2 de fevereiro de 2015

Avivamentos do Passado - A Vineyard e Toronto

A Igreja Vineyard
John Wimber

A Igreja Vineyard (“vinha” em português) começou no estado de Califórnia - EUA como um ministério da igreja Calvary Chapel, que tinha sido muito impactado peloMovimento Jesus, e veio a experimentar um crescimento numérico fenomenal durante este período. O pastor John Wimber assumiu a liderança da Vineyard em 1982 e subseqüentemente a Vineyard Christian Fellowship (Comunidade Cristã Vineyard) se tornou uma denominação independente da Calvary Chapel.

John Wimber tinha sido um músico profissional antes da sua conversão em 1963. Ele se tornou pastor de uma igreja Quaker, uma denominação evangélica conservadora, pastoreando a Igreja Quaker de Yorba Linda - California durante quatro anos.

Em 1974 Wimber assumiu a função de diretor do departamento de crescimento de igrejas na faculdade Fuller Theological Seminary, onde ele ministrou junto com C. Peter Wagner. Nas suas pesquisas sobre as igrejas que mais cresciam no mundo, Wimber e Wagner descobriam que Deus estava operando de formas sobrenaturais em muitos lugares, e que e o mover do Espírito Santo foi a motivo principal para o crescimento acelerado da igreja, principalmente nos países fora da América do Norte e Europa. Wimber criou um curso no Fuller chamado "Signs, Wonders and Church Growth" (Sinais, Prodígios e o Crescimento da Igreja) que se tornou um grande sucesso.

Enquanto ele ministrava no Seminário Fuller, Wimber conheceu o George Eldon Ladd, autor do livro "O Evangelho do Reino", e foi exposto à Teologia do Reino - uma base teológica que explica a operação sobrenatural do Espírito Santo na Igreja de hoje.

John e sua família continuavam na Igreja Quaker, mas depois de um poderoso mover do Espírito Santo começar num pequeno grupo que estava sendo conduzido na casa do seu concunhado, Bob Fulton, eles deixaram a Igreja Quaker em 1978. Ele acabaram se juntando à Calvary Chapel e John foi o fundador e pastor titular da Calvary Chapel de Yorba Linda, antes da separação entre a Vineyard e a Calvary.

Lonnie Frisbie, o mais famoso dos "pregadores hippie" do Movimento Jesus, ministrou na igreja do John Wimber no dia das mães, 11 de maio de 1980. Um poderoso mover do Espírito Santo começou naquele dia, e Wimber e a Igreja Vineyard foram muito conhecidos pelo mover do Espírito Santo, com a base teológica na Teologia do Reino. Wimber foi usado poderosamente no ministério de cura, e conduziu conferencias em quais ele ensinou o povo de Deus a ministrar nos dons do Espírito Santo, incluindo através de um modelo de cinco passos para ministrar a cura física.

Wimber tentou descomplicar o ministério de sinais e prodígios, e criou a frase "naturalmente sobrenatural" para explicar como é possível ministrar no poder do Espírito Santo, sem a necessidade dos modelos mais conhecidamente pentecostais. A Vineyard foi a primeira de um novo conceito de igreja evangélica que unia o poder e experiência dos pentecostais com a base teológica evangélica, do Evangelho do Reino, das igrejas mais conservadoras. Peter Wagner descreveu essas igrejas como sendo a "Third Wave" (Terceira Onda), um nome que o próprio Wimber não gostou, preferindo a frase "Empowered Evangelicals" (Evangélicos capacitados com Poder).

A Igreja Vineyard também foi muito conhecido por sua música de adoração, que reunia a música rock do Movimento Jesus com letras de intimidade e paixão pelo Senhor.

O mover de Toronto começou numa igreja Vineyard, a Toronto Airport Vineyard Christian Fellowship, antes da separação dos dois movimentos em 1995.

John Wimber faleceu de um derrame, conseqüência de uma longa luta contra câncer, em 1997.

O Mover de Toronto

John e Carol Arnott

No dia 20 de janeiro de 1994, o pastor Randy Clark, da Vineyard dos EUA, estava ministrando numa pequena igreja Vineyard, pastoreado por John e Carol Arnott, que reunia-se no aeroporto da cidade de Toronto, Canadá. De repente, a presença do Espírito Santo se manifestou poderosamente naquela sala, e o avivamento de maior duração dos tempos modernos começou.

"A primeira noite, 20 de janeiro de 1994, foi poderosa. Eu estava impressionado pela força com que o Senhor estava se movendo. Pessoas caíam ao chão e ficavam 'fora do ar' por um período longo, alguns por mais de uma hora. Outros começaram a rir e não podiam parar. Uma mulher que pareceu embriagada pelo Espírito Santo foi curada, e outras também."

"Na última noite das quatro agendadas, Deus veio com grande poder. Uma expectativa e alegria muito grandes tomavam conta do lugar. Eu estava impressionado com as pessoas se levantando e tentando falar e descobrindo que não podiam falar. Pessoas saíam dos encontros carregada, porque não podiam caminhar. Mais uma vez riso, choro, arrependimento, cura, pessoas caindo no chão, bençãos de paz e grande poder no culto."

"Eu estava impressionado com o número de adolescentes que estavam sendo tocados. Porque eu pensei que não podia pregar mais que dois sermões, sendo que um era meu testemunho, eu tinha levado comigo Bill Mares, meu pastor auxiliar que ensinava às crianças, para pregar duas vezes. Como Bill pregava para as crianças e jovens, Deus continuou a vir ainda mais sobre os jovens. Eles estavam chorando e sentindo o poder de Deus sobre seus corpos. A multidão continuava a crescer, eles estavam trazendo seus amigos, e estes se convertiam. Um jovem com mais ou menos 20 anos de idade teve sonhos sobre o juizo final que ficaram gravados em sua mente e ele veio aos encontros e rededicou sua vida ao Senhor."
(Randy Clark, Spread The Fire edição 1 2001 - citado na revista O Pregador Ano II Núm 3)

Logo milhares de pessoas do mundo inteiro começaram a visitar aquela pequena mas poderosa igreja em Toronto. Escrevendo na revista Spread The Fire em 2004, Randy Clark disse:

"Quase dez anos se passaram desde que eu fui para Toronto para a igreja pequena ao lado da pista do aeroporto. É difícil de acreditar o impacto deste mover de Deus ao redor do mundo. Eu estava lendo um relatório da Inglaterra recentemente que declarou que mais de 55,000 igrejas foram tocadas só no primeiro ano. Eu continuo ouvindo testemunhos de pastores que foram transformados pela renovação e foram para verdadeiramente abalar nações. Não somente comunidades e às vezes até mesmo nações têm sido afetadas, mas também minha vida foi mudada poderosamente, e eu nunca mai serei o mesmo."
(Randy Clark, Spread the Fire edição 1 2004)

O mover de Toronto tem similaridades com os acontecimentos no começo do movimento das igrejas Vineyard, no ínicio da década de 80. Mesmo com a saída da igreja de Toronto do movimento Vineyard, em dezembro de 1995, ela e suas igrejas aliadas continuam com uma forte influência da Vineyard, na sua teologia do Evangelho do Reino, no seu estilo de adoração e no seu modelo de ministração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário