26 de setembro de 2015

Escatologia - 1ª Parte / Aula 1

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site


I - Introdução
Estamos iniciando a matéria “Escatologia”, mas primeiramente precis
amos saber o que significa esta palavra.

A Palavra escatologia vem do grego e é formada da junção de duas palavras, a saber: “eschatos” (último) + “logos” (assunto; estudo) e quer dizer: “A doutrina (estudo) das últimas coisas”; isto significa que durante a nossa matéria estaremos estudando sobre o futuro da humanidade, o desenrolar da história no plano divino e muito mais.

I.1- Por que devo estudar escatologia?

O estudo de escatologia deve ser feito por causa de vários motivos. Estarei mencionando alguns deles na relação abaixo:

a- Os sinais na natureza

O derretimento polar é uma realidade sombria. A revista Scientific Amercan (Brasil) nº 12- Edição especial - 2005 publicou uma série de artigos que retratam o derretimento acelerado da calota polar e suas conseqüências.

O efeito estufa tem causado sérias mudanças climáticas que estão se acentuando cada vez mais. No ano de 2005 observamos espantados uma série de tornados que atingiram o sul do nosso país que inclusive recebeu a triste visita de um furacão neste mesmo ano.

A camada de ozônio que protege a Terra contra os raios uv solares, está cada vez mais rarefeita, o que tem aumentado, dentre outros problemas, a incidência de câncer de pele nos seres humanos.

Os sinais da natureza mostram claramente que Jesus em breve voltará (Mt 16.1-3). Somente nos dois últimos anos presenciamos várias catástrofes seguidas com inúmeras vítimas.

No dia 26 de dezembro de 2004 o mundo ficou perplexo com as ondas gigantes (tsunamis) que destruíram a costa de vários países do continente asiático e atingiu também o continente africano.

No ano de 2005 o furacão Katrina devastou Nova Orleans (EUA)

Em outubro de 2005, um terremoto no Paquistão matou aproximadamente 80 mil pessoas.

a.1-Fome

A fome mata aproximadamente 5 milhões de pessoas no mundo por ano.

a.2- Peste

40 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus HIV no mundo.

A gripe aviária é uma realidade assustadora.

De acordo com a pesquisa relatada na revista “Isto É” nº1898 de 8 de março de 2006, a pandemia poderá matar 50 milhões de pessoas no mundo.

Imagine como ficará a Terra quando a Igreja for arrebatada! Todos os exemplos citados acima são apenas uma parte de um “quebra-cabeça” que está tomando forma!

O que falar ainda da escassez de água; da falta de alimentos, etc...

Quando observamos a natureza, sentimos a eminente volta de Jesus e este é um momento propenso a estudarmos escatologia.

b- Os sinais em Israel

Olhar para Israel é como olhar para um cronômetro em contagem regressiva para a volta de Jesus. É impossível que ao observarmos a nação de Israel e tudo o que acontece com o povo judeu não consigamos ver um sinal dos tempos.

A contar da “criação” do Estado de Israel em 1948 (ver Is 66.7-9), a figueira (símbolo de Israel) voltou a brotar (Mt 24.32-35).

O ódio aos judeus cresce a cada dia em cumprimento as profecias bíblicas (Mt 24.9).

Olhar para Israel nos leva a estudar escatologia.

c- Os sinais nas igrejas que se dizem cristãs

A confusão e apostasia evangélica é um sinal da volta de Jesus!

Quando eu ligo a televisão, tenho vontade de chorar ao ver certos pastores roubando e enganado o povo. As heresias (Teologia da prosperidade; G12; Quebra de maldições; etc...) se espalham rapidamente, causando escândalos e grande confusão. Satanás tem se infiltrado dentro das igrejas.

Além de todas as heresias e loucuras, nos deparamos ainda com o péssimo testemunho de alguns que se dizem cristãos!

Leia: I Tm 4.1; II Tm 3.1-5 (estas pessoas da lista estarão dentro de igrejas nos últimos dias); II Tm 4. 1-5; II Pe 2.1-3; Ap 3.8, 10,14-22 (contraste entre a igreja verdadeira e a falsa).

A situação das igrejas atualmente é um sinal da volta de Jesus e nos leva a um desejo ardente pelo retorno do Senhor; daí a importância de sabermos escatologia para não sermos enganados e nem nos abatermos com a multiplicação do erro.

d- Os sinais na sociedade mostram que Jesus está voltando

A sociedade se prepara para receber o anticristo. A globalização, o controle das pessoas, a quebra da privacidade, a tecnologia dos micro-chips, as mudanças das leis, a banalização da maldade, o aumento da criminologia, a aceitação do homossexualismo, a destruição da família, o descrédito das instituições, etc... Isto tudo está gerando uma sociedade cada vez pior e propensa a receber a mentira. II Ts 2.7-12; II Pe 3. 3,4; Ap 13. 16-18

e- Consolo

O estudo escatológico é um consolo para os salvos! I Ts 4.13-18.

f- Incentivo

Aprender escatologia traz incentivo para...
Santidade Tt 2.11-13; II Pe 3.1-12
Paciência Hb 10. 36,37
Alegria nas provas I Pe 1.6,7
O serviço Lc 12. 42-46
Usar os talentos Mt 25. 14-30
Exercer o ministério II Tm 4. 1,2
Ganhar almas Mc 16.15,16

Agora que você sabe os motivos pelos quais deve estudar escatologia, que tal prosseguirmos com o nosso estudo?
Leia também:Escatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário