11 de outubro de 2015

Curso Maturidade Cristã-Unidade 1- Lição 3

Outros Exemplos de Crescimento
O principal exemplo de maturidade cristã na Bíblia é Jesus Cristo, o nosso irmão mais velho. Ele assumiu a forma de servo e obedeceu ao Pai totalmente. Ele humilhou-se ao morrer na cruz. Nós, os cristãos, devemos moldar-nos à semelhança de Cristo. Este é o objectivo final da maturidade cristã. O crente vive para fazer a vontade de Jesus, revelada pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo. A semelhança de Jesus Cristo aplica-se tanto às partes física, mental e social da nossa vida, como à espiritual.

Mas a Bíblia exemplifica o nosso crescimento cristão também de outras maneiras. Nesta lição iremos estudar outros exemplos, entre os quais: a família, a agricultura e a construção. O nosso objectivo é tornar o conceito de maturidade cristã o mais claro possível.

Provavelmente já viu um grande monte ou montanha. Visto de longe, ele até parece perto, e chegamos a pensar que poderíamos chegar lá em poucos minutos. Contudo, à medida que nos fôssemos aproximando, a distância pareceria muito maior. Chamamos a isto “perspectiva”, ou “ponto de vista”. Estamos a tentar ver a nossa situação de diferentes  perspectivas; de ângulos diferentes.

Permita que o Espírito Santo transforme em realidade aquele que for o melhor para si.

Sumário da Lição

CRESCEMOS NUMA FAMÍLIA

Começando como um Bebé Mudando a Nossa Dieta

Aceitando Papéis Diferentes

SOMOS COMO UMA TERRA PRECIOSA

Pertencendo a Deus

Assumindo Responsabilidades

SOMOS UM EDIFÍCIO DE DEUS

Fundamento e Edifício

Como Construir o Edifício de Deus

Objetivos da Lição – Quando terminar esta lição, deverá ser capaz de:
1. Reconhecer a principal fonte do crescimento espiritual do crente.
2. Compreender a importância da cooperação do crente com Deus no processo do crescimento espiritual.

Atividades de Aprendizagem

1. Procure no glossário o significado de alguma palavra-chave que não conheça.
2. Se algum conceito da lição parecer difícil, leia a seção duas ou mais vezes. Use um lápis para marcar, ou sublinhar, as partes importantes do desenvolvimento da lição.
3. Estude cuidadosamente as Questões de Estudo, escrevendo as suas respostas a lápis, antes de verificar as respostas corretas.
4. Peça ao Espírito Santo que faça com que os exemplos de crescimento sejam bem reais para si.
5. Responda ao auto-teste no final da lição, e confira cuidadosamente cada uma das suas respostas.

Palavras-Chave
arquiteto quebrantamento
artesão responsabilidade
arrependimento
conformado
convicção
cultivar
infantil
ponto de vista

CRESCEMOS NUMA FAMÍLIA

Todo o ser humano tem pais. É necessário que haja um pai e uma mãe para nos dar a vida e cuidar de cada um de nós. Afinal, uma criança nasce com uma enorme necessidade de cuidados.

Começando Como um Bebé

Objetivo 1. 


Dizer como um novo convertido pode crescer, deixando de ser bebé espiritual. transformando-se num cristão maduro.

Já observou algum recém-nascido? Pense nas várias coisas que precisam de ser feitas para manter uma criança viva e saudável. Os pais cuidam dos seus bebés com prazer, sabendo que isto é necessário para o seu crescimento. O novo convertido é alguém que nasceu de novo (João 3:3). A Bíblia refere-se lhe como um bebé. Ele precisa de receber alimento espiritual para ter condições de sair da sua fase de infância, para a fase da maturidade.

1. João 3:3-6. Qual é a fonte do nosso nascimento espiritual?
______________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------

Observe que em João 3:6 se compara o nascimento físico de pais humanos, com o nascimento espiritual.

Quando pensou num recém-nascido, alguns momentos atrás, talvez se tenha lembrado das vezes que o ouviu chorar, quando estava com fome. A Palavra de Deus descreve esta reação no novo convertido.

2. Arranje uns instantes para estudar 1 Pedro 2:2. De acordo com esta passagem, o que é que podemos esperar de uma pessoa verdadeiramente nascida de novo?
______________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Mudando a Nossa Dieta

Objetivo 2.


Explicar como o cristão pode adquirir uma compreensão espiritual mais avançada.

As Escrituras deixam claro que o crente não pode permanecer como um bebé espiritual, nem continuar a alimentar-se de “leite espiritual”. Vamos dar atenção a algumas passagens bíblicas, as quais examinaremos melhor mais adiante.

3. 1 Coríntios 3:1-3. 
Esta passagem

a) crentes maduros não precisam de leite espiritual.

b) crentes maduros continuam a precisar de leite espiritual.

c) não diz nada que seja claramente relacionado com maturidade cristã e leite espiritual.

4. Leia em voz alta a importante mensagem de Hebreus 5:11-14. Nesta passagem, os cristãos ainda estão a usar leite, e não alimento sólido. O versículo 13 diz que o crente que ainda está a beber leite é

a) experiente em relação à injustiça.

b) ainda uma criança.

c) experiente na questão da injustiça.

5. Hebreus 5:14 diz que o cristão maduro pode fazer algo que o crente que ainda está a alimentar-se de leite não pode. O que é?
______________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------

Talvez esteja a perguntar-se: “Mas qual é a diferença entre leite espiritual e comida sólida?”

Pergunte a si mesmo de onde vem o leite. Ele procede de um corpo que comeu alimento sólido e pode assim produzi-lo. O leite é produzido através do sistema digestivo de outro ser: a mãe, por exemplo. O leite para o cristão é a verdade espiritual elementar, em oposição a uma verdade espiritual superior.

Esta verdade espiritual básica vem através da prática da verdade já conhecida. (1 João 1:6-7).

6. Volte a 1 Coríntios 14:20. O apóstolo aconselha-nos a ter uma atitude própria de criança em relação ao mal. Contudo ele também nos exorta a que não sejamos

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------no ______________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------

7. Em 1 Coríntios 13:11 somos exortados a crescer. De acordo com este versículo, quais as três formas em que a criança se revela?

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Paulo continua o versículo a dizer: “... logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. Lembra-se de quando deixou de fazer algumas brincadeiras, ou deixou de usar algum tipo de roupa infantil? Nem sempre deve ter sido fácil. Às vezes, o processo de crescimento pode ser penoso.

Aceitando Papéis Diferentes

Objetivo 3. 


Fazer uma lista de três elementos que fazem parte do nosso processo de crescimento espiritual.

Várias vezes, a Bíblia fala do interesse de Deus em que o crente adquira uma estatura espiritual completa. O Senhor deseja que ele conheça todo o propósito de Deus para os Seus filhos. Os apóstolos compartilharam o anseio do coração do Pai. Paulo e João particularmente procuraram levar o crente da infância espiritual à juventude e, depois, à paternidade.

Lembra-se das mudanças de responsabilidades dentro da sua família, à medida que ia se tornando mais velho? E hoje, é pai, ou mãe? Se é, certamente a sua visão da vida é muito diferente da de uma criança, ou da de um jovem. Em 1 João 2:12-13, o apóstolo João escreve como um pai espiritual.

8. Leia 1 João 2:12-13 com muita atenção. Indique na lista em baixo os três estágios aos quais João se refere.

a) Bebés

b) Crianças

c) Idosos

d) Jovens

e) Meninos

f) Pais

Criança recebe/ Jovens faz / Pais conhecem.

Em 1 João 2:12-13, podemos ver que as situações são diferentes em cada um dos três níveis de maturidade. As crianças recebem o perdão dos seus pecados; o jovem faz uma admirável obra,
alcançando vitória sobre o mal, e os pais conhecem Deus mais que os outros. As crianças são mostradas como sendo as mais dependentes; os jovens, os mais ativos; e os pais, os mais maduros, pois têm uma compreensão mais completa da pessoa de Deus e dos seus propósitos.

Como compreendeu, esta passagem mostra três níveis de crescimento na família de Deus. E três das coisas incluídas no processo do nosso crescimento espiritual, são: alcançando níveis mais altos de conhecimento, aceitando mais responsabilidades, e executando tarefas mais significantes. Como vimos, crescendo significa “deixando”; deixando as coisas de criança para alcançar uma maior estatura.

SOMOS COMO UMA TERRA PRECIOSA

Sabemos que algumas terras são muito mais valiosas que outras. Uma terra boa, com um solo rico e abundância de água é muito preciosa. A vida de um agricultor encontra-se intimamente ligada às suas terras. Ele limpa e lavra a terra; planta e cultiva; rega e espera; e a colheita é a sua recompensa. Ele trabalhou a terra por longas horas e merece a alegria de uma colheita farta. É muito triste quando a terra ou o clima o impedem de ter uma boa colheita, e o seu trabalho é todo perdido, em vão.

Pertencendo a Deus

Objetivo 4.


Explicar como Efésios 3:17-18 mostra que pertencemos a Deus.

A Bíblia sempre refere o povo de Deus como sendo o Seu campo ou a Sua vinha (Isaías 5:1-7;Jeremias 12:10). Deus escolheu-nos, e somos o seu campo. Ele tem plantado cuidadosamente a sua semente no solo da nossa vida e espera a sua merecida colheita. Ele aguarda a nossa maturidade tão ansiosamente como o agricultor espera pelos seus cereais.

9. 1 Coríntios 3:9. De acordo com a primeira frase deste versículo, os crentes são a lavoura de Deus.

Agora leia os versículos 5-8 do mesmo capítulo. Observe as frases: eu plantei, ApoIo regou, crescimento. Segundo estes versículos, quem faz a planta crescer? Circule cada resposta certa.

a) Apolo

b) Deus

c) O homem

d) Os companheiros

REPARE: Não se esqueça de que, mesmo que Deus tenha o poder de desenvolver o crescimento espiritual em nós, ele requer a nossa cooperação neste desenvolvimento.

Efésios 3:17-19 é uma oração do apóstolo Paulo para que os crentes possam estar enraizados no amor, “... Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo....” Estar enraizados no amor de
Deus significa que pertencemos a Deus, e que continua a analogia entre o crente e uma terra de grande valor. O amor de Deus ajudar-nos-á a crescer, da mesma maneira que um solo rico também auxilia no crescimento da planta. Nesta passagem Paulo está a orar para que alcancemos o que Deus espera de
nós: maturidade cristã.

Assumindo Responsabilidades

Objetivo 5. 

Descrever a responsabilidade que devemos ter com o campo de Deus, para podermos colher as suas bênçãos.

Às vezes o crente é apresentado como sendo aquele que guarda o campo de Deus; alguém que tem a responsabilidade de trabalhar na obra do Senhor como o Seu obreiro. 1 Coríntios 3 diz que Paulo semeou a semente, Apolo regou, e assim por diante.

10. Em Jeremias 4:3, o que é que Deus está a dizer para o seu povo fazer, cujo significado literal tem a ver com o processo de trabalhar a terra?
A resposta da questão anterior significa que podemos preparar o solo da nossa vida espiritual para receber a semente de Deus. Talvez se pergunte: “Como posso lavrar o solo de minha vida?” Lavrando o solo duro para eliminar a sua superfície endurecida Assim, a semente e a humildade podem penetrar facilmente no solo, proporcionando um melhor crescimento. O quebrantamento na vida do crente é o resultado de ele aceitar, em humildade, o conhecimento de pecado vindo de Deus. Isso mantém receptivo o solo do seu coração. O Espírito Santo fielmente dir-nos-á, ou mostrar-nos-á, (convencemos-á)ao nosso espírito, quando alguma coisa estiver errada.

Lembra-se de uma ocasião recente da sua vida, em que o Espírito Santo o convenceu de algum pecado? Talvez tenha sido algo que disse, ou mesmo o facto de ter-se irado ou sentido amargura contra um irmão em Cristo. E como foi que reagiu a essa convencimento? Ficou a desculpar-se?

Resistiu ao convencimento do Espírito? Quando temos uma atitude de quebrantamento e verdadeira humildade, respondemos com arrependimento ao convencimento que Deus traz ao nosso coração.

Arrependimento significa “virar as costas a…”. A seguinte oração é um exemplo de quebrantamento e arrependimento em resposta a esse convencimento operado por Deus.

“Obrigado, Espírito Santo, por me revelares este pecado. Estou sinceramente arrependido de o ter praticado. Eu arrependo-me dele e afasto-me. Obrigado por eu ser perdoado através do preço do sacrifício de Cristo. Eu louvo-Te, Pai.”

Através do quebrantamento e do arrependimento, o solo da nossa vida permanece lavrado e permite que cresçamos espiritualmente.

11. Oséias 10:12 é mais um versículo a respeito deste assunto. Aqui encontramos um maravilhoso mandamento de Deus para o seu povo. Segundo essa passagem, o que é que as pessoas devem semear e colher?
__________________________________________________________________________________

A nossa responsabilidade para com o campo de Deus é arar e plantar em devoção ao Senhor.

Quando assumimos estas responsabilidades, somos abençoados com a abundante colheita de Deus.

SOMOS UM EDIFÍCIO DE DEUS

Talvez perto de onde mora exista algum edifício enorme. Será que ele é maior em tamanho do que todas as outras construções? Será que é feito com os melhores materiais que existem? Sem dúvida ele foi construído com a habilidade e o cuidado de homens dedicados. A sua perfeição mostra que foi
construído seguindo um desenho exato, e por isto as pessoas gostam de admirá-lo. Alguns outros prédios até foram construídos com mais rapidez, menos habilidade, e utilizando materiais muito mais 
baratos. Mas também não são tão resistentes, e qualquer pessoa pode ver as diferenças.

12. Cite a parte de 1 Coríntios 3:9 que mais se associa com este ponto da lição.

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Fundamento e Edifício

Objetivo 6. 


Através de 1 Coríntios 3:12, explicar como o livre-arbítrio do homem opera na escolha de materiais para a construção do edifício espiritual de Deus.

Em 1 Coríntios 3:9-12, Paulo chama a atenção para três coisas:

l. O edifício de Deus.

2. O fundamento para o edifício de Deus.

3. Materiais usados no edifício de Deus.

Observe a diferença específica entre a composição do fundamento para este edifício, e a composição da construção sobre aquele fundamento.

13. Quem é o fundamento deste edifício (v.11)?

__________________________________________________________________________________

14. Quais são os seis materiais de construção enumerados nesta passagem (v.12)?

a) ___________________________________________

b) ___________________________________________

c) ___________________________________________

d) ___________________________________________

e) ___________________________________________

f) ___________________________________________

Vimos, antes, que somos tanto o campo de Deus, como o lavrador deste campo. Agora compreendemos que somos tanto o seu edifício, como os seus construtores. É muito significativo o
fato de que podemos exercer o nosso livre-arbítrio na escolha dos materiais que usamos na construção do edifício de Deus. De certo modo, o grande edifício que estamos a construir é a igreja (o corpo de Jesus Cristo no mundo), não um edifício físico. Noutro sentido, o nosso corpo também é considerado como esta igreja.

15. 1 Coríntios 6:19-20. A que é nosso corpo comparado nesta passagem?

a) um produtivo campo de cereais

b) uma árvore frutífera

c) uma pérola de grande valor

d) o templo do Espírito Santo
Como Construir o Edifício de Deus

Leia 1 Coríntios 3:13-17 e responda às questões seguintes:

16. O que será julgado em relação ao trabalho do homem, na construção do edifício de Deus?

a) a quantidade

b) a qualidade

c) a beleza

17. A ilustração do julgamento de Deus sobre o nosso trabalho diz que no Dia do Senhor, tudo o que o homem tiver feito será apresentado e revelado pelo___________________________________.Somos

advertidos que “Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá


________________________________________________________________________________ .”

Todos os dias precisamos de escolher o que vamos construir, e como vamos fazê-lo. O fundamento não pode ser mudado; Ele é Jesus Cristo, o nosso Senhor. O Pai tem um maravilhoso plano em relação a como o nosso edifício cristão pessoal deve ser. Na Sua Palavra Ele fala sobre atitudes corretas, hábitos, palavras e carácter. Ele planeou como um cristão deve ser. Quando edificamos baseados nas suas especificações (a ordem exata dos seus planos), o edifício da nossa vida será belo e durável,
parecido com o grande edifício de que falamos anteriormente. Se negligenciarmos o plano de Deus e escolhermos materiais que não Lhe agradam (madeira, feno, ou palha), a nossa construção não resistirá ao fogo e nunca alcançaremos a maturidade cristã.

Façamos juntos, a seguinte oração:

“Pai, o Teu plano é o melhor. O material que o Senhor escolhe é sempre o melhor. Eu desejo que o edifício da minha vida esteja dentro dos Teus padrões, e que eu seja semelhante ao Teu Filho Jesus Cristo, no meu corpo, alma, e espírito. Ámen.”

Auto-Teste

RESPOSTA BREVE.

1. Em que ponto da sua experiência cristã o crente já não vai precisar do leite da Palavra de Deus?

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

2. COMBINAÇÃO. Combine as Escrituras com cada uma das ideias básicas apresentadas nesta lição.

(A primeira já foi feita para si.)

1. “Todo aquele que ainda precisa de beber leite ainda é uma criança, e não sabe discernir entre o certo e o errado.”

2. “Pais, escrevo-vos porque conhecestes aquele que é desde o princípio.”

3. “Lavrai para vós o campo da lavoura, e não semeeis entre espinhos.”

4. “Todos devem ser cuidadosos na sua maneira de edificar... Alguns edificarão usando ouro, prata, ou pedras preciosas.”

2------a) Ter um nível completo de maturidade é ter um conhecimento completo de Deus e o Seu propósito.

_____ b) São os crentes que escolhem o material com o qual edificam a sua vida sobre o fundamento que é Cristo.

_____ c) O solo da nossa vida mantém-se aberto quando respondemos com humildade perante o convencimento de Deus.

_____ d) A compreensão de uma verdade mais avançada deve ser acrescentada ao nosso conhecimento da verdade primária, para podermos compreender os problemas mais complicados.

ESCOLHA MÚLTIPLA.


Circule cada resposta certa.

3. Nesta lição, o crente é comparado a várias coisas, em forma de ilustração. Escolha as cinco ilustrações corretas.

a) uma árvore

b) um bebé

c) uma lavoura de Deus

d) um barco

e) uma ilha

f) solo

g) um idoso

h) edifício de Deus

i) um caminho

j) o templo do Espírito Santo

4. Escolha os três materiais de um edifício que representam as qualidades que irão resistir ao julgamento de Cristo.

a) ouro

b) feno

c) palha

d) madeira

e) prata

f) pedras preciosasRespostas às Perguntas de Estudo

1. O Espírito de Deus.

10. Lavrar o campo da lavoura.

2. Uma sede pelo puro leite espiritual.

11. Semear a justiça e colher misericórdia.

3. a) crentes maduros não precisam de leite espiritual.

12. “Vós sois... edifício de Deus.”

4. b) ainda uma criança.

13. Jesus Cristo.

5. Fazer distinção entre o bem e o mal.

14. a) ouro

b) prata

c) pedras preciosas

d) madeira

e) feno

f) palha

6. crianças, entendimento.

15. d) o templo do Espírito Santo.

7. No falar, no sentir, no pensar.

16. b) a qualidade

8. b) Criança

d) Jovem

f) Pais

17. fogo, galardão.

9. b) Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário