12 de maio de 2015

Notícia - Campanha pró-aborto no Chile faz tutorial irônico de como perder bebê

A ideia é mostrar que as leis do país precisam ser mudadas, mas os vídeos causaram muita polêmica
Campanha pró-aborto causa polêmica no Chile

Grupos pró-aborto do Chile resolveram protestar contra o governo criando tutoriais “irônicos” que ensinam as mulheres a abortarem acidentalmente a fim de não serem criminalizadas.

Os vídeos divulgados por esses grupos geraram polêmica por incentivar mulheres a irem contra as leis do país que não permite o aborto em nenhuma hipótese.

A ideia por trás dos vídeos tutoriais de como fazer um aborto parecer acidental é da ONG Miles. Para a diretora do grupo, Claudia Dides, a mensagem busca mostrar o desespero das mulheres que querem interromper a gravidez e não podem.

“A mensagem principal é que no Chile as mulheres estão tão desesperadas por não ter acesso a um aborto terapêutico que tem que chegar a provocar abortos ‘acidentais'”, disse.

Um dos tutoriais ensina o seguinte: “Compre um sapato com salto alto, de princesa, como você sempre sonhou. Pegue uma faca e danifique o salto. Vá para a rua, ande com calma até achar um hidrante. Quando encontrar, faça o salto quebrar e caia com a barriga no hidrante, com força. Grite bastante e vão achar que seu aborto foi um acidente.”

Dides deixa claro que não quer que as mulheres sigam tal conselho. “Obviamente, não estamos falando para as mulheres provocarem um acidente. Acho que fomos responsáveis. Esses vídeos são polêmicos e iniciam uma discussão”.

Apesar da real intenção, muitos chilenos acusaram a ONG de promover uma campanha assassina, ao incentivar a matança de bebês. Outros, porém, defenderam o direito das mulheres de decidirem se querem ou não continuar com a gravidez. 
Com informações G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário