28 de abril de 2015

Para: Adolescentes - Eu e WhatsApp

Existem muitas “febres” e modas que contagiam as pessoas em diferentes épocas, isso inclui as redes sociais e aplicativos, como por exemplo o Msn, Orkut, twitter, facebook, entre outros.

Atualmente uma das “febres” é o aplicativo Whatsapp, uma ferramenta fácil, rápida e gratuita, que tem levado as pessoas à não desgrudarem da telinha do celular esperando uma mensagem, seja de uma pessoa ou do grupo do qual participam. Ele tem sido uma ótima maneira de trabalho, conversas, zoação, brincadeiras sadias, e tantas outras coisas importantes. Mas assim como qualquer outro aplicativo, o whastapp pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal, de forma sadia ou não, equilibrada ou exagerada, mas tudo isso depende de quem usa e como usa.

Diante dos exageros, surgem então algumas perguntas: será que é errado usar o Whatsapp? Qual é o erro que posso cometer usando este aplicativo? Será que meus pais estão “pegando no meu pé” à toa?

A resposta a essas perguntas não é : isso pode e aquilo não pode; a melhor resposta ao uso do Whatsapp é a que vem da Bíblia. A palavra de Deus traz dois conselhos importantes (equilíbrio e domínio próprio) a respeito de como devemos agir diante daquilo que gostamos muito de fazer.

Em Fl 4.5 diz: “Seja a vossa moderação (equilíbrio) conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”; além disso, em Pv 25.28 diz também: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”.

Portanto, o equilíbrio e o domínio próprio são amigos inseparáveis para nos ajudar a pensar se tem algo errado no uso do whatsapp, pois é através dessas atitudes que conseguimos avaliar o tempo de uso, o tipo de conversa, se existe algo errado no modo como estou usando, ou se o que minha mãe está dizendo sobre o uso está certo, qual é erro que não posso cometer usando-o, ou ate mesmo se tem ocorrido algum exagero no uso.

Todos nós não podemos jamais esquecer que todo exagero e falta de domínio próprio, traz consequências danosas para nós mesmos e para aqueles que estão ao nosso redor. Por isso, meu conselho para aqueles que entenderam através deste texto que estão exagerando, comecem a praticar o principio do equilíbrio e domínio próprio ao usar não só o Whatsapp mas em todas as áreas da sua vida.Pr. Bruno Bacelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário