16 de janeiro de 2015

O Casamento é a União e Símbolo de Cristo e a Igreja

Casamento Evangélico: O Casamento é a União e Símbolo de Cristo e a Igreja

Qual é a opinião que você tem sobre o casamento hoje? Há quem o veja como um barco prestes a afundar e que todos o abandonam por adultério ou divórcio. Ao invés de se preocupar, as pessoas zombam da imoralidade sexual e da infidelidade dentro do casamento.

Mas qual é a opinião que Deus tem sobre o casamento? Além de tudo isso foi uma ideia dEle. A bíblia nos ensina que Deus vê o casamento como uma união.

Em primeiro lugar, a Bíblia ensina que o casamento cristão é uma união simbólica. É o símbolo de Cristo e a Igreja. Nós os homens- e confesso que me inspira temor- somos figuras de Cristo no que se refere ao lar. Nosso comportamento deve ser tão bom, para que nossos familiares, vizinhos e amigos vejam Cristo em nós. Representamos a Cristo quando fazemos o que Cristo nos manda em Efésios 5:25 “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela”. A Jesus Cristo se apresenta como o esposo da igreja e aos maridos como a Cristo. As nossas esposas se apresenta como a igreja, e a igreja como uma mulher. Este simbolismo eleva o casamento a sua mais alta dimensão.

Em segundo lugar, a bíblia ensina que o matrimonio é uma União Real, não é meramente simbólica. Vamos ler a bíblia: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Gênesis 2:24. Devemos deixar nossos pais e nos unir somente com nossa esposa. É uma união íntima e total entre um homem e uma mulher, essa união é até que a morte os separe.

A união no casamento deve existir em todos os níveis, começa em um plano espiritual mas não termina ali. O casamento cristão também une a um casal intelectual, social e físico. Você e eu como esposos devemos fazer que nossas esposas tenham parte em cada uma das áreas de nossas vidas para que verdadeiramente possamos ser “somente um”. Cristo deve ser o centro do casamento. Cristo é quem nos mantem unidos e próximos.

Em terceiro lugar, o casamento cristão é uma União Exclusiva. É uma união de pureza. A bíblia diz que o casamento deve unir a um homem e uma mulher até que a morte os separe. Eles já não são dois, mas sim somente um. “…Que ninguém separe o que Deus uniu” (Marcos 10:9). Quando você se casa, dá um passo importantíssimo. Está unindo toda a sua vida- corpo, alma e espirito- a outra pessoa. Isto deixa de lado todas as terceiras partes. O sétimo mandamento claramente ordena: “ Não cometerás adultério” (Êxodo 20:14).

Aos olhos de Deus , o casamento deve ser absolutamente exclusivo. Uma vez casado, o afeto e vida sexual devem estar dedicados ao seu cônjuge até que a morte separe a ambos. Deus não admite uma vida sexual leviana porque isso destrói tudo o que o casamento deve ser.

Em quarto lugar, a bíblia afirma que o casamento é uma União Complementar. É uma união de necessidade e dependência mutua. Deus disse: “ Não é bom que o homem esteja só. Farei uma ajudadora e auxiliadora para ele” ( Genesis 2:18)Deus fez um homem e uma mulher de tal maneira que se complementem entre si. “ …As mulheres não são independentes dos homens, e os homens não são independentes das mulheres” (I Corintios 11:11). Quando marido e mulher se complementam – compartilhando, lendo, orando, fazendo coisas juntos- o casamento é transformado.
O potencial de um casamento se converte em realidade, quando um casal busca ter uma união real, exclusiva e complementar que honre a Deus, e somente então que o casamento de verdade simboliza a relação entre Cristo e a Igreja.
Luis Palau

Nenhum comentário:

Postar um comentário