2 de fevereiro de 2015

Avivamentos do Passado - Brownsville e Smithton - O Avivamento de Brownsville

Brownsville AOG, John Kilpatrick e Lindell Cooley (3)

No Dia dos Pais, Domingo, 18 de junho de 1995, o fogo caiu na igreja Brownsville Assembly of God, na cidade de Pensacola, Flórida - EUA. O pastor, John Kilpatrick, buscava avivamento há anos, e sua esposa tinha visitado o mover de Toronto. Naquele domingo de manhã um visitante, evangelista Steve Hill, pregou. Steve tinha experimentado uma renovação espiritual depois de receber oração na Inglaterra, de um pastor Anglicano que tinha recebido a "benção de Toronto".

Naquele culto de domingo de manhã, o poder do Espírito Santo se manifestou de tal forma que centenas de pessoas vieram à frente receber oração, e naquele dia um avivamento começou que durou por mais de cinco anos. Uma característica própria do "Avivamento de Brownsville" foi a ungida pregação evangelística de Steve Hill, que ficou na igreja até junho de 2000. Mais que 150.000 pessoas responderam aos apelos para salvação1. Anunciando sua saída da igreja em janeiro de 2004, John Kilpatrick disse que o avivamento recebeu 4,5 milhões de visitantes2.

No seu livro "Feast of Fire" (Banquete de Fogo) escrito em novembro de 1995, John Kilpatrick descreveu o avivamento:

Com toda honestidade, eu realmente duvidava se o avivamento ia acontecer; e eu certamente nunca esperei que um avivamento desta magnitude acontecesse. Em poucas semanas uns 97.000 homens, mulheres, meninos, meninas, adolescentes, avós, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes visitaram nossos cultos noturnos pela primeira vez. Ate agora nós registramos mais de 10.000 conversões a Jesus Cristo. Eu fui surpreendido por ver que, apesar das minhas suspeitas e o meu ceticismo, Deus teve misericórdia de mim e eu sei, com os milhares de outros que fizeram parte deste grande banquete de fogo, que eu nunca serei o mesmo. Por que? Porque Deus nos visitou.

Cada noite quando eu entro no santuário da Assembléia de Deus de Brownsville na Rua West DeSoto, minhas emoções transbordam e minha mente fica pasma enquanto eu vejo os ombros de nossos meninos adolescentes, normalmente controlados e moderados, tremerem incontrolavelmente debaixo do poder sobrenatural de Jesus. Eu observo os homens de negócios ricos com seus ternos caros enquanto eles se ajoelham e choram. O Espírito Santo leva as palavras de perdão e graça faladas por nosso evangelista, Steve Hill, e dá paz e reconciliação a esses que estão preocupados e aflitos. Eu assisto mulheres de idade e jovens mães dançando no Senhor, crianças pequenas rindo e levantando as suas mãos no mais alto louvor. Os viciados em drogas e as prostitutas caem ao chão prostrados diante de Deus, enquanto eles confessam a esperança de Cristo pela primeira vez na sua vida.

O avivamento de Brownsville continuou até o ano de 2001.

Assiste o apelo de um culto durante o avivamento de Pensacola, com legendas em português (é necessário ter o Real Player instalado no seu computador).

O Derramar de Smithton

Smithton Community Church (4)

No ano de 1996 o fogo pegou na cidade de Smithton, Missouri - EUA, uma cidade com uma população de apenas 532 pessoas. Steve Gray, o pastor da igreja Smithton Community Church, tinha passado tempos difíceis e estava abatido e desanimado, pensando até em sair do ministério. Como uma última esperança, ele resolveu tirar duas semanas de férias e visitar o avivamento de Brownsville. Quando ele voltou para sua pequena congregação, no dia 24 de março de 1996, o fogo caiu:

Daniel Gray, enquanto refletia naquela noite e os eventos gloriosos que a seguiram, disse, “Deus explodiu naquela pequena igreja e afogou a mentalidade Pentecostal tradicional dos seus membros no rio de poder e energia. Antes de qualquer um eu poderia entender o que acontecia, a igreja estava pulando literalmente! Não só uma figura de linguagem. A congregação inteira estava pulando para cima e para baixo ao louvor poderoso que tinha se levantado. Eventualmente as pessoas estavam caíndo no chão como se derrubadas por uma metralhadora poderosa do Espírito Santo. Eu me lembro que a minha família inteira estava lá, irmãs, cunhados, sobrinhas, sobrinhos e crianças que entraram juntos no rio. Novos tipos de orações, terminologia nova. ‘Mais Senhor, Mais Senhor' – ‘Fogo de Deus caia agora, agora, agora!' Era muito poderoso!”

Ron McGatlin - I Saw The Smithton Outpouring

Nos próximos quatro anos, mais que 250 mil pessoas, de todos os estados dos EUA e cinquenta países do exterior, tinham visitado aquela pequena igreja na roça. Muitas pessoas tiveram encontros poderosos com a pessoa do Espírito Santo, com muito quebrantamento, cura e manifestações de sua presença.

Em março de 2000 a igreja fechou na cidade de Smithton e se mudou para o metrópole de Kansas, onde o cultos de reavivamento recomeçaram em uma grande tenda em junho daquele ano. A igreja agora se chama a World Revival Church (a Igreja do Avivamento Mundial), e conta com uma escola de missões e uma rede de avivamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário