31 de maio de 2015

Pregação - Deixe Deus abrir seus olhos para levantar sua família!

-Tema: FAMÍLIA

Gênesis 21.8-21

-Introdução: Agar era uma escrava e por isso não tinha família, mas um dia sua patroa Sara resolveu recebê-la como membro da Família. Agora Agar tinha casa, marido e teve um filho chamado Ismael. Embora parecesse agradável, não era o plano de Deus. Então um dia de festa na casa de Abraão, Sara mandou Agar embora com seu filho apenas com um pouco de água e pão.
Quando Agar se viu no deserto e tendo acabado o pão e a água, pensou que sua família tinha sido destruída. Estava desesperada, faminta, perdida no deserto e com olhos inchados de angústia. Mas Deus, em sua infinita misericórdia, quis restaurar o seu lar.
Como restaurar minha família?
Vamos aprender com Agar, como Deus restaura nossa família em tempos difíceis:

1- Não siga a visão do homem: v.11 “pareceu isso penoso aos olhos de Abraão”

Aos olhos de Sara, tudo estava bem para ela que agora tinha seu filho já desmamado e não precisaria mais da escrava. No meio de uma festa (v.8) aconteceu toda a confusão. Em momentos de prosperidade precisamos ter cuidado e vigilância para não prejudicar os outros.
Aos olhos de Agar, seu futuro estava no fim e não teria mais condições de sobrevivência. Mesmo assim aceitou a situação e não quis prejudicar ninguém com Sara havia feito.
Aos olhos de Abraão tudo estava errado e cometeria uma grande injustiça. Nisso ele estava certo.
Para reedificar nossas famílias sempre, não podemos nos entregar à desventura das opiniões alheias. Não podemos confiar nos planos do homem porque são incertos (Provérbios 16.1) e lembrar que “maldito o homem que confia no homem” (Jeremias 17.5).
Se numa estrada voe olhar para o lado errado, corre grande risco de errar a direção. Por isso mantenha o foco. Não aceite tristeza cegando sua visão.
Muitas vezes nós e nossos familiares cometemos erros e estragos ainda maiores quando tentamos concertar. Então quando tudo estiver errado, pare tudo e não continue o erro.

2- Busque a visão de Deus:v.12,13 “Disse Deus a Abraão: não te pareça isso mal ... mas também do filho da serva farei uma grande nação”
Embora para todos, inclusive Abraão que tinha uma visão espiritual, tudo estava errado, Deus por sua misericórdia queria concertar. Aos olhos humanos não havia solução, mas para Deus “não haverá impossíveis em todas as suas promessas”(Lucas 1.37).
Sara estava cega pelo rancor e vingança. Abraão estava cego de dó e remorso. Agar cegou-se de tristeza. Mas Deus estava vendo tudo.
Em momentos de dificuldades não devemos precipitar em decisões porque nossas mente se bloqueia e não consegue raciocinar corretamente.
A solução para Agar foi clamar a Deus. Ela “levantou a voz e chorou” e “Deus ouviu”(v.16). Com isso aprendemos que precisamos chorar não diante do homem e sim diante de Deus que “nos enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 1.7). Se você não tiver uma saída, comece a buscar a visão de Deus orando e Ele se revelará para você.
Deus surpreendeu Agar enviando seu Anjo para lhe falar palavras de consolo e fortaleza prometendo para seu filho “eu farei dele um grande povo” (v.17). Nos momentos mais difíceis de nossas vidas a presença de Deus se torna ainda mais sensível a nosso favor.

3- Abra os olhos e veja o impossível: v.19 “Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água”
Se Deus tivesse feito brotar ali um poço de água, a Bíblia revelaria, mas entendo que o poço já estava ali, mas Agar de tão angustiada não conseguiu ver. Ela se levantou, bebeu água, refrigerou seu corpo e alma, pegou água, levantou seu filho esmorecido pela secura do deserto e lhe deu água.
Quando Agar olhou ao redor e viu direito, aquele local não era bem um deserto, havia água e ter água num deserto representa ser rico. Agar ficou rica! Ela construiu uma casa, cuidou do poço de água que seria um atrativo para viajantes, treinou seu filho para ser flecheiro e defender a propriedade (v.20).
De agora em diante ela era conhecida como Dona Agar, uma mulher respeitada e as pessoas diriam ‘aquele poço ali é da dona Agar e olha, o filho dela é flecheiro, heim’. Todos a respeitariam.
Agar mandou vir uma moça de sua terra do Egito para casar com Ismael (v.21) e ele constituiu família. Ela conseguiu reconstruir seu lar. A promessa de Deus se cumpriu!
Não deixe sua família desmoronar!
-CONCLUSÃO: v.18 “ergue-te, levanta o rapaz”
Agar se ergueu e levantou seu filho. Quem você precisa levantar em sua família? O esposo precisa se erguer e levantar a esposa e um ao outro bem como aos seus filhos. A família precisa estar em pé na presença de Deus.
Muitos casamentos desmoronam porque o homem ou a mulher não vigiam. São cegados por qualquer situação inesperada. Os pais precisam estar de olhos abertos para edificar seus filhos na presença de Deus. Não conduza seus sonhos familiares pelo que as pessoas dizem e sim pelo que Deus diz.
Você tem visto o futuro de sua família pelo olhar humano ou sobrenatural
?

Nenhum comentário:

Postar um comentário