13 de abril de 2015

Os Dez Mandamentos versus Os Dias Atuais


O texto de Reflexão que compartilho com os amados leitores, visa "lembrar" o que hoje em dia parece estar esquecido. Parece que não existe mais! Parece que apagaram de nossos livros e, especialmente de nossas mentes! (ou estão querendo apagar!)

A Idolatria está demais!
O egoismo, a falsidade, a inveja, a ganancia, o engano, a perversidade estão abusivos!
A mentira "perturbadora"!
O Amor em falta, "esfriando"!
A empatia, "sumiu"!
A violência, "um cotidiano"!
Pessoas apropriando-se daquilo que não é seu; "sem remorso"!
A cobiça; "um desejando, com tamanha avidez, o que o outro possui"!
A sodomia invadindo os ambientes "todos"!
A infidelidade conjugal "legalizada"!
Os relacionamentos sexuais desregrados "promíscuo"!
O desrespeito; filhos com os pais/pais com os filhos "maus-tratos; falta de atenção"!
Lutas pelo poder; "desenfreada"! Um verdadeiro "Mortal Kombat" em cada esquina!
O Orgulho "uma profunda doença"!
As sátiras com o nome de Deus "ironias absurdas"!

E a Adoração?
A Adoração se transformando em "louvorzão - sai do chão"!

Jesus! Socorro!...
Realmente não sou deste mundo!
Somos E.T ? Nos dê Sua graça para podermos, com ousadia, transmitir a Tua mensagem, tudo o que o Pai lhe deu. Espírito Santo nos capacite!

De certo que, os cristãos não estão "subordinados" à Lei conforme o Apostolo Paulo descreve em sua Epístola aos Gálatas (3:23-24). O escrito da dívida foi removido inteiramente na cruz, pois Jesus cumpriu aquela Lei (Colossenses 2:14). Jesus Cristo o Mediador da Nova Aliança (Hebreus 8:6-13; 9:15-17).

Mas.... não "desprezemos" as palavras do Pai!

O bom conselho do nosso querido pai nunca sai de nossas mentes, sempre lembraremos e respeitaremos, isso falo com lagrimas nos olhos ao lembrar de meu amado pai Sr.Geraldo (25/03/1938-12/05/2013). Suas palavras e conselhos sempre são, e serão lembrados. Com amor são repassados aos netos (geração/geração) para que sigam e tenham boa orientação.
Efésios 6 2-3 "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."
Dia dos Pais

Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça?


Texto de Reflexão: Mandamentos
É preciso reconhecer a abrangência e a atualidade dos Dez Mandamentos, listados no texto de Ex. 20.1-17. Eles não foram abolidos; ainda são importantes e necessários. No Sermão do Monte (Mt 5 – 7) Jesus falou sobre a necessidade de aplica-los em nossa vida, lembrando a profundidade de cada um deles. Por exemplo, a proibição de matar não se restringe ao assassinato propriamente dito, pois quem fica irado com alguém ou o insulta com ódio já deixou de cumprir esse mandamento (Mt 5. 21 a 22).

É importante saber que a lei de Deus expressa nos mandamentos sempre foi algo bom para o ser humano. Seu propósito é apontar a direção necessária e fornecer as condições para uma vida equilibrada. Assim, não devemos considerar os mandamentos como um fardo pesado. Eles existem para tornar nossa vida melhor. Quantos problemas há no mundo porque o homem esquece o criador e se afasta daquilo que a Lei de Deus ordena?

Se quisermos aproximar-nos de Deus, precisamos conhecer e praticar aquilo que ele ordena. Somente assim seremos realmente felizes e bem-sucedidos. Para Israel, isso ficou bem claro em Dt. 4. 40: “Obedeçam aos meus decretos e mandamentos que hoje lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e com seus descendentes, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre”. Que promessa maravilhosa!

A Bíblia ensina o caminho em que devemos andar. Isso inclui os Dez Mandamentos, que são resumidos por Jesus no Grande Mandamento: Amar o Senhor acima de tudo e o nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22.37-39). Analise sua vida e tome cuidado de não chamar o mal de bem e o bem de mal. Observar os mandamentos de Deus é a direção certa para o caminho de quem deseja agradá-lo. HSG

Fonte: Pão Diário / Atitude de Aprendiz Pedagoga e Palestrante Sulamita Macêdo

Sugestão de Leitura: Os Dez mandamentos

"Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;" I João 2 4-5
Ismael Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário