4 de outubro de 2015

Discípulo do Senhor

Discípulo é aquele que aceitou Jesus como Salvador e Senhor e passou a servi-LO integralmente. O fato de ser cristão não implica em que o homem seja discípulo; no entanto, todo discípulo de Cristo é um cristão.

Foi um privilégio muito grande para aqueles que se tornaram discípulos, nos dias de Jesus, pela oportunidade que tiveram de aprender, através do convívio com o Mestre, o qual utilizava técnicas próprias como, por exemplo, o método de aprender realizando (Mt 10:6-8)

Ser discípulo acarreta algumas exigências como:

1) SER OBEDIENTE – “Vós sois meus amigos se fazeis o que eu vos mando”. (Jo 15.14). É necessário colocar em prática os ensinos que recebemos pela leitura da Palavra, pelas pregações, pelas experiências vividas em comunhão com o Senhor. O Cristão precisa obedecer para tornar-se um verdadeiro discípulo.

2) ACEITAR A REPREENSÃO – É outra exigência para o discipulado. Os discípulos, na convivência com Jesus, foram repreendidos em algumas ocasiões. Por exemplo, quando Tiago e João quiseram pedir fogo do céu e Jesus os repreendeu. Eles aceitaram a repreensão.

O Senhor repreende também através da provação, com a finalidade de tornar melhores os seus discípulos. Ainda, com o mesmo objetivo, Ele adverte a fim de que o discípulo enxergue deficiências na execução do trabalho que realiza, como a vaidade e a soberba, o que se percebe quando voltaram da Missão dos 70: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lc 10.20). O discípulo erra quando se envaidece em vista da capacidade que tem para o trabalho do Senhor,contudo deve antes ser agradecido por tudo quanto Deus fez por ele, especialmente por ter escrito o seu nome no Livro da Vida.

3) SER SUBMISSO – “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles, pois velam por vossa alma. . .” (Hb 13.17). A correção somente atinge seus objetivos quando há submissão. É necessário sentir-se parte do todo que é a igreja, o corpo de Cristo.”Sujeitando-vos uns aos outros” (Ef 5:21).

4) SER HUMILDE – A humildade é outra condição para ser discípulo do Senhor. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade…” (Fp 2.3). É necessário ter-se cuidado com a falsa humildade que tem aparência de sabedoria, mas que é um culto de si mesmo, conforme ensina a Palavra de Deus em Cl 2.23 “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade…” e ainda: “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. (Tg 4.6)

5) SER CHEIO DE AMOR – Sem o qual o cristão será vazio e sem condição de preencher às exigências do discipulado. Quando a igreja está cheia de discípulos que vivem em amor, há obediência, há clima para correção, para a submissão e para a humildade. Nessa igreja o Senhor opera porque o amor é o “vínculo da perfeição”. (Cl 3.14)

Assim, devemos pedir a Deus que a igreja seja cheia de discípulos do Senhor comprometidos com a Sua obra e Palavra. “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”. (Lc 14.33)
Pastor Ronaldo Teixeira Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário