos esquecendo dos que estão perto? E os que estão longe: oprimidos por causa dos conflitos religiosos no Iraque, as centenas de isolados e desenganados pelo ebola na África, os desamparados pela crise política na Ucrânia… O mundo está longe do banquete!

Jessé se lembrou que tinha mais um filho: Davi, o improvável. Ele era apenas um menino, pastor de ovelhas e vivia cheirando a curral. Só um menino. Mas a festa somente aconteceu quando Davi chegou, quando a mesa ficou completa. Ele foi ungido rei sobre Israel e até hoje é lembrado pelos seus feitos.

Milhares de pessoas estão aguardando serem lembradas para a celebração. Milhares de lugares vazios. São pessoas que ainda não sabem que foram escolhidas para reinar e nem mesmo que existe uma grande festa preparada para elas. Pessoas que estão vagando, esperando um convite para se sentarem à mesa. É hora de anunciar!

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).
Fotos: Internet
Nilma Gracia Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário