7 de agosto de 2015

Grupos religiosos - Personagens Bíblicos

Aqui estão alguns dos mais importantes grupos religiosos e políticos judaicos:
Fariseus - Grupo religioso judaico que defendia a obediência aos mínimos detalhes da lei e da tradição judaica. Eram muito influentes nas sinagogas, seguiam as tradições antigas, tinham menos poder político e maior controle sobre a população do que os Saduceus. Respeitavam a lei, criam na ressurreição dos mortos e tinham compromisso em obedecer à vontade de Deus. Rejeitavam as evidências de Jesus ser o Messias, porque Ele não obedeceu a todas as tradições judaicas e se associava com pessoas reconhecidas como ímpias. (Mt 5:20, 23:1-36 / Lc 6:2, 7:36-47)
Leia também:Wikipédia

---------------------------------------------------------------------------------
Saduceus - Grupo religioso judaico formado por sacerdotes provenientes das classes mais ricas. Rejeitavam a autoridade das escrituras, com exceção do Pentateuco, e tiravam proveito dos negócios realizados no Templo. Ao lado dos fariseus, formavam um dos dois principais partidos do mais alto conselho judaico. Rejeitavam as doutrinas da ressurreição, demônios, anjos, espíritos, e advogavam a vontade livre em lugar da providência divina. Mostravam grande respeito pelos cinco livros escritos por Moisés e pelo Templo. Negavam a ressurreição dos mortos, ensinos sobre espíritos, anjos e demônios. Consideravam que o Templo também podia ser usado como lugar de transações comerciais. (Mt 3:7, 16:11,12 / Mc 12:18)
Leia também:Wikipédia

---------------------------------------------------------------------------------
Escribas - Eram intérpretes, doutores e mestres da lei, escreviam relatos importantes sobre os reis, guerras, leis, etc. Eles enfatizavam especialmente as tradições judaicas. Muitos mestres da lei eram fariseus. Respeitavam as leis e tinham compromisso em obedecer a Deus. Negavam a autoridade de Jesus para interpretar as leis. Rejeitaram-no como Messias, porque Ele não obedeceu a todas as tradições judaicas. (Mt 7:29 / Mc 2:6,16)
Leia também: Wikipédia

-----------------------------------------------------------

Herodianos - Partido político judaico formado por defensores do rei Herodes. Os evangelhos nos informam que os herodianos tentaram fazer com que Jesus caísse em contradição por meio de perguntas. Além disso, conspiraram para matá-lo. Receavam que Jesus pudesse provocar uma instabilidade política. Viam nele uma ameaça ao futuro político, pois estavam tentando recuperar uma parte do poder político de Roma que haviam perdido. (Mt 22:16 / Mc 3:6, 12:13)
Leia também:Wikipédia

-----------------------------------------------------------
Zelotes - Dedicado e impetuoso grupo de patriotas judeus determinados a dar fim ao domínio romano de Israel. Preocupavam-se com o futuro de Israel. Acreditavam no messias, mas não reconheceram Jesus como tal. Acreditavam que o Messias deveria ser um líder político que libertasse Israel da ocupação romana. (Lc 6:15 / At 1:14)

-----------------------------------------------------------

Essênios - Grupo monástico judaico que praticava rituais de purificação e santidade pessoal. Enfatizavam a justiça e o compromisso com a honestidade. Acreditavam que os rituais cerimoniais os tornariam justos. (Sem referência bíblica)

Leia também:Wikipédia

Fontes: Bíbla de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD), duas obras de Flávio Josefo "As guerras dos judeus e As antiguidades dos judeus", Wikipedia.

Um comentário:

  1. paz do Senhor,muito bom e instrutivo,Deus abençoe toda a equipe do blog que se empenha para dar nos o melhor da santa escrituras.

    ResponderExcluir