28 de maio de 2015

Pregação - Eunice e Lóide, mães espirituais


-Tema: MÃE

II Timóteo 1.5 e 3.15


-Introdução: Cada personagem da Bíblia tem o seu valor único e seus nomes não são citados por acaso. Timóteo é muito conhecido como discípulo do apóstolo Paulo, que o chama de “filho na fé” (I Timóteo 1.2). Mas Timóteo tinha além da herança paulina, um legado familiar valoroso.
Como diz o ditado: ‘por traz de todo grande homem existe uma grande mulher’. Eunice e Lóide, a mãe e a avó de Timóteo, exerceram importante influência sobre sua formação cristã ao ponto de o apóstolo Paulo reconhecer isso. Além de cumprir seu papel maternal, também cuidavam da vida espiritual de seus filhos.


Como ser uma mãe espiritual?Vamos refletir sobre algumas características destas duas mulheres:

1- FÉ sem fingimento: II Timóteo 1.5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”.
Lóide ensinou sua fé para sua filha Eunice, e juntas transmitiram sua fé para Timóteo. Paulo se preocupava com a religiosidade aparente no meio da igreja (I Timóteo 1.5), mas reconhece que nestas mulheres havia simplicidade e pureza em sua forma de crer. Por isso o jovem Timóteo era tão temente a Deus.
A primeira característica da mãe espiritual é a fé sem fingimento. As crianças percebem se realmente acreditamos naquilo que falamos. Notam se o comportamento na Igreja é o mesmo dentro de casa. A fé é um escudo espiritual que protege a família (Efésios 6.16). A maior influência que uma mãe pode ter sobre os filhos é transmitindo sua fé.


Uma mãe espiritual exerce sua fé sobre os filhos!

2- PALAVRA de Deus: II Timóteo 3.15 “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.
Paulo lembra que Timóteo foi educado nos caminhos do Senhor, aprendendo a Palavra de Deus deste cedo. Certamente este aprendizado veio de sua mãe Eunice e sua avó Lóide. Estas mulheres, que provavelmente nem sabiam ler ou escrever, cumpriram o sacerdócio familiar ensinando as Escrituras para os filhos (Deuteronômio 6.6-9).
A maior parte do tempo dos filhos não é na Igreja, então os pais devem aproveitar cada minuto para ensinar a Bíblia, não deixando isso apenas para quando for ao culto. Por isso é importante “ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). No dia a dia em família é preciso haver espaço para falar e estudar as Escrituras.


Uma mãe espiritual ensina a Palavra de Deus para os filhos!

3- TESTEMUNHO de Vida: Atos 16.1 “Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego”.
Desta vez Lucas é quem está falando sobre a família de Timóteo ao descrever como este conheceu ao apóstolo Paulo. Nesta citação, revela que Eunice, mãe de Timóteo, e por consequência a avó Lóide, eram de origem judia, mas cristãs. O testemunho de conversão destas mulheres era conhecido pela igreja. Além disso, Timóteo via o tratamento que Eunice dava para Lóide, honrando-a (Efésios 6.2) e com este exemplo aprendeu também a ser obediente.
A incoerência entre o que falamos e o que fazemos impede que os filhos também vivam o evangelho. Muitos saem da igreja quando se tornam adolescentes porque os pais não tinham testemunho de vida cristã em casa. Paulo também deixa claro ao escrever para Timóteo a respeito do testemunho em família, que “se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (I Timóteo 5.8). O testemunho de vida é imprescindível para educar os filhos (Tiago 1.22).


Uma mãe espiritual procura dar testemunho de vida!

Procure ser uma mãe espiritual!



-CONCLUSÃO:
Estas mulheres, que embora não saibamos muitos detalhes a respeito, tiveram sua vida marcada pelo sucesso de seu sucessor Timóteo. Certamente se orgulhavam de ter um homem de Deus na família.
O nome de Eunice significa ‘vencendo gloriosamente’1. Já o nome de Lóide foi muito usado por grandes companhias de navegação, dando a conotação de prosperidade2. Isso serve de ilustração para mostrar que o maior sucesso que uma mãe pode ter é ver seus filhos na presença de Deus. Para isso é preciso aprender a exercer a autoridade espiritual sobre os filhos.
Mãe: você tem autoridade espiritual!

 PR. WELFANY NOLASCO RODRIGUES
______________________________
1 BOYER, O.S. Pequena Enciclopédia Bíblica, 1996, 22º Edição, São Paulo: Editora VIDA, 664 pág.
2 http://www.dicionarioinformal.com.br/loide/

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário